Dois ou + Mestres - Isso dá certo?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

FoxMountain

Dois ou + Mestres - Isso dá certo?

Mensagem#1 » 31 Out 2011, 16:08

Pois é.
O negócio é esse aí.
Nosso grupo está pensando em colocar tipo, mais de um mestre para mestrar ou até revezar entre alguns do grupo.
Alguém aqui já viveu esta experiência? Já viu de perto? Não estou falando em teorias Ok?
Preciso saber o que deu certo (se deu) e o que deu errado.

Imagem
Valeu Allef pela indicação da foto!

Obrigado demais galera.
Última edição por FoxMountain em 01 Nov 2011, 09:55, editado 2 vezes no total.

DragonSun
Contato:

Re: Dois ou + Mestres - Isso dá certo?

Mensagem#2 » 31 Out 2011, 16:11

Prepare-se para o inferno. Huahuauhauhauhuhahuahuahuauha.
Cara, olha só, porr.. estilos diferentes vão enlouquecer os jogadores. Neguinho vaoi estranhar sem falar que nem todo mundo nasceu para Jacaré né? Não adianta forçar.

Eu te aconselho a pelo menos manter entre dois caras. Os melhores saca?

Sim, eu já vi isso em uma mesa e não durou.
Os mestres não respeitavam a ordem dos acontecimentos, não seguiam linhas de pensamento do anterior e cagaram o enredo.

martivir thurirl

Filho_De_Set
Contato:

Mensagem#3 » 31 Out 2011, 17:30

Ihhhhhhhhhhhh sei não hein?
Nunca joguei assim, mas já vi um narrador ter que assumir o lugar de outro por causa de afastamento involuntário.
Aé deu certo.

Mas rodízio? Quero ver se alguém aqui têm essa para contar. É tipo cabeça de bacalhau.

Gil-Galad

Mensagem#4 » 01 Nov 2011, 09:38

Acho que meio perigoso. Mas sei lá, como diversão e tentativa, vale experimentar.

Bem, eu vi isso ocorre em uma das campanhas que joguei na vida, a de AD&D Greyhawk (3 anos – de 1998 a 2001). Mais ou menos no meio dela o mestre se ausentou porque sofreu um acidente e foi se tratar Fo do país.

Aí um dos jogadores assumiu. No início percebemos que haviam mudanças sutis na forma de interpretar menos teatral do cara, o raciocínio parecia mais confuso, a forma de detalhar locais e cenas era mais rasa e tal. Mas fomos nos adaptando.

Claro que com certeza toda aquela loucura embutida na mente do mestre original, com aquelas ramificações e teias de relacionamentos entre personagens e locais não poderia ser mantida mas aos pouquinhos as coisas foram se ajeitando.

O mestre novo espertamente separou o grupo do lugar onde por meses jogávamos com o mestre origina e desta forma pôde imprimir o seu toque no jogo.

No final o mestre origins voltou e ficamos bem.

Na verdade há aí um ingrediente legal de se apresentar que é a abertura a novas experiências. E neste caso galera só dá para saber se vai dar certo se se deixar levar.

Abcs,

Yoda

Mensagem#5 » 01 Nov 2011, 10:04

Raposa, pode dar.
As dicas aí em cima já foram muitas. Pegue os caras que querem mestrar e tentem.
Façam tipo uma seleção.
Acho até que o processo de seleção é natural.
:hmmm:

Hugo-Justo

Mensagem#6 » 01 Nov 2011, 11:48

Senhores vejo com bons olhos este processo que parece o de democratização do RPG.
Porque não tentar?
Ao se permitir a experiência dúbia ou até mais larga entre diferentes narradores percebemos as variáveis existentes nas narrativas e isto ajuda a construir melhor a experiência pessoal do jogador.

Eu não vivi esta troca mas acho que seria legal testemunhar. Uma sessão por jogador atuando como mestre parece uma experiência no mínimo enriquecedora. Nos encontros do grupo aqui de Brasília D30 as vezes isso acontece quando os jogos entram a tarde. Um mestre pela manhã, outro pela tarde.

