Jogando RPG com portadores de necessidades especiais

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

FoxMountain

Re: Jogando RPG com portadores de necessidades especiais

Mensagem#46 » 02 Fev 2012, 13:29

Reafirmo que seria genial.
Allef ou Rona? Alguma posição?

mark1171

Mensagem#47 » 02 Fev 2012, 14:01

Eu to aqui. Tudo em riba com vcs?

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#48 » 02 Fev 2012, 16:25

Gurgel, seja bem vindo amigo, quando puder, apresente-se, já te passei por e-mail o link do tópico de apresentação.

Eu elaborei um pequeno e modesto questionário, que repasso aqui agora, se puder responder quando tiver tempo, eu e toda a comunidade RPGística agradece.

PEQUENO E MODESTO QUESTIONÁRIO:

:seta: Já ouviu falar que existem pesquisas para tentar usar o RPG para melhorar o ensino nas escolas aos surdos?

:seta: Acha válido? Se sim, quais sugestões teria a dar?

:seta: Qual a sua maior dificuldade enfrentada na sala de aula?

:seta: Você sente, ou já sentiu preconceito por conta de sua deficiência? Isso já aconteceu numa mesa de RPG?

:seta: Acredita que caso o narrador e até mesmo outros jogadores aprendam a linguagem de sinais (Libra), isso pode ajudar jogadores portadores de deficiência auditiva (que saibam Libra)?

:seta: Esse esforço seria válido para melhorar a comunicação na mesa de RPG?

:seta: Na sua opinião, o narrador deve dar preferência a falar de forma clara e pausada, ou deve buscar usar bloco de anotações ou alguma outra forma de comunicação escrita? Se sim, qual seria a mais interessante?

:seta: No seu caso, o uso de laptop ou netbooks agiliza e facilita a comunicação na mesa de jogo ou atrapalha? Um Ipad seria mais interessante se disponível?

:seta: Eleger um jogador para digitar tudo que ocorre para o jogador que tem problema auditivo seria uma forma de agilizar a comunicação? Qual acredita que seja a fórmula ideal?

:seta: Acredita que uma comunicação mais visual, com mapas, desenhos, vídeos e fotos seria interessante para ajudar o jogador com problema auditivo ter melhor noção do que está rolando na mesa? Alguma outra sugestão?

:seta: Você já jogou RPG antes enquanto não tinha problema auditivo, você diria que o tempo do jogo ficou mais lento, ou isso não foi percebido? E a sua interpretação, foi muito afetada, e a diversão?

:seta: Aceitaria participar de um podcast no qual seria convidado a contar sua experiência atual ao jogar RPG?

:seta: Você se diverte mais jogando um RPG Eletrônico ou um RPG de Mesa? Explique.

:seta: Um jogador com deficiência auditiva deveria se preocupar em conhecer mais as regras do sistema de RPG que ele joga? Ou isso não faz diferença?

:seta: Aceitaria ser mais participativo desta comunidade para contar mais sobre sua experiência?

:seta: Essa entrevista irá gerar uma série de artigos esclarecedores, com ideias de aplicação para estes casos e resultados obtidos. Teria algo mais a acrescentar?
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Erick-Ruivo

Mensagem#49 » 02 Fev 2012, 22:51

Mark é o cara?
E havia mesmo necessidade de um questionário? Sei lá... será que o cara fica à vontade?

:sobrancelha:

Kelzan

Mensagem#50 » 03 Fev 2012, 00:32

Boa iniciativa Rona. Mas já está acordado com o Gurgel?

mark1171

Mensagem#51 » 04 Fev 2012, 12:10

Oi, Erick. Sou eu sim. E o Ronassic tá doido com isso de questionario.
Mas o jogo é legal, tenho algumas dificuldades, antes eu ouvia e sei bem como é legal ver tudo "in real-time". As vezes fico sem entender algumas coisas que estão fazendo, pois nem sempre as pessoas vão ter tempo de parar para explicar tudo. Mas no geral, o Rodrinho sempre me explica no computador o que acontece. E o Ronassic manda msgs quase o tempo todo.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#52 » 04 Fev 2012, 13:53

Ahuaue, isso foi uma piada interna, é que o Gurgel não tem tempo mesmo para quase nada, estuda pacas, mas eu sacaneio ele dizendo que ele fica o dia todo jogando games ao invés de fazer algo útil. :laugh:
Mas diz, vai ou não participar da campanha da gente? Ou o DesertRider te raptou mesmo? Mas como eu disse, a gente joga ocasionalmente, e são poucas pessoas, na verdade 2 jogadores atualmente.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

DragonSun
Contato:

Mensagem#53 » 04 Fev 2012, 14:49

Pelamordedeus huhauhauhauhauhauhaua. Piada é este questionário Rona.
Olha Gurgel legal cara. Então você prova que é possível sim jogar em uma mesa desde que a galera crie mecanismos de ajuda.
Muito legal mesmo. E aqui aparece então uma das facetas úteis d everdasde do computador.
E é bem compreensível também que você passe boa parte de seu tempo jogandop no computador certo? Certamente lhe parece mais confortável. Olha, legal você aparecer por aqui e nos traga mais experiências.

martivir thurirl

Yoda

Mensagem#54 » 05 Fev 2012, 20:33

Olá Mark, legal demais você aparecer aqui e dar a sua opinião.
Nos mantenha a par de seu desenvolvimento como jogador ok?
E se puder nos aponte o que pode dar certo e errado para que outros façam o mesmo.

Gil-Galad

Mensagem#55 » 06 Fev 2012, 22:14

Prezado Gurgel suas colocações aqui e sua participação nos trarão muita clareza em diversas ações que poderemos espelhar e espalhar para os que necessitem. Idéias de interação serão smepre muito bem vindas e aposto que algumas pessoas país afora poderão tentar repetir.
A forma de utilizar várias possibilidades e tecnologias é bastante interessante. Vejo que por exemplo o grupo deve sim possuir um ou outro indivíduo que precise ajudar ao jogador para que este acompanhe os acontecimentos. Isto para aliviar o mestre.

Mark fique aqui conosco ok e parabéns.

Abcs

Erick-Ruivo

Mensagem#56 » 06 Fev 2012, 22:21

Beleza Mark. Mas diz ae cara, o mestre e mais um cara te escrevem no computador? Tipo, todo mundo ligado estilo Counter-strike?
:laugh:

Yoda

Mensagem#57 » 07 Fev 2012, 22:50

E Mark, você possui algum código específico com o mestre?

GenghisRei
Contato:

Mensagem#58 » 08 Fev 2012, 22:51

Vou dar meu pitaco aqui e pedir ao Mark que nos diga o que acha que funciona no geral cara em uma sessão.
Ou seja, como você se sente confortável?
Quais as ações para serem implementadas?

Ok

Bozo

Mensagem#59 » 09 Fev 2012, 19:12

Espero que não suma.

Yoda

Mensagem#60 » 10 Fev 2012, 14:43

Rona... cutuca ele!!!
:laugh:

Voltar para “Dicas & Ideias”