Blogs de RPG: Como fazê-los sedutores?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

FoxMountain

Blogs de RPG: Como fazê-los sedutores?

Mensagem#1 » 09 Jan 2013, 09:43

Tá a questão é a seguinte:

Existem dezenas de `blogs` de RPG no Brasil. Os autores se viram para tentar escrever o melhor possível e dar qualidade a suas criações.
Claro que meio que já se conhece os que se esforçam mais e tal, mas o que me incomoda um pouco e que, apesar de todos os esforços, percebe-se que poucas pessoas lêem mesmo os textos que se produz.

Alguns escrevem tratados sobre assuntos diversos: "Construindo personagens em grupo", "Aventuras solitárias", "Usando regras da casa", etc...

Mas na boa, quase ninguém lê e tampouco comenta.
Algumas listas de discussão viram quase que lamentos disfarçados em "convites" {Jabá} sobre o "artigo do momento" nestes espaços.
Dá pena até.

E estes caras, os blogueiros (no qual ainda não me incluo justamente por ainda estar avaliando esta inserção) são claramente muito mais produtivos, ativos, engrandecedores do que as panelinhas que cheiram seus rabos em grupos pequenos de discussão na internet, disfarçados de "sites" ou "listas". Afinal boa parte destes blogueiros são os caras que realmente produzem e contribuem para o cenário do RPG no país.

A questão então é: O que fazer? Como talvez tentar tornar mais sedutor estes redutos?
E eles são válidos ao menos como fomentadores de discussão? Pontos de referência de que algo está andando em relação ao tema e ao passatempo? Ou as facilidades de acesso a ferramenats digitais são tão vastas que acabam banalizando estes espaços?

Pensemos....

Digimundo

Re: Blogs de RPG: Como fazê-los sedutores?

Mensagem#2 » 09 Jan 2013, 10:12

Olha raposa é bastante coisa para se pensar mesmo.
Mas no geral vejo que muitos destes blogs são mais desabafos ou projetos pessoais, meio que para satisfação própria dos autores que para qualquer outra coisa. Nem há muita expectativa em relação nada salvo um ou dois (mesmo) caras que ficam lembrando que existem coisas como `Top alguma coisa na net` na tentativa de ganhar alguma notoriedade.

Os nomes consolidados são os mesmos a anos.
O que eu acho que têm fucnionado mesmo são os videos e audios. Na onda do nercast muita gente tenta a carona.
O problema é que também há os que ficam mal na fita e soma mais um tiro no pé do universo rpgista. Têm uns "videocasts" por aí que só não dá para rir porque rola meio que uma vergomnha alheia saca? :laugh:

FocaBranca

Mensagem#3 » 09 Jan 2013, 11:06

Recentemente o melhor é ver os títulos dos "artigos" quando buscamos novidades no RPGBlogs (idéia genial aliás). Os RPGISTAS estão se virando em criatividade para assuntos mil em busca de algo.
Enquanto as editoras não lançam nada de notícia nova. :ops:

Leprechau

Mensagem#4 » 09 Jan 2013, 16:02

Os RPGISTAS estão se virando em criatividade para assuntos mil em busca de algo.

Cara tá demais. Impagável.

Trogo

Mensagem#5 » 09 Jan 2013, 16:06

É rapaz não é tarefa fácil e mole não; queimar a mufa para pensar em assuntos legais e tal, e depois ainda ter que ler um ou outro comentário bobo e raso só para sacanear?

Ok.. bem vindo ao mundo dos nerds frustados do RPG! QUAUQUAUQUAUQUAUQUAUQUAUQUAUQAUQUAUA.

Eu acho que o negócio é se unir, se juntar a nego competente e talentoso. Aí estes videos toscos ficam com cara profi ou quase. Ou ao menos legais em sua realidade.
Tanta gente vai parar na TV assim....

Own_mystical

Mensagem#6 » 09 Jan 2013, 16:42

Na boa? Nos blogs você não é atacado por uma galerinha babac*** assim que entra na panelinha deles.
(Vide por aí) ^_^

Acho legal escrever e tentar alcançar alguém.
Se isso for feito com competência melhor ainda. Mas é só perceber quem ajuda no que. Há anos conhecemos figurinhas que não fazem p*** nenhuma pelo rpg a não ser pentelhar em fóruns e listas por aí.
E os blogs estão deixando isto a cada dia mai9s claro. Acho que este divisão por si só é boa demais.