O desafio é conseguir manter uma coerência no enredo e para isto usar aventuras prontas é uma boa. O tema está arrumadinho os mapas apóiam a manter a localização conhecida e só o estilo narrativo irá mudar. Isto dá a chance de todos jogarem como pCS certo? Aliás creio ser este o objetivo.

Hj

Hentges
Contato:

Mensagem#7 » 01 Nov 2011, 16:44

Comigo deu certo, não só com dois mestres, mas com dois sistemas diferentes, fazendo desse jeito:

Funciona da seguinte forma: dois participantes alternam o papel de jogador e narrador. Quando eu narrar, o sistema será Mutantes & Malfeitores. Quando o Gói narrar, será GURPS. Isso vai fazer com que cada um opere dentro das regras com que possui mais familiaridade.

Vamos compartilhar o mesmo personagem. Mas em sistemas diferentes. Eu jogo com a ficha montada dentro das regras de GURPS, e ele com o personagem dentro dos parâmetros do M&M.

Espada & Magia. Um lugar para machos de verdade, sem aquela frescura de elfos e Tolkien e fadinhas. O personagem? Conan, o Cimério de Bronze, claro!

Narrador (M&M) / Conan – Carlos Hentges
Narrador (GURPS) / Conan – Carlos Alexandre “Gói” Fedrigo

Mais a respeito aqui.

Yoda

Mensagem#8 » 01 Nov 2011, 16:49

Ei gaúcho, você não escrevia aqui desde julho do ano passado... boa volta hein?
E cara, que interessante....

"Saber usar os dois lados é preciso Luke. A força pode estar em equilíbrio se assim quiser você estar".

Own_mystical

Mensagem#9 » 01 Nov 2011, 16:51

Isso sim é um diário de campanha. E de Conan!!!
Muito bom.

:victory:

Hentges
Contato:

Mensagem#10 » 01 Nov 2011, 17:03

Salve.

Parei de contribuir porque o pessoal responde muito pouco a qualquer coisa que não seja D&D. No momento, estou atualizando o blog com uma crônica de Changeling: The Lost.

Falamos,

DragonSun
Contato:

Mensagem#11 » 01 Nov 2011, 17:11

O pessoal de outrora rapaz... de outrora..
Estou lendo lá suas crônicas e que legal hein? :laugh:

martivir thurirl

Hugo-Justo

Mensagem#12 » 03 Nov 2011, 11:22

Caro Hentges, o que você nos traz é a exemplificação de dois jogos distintos, tendo como referencia única os jogadores participantes apenas e os personagens. Mas o caso aqui discutido, salvo engano, é o de se utilizar mestres em uma mesma mesa de jogo. No mesmo enredo.

Aliás, quero deixar aqui minha inveja clara e branda pelo Conan viu? Sonho em jogar o tema com afinco.

No caso relatado por você, a situação é mais simples. Manter mestres diferentes em uma mesma mesa envolve tantas variáveis de mudança de interpretação que acho que só tentando caso a caso é possível se criar alguma referencia.

Não vejo formula alguma para uso coletivo.

Hj

Yoda

Mensagem#13 » 07 Nov 2011, 08:06

E quando os mestres são de gêneros diferentes?
Essa eu quero ver. Alguém já viu isso?

:roll:

Yeti

Mensagem#14 » 09 Nov 2011, 18:15

Juntos não mais tive uma mestra.
E na boa?
Foi a melhor formade narrar que já vi. Acho que os homens não dividem por medo delas tomarem a mesa! :haha:

Own_mystical

Mensagem#15 » 09 Nov 2011, 18:47

Yeti foi no joelho!!!
Eu acho isso também. Além dos caras nao se soltarem tanto com elas quanto com outros caras, este medo existe sim. Até porque elas são bemmmm mais cuidadosas......

:hum:

Voltar para “Dicas & Ideias”