Seu grupo de jogo: Mundo Aberto ou Enredo Linear?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

Soul-lyryc

Re: Seu grupo de jogo: Mundo Aberto ou Enredo Linear?

Mensagem#31 » 05 Abr 2012, 22:31

Na primeira sessão eu já tinha planejado o argumento da campanha de 30 níveis (estrutura que acabou sendo publicada no Guia do Cenário de Ohmtar)

Otherwise isso é algo titânico cara.
Como você manteve a pegada? E cumpriu todas as fases que planejou?
Como fez com que os jogadores não saíssem do previsto?

Soul-lyryc

Mensagem#32 » 05 Abr 2012, 22:33

Na primeira sessão eu já tinha planejado o argumento da campanha de 30 níveis (estrutura que acabou sendo publicada no Guia do Cenário de Ohmtar)

Otherwise isso é algo titânico cara.
Como você manteve a pegada? E cumpriu todas as fases que planejou?
Como fez com que os jogadores não saíssem do previsto?

Otherwise
Contato:

Mensagem#33 » 06 Abr 2012, 12:00

Fiz um planejamento dos eventos que conduziriam cada uma das 9 aventuras da campanha. Algo como "se tudo ocorrer como o planejado, será assim". Obviamente as escolhas dos jogadores poderiam mudar os rumos das coisas; então, em determinados momentos ao longo da campanha foi preciso planejar "ramificações" na estrutura principal.
Alexandre Sarmento
Autor e Primeiro Mestre de Ohmtar
http://www.ohmtar.com.br

EagleSky

Mensagem#34 » 06 Abr 2012, 13:50

Interessante other mas estas 9 etapas demoraram em média quanto? Ou seja, quantas sessões? Ou você marca por horas de jogo?

Huakik

Mensagem#35 » 09 Abr 2012, 20:25

desculpa ae a demora em responder o Otherwise mas por aqui somos adeptos dos enredos bem fechados até por comodismo sei lá.
Olha, os gringos com quem joguei enfiavam a gente (grupo) m dungeons o tempo todo. A gente imaginava andar por aí a esmo e pou! Caverna.
Ia ali dar uma olhada na cachoeira, POU! Masmorra. Quaquaquauquauquauquauquauq

E aí já viu né? Ficamos ali em Pendragon , grupo de guerreiros templários cheios de equipamentos bem umas 20 sessões explorando um templo para no fim ver o mestre sem saber o que fazer dizendo que nada havia de valor.
:furioso:

Eu curto estas aventuras "matar e pilhar` bem clássicas lá com o cordão umbilical ligado ao início de tudo. Tunnel & Trolls.
Boa pedida gente!

MumiaAnciã

Mensagem#36 » 11 Abr 2012, 23:53

Olhem uma boa saída hoje em dia é dar uma tempo na mesa e jogar com os amigos os boardgames da Wizards mesmo.
Dá uma arejada na cabeça e uma boa sensação de "masmorra time".

Claro que depois volta-se a mesa com gana e faca nos dentes.
:hmmm:

Tutubarão
Contato:

Mensagem#37 » 13 Abr 2012, 12:31

Um dos papos que levei com o capitão allef e o pessoal que conheci no ano novo foi exatamente esta coisa da mesa cheia ou não. Uma mesa muito cheia exige um mestre super atento e que consiga manter o grupo e todos os caras que jogam na linha. Assim você precisa ter olhos de beholder e o comando de um tarrasque.

Para grupos grandes eu acho que lugares fechados funcionam melhor pois dá para limitar as ações dos personagens e até extrair mais atenção do grupo que fica bem mais atento aos lances desenrolados. Quando a campanha segue para mundos grandes, tipo abertos como o Otherwise aí diz a coisa se complica mais.

A `Dungeon" une a galera. :hmmm:
Nade com os tubarões, se for apenas um deles.

Tutubarão
Contato:

Mensagem#38 » 13 Abr 2012, 12:31

Um dos papos que levei com o capitão allef e o pessoal que conheci no ano novo foi exatamente esta coisa da mesa cheia ou não. Uma mesa muito cheia exige um mestre super atento e que consiga manter o grupo e todos os caras que jogam na linha. Assim você precisa ter olhos de beholder e o comando de um tarrasque.

Para grupos grandes eu acho que lugares fechados funcionam melhor pois dá para limitar as ações dos personagens e até extrair mais atenção do grupo que fica bem mais atento aos lances desenrolados. Quando a campanha segue para mundos grandes, tipo abertos como o Otherwise aí diz a coisa se complica mais.

A `Dungeon" une a galera. :hmmm:

Pedroplanes
Contato:

Mensagem#39 » 15 Abr 2012, 13:12

em determinados momentos ao longo da campanha foi preciso planejar "ramificações" na estrutura principal.

Ou seja, a aplicação da "regra de ouroi" quanto a linearidade certo?
Quase um "enredo linear" em um mundo aberto não é?

Uma "dungeon" a céu aberto?
No caso de se manter uma linha de enredo pré-definida, não há mesmo o que fazer.

Já aprendi isto no passado quando uma decisão de jogador faz com que aquela pilha de mapas e fichas preparadas fiquem no esquecimento.
:haha:
Andando e rolando dados.
http://blogdoandarilho.blog.uol.com.br/

Zen-monge

Mensagem#40 » 16 Abr 2012, 14:47

Meu sonho como jogador:

Imagem

DragonSun
Contato:

Mensagem#41 » 23 Abr 2012, 23:54

Rapaz, o allef deve ter isto aí no original.
:laugh:

E quem não ia curtir isso hein?

martivir thurirl

Leprechau

Mensagem#42 » 27 Abr 2012, 02:24

É o que deveriam mestrar nos eventos era isto: história do D&D. Porque têm cada mestre perdido em seus "cenários próprios" que dá dó.

Own_mystical

Mensagem#43 » 29 Abr 2012, 17:36

Leprechau os mestres de eventos curtem levar suas criações para ter a chance de apresentar algo seu sabe? Algumas são legais e funcionam como aventuras prontas porque só os "donos" sabem os detalhes. E quando bem narradas ficam show. Alguns caras capricham nos detalhes. Lembro de uma RPGCON destas da vida lá em Sampa onde um mestre (acho até que do Rio) levou uma mega cenário pronto até com o cenário montado. Fez super sucesso mas o mestre era bom pacas e parecia um ator.

Acho que para quem joga Vampiro, Lobisomem, estas coisas, os jogos são naturalmente abertos.

Bozo

Mensagem#44 » 30 Abr 2012, 11:58

Eu vi este cara, Acho que é o Franzen do Rio.

Tutubarão
Contato:

Mensagem#45 » 30 Abr 2012, 23:00

O que não pode rolar é a aventura tipo ficar para sempre em uma masmorra, castelo, sei lá uma coisa mais fechada. Os jogadores ficam muito presos a estas criações.
O que eu mais gosto é poder as vezes descobrir terrenos e cenários, especialmente os que eu não conheço bem. Nos jogos de Vampiro em cenários baseados em cidades a descoberta constante é uma das coisas mais legais do jogo.
Eu prefiro assim do que tipo, criar um personagem que saiba tudo de uma cidade e tenha nascido onde o jogo aconteça. Prefiro a descoberta constante.

Voltar para “Dicas & Ideias”