Jogando RPG com portadores de necessidades especiais

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

DragonSun
Contato:

Re: Jogando RPG com portadores de necessidades especiais

Mensagem#16 » 05 Nov 2011, 13:51

Boa mesmo. E cadê o Allef na foto? :hum:

Bem, Ronassic faz uns vídeos com o cara e mostra ele usando o Lap. Dará uma idéia melhor né?
E tomara memso que outros copiem.

martivir thurirl

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#17 » 06 Nov 2011, 10:51

Tá nessa aé:

Imagem

Vídeos só se a galera aprovar, fotos pra divulgar já tem neguinho que reclama... :roll:
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Gil-Galad

Mensagem#18 » 06 Nov 2011, 16:37

Hoje discutimos isso em nossa mesa de jogo. Alguns jogadores acreditam que escolher alguém para ajudar o mestre é a melhor saída pois isso agilizaria o processo. Exemplo, o cara tá junto com o grupo em uma cena de taverba típica onde vários papos estão rolando, Enquanto o mestre faz a narrativa com os outros jogadores ou um plot específico com um jogador, alguém vai descrevendo o que de mais importante rola, dando vida literária a descriçao do mestre no computador.

Outros dois joghadores acreditam que o próprio emstre pode ir fazendo isto enquanto narra. Eu acho que isso irá limitar o mestre a olhar tipo olho no olho com os jogadores.

O mais interessante mesmo é permitir que o cara jogue. E todos podem ir se adaptando.

Abcs,

Yoda

Mensagem#19 » 07 Nov 2011, 08:05

Putz, gente pacas na mesa.
Mais alguém necessita de cuidados especiais?
E legal demais esta interação aí.

Que a força esteja com vocês.

Kelzan

Mensagem#20 » 21 Nov 2011, 16:55

Muito boa a história e o exemplo. O desprendimento do grupo e a vontade do cara são exemplos demais.

DragonSun
Contato:

Mensagem#21 » 22 Nov 2011, 10:48

Isso aí. E Rona, se der coloca mais vídeos e fotos viu? ^_^

martivir thurirl

Bozo

Mensagem#22 » 23 Nov 2011, 16:20

Eu reintero que isos merece um artigo específico. Ajudaria demais a muita gente e serviria de ajuda contra aqueles bobalhões que desrespeitam o hobbie. :jester:

SherlockHammer

Mensagem#23 » 23 Nov 2011, 17:46

Olha, legal pacas ler o testemunho do Ronassic e ainda por cima com o allef dando pitaco cara. O negócio é sério. Alias capitão, você deveria tentar participar mais daqui em meio aos mortais. Ta sei que seu tempo é quase nulo, mas vale o esforço. É sempre legal ler.

O que vocês fazem vai além do exemplo. Não os conheço infelizmente mas poxa, uma campanha superconhecida (sim, já comentaram dela comigo na RPGCON de 2009). Eu realmente espero que esta inclusão do cara, normalizando sirva de exemplo para que muitos outros participem em várias campanhas aliás país adentro.

Vou opinar que a idéia do uso do IPAD me parece a mais legal. Mas também acho que isso vai demandar muito do mestre. Ronassic você fala em investimento. É muito mesmo cara e isso sairia caro demais certo? Mas manter um só I-pad e com a idéia do relator dada aí acima seria uma saída muito legal e você poderia trazer para o cenário de discussões do RPG um assunto completamente novo e super pertinente.

E eu também voto por um artigo dedicado viu?
Parabéns gente boa.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#24 » 24 Nov 2011, 10:18

É verdade, merece um artigo, vou tentar começar a escrever, boa Bozo!

Oi Sherlock, realmente o Allef anda ocupadão, por isso tenho vindo aqui participar mais, ele só tem conseguido postar notícias no portal, então fica um lá, e outro cá, mas de vez em quando tento ajudar ele lá também, e ele aparece aqui quando é possível. E bacana saber que comentam sobre a campanha, por isso propuz a ele fazer um site só sobre ela, assim como existe o site http://www.ultimosdiasdegloria.com/. Vou pensar nisso direitinho, pois vai demandar bastante trabalho, e eu estava pensando em fazer isso aqui mesmo na Spell, criando inclusive uma forma de outros poderem fazer o mesmo, se acharem válida a ideia, vou investir.

