Seu grupo de jogo: Mundo Aberto ou Enredo Linear?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

Own_mystical

Re: Seu grupo de jogo: Mundo Aberto ou Enredo Linear?

Mensagem#16 » 24 Mar 2012, 22:53

Othewise sabe eu acho que é preciso ambos. É legal jogar algo aberto mas é também legal entrar em uma dungeon clássica como a apresentada na aventura do Templo do Mal Elemental. Não dá é para ficar só dentro de um dungeon por tipo um ano sei lá.
Salvo acho se o jogo for em Undermountain né? :tsc:

Soul-lyryc

Mensagem#17 » 24 Mar 2012, 23:04

Até que é verdade.
Não seria nada mal que um mestre boa gente e paciente pegasse uma bela caixa e mestrasse um clássico.

Tipo:

Imagem

POdia ser até o Ruins of Zhentil Keep.
:hum:

Otherwise
Contato:

Mensagem#18 » 25 Mar 2012, 13:46

Fala, galera.
Concordo com a opinião de vocês, que depende do grupo e tal. A ideia é realmente saber como vocês estão fazendo ou fizeram, compartilhar um pouco das experiências de jogo, relembrar situações clássicas de nossas mesas.

O Eaglesky perguntou o que eu aplico no Ohmtar. E digo, varia. Tenho dois grupos ativos, um antigo e um mais novo. Em função do tempo que tempos para jogar e a distância de uma sessão para outra, um mundo aberto demais pode dificultar um pouco. Isso porque são tantas as possibilidades que a tendência é que as realizações demorem, que as quests se arrastem um pouco mais, pelo perfil dos grupos.

Assim, estamos optando por sessões mais fechadas, com objetivos claros, apesar de ainda existirem escolhas capazes de mudar os rumos da aventura, sim. Mas não é uma regra. É o tipo de coisa que acaba sendo decidido entre uma sessão e outra, numa conversa com os jogadores, para saber o que eles querem/esperam.

Mas digo que a fantástica experiência da campanha que estruturou os alicerces do Ohmtar (que moldou o passado da ambientação) foi estruturada antes de começar. Na primeira sessão eu já tinha planejado o argumento da campanha de 30 níveis (estrutura que acabou sendo publicada no Guia do Cenário de Ohmtar). Obviamente ao longo das sessões as escolhas dos jogadores foram mudando os rumos, mas o argumento principal se manteve. Isso porque o mundo era vivo e muitas coisas aconteciam enquanto os personagens se concentravam em determinados assuntos.

O mundo estava aberto para eles, mas feitas determinadas escolhas, as opções se fechavam (como uma dungeon, literal ou não) até que a quest se resolvesse e os caminhos se abrissem novamente.
Alexandre Sarmento
Autor e Primeiro Mestre de Ohmtar
http://www.ohmtar.com.br

TimeMaster

Mensagem#19 » 25 Mar 2012, 14:35

Otherwise, mundo aberto por aqui.
Forgotten Realms. E o trato dos jogadores em não ler nada sobre a região onde jogamos. Mar da Lua.

Bozo

Mensagem#20 » 25 Mar 2012, 15:23

Bem, somos adeptos por aqui do Axis e Allies mas posso te dizer que quando estávamos no D&D e Gurps Império Romano gostávamos do jogo mais aberto.

TimeMaster

Mensagem#21 » 27 Mar 2012, 21:37

Correção Other, teremos uma entrada em dungeon por umas 10 sessões (De acordo com o mestre). :mrgreen:

Raconn

Mensagem#22 » 29 Mar 2012, 01:13

É otherwise, difícil cara. Há momento para tudo um pouco.
Mas para uma aventura fico com o enredo linear clássico, se puder baseado em aventuras prontas. Temos por aqui um velho sonho que é o de ainda jogar várias aventuras clássicas oficiais da TSR.

Para uma campanha eu acho que deve haver o equilíbrio. Após muitas sessões "abertas" é legal apostar em algo fechado. Uma bela mamsorra vai bem. Mas hoje em dia sem encontros aleatórios esdrúxulos ok?

:bwaha:

bulinckx

Mensagem#23 » 29 Mar 2012, 17:56

Como meu velho mestre dizia:
"Dê corda para seus jogadores, dê bastante corda que eles se enforcam sozinhos..."

Sábias palavras essas.

Cara, o mundo existe independente de qualquer personagem, portanto quando mestro qualquer jogador pode fazer oquê der na telha.
Isso não dá nem deixa de dar mais trabalho para o mestre mas pede mais jogo de cintura e improviso.

Claro que se o jogador quiser matar um NPC que poderia facilitar a vida dele num futuro próximo, paciência, é problema do personagem dele.

Quanto a um ou outro sistema ser mais interpretativo que outro: Bobagem.
Isso depende inteiramente do grupo e um pouco do cenário e em nada do sistema.

Zen-monge

Mensagem#24 » 29 Mar 2012, 22:30

Bem otherwise eu acho que só joguei uma aventura linear dentro de uma caverna uma vez. Tipo Dungeon clássicona mesmo sabe com mosntros em cavernas e tal. De lá para cá em D&T e Tormenta as coisas ficaram em mundo aberto. Até as batalhas são em campos abertões. Eu curto mais assim.

Bozo

Mensagem#25 » 31 Mar 2012, 14:22

Surgiu aqui a idéia de colocar-mos uma ou duas passagens fechadas dentro de nossa campanha da Axis.
Como a idéia original do Gygax mesmo. Ou seja quando o soldado se separar do grupo e por exemplo se aventurar dentro de um bunker alemão passamos a usar o RPG clássico. :hmmm:

PierrotDead

Mensagem#26 » 01 Abr 2012, 01:17

Olha jogar uma aventura classicona é mesmo demais. Aliás todo rpgista não pode morrer sem fazer isso né?

CaioRughar

Mensagem#27 » 01 Abr 2012, 16:12

Otherwise, quando se mergulha em um cenário tão cheio de possibilidades como FR, é difícil não querer mestrar de forma linear, explorando tudo o que puder e conseguir em relação a questão tempo x dimensão do cenário.
Mas como jogador me atrai sim explorar uma masmorra hora ou outra.
Fico com o equilíbrio nesta.

Até mais,

PierrotDead

Mensagem#28 » 03 Abr 2012, 23:05

É.. então legal seria colocar uma campanha classicona dentro de uma campanha.
:hmmm:

DragonSun
Contato:

Mensagem#29 » 04 Abr 2012, 19:57

Aliás Other, vc deveria lançar uma aventura isolada saca? Tipo em PDF gratuita.

martivir thurirl

Soul-lyryc

Mensagem#30 » 05 Abr 2012, 22:30

Na primeira sessão eu já tinha planejado o argumento da campanha de 30 níveis (estrutura que acabou sendo publicada no Guia do Cenário de Ohmtar)

Otherwise isso é algo titânico cara.
Como você manteve a pegada? E cumpriu todas as fases que planejou?
Como fez com que os jogadores não saíssem do previsto?

Voltar para “Dicas & Ideias”