De um lado uma força motivadora e transformadora (na medida em que faz, cria, escreve e gera movimento) e do outro os estagnários que batem cabeça um no outro (tipo irmãos rola-pedra da HB)

E o tempo passa e eles ficam a cada dia no ostracismo. Amo isto pois afasta o nefasto.
E a cada ano surgem mais caras criando rpgs com ajuda de editoras competentes cheias de gente "old school".

Darwin vivinho no rpg.

Gomora

Mensagem#7 » 09 Jan 2013, 16:51

Vou opinar porque acho este assunto bem legal na medida em que deve ajudar as pessoas a:

- ter mais qualidade quando resolver abrir um blog
- lembrar que há comprometimento envolvido
- ter cuidado com visual e ortografia
- não apenas copiar o que há por aí mas sim ter opinião própria
- procurar fazer contato com editoras, autores, escritores, etc afim de ter algo realmente novo para mostrar
- não achar que os leitores são semi mongóis
- respeitar opiniões e escolhas de terceiros
- juntar-se sim a outros blogueiros em vez de ficar cada um achando que é um Paulo Coelho

Bem eu penso em abrir algo relacionando RPG e literatura mas ainda estou na fase de pesquisa.

EagleSky

Mensagem#8 » 10 Jan 2013, 11:05

Boas lembranças mesmo Gomora. Ainda há uma certa necessidade destes blogueiros em poder olhar suas criações e dizer "é meu".

Raconn

Mensagem#9 » 10 Jan 2013, 16:05

Não sei se há uma fórmula para isso não.
Eu acho que escrever mesmo já é legal pacas e quanto mais gente estiver nesta vibe melhor será.

O negócio é preencher espaços mas também vejo que este questão da liberdade geral permitida pela democratização das ferramentas é fod*** uma vez que necessita de "qualidade" para que as coisas não virem monstruosidades ridículas.

Recentemente passei mal com algumas coisas trashs demais na rede.
Uns caras são até bem intencionados mas é visível que não podem ser culpabilizados porque o talento falta mesmo. :haha:
Alguém precisa é afastar os caras das ferramentas, sei lá, uma opinião super sincera,

Yoda

Mensagem#10 » 10 Jan 2013, 16:10

O probçema é que na ausência de matérias novas os caras começam a criar factóides e ressuscitar boatos.
:hmmm:

Digimundo

Mensagem#11 » 10 Jan 2013, 16:55

Seguir os títulos mais conhecidos é uma saída.
Assim ao menos a leitura mais intensa sempre será feita. O que eu acho que não funciona direito é criar textos longos sobre assuntos aleatórios muito loucos saca?
Nego não lê! Dá só um puta trabalho ao autor.

Leprechau

Mensagem#12 » 11 Jan 2013, 08:38

Blogs dão trabaio pacas.
E só mesmo a paixão e a dedicação por um tema sedutor ao cara pessoalmente pode fazer com que eles se mantenham porque todo mundo só joga contra.

Hibernando

Mensagem#13 » 11 Jan 2013, 09:12

Eu leio quase tudo dos blogs mas não até o fim. Vejo o título (no blogsrpg) e se ele me chamar a atenção dou uma olhadela.
E eu pesno sim no trabalho que a pessoa teve. Sei lá meio que dando uma moral sabe?
Acho muito bom as pessoas fazerem várias coisas ao menos tempo.

Digimundo

Mensagem#14 » 11 Jan 2013, 10:47

Por isso escrevi sobre o trabalhão que dá;
e acho que salvo os caras que escrevem sobre as próprias criações (business) , o negócio é escrever algo que AJUDE de verdade os jogadores de sistemas chaves. Diquinhas e `observações" sobre pensamentos pessoais não adiantam muito.
O que o povo quer são classes, regrinhas fáceis, tabelinhas... praxis!

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#15 » 11 Jan 2013, 11:07

Faz sentido o que diz Digi... Eu creio que algo além disso não passa de um diário de cadeado com chave, onde você escreve suas experiências rpgísticas.

Manter um blog não é fácil não, por isso estaremos abertos a convocar colunistas assim que lançarmos o blog em wordpress.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Voltar para “Dicas & Ideias”