Seu grupo de jogo: Mundo Aberto ou Enredo Linear?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

Otherwise
Contato:

Seu grupo de jogo: Mundo Aberto ou Enredo Linear?

Mensagem#1 » 20 Mar 2012, 09:47

Saudações, amigos.

Pensando cá com meus botões, fiquei curioso em saber a opinião de vocês a respeito deste assunto. Então, vamos lá.
Muito se discute sobre grupos interpretativos x grupos hack`n`slash. São estilos de jogo, ok, isso está entendido.
Mas ambos os estilos de jogo podem, também, seguir por dois caminhos de aventuras/campanhas: "Mundo Aberto" ou "Enredo Linear", ou ambos.

Numa campanha ou aventura de mundo aberto, o mundo está lá para ser explorado. Numa dungeon de "mundo aberto", a dungeon está lá para ser explorada. Encontros aleatórios, adversários de níveis diversos, essas coisas. Você pode ter um grupo interpretativo que gosta de mundo aberto, de conversar com cada NPC, de resolver cada sidequest, por exemplo. Você pode ter um grupo hack`n`slash que gosta de procurar cada dungeons, de revirar cada sala, de matar cada monstro, um após o outro.

Numa campanha ou aventura de enredo linear, existe uma história sendo contada, com começo, meio e fim, com objetivos e desafios bem claros. O enredo vai se desenvolvendo a partir das escolhas dos jogadores, sim, mas seguindo um argumento previamente determinado. As coisas podem mudar, mas ainda existe um forte fio condutor. Grupos interpretativos são lançados em tramas complexas, com traições, assassinatos, questões políticas e guerras iminentes. Grupos hack`n`slash são lançados contra monstros e desafios estruturados, com combates encadeados que os levarão ao grande boss!

Obviamente, nenhuma das descrições dadas acima se limitam a. Existe muito, ainda, a se falar sobre cada um desses caminhos. Aventuras de mundo aberto, por exemplo, talvez não funcionem muito bem em one-shots.

O que vocês ou seus grupos de jogo preferem (ou preferiam, quando vocês jogavam)? Um mundo aberto, um enredo linear, ou a mistura de ambos? Como vocês vêem essa dinâmica? Como acontece na mesa de vocês (ou acontecia, num passado distante..., para os inativos)?

Um grande abraço!
Alexandre Sarmento
Autor e Primeiro Mestre de Ohmtar
http://www.ohmtar.com.br

MumiaAnciã

Re: Seu grupo de jogo: Mundo Aberto ou Enredo Linear?

Mensagem#2 » 20 Mar 2012, 10:47

Mundo aberto amigo.
Fruto do Storyteller. :haha:

Otherwise
Contato:

Mensagem#3 » 20 Mar 2012, 14:06

Não só do Storyteller, velho amigo! Lembre-se que jogadores de MMO, por exemplo, podem ter o mesmo gosto pelo mundo aberto. hehe
Alexandre Sarmento
Autor e Primeiro Mestre de Ohmtar
http://www.ohmtar.com.br

Pedroplanes
Contato:

Mensagem#4 » 20 Mar 2012, 15:42

Acho que cabem ambos.
Jogo cheio de role e aberto mas com pegada de dungeon sala-a-sala quando couber.
Esta medida é a chave do grande mestre.
Andando e rolando dados.
http://blogdoandarilho.blog.uol.com.br/

Soul-lyryc

Mensagem#5 » 20 Mar 2012, 23:20

Olha acho que lá no começo, quando conheci o RPG o negócio de dungeon era o que seduzia.
Hoje em dia acho que jogar um jogo mais aberto, o que o Other chama de "Mundo Aberto" me parece bem mais legal até porque permite que se conheça o mundo onde se está jogando sabem? Aquela coisa de olhar após a colina....

:tsc:

Advogado de Regras

Mensagem#6 » 21 Mar 2012, 05:46

Geralmente eu adoto a abordagem "Enredo Linear no começo do jogo - que se abre logo depois". As primeiras aventuras tem uma certa dose de linearidade e "mão de DM" porque servem de introdução ao que vai acontecer depois no jogo e os temas que os jogadores escolheram durante a criação de personagens - mas decidir qual caminho e o que vai acontecer é com os jogadores.

Mundo aberto amigo.
Fruto do Storyteller.

