A mesa Ideal deve ter quantos jogadores?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

MumiaAnciã

Re: A mesa Ideal deve ter quantos jogadores?

Mensagem#31 » 25 Nov 2011, 17:10

Olha Yoda, eu até separo mas só se for para contar segredos e tal. Eu meio que tento direcionar todo mundo junto, como eu disse uma vez tipo Caverna do Dragão sabe? E se alguém quiser participar eu deixo na boa, mas deixo claro que depois o personagem é do mestre pare onde parar.

E pode deixar. O Other tá dando a maior força!!!!

ArqueiroVerde
Contato:

Mensagem#32 » 27 Nov 2011, 16:06

Procurei saber mais com o camarada dos nove jogadores. O nome dele é Alberto e fez isto em uma mesa de Lobisomem coordenando duas matilhas.
Porra, DUAS!!! E acabou dando errado porqie em cada grupo ficou dificil conduzir as individualidades dos jogadores. Ae já viram né? Deu xabu,

FoxMountain

Mensagem#33 » 28 Nov 2011, 01:32

Neste caso ele deveria ter narrado em dias alternados. é uma saída. depois junta geral de novo.

Kelzan

Mensagem#34 » 28 Nov 2011, 11:41

Vou chegar de mansinho mas opinando para tentar somar a esta galera Spelliana.
Tive três mesas na vida de verdade daquelas que a gente se envolve e tal. D&D, Tagmar e Gurps. Em nenhuma delas vi mais que 5 caras dando certo. Na mesa de &D chegamos a ter em algumas sesões 7 jogadores. Forçamos meio que uma barra junto ao mestre para ele incorporar uma menina e um amigo. Mas acabou dando confusão. E eu acho que foram os principais fatores:

1. Menortempo para interagir com os jogadores base os que já estavam jogando a algum tempo (cerca de 3 anos)
2. A inexperiência da jogadora que a fazia agir de forma menos intensa e até menos articulada com as regras e com o que jogo exigia de interpretação
3. A ausência de compromisso do novato que ganhou o apelido de `já vêm" de tanto chegar atrasado. Em jogos onde o nível de tensão é alto e as sessôes acabam em cenas dramáticas foi fatal.

Ou seja cabe sim aqui minha opinião e voto no 5.

Valeu.

Erick-Ruivo

Mensagem#35 » 29 Nov 2011, 00:11

Ou seja o mlehor e dependendo do tamanho da gakera dividir essa bagaça.

CaioRughar

Mensagem#36 » 06 Dez 2011, 12:22

Kelzan eu ainda não tinha lido as suas considerações. Eu ainda colocaria na lista a "proteção^ que alguns mestres dão a certos jogadores. E ainda há os clássicos casos de paixonites agudas na mesa que são um saco para todos os que não estão envolvidos.

Os mestres ou mestras acabam criando desavenças nas mesas com estas atitudes. Independente de quantos jogadores estiverem nas mesas, é preciso moderação.

Até mais,

Erick-Ruivo

Mensagem#37 » 07 Dez 2011, 02:35

Não acredito que haja número ideal não, mas sim confortável. Ou seja, um número de jogadores que o emstre possa manter em ação cnstante.
E jogadores que permitam bons jogos.

Já mestrei para três caras também para 8. O de 3 acabou sendo pior porque um dos jogadores era manequeísta demais e super epaçoso.
O que me diz que o que manda são os jogadores e seus estilos e os malas atrapalham sempre..

Yoda

Mensagem#38 » 08 Dez 2011, 00:01

Ok... srá entâo que se tivermos uma mesa com uns 8 caras passivos o jogo flui? Sabem, naquele estilo onde o mestre é O CARA?
Ou o rpoblema é justamente O CARA que atrapalha.
Neste caso, o raciocínio deve ser "A mesa ideal deve ter QUE TIPO de jogador".
:laugh:

Own_mystical

Mensagem#39 » 10 Dez 2011, 14:51

Sempre havera o cara que atrapalha.
Acho que toda mesa tem O MALA.

:tsc:

FoxMountain

Mensagem#40 » 12 Dez 2011, 15:48

O mala faz parte do processo po.
E eu já dei minha idéia que é de colocarem em dias alternados...
Verão como isto dará uma melhor ordem ao jogo e ainda o fará mais dinamico.

MumiaAnciã

Mensagem#41 » 14 Dez 2011, 02:30

Eu já disse e repito: Caras que só atrapalham devem ralar fora.
Estamos começando uma nova campanha neste mês e vetamos um mala por ele ser inconveniente e egoísta. O grupo pediu po!

SherlockHammer

Mensagem#42 » 14 Dez 2011, 16:44

Difícil prever quantos uma mesa deverá comportar para que seja produtiva,
No fundo a qualidade dos caras é que vão permitir a fluência do jogo. Ora, algumas vezes dois jogadores carregados de talento superam uma mesa repleta de "malas" como estão sendo chamados aqui. Estes desagregadores podem contaminar toda uma sessão.

Eu acho que para o mestre é importante ter um jogador chave, um cara no qual o mestre confie ao extremo e não somente como garantia de boa interpretação mas também como alguém que o ajude a manter o grupo sobre controle. Um jogador que possa trazer os outros para a real dimensão do que está sendo proposto,, sabem um tipo de grilo falante que não deixe que os companheiros sejam loucos em suas ações.

Uma ação elementar não?

Abcs

Gil-Galad

Mensagem#43 » 16 Dez 2011, 02:05

Como eu já defendi no papo no MSN, ter este jogador é mais do mão na roda. É fruto de confiança e ainda uma troca de responsabilidades.
Uma peça chave para manter o jogo na linha. O "Sam" da história.

Abcs

Yoda

Mensagem#44 » 18 Dez 2011, 10:42

Boa Gil. Quando eu perguntei que TIPO de jogador deve ter a mesa, este aí é obrigação.

:laugh:

Erick-Ruivo

Mensagem#45 » 18 Dez 2011, 10:50

Mandou bem na lembrança. Nada mais escroto e idiota do que só baba-ovos e egoístas na mesa.
Este jogador base deve ser parceirão do mestre. Se as vezes só houver esse cara para confiar-mos tudo bem. Ao menos um.
Por isso meninos se lembrem de buscar ESTE CARA antes de montar a mesa. Um bom jogador vale 100 bobalhões.

Voltar para “Dicas & Ideias”