Sistemas mais jogados?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

Nerun

Sistemas mais jogados?

Mensagem#1 » 20 Mai 2012, 02:45

Pessoal,

Vocês que costumam ver as coisas por aí, frequentar eventos e tal, saberiam me dizer se:

1. O triunvirato D&D, GURPS e Storyteller ainda são os mais jogados no Brasil?

2. Vocês acham que os sistemas d20 (3.0, 3.5 e 3.75 da vida) vão cair em desuso e ser substituído pelo D&D 4?

3. O pessoal ainda joga o antigo Storyteller ou já está migrando pro novo Storytelling?

4. Como estão os eventos de RPG, o que a galera tem jogado?

Curiosidade mesmo. Sinto falta daquelas pesquisas divulgadas pela Dragão Brasil sobre as mesas de RPG nos eventos... Queria saber como está o mercado hoje. Entraram muitas novas pequenas editoras publicando material de qualidade. Queria saber como está a preferência do público.

Abraços,
Obrigado.

Advogado de Regras

Re: Sistemas mais jogados?

Mensagem#2 » 20 Mai 2012, 10:01

Não faço a menor ideia quanto ao Brasil, mas:

1. GURPS nunca foi um campeão de vendas, seja aqui, seja nos EUA. Ele é um RPG que agrada um nicho pequeno de jogadores.

2. Não. Segundo a IcV2, Pathfinder teve vendas superiores a D&D 4e por ao menos 3 trimestres de 2011 - sem relatórios ainda de 2012.

3. Nos EUA, a migração para Storytelling ocorreu, mas nunca alcançou níveis de venda similares aos dos Anos 90 (e o impacto dos jogos de Vampire feitos pela Troika). Teoricamente, o carro-chefe de vendas da White Wolf é Exalted (no IcV2, Exalted está incluso no World of Darkness).

4. Deixo para outrém.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Yeti

Mensagem#3 » 20 Mai 2012, 14:07

Opa Nerun, bem a meu ver:

Aparentemente sim, mas creio que há mais um segmento de jogadores mais experientes ligados a eles.
Recentemente Tormenta parece ganhar terreno.

2. Vocês acham que os sistemas d20 (3.0, 3.5 e 3.75 da vida) vão cair em desuso e ser substituído pelo D&D 4?
Não. Acho que o 3.5 continuará sendo o mais jogado.
Talvez se os jogadores que não aceitaram a 4.0 curtirem a nova proposta, teremos uma maior migração do 3.5 para o Next. Só o tempo d
irá.

3. O pessoal ainda joga o antigo Storyteller ou já está migrando pro novo Storytelling?
Aí é meio difícil de se mapear aqui no Brasil.Tendo a Gencon como bom mapeador a migração ocorreu mas nada será como a década de 90 mesmo.

Acompanhando o que o pessoal relata dos maiores eventos e mais regulares, como o de Brasilia, Os de Sampa, os do Rio, Pará, Recife e tal, vemos que o D&D e o D20 estão bem presentes.

TimeMaster

Mensagem#4 » 20 Mai 2012, 14:52

Nerun, vez ou outra tem umas pessoas fazendo e passando questionarios na web mas acho os eventos a grande medida.
Alias todos eles.

1. Olha o D&D é o maior mesmo. É só olhar as mesas a disposição em eventos e olhar as mesas da IERPG para ver que ele está em grande parte delas. Até o AD&D havia lá em 2011.

2. Pelo 4.0? Nada! Não foi e passou longe rapaz. Por isso os caras correram atrás de uma novidade e apresentam agora dia 24 o D&D NEXT. No Brasil grande parte dos grupos usa material do 3.0/3.5

3. Bem, se o `pessoal" for o daqui do Brasil nem sei porque nem vejo novos grupos por aí. Os grupos agarrados no ST parecem também usar velhos livros. A migração acho até que é mais aceita mas não sei se há alguma representatividade em números.

4. D&D, Os indies brasucas da moda, d20, Pathfinder, Star Wars, ... é só olhar as listas que estes eventos dispõe de vez em quando.
Sempre vejo aqui na spell mesmo - http://www.spell.net.br/portal/eventos/131-rpg.html

Eu curto D&D. Mas já passei por Gurps e Shadowrun.

Erick-Ruivo

Mensagem#5 » 20 Mai 2012, 16:57

É Nerun, muitos se perguntam com as mesmas indagações que você.

Também vou na onda dos que acreditam que sim. E também acho que especialmente GURPS E ST estão nas mãos dos caras que jogam a alguns anos. A manutenção do que praticam a algum tempo.

Não. Quem tinha que jogar e entrar na 4.0 já o fez.

Pelo que vemos de amigos e lemos por aí, a maioria parece ainda estar no velho ST.

São, com excessão da EIRPG, eventos de abnegados que reúnem os caras das redondezas.

É isso que vejo por aí.

Hibernando

Mensagem#6 » 21 Mai 2012, 21:07

Olha nunca me pareceu diferente. as vezes surge uma onda com os RPGs mais indies mas eu acho particularmente que a galera testa por curiosidade e logo retoma a "vida normal" do vicio de sempre. :roll:

Joaosacs

Mensagem#7 » 22 Mai 2012, 14:33

Olha Nerun, vou te dizer o que eu posso imaginar é que o D&D não interessa que versão é o que manda.

Quanto ao restante, não me sinto a vontade para opinar nem com achismos.

JacareTroll

Mensagem#8 » 24 Mai 2012, 23:37

Alguém realmente ainda joga Vampiro?

:hum:

SherlockHammer

Mensagem#9 » 30 Mai 2012, 21:34

Elementar meus caros que D&D é e será o mais jogado.
E agora com mais uma edição então..

Vai continuar dando de goleada.
A sedução da fantasia + Caverna do Dragão + Conan.. etc... estará eternamente conosco...

MumiaAnciã

Mensagem#10 » 31 Mai 2012, 00:22

Lembrou bem, afinal temos centenas de referências em nossas mentes desde pequenos....

Isto explica muita coisa.

Voltar para “Dicas & Ideias”