O que mais irrita como são narrados cenários prontos

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

Yoda

Re: O que mais irrita como são narrados cenários prontos

Mensagem#181 » 28 Jun 2013, 11:12

É verdade joão. Undermountain é aquele exemplo máximo de masmorra onde o improvável dá de cara com o invorossímil. Mas se der tudo certo, mestres e jogadores engolem.

:sobrancelha:

Pedroplanes
Contato:

Mensagem#182 » 30 Jun 2013, 11:45

Criem caras.
Produtos independentes. O futuro está nisso, acreditem.
Andando e rolando dados.
http://blogdoandarilho.blog.uol.com.br/

Digimundo

Mensagem#183 » 30 Jun 2013, 23:30

E a gratuidade vai reinar,
Já canto isto a algum tempo. Só as mega editoras com seus cards viciantes ficam.

Yoda

Mensagem#184 » 01 Jul 2013, 16:15

Eu queria MESMOOOOOOOO ver um UNDERMOUNTAIN clássico na EIRPG nos moldes daquelas aventuras montadas coma plasticidade profi do Alexandre Franzen do Rio.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#185 » 02 Jul 2013, 10:53

Eu tô mestrando uma espécie de undermountain pra Frida, ah, mas ela não sabe, espero que não leia.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Yoda

Mensagem#186 » 02 Jul 2013, 10:56

Putz que maneiro. Se não me engano o allef certa vez contou que nos primórdios do rpg você chegava a mestrar IUndermountain em eventos e convenções com todos os mapas e tal. Pô cara, precoce!

Em Star Wars há uma galeria abandonada que pode ser usada neste estilo.
Me deu idéias...

TimeMaster

Mensagem#187 » 02 Jul 2013, 11:04

E no caso de vocês, que mestram desta forma, pensam naquela famosa questão de "o que os monstros estão fazendo aqui?"?
Tipo... vivem do que? Estão querendo o que?
Ou simplismente abrem portas e pou! Sem maiores explicações?

Os seus jogadores exigem coesão? Razão? Racionalidade nas paradas?

Own_mystical

Mensagem#188 » 02 Jul 2013, 14:40

Se eu colocar um Kobol do nada na minha mesa de jogo ganho coquinho.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#189 » 09 Jul 2013, 10:58

É legal sim, mas se demorar muito tempo numa dungeon e os personagens não estiverem preparados para ela, seja psicologicamente, ou fisicamente mesmo com equipamentos e tal, não vai dar certo, tem gente que odeia dungeons longas porque você meio que fica de saco cheio, entra em sala, sai de sala, mata orc, mata drow, tem gente que não curte muito isso, eu tento colocar coisas que façam valer a pena, não só tesouros, mas pessoas para serem resgatadas, segredos a serem descobertos, e desafios que não sejam apenas armadilhas pra usar perícias e resistências para sobrepujar.

Ah, e eu consigo mestrar dungeon e criar situações na hora, tipo ele entra numa sala e no momento que eles entram eu já visualizo tudo e vou descrevendo, é como se eu entrasse com eles na sala e tudo se materializasse naquele momento, então vou anotando coisas importantes para caso eles voltem lá. Como um baú que não foi aberto, qual é o propósito daquela sala, tento sempre dependendo da dungeon criar coisas plausíveis, como uma sala dormitório, com móveis encontrados normalmente num dormitório e tal, e sempre deixo algo interessante a vista, e algo mais interessante ainda escondido.

E evito fazer isso sempre, assim como botar muitas passagens secretas, senão toda hora eles ficam procurando e muito tempo se perde. Evito encher de armadilhas também, porque senão fica algo meio surreal, pois como é que as pessoas ou criaturas iriam andar por ali com segurança?

Evito inclusive encher de criaturas também, porque é um saco um combate a cada sala ou corredor, se for o caso de ter, tento colocar a maioria delas num só local, como uma ou mais salas dormitório, ou num grande salão de alimentação ou treinamento, ou algo do tipo, que seja possível ser contornado.

Outra coisa é que tento deixar eles terem opção de incluir um ou mais NPCs, e tento sempre manter um clima de que eles não são muito confiáveis, e ao menos um deles geralmente tento fazer com que pareça ser totalmente confiável, mas no fundo não é, usando inclusive magia para esconder suas reais intenções, mas sem que isso fique muito escrachado.

Tento incluir inimigos que eles não vão destruir totalmente, e que irão voltar num futuro não muito distante. Mas que eles consigam dessa vez destruir, porque inimigos muito recorrentes podem ser muito chatos, mas as vezes são interessantes, resta sondar o que os jogadores estão achando, Vampiros são muito usados para isso, mas podem encher a paciência.

Não boto os jogadores na merda logo de cara, deixo eles terem um gostinho de vitória inicial, como achar um tesouro interessante, mas quando eles acharem que está terminando, aí sim incluo-os na intriga principal do motivo de estarem naquele lugar, muitas vezes eles acham que estão lá por acaso, mas na verdade não. Eles muitas vezes caem numa dungeon por vontade própria, e quando isso não acontece, e é importante pra história da aventura e campanha que eles passem por ela, jogo eles lá por acaso, sem que isso pareça ter sido forçado.

