Como manter uma CAMPANHA VIVA por tantos anos?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

Advogado de Regras

Re: Como manter uma CAMPANHA VIVA por tantos anos?

Mensagem#106 » 03 Jun 2013, 21:36

Nada me tira da cabeça que esta bolha é sustendada pelo amigo-do-amigo-do-amigo.
Não há espaço na verdadeira legião de RPGHIstas brasileiros para estes títulos novos se sustentarem.

Eu acho difícil mensurar a veracidade ou não disso, mas é difícil acreditar que isso valha para as principais fontes de Indie RPGs, que são os EUA e Inglaterra (que é o que realmente me interessa). Sem contar que o financiamento coletivo já é usado por figurões como a Onyx Path (White Wolf), Paizo (para um MMORPG) e a Malhavoc (Monte Cook), incluindo artistas como Gerard Brom e Larry Elmore.

Não acho que acabará.
O conceito equivocado de que seria engolido, semelhante aos alardes dos livros eletrônicos, não encontra eco na realidade.
Que por vezes engole as estatísticas realistas demais.

Note que ninguém afirmou que vai acabar - só que possivelmente diminuirá de tamanho depois do boom dos anos 2000.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Own_mystical

Mensagem#107 » 05 Jun 2013, 09:01

Não se trata de mensurar eu acho mas de observação mesmo. Estamos falando de Brasil ok? O que eu vejo por aí é isso mesmo. Uma gente amiga comprando o que o amigo faz. E só.
Na boa... não há mesas regulares de nenhum rpgindie.

Trogo

Mensagem#108 » 05 Jun 2013, 12:12

Estamos falando de nosa realidade brasileira aqui, certo?
Neste caso.... eu infelizmente também acho que estamos fadados a linha retrô nas mesas.

Meio parecido com o que ocorre com os boardgames onde só há nerdão casado jogando.

Advogado de Regras

Mensagem#109 » 05 Jun 2013, 20:20

Estamos falando de nosa realidade brasileira aqui, certo?

Que não me interessa muito.

Na boa... não há mesas regulares de nenhum rpgindie.

E você escreve isso baseado em qual universo amostral? Eu não faço ideia das vendas da Secular Games, da Retropunk e da Redbox, mas parecem ter sido ao menos constantes para justificar o ritmo constante de lançamentos.

Sem contrar que muitos RPGs Indies não se baseiam na ideia de "Campanha Constante" - a menos que seja jogado na sua versão Pulp, um personagem não dura muito em Trail of Cthulhu. O mesmo vale para Shotgun Diaries. O grau imenso de letalidade de duelos faz Blood&Honor não ser muito amigável a jogos longos (embora isso não seja um problema, porque o foco do sistema é no Clã, não no Personagem).

Meio parecido com o que ocorre com os boardgames onde só há nerdão casado jogando.

Well, nos EUA boargamens estão passando por um revival devido ao sucesso dos Eurogames - a ponto que até a WIzards of the Coast voltou a investir neles.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

EagleSky

Mensagem#110 » 05 Jun 2013, 23:46

E você escreve isso baseado em qual universo amostral? Eu não faço ideia das vendas da Secular Games, da Retropunk e da Redbox, mas parecem ter sido ao menos constantes para justificar o ritmo constante de lançamentos.

O que não garante em NADA que alguém os joga.
Não consigo ver isto também.

Zen-monge

Mensagem#111 » 06 Jun 2013, 11:30

Esta idéia do amigo do amigo é verdade sim.

Nas redes sociais vemos os amigos com a seguinte operação iniciada:

O AUTOR

1, Faz Jabá do sistema/título nas listas, blogs e foruns
2. Inicia o financiamento coletivo
3. Pede a todos que ajudem na divulgação e vai aumentando e melhorando as recompensas conforme o avanço do financiamento
4. Lança o produto e agradece

OS JOGADORES/ CONSUMIDORES

1. Adoram a idéia apresentada e fazem festa
2. Divulgam e torcem (contra no sapatinho e abertamente na parceria)
3. Compram ao menos o menor valor para ajudar no processo. Já está ficando "feio` não ajudar.
4. Prometem que vão jogar.
5. Os mais parceiros resenham e postam fotos.
6. Jogam com os amiogos uma ou duas sessões (ou algumas em eventos)
7. Prateleira

E todos , ou a maioria está agarrada a seus D&Ds , GURPS, STAR WARS, STORYTTLERS ou Tormenta (em segredo)

Trogo

Mensagem#112 » 07 Jun 2013, 12:23

Zen,.... muito bom
hehehehehehehehehhehehehhehehehe

:victory:

Own_mystical

Mensagem#113 » 07 Jun 2013, 18:33

Perfeito.
:linguinha:

Joaosacs

Mensagem#114 » 09 Jun 2013, 14:22

Zen, eu sou destes que compra e coleciona.
A diferença é que eu sei disto.
huuhauhauhauhauhauhauhauhauhauh

Não há como jogar 10 % do eu lançam atualmente.
Com qualidade né?

Nighwalker
Contato:

Mensagem#115 » 10 Jun 2013, 08:47

Zen eu acredito que esta força que se iniciou emsmo em 2011 após a Feira Independente na RPGCON veio para dar este alívio aos jogadores brasileiros. No fundo era uma carência absurda e antiga baseada na falta de respeito que editoras comoa DEVIR por anos teve com os RPGistas.
Com o tempo alguns caras perceberam que poderiam lançar mais coisas, como o Little. Agora veremos até quando o mercado se sustenta.

Digimundo

Mensagem#116 » 10 Jul 2013, 18:08

E vai ser difícil.... enquanto esta onda dos amigos ajudar, vamos vendo.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#117 » 16 Jul 2013, 12:36

É bem assim mesmo Zen, disse tudo.
Eu mesmo me sinto exatamente desta forma. É difícil se desprender de suas raízes.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

EagleSky

Mensagem#118 » 16 Jul 2013, 13:12

Vamos atentar ao que foi visto nas mesas da EIRPG. Aposto que vai reproduzir o que estamos aqui dizendo.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#119 » 17 Jul 2013, 10:01

De certa forma sim, eu fiquei impressionado como muito dos jogadores mais novos, que começaram jogando D&D 4th e Tormenta, só sabem rolar dados...
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Yoda

Mensagem#120 » 17 Jul 2013, 11:08

Mais será que Tormenta e títulos assim têm mesmo haver com isso?
Há campanhas longas de Tormenta em andamento. Algumas, de acordo com o fórum da Jambô possuem quase a idade do título.
Não seria como sempre enfocamos, coisa do mestre?
:hmmm:

Voltar para “Dicas & Ideias”