A mesa Ideal deve ter quantos jogadores?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

FoxMountain

A mesa Ideal deve ter quantos jogadores?

Mensagem#1 » 03 Nov 2011, 11:48

Pois é. Muito se discute sobre o número mais confortável para mestres e jogadores em torno de uma mesa de jogo certo?

Qual seria o número ideal de jogadores? Até 5? Menos? E isto vale para todos os sistemas?
O que as experiências dizem a respeito? Há algum consenso?

:haha:

Joguemos os dados.

Own_mystical

Re: A mesa Ideal deve ter quantos jogadores?

Mensagem#2 » 03 Nov 2011, 11:53

Rapaz veja só eu não consigo nem pensar em uma mesa maior que cinco caras.
Na minha cabeça parece um caos total. Já é difícil 5 poxa. Por isso aliás essa era a mesa padrão do D&D e mais dos jogos de salão.
Têm que ter uma lógica nisso.

Eu só vi uma mesa com sete caras e foi muito ruim. Uns caras esperavam séculos para jogar pois os grupos não andam juntos. E quando os jogadores se separam gente?

:parede:

martivir thurirl

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#3 » 03 Nov 2011, 15:10

Na minha mesa menos que cinco é pouco, pois coloco muitos desafios, e sendo poucos, eles não dariam conta, ter que ficar criando NPC pra ajudar o grupo não é a minha praia, só boto NPC fixo no grupo quando os jogadores se afeiçoam com algum NPC que cruzou o caminho deles.

Acho que 5 é o ideal para a maioria das mesas, mas depende do sistema, tem sistema que não pede muitas pessoas.

Na minha mesa já tive 9, mas a gente tinha poucos lugares para jogar, muitas vezes éramos obrigados a jogar ao ar livre, já jogamos inclusive numa praça lá na Lagoa Rodrigo de Freitas... E o pior, começou a chover durante o jogo.

Então tem esses incovenientes mesa com muitas pessoas. Eu parei com isso, pois não tem como. Que é legal é, mas os prós e contras me fizeram decidir a não passar de 6 pessoas. Só 4 não acho válido, pois se um falta ainda dá, mas quando 2 faltam, já é metade do grupo, atrapalha muito.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

ArqueiroVerde
Contato:

Mensagem#4 » 03 Nov 2011, 15:30

Aqui em Itabuna conheço somente três grupos de jogo. E nenhum deles possui mais do que 5 jogadores. Eu não vejo como garantir qualidade.
Já ouvi falar, e queria até saber se alguém aqui viu isto de perto, que algumas mesas muito grandes possuem dois mestres. Olha, no LIve Action há muitos mestres justamente porque há vários núcloes de ação rolando. Gotcha!
E como fazer este controle com o grupo todo querendo agir de forma e locais diferentes?
Os caras dispersam e depois até reclamam que o mestre tá privilegiando um ou outro. Dá barraco.

Conversando com o Other e o Gil eu até já disse que o número de 5 deveria ser base para eventos diversos, e alguns é né? O próprio OldDragon está indo nesta linha puxando os ensinamentos dos mestres do D&D.

Sei lá, me parece mais lógico isso.

Yoda

Mensagem#5 » 03 Nov 2011, 15:35

O que eu vi? Um jogo de Gurps Império Romando em que 8 jogadores acabaram com o jogo e uma camopanha de Star Wars com 4 caras que é sucesso total.
Menos gente é mais tempo para todo mundo jogar e interpretar. Dá para fazer amis coisas e com isso ir construindo melhor o personagem. A dispersão de mesa grande é um saco. E pÔ, quando rola uma passagem épica com um ou dois caras, o mestre não tem nem como frear a parada.

Eu tenho a impressão de que grupo emnores, até cinco é o ideal.

Erick-Ruivo

Mensagem#6 » 04 Nov 2011, 14:10

Olha Raposa, difícil hein?
Qual seria o número ideal de jogadores? Até 5? Menos?

Isso vai muito da capacidade de controle e articulação do mestre.
E isto vale para todos os sistemas?
Não creio. Talvez jogos como Storyteller exijam até menos gente. É algo a se pensar. Talvez o D&D na quarta edição com várias minis e tiles permitam grupos maiores.

De gente algum. O que percebo são experiências trocadas. E elas me parece apontam mesas de até cinco certo?

Yoda

Mensagem#7 » 07 Nov 2011, 08:07

Eu tenho esta impressão.
A questão do tempo e sua dedicação de forma correta é o mais perigoso.

Metade da galera afinal pode dispersar.

DragonSun
Contato:

Mensagem#8 » 07 Nov 2011, 19:35

Mas sei lá, o mestre pode separar o grupo e mestrar em tempos diferentes. Marcar horas que não se esbarrem.

martivir thurirl

Yoda

Mensagem#9 » 09 Nov 2011, 17:51

Pois é. Ontem vi uma mesa de 7. E deu no que deu. Exatamente o que eu falei. Metade dispersou.

Gil-Galad

Mensagem#10 » 11 Nov 2011, 09:59

Na boa? Deve ter é quantos jogadores o mestre for capa z de comanddar com paciência e muito talento.

Abcs,

Yoda

Mensagem#11 » 11 Nov 2011, 10:35

Mas Gil, vai além diso. Menores grupos possibilitam maior interação e maior qualidade de dedicação por parte de todos né? Sem sacrificar aí o mestre.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#12 » 11 Nov 2011, 11:58

Sim, mas nem sempre o mestre tem a visão de que realmente está agradando, tem jogadores que ficam na deles, ou reclamam só entre si, pra evitar isso, a fórmula seria pesquisar mesmo, pois pra D&D sei que 5 é o suficiente e até incentivado, mas para outros sistemas eu não faço ideia.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Gil-Galad

Mensagem#13 » 11 Nov 2011, 14:51

Tá..tá... realmente é verdade. Grupos menores permitem que haja uma gestão melhor.

Rona neste caso aí, numa boa falta então é conhecimento prévio do mestre em relação aos jogadores.
E pesquisar é trocar as experiências e experimentar. Não há jeito não.

Abcs,

Erick-Ruivo

Mensagem#14 » 11 Nov 2011, 16:48

Venho falando isso. E digo que 5 é o número.
Alguém aqui possui experiência de campanhas longas ordenadas com mais?E se tiver, qual a estratégia?

Corvo da Tempestade
Contato:

Mensagem#15 » 11 Nov 2011, 20:28

Qual seria o número ideal de jogadores? Até 5? Menos? E isto vale para todos os sistemas?

Depende do sistema. Mas uma coisa é certa: quando mais jogadores estão jogando mais junto tem que estar o grupo ou cada pessoa jogará muito pouco.
Imagem

Voltar para “Dicas & Ideias”