A Frida por exemplo só entrou na Dungeon porque estava fugindo dos orcs, e não estava tendo muito sucesso a céu aberto, o mais engraçado é que lá é o covil deles, e ela acabou de descobrir isso. Embora a maioria deles esteja numa incursão contra outra tribo de orcs, ainda há muitos por lá protegendo o local, porém eles na verdade são dominados por Drows, que os escravizaram. Os Drows nas minhas campanhas tem um papel importante, e são muito utilizados, pois são uma raça extremamente inteligente e estão por toda Faerûn.

Coloco muitas guerras e guerrilhas, principalmente envolvendo Drows, orcs e até Devoradores de Mente e porque não Dragões? Já fiz Drows dominarem por um tempo algumas cidades importantes, como Sengault, porém raramente dura muito esse domínio, mesmo que os personagens não façam nada para ajudar e fujam com o rabo entre as pernas, como já ocorreu.

Gosto de dungeons, porque elas restringem as ações do jogadores, muitas vezes evito deixar que eles tenham fácil acesso a teleporte, somente portais, que eu controlo.

Comida é sempre importante, eles podem morrer de fome se não se prepararem, já vi muito personagem tendo que torcer o nariz de nojo se vendo obrigado a comer comida de ogros.

Tudo tem que fazer sentido, já fiz algo como uma ilha de Lost, mas tudo que aparecia por lá fazia algum sentido, podia não fazer inicialmente, mas fazia com que eles descobrissem a motivação para a maioria das coisas. Como uma pirohidra, que dois foram verificar se realmente existia na ilha, e somente um voltou para contar a história, ele descobriu que a hidra não só morava lá, como já havia esgotado a caça do local, e pelo que ele pode entender ela não morava lá há muito tempo, pois ali era uma ilha era muito utilizada por embarcações para suprir recursos, como alimentos e água. Eles haviam sido avisados sobre ela, e avisaram para evitar a ilha, mas a curiosidade foi mais forte.

Digimundo

Mensagem#190 » 09 Jul 2013, 17:14

Hummm.... sua namorada entra em uma Dungeon repleta de ORCS mas naquele MOMENTO eles estavam em uma incursão a outro lugar.. hummm..... sei.... :wub:

Bem, heheheheehe
Acho que sua linha lógica de atuação com a questão é correta,

É legal sim, mas se demorar muito tempo numa dungeon e os personagens não estiverem preparados para ela, seja psicologicamente, ou fisicamente mesmo com equipamentos e tal, não vai dar certo, tem gente que odeia dungeons longas porque você meio que fica de saco cheio, entra em sala, sai de sala, mata orc, mata drow, tem gente que não curte muito isso, eu tento colocar coisas que façam valer a pena, não só tesouros, mas pessoas para serem resgatadas, segredos a serem descobertos, e desafios que não sejam apenas armadilhas pra usar perícias e resistências para sobrepujar.

Sim mas eu acho que tudo, tudo mesmo depende do talento do mestre e da narrativa do cara. Quanto mais talentoso o cara for mais incrível serão os desdobramentos disto.
Eu mesmo confesso, não tenho talento para tais situações e nem paciência para engatinhar nisto.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#191 » 09 Jul 2013, 17:37

A maioria dos orcs estão sim em outro local, e isso faz parte do plot dessa aventura. Eles vivem em guerra, são 3 clãs. Um mais forte que o outro. Não vou revelar no momento detalhes do plot, mas esses clãs são até conhecidos em Faerûn, na ambientação oficial.
Digi, isso se consegue com o tempo, talento é algo que eu realmente creio ser uma habilidade adquirida, alguns tem facilidade, mas nada que muito treino não resolva.

Kelzan

Mensagem#192 » 09 Jul 2013, 17:40

Olha lá rapá... acho que treino não adianta não.... conheço cada peça teimosa.... :hmmm:

Trogo

Mensagem#193 » 10 Jul 2013, 12:44

Pensando aqui com meus jogadores, uma coisa que irrita para colocarem aí na lista: AUSÊNCIA DE NOVOS LANÇAMENTO. Upgrades.

Bozo

Mensagem#194 » 10 Jul 2013, 16:13

Do cenário que VOCÊ CURTE nè?
heheheheheehe

Porque os mesmos estão sempre por aí...

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#195 » 16 Jul 2013, 12:54

Será Kelzan? Não sei... Tem gente que não tem capacidade alguma para certas coisas, mas como elas se propõem a fazer isso, acabam conseguindo, se isso é um Dom de qualquer forma, eu não sei, acho que falta dedicação de alguns e ajuda dos amigos para direcionar o narrador quando ele está vacilando em alguma um mais questões.

Allef é um que está sempre se renovando, ele ouve nossas reclamações, de cara ele finge ignorar, mas aos poucos notamos mudanças, e na maioria são muito bem vindas.

Antigamente a gente comprava ou adquiria um item mágico e ele não durava muito na nossa mão, agora podemos mantê-los em nossa posse por mais tempo...
Mesmo que não usemos tanto quanto poderíamos... :frenzied:

Eu tenho uma besta leve, que é mágica, já estou com ela um faz algumas boas sessões, e nunca a usei. Espero não precisar usá-la mesmo.
Uma coisa que acho legal é o narrador mudar o cenário pronto, para os espertinhos não ficarem adivinhando o que vai ocorrer na mesa e estragar a surpresa.

Voltar para “Dicas & Ideias”