O que Storyteller tem a ver com isso? A ideia de Linearidade vs Aberto antecede e muito os RPGs Teatralistas da White Wolf.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

ArqueiroVerde
Contato:

Mensagem#7 » 21 Mar 2012, 09:58

Somos por aqui adeptos ao enredo livre. É muito mais legal seguir pelo mundo sem conhece-lo e sem fronteiras (estilo Nextell) e ir descobrindo tudo.
Mas poxa, é muito legal também, jogar uma bela masmorra. Fico com o que o Elven fala aí que é o jogador dando a linearidade.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#8 » 21 Mar 2012, 10:21

Achei interessante o tópico, e acho difícil fugir do formato apresentado pelo Elven: "Enredo Linear no começo do jogo - que se abre logo depois".
Essa pra mim é a melhor fórmula, pois inicialmente o mestre tem até certo controle, depois tentar prender os jogadores na sua trama, só os limita e pode chegar a frustrar os jogadores. Mas acho chato demais quando somos simplesmente jogados num mundo aberto, sem aparente objetivo maior algum.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

PierrotDead

Mensagem#9 » 21 Mar 2012, 11:30

Boa puxada de assunto.
Muitos grupos jogam em cenários fechados e prontos, como os que aparecem em jogos eletrônicos.
Não vejo também gente como sair desta história. É muito mais legal jogar em cenários abertos. Mas vejam, isto exige do mestre certo? Acho que em cenários abertos a capacidade de improvisação é elevada ao máximo.
Ou seja para mestres menos criativos e mais presos a pouca imaginação as aventuras prontas são mais fáceis. O negócio é usar a sorte e arrumar um bom mestre!

:mrgreen:

Advogado de Regras

Mensagem#10 » 21 Mar 2012, 11:44

Algo que tem que ficar um pouco mais claro: Jogo Livre ou Fechado não tem relação com o lugar em que se passa (uma masmorra é tão livre quanto uma cidade) e nem com o foco do jogo (teatral, tático, episódico) - mas sim com que grau os jogadores montam e influenciam na história. Um enredo linear é aquele onde toda a história é montada e feita pelo Narrador, enquanto aquele aberto dão espaço para os Jogadores não só viverem a história, mas também montá-la e decidir como ela vai ocorrer.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Own_mystical

Mensagem#11 » 21 Mar 2012, 17:50

Sim todos sabemos disto. Mas há os estereótipos ligados a "dungeon" e a "jogos abertos".

EagleSky

Mensagem#12 » 22 Mar 2012, 22:38

Oi Otherwise.
Legal o assunto. Você aplica o que no Ohmtar?

Muito se discute sobre grupos interpretativos x grupos hack`n`slash. São estilos de jogo, ok, isso está entendido.
Mas ambos os estilos de jogo podem, também, seguir por dois caminhos de aventuras/campanhas: "Mundo Aberto" ou "Enredo Linear", ou ambos.

Olha acho que os dois seria legal demais. E esta é a maneira mais legal de deixar os jogadores ligados. Porque vou te contar, manter os jogadores ligados em uma campanha somente "aberta" é tarefa para mestres muito bons.

O que vocês ou seus grupos de jogo preferem (ou preferiam, quando vocês jogavam)? Um mundo aberto, um enredo linear, ou a mistura de ambos? Como vocês vêem essa dinâmica? Como acontece na mesa de vocês (ou acontecia, num passado distante..., para os inativos)?

Ambos olha, assim a gente explora e se aventura classicamente.
:hmmm:

Lumine Miyavi
Contato:

Mensagem#13 » 23 Mar 2012, 00:31

Se a história é mais importante que as ações dos personagens, escreva um romance. Essa é a minha opinião.

Não seja mala, mestre.
ImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!]
Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Lumine, Mega Man X
[lumine]Nível de fabulosice[/lumine]: >[lumine]8000[/lumine]
Não, suas opiniões não estão certas. Não são as minhas. ♥

Pedroplanes
Contato:

Mensagem#14 » 24 Mar 2012, 02:21

Otherwise a questão de escolher uma forma de jogar se inicia na verdade com o mestre e sua capacidade de mapear os estilos e desejos dos jogadores;
Conheço grupos de jogo que só pedem enredos lineares extremamente bem trabalhados e abertos ao extremo, dentro da concepção que você sugere.

Não me lembro de ver jogos mais fechados e direcionados a não ser no passado remoto de meu início de jogo ou nos eventos onde o tempo é o determinante.
Se a pergunta sua pede uma resposta direta, eu te digo: Jogos abertos.

Abração cara.
Andando e rolando dados.
http://blogdoandarilho.blog.uol.com.br/

Trogo

Mensagem#15 » 24 Mar 2012, 21:50

Poxa Other desculpa mas a gente entra aqui e vai direto pro "ver minhas mensagens" e até esquece de ver novas coisas colocadas aqui.
Rápido: Mundo Aberto.

:victory:

Voltar para “Dicas & Ideias”