E quanto ao meu amigo surdinho, já tenho um IPad pra fazer testes, minha irmã ganhou um do meu cunhado, em troca dos meus favores tecnológicos, vou ver se ela deixa comigo as vezes para fazer uns testes, e se eu achar válido, pego um pra mim, ou pego um outro tablet, pois já testei um Netbook (dei uma pra minha filha, eu sei, loucura, na idade dela eu nunca tinha colocado a mão num computador) e não consegui avaliar ainda qual seria o mais prático sem antes testar todos os dois. Uma coisa me intriga, como editar DOCs, Planilhas e outros arquivos no IPad? Ainda não descobri. Isso vai pesar bastante na escolha, PDF sei que ele abre, mas e o resto? Tem que ser algo prático. Netbook é legal porque por um preço acessível agora já tem versões que são melhores que muitos notebooks. E se a tela pequena incomodar, é só plugar no monitor maior, uma diferença que faz falta para tablets é não ser touch screen. Embora eu tenha usado o teclado do IPad e não curti muito não, não sei se é falta de costume, ou se é falta de destreza minha, mas que é complicado conseguir digitar textos de forma rápida naquela tela, ah se é. E tem que pensar mesmo na questão de grana, tem que ser algo mais acessível e prático, um Ipad é caro pacas, tem tablet genérico por aí baratinho, mas valem a pena? Não sei ainda.

Ah, e obrigado pelo apoio gente, vamos tentar trazer mais experiências.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

FoxMountain

Mensagem#25 » 24 Nov 2011, 12:20

Excreve mesmo porque tu disse que ia fazer isso já lá atrás.
E eu já falei isos de vocês usarem o I-pad para falar com o cara. E na boa, uma só dá pô.
Nâo precisa de dois no começo. Alguém vai lá e escreve no do cara ué.

DragonSun
Contato:

Mensagem#26 » 24 Nov 2011, 12:23

criando inclusive uma forma de outros poderem fazer o mesmo, se acharem válida a ideia, vou investir.

Como assim? Pode detalhar mais a idéia?

martivir thurirl

Hugo-Justo

Mensagem#27 » 24 Nov 2011, 12:52

Senhores,
Tenho a honra de conversar com o capitão quase todos os dias pelo MSN, geralmente a noite. Já lhe disse mais de uma vez que sei que segredo do baile de debutante da Spell em meio ao oceano em que navega é fruto de compromisso e muita dedicação. Aspectos aliás que me fizeram me aproximar desta nova Spell, mais limpa, ordenada e agradável incontestavelmente.

Percebo agora também que este zelo,m compartilhado pleo Ronassic/Sheldon se traduz de forma clara na mesa de jogo que os inspira.
Aqui mora uma qualidade inexorável: Os caras VIVEM o que acreditam e conseqüentemente traduzem isto nesta dedicação.
O que quero dizer é que realmente jogam, lêem experimentam, conversam e respiram o RPG.
Ontem recebi uma bela aula de Pathfinder do Gus e do Antônio, e mais uma penca de dicas de D&D do capitão. Estas demonstrações de respeito e de conhecimento creditam o trabalho visto aqui.

Esta mesa de jogo com a participação especial merece mais destaque. Aliás, como ficou a sua pesquisa com os conhecidos no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio? Rendeu frutos?

E aliás, o jogador em questão freqüenta a SPELL?

Seria sensacional ler a opinião DELE aqui. Serviria de exemplo e incentivo a muitos outros.

Hj

SherlockHammer

Mensagem#28 » 24 Nov 2011, 17:48

Excreve mesmo carinha. Aposto que vai fazer sucesso. Não há disto na web.
Há trabalhos publicados como o que o Allef me indicou (valeu my captain) do Carlos Eduardo Klimick Pereira para o Inst de APoio aos Surdos e do Alessandro Antunes lá no RGS . Mas na internet nada assim em espaços dedicados. É a hora.
E eu aqui estou bem interessado. Tô com idéias...

Gil-Galad

Mensagem#29 » 25 Nov 2011, 19:51

Já fiz a propaganda do artigo viu? Agora tá sem saída amigo....

Abcs

Yoda

Mensagem#30 » 30 Nov 2011, 01:14

E ai Ronassic? O artigo sai? Já tenho gente para apresentar. O assunto é massa. :laugh:

Que a força esteja com você

Voltar para “Dicas & Ideias”