O RPG está renovando seus jogadores?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

FoxMountain

O RPG está renovando seus jogadores?

Mensagem#1 » 01 Jul 2013, 12:22

Bem , observando muito do que se ocmenta tanto aqui como em outras listas e grupos uma coisa nos parece acontecer: Não há renovação de jogadores.

Usando a fala fácil de que somente os amigos dos amigos compram o que as editoras nem-tão-indies-mais-assim publicam, alguém realmente vê molecotes ou pré-adolescentes jogando RPG?

E se os vêem, em que sistemas?
Mães e pais sabem o quanto isto é bem melhor do que apenas deixar o moleque em frente a TV?

Acho que nos eventos como a EIRPG podemos ter uma maior clareza de quem está jogando o que. Assim, sei lá, podemos pensar em uma estratégia correta para divulgar ainda mais o hobbie.

O RPG de mesa está morrendo com a geração que o joga de verdade?

Abcs

Trogo

Re: O RPG está renovando seus jogadores?

Mensagem#2 » 01 Jul 2013, 12:29

Já levantei esta bola e eu acho infelizmente que não.
Só há marmanjo nos eventos e ao redor das mesas.
O RPG de mesa me parece estar entrando no ciclo dos OLDs Hobbies, aquelas coisas que como o "carteado" da vovó vão ficar no tempo, prescritos a quem só os tinha como oppção maior.

Hoje tá foda com os gráficos hiperrealistas.
Se encontrar cm fichas, dados, mesa... tá ficando retrô. Será?

:hmmm:

Yoda

Mensagem#3 » 01 Jul 2013, 16:19

Não pelo que eu também vejo.
Nas Dungeons da vida só têm nego casado e com filho. (exagero mode on)
Mas caras entrem nas páginas destas associações e vejam por si só.
Tá triste mesmo isso.

Tentei chamar meu sobrinho-primo de 14 anos para Star Wars Saga.
O moleque nem piscou de interesse. Perguntou logo se era MMORPG.
PQP!!! Sith da porra.

DragonSun
Contato:

Mensagem#4 » 01 Jul 2013, 17:31

O que fazer para seduzir a molecada?
Tentei também colocar dois de 13 e 16 anos na mesa de DragonAge. Com todo a parafernália que ajuda a estes moleques a curtirem. Dragões, espadas e raios. E não durou duas sessões.

Tá difícil mesmo.
Já disse ao capitão que este ano me rpontifico a ajudar a um levantamento estatístico lá na EIRPG.

Vamos ver o que dá para fazer.

martivir thurirl

Nighwalker
Contato:

Mensagem#5 » 01 Jul 2013, 22:49

Difícil mesmo observar esta mudança e esta renovação. Nem tinha pensado muito nisto.
O que é uma pena certo?
Caraca... e o que esperar então daqui a 10 anos?
:blink:

Trogo

Mensagem#6 » 02 Jul 2013, 10:31

Daqui a 10 anos teremos uma geração cansada e já com muita dificuldade de jogar.
Certo mesmo só a campanha do Allef no asilo. :roll:

Se as pessoas não estiverem migradoi de vez para mesas 3d e holográficas, teremos alguns roots jogando tabuleiros antigos. Sertá a linha retrô do RPG.
Meio os ATARIs Conquests de hoje.

taverneiro

Mensagem#7 » 03 Jul 2013, 22:08

Eu prefiro ter uma visão mais otimista. Venho presenciando uma mudança na forma que jogos de RPG são feitos. Olhando titulos como Fate Core, Honor & Blood, Violentina e Terra Devastada (além do vindouro I Am Zombie) nota-se um desprendimento do RPG nas suas origens e o motivo disso deveria ser mais óbvio.

A razão é: tudo que RPGs tradicionais fazem, um video-game faz melhor. Não adianta. Pra que gastar tanto tempo em um sistema que busca explicar os pormenores do meu universo imaginário. Peso de armas? Danos específicos? Por que eu tenho que lembrar que uma espada vai causar menos dano em um esqueleto?

Muitos vão levantar a questão da experiência social do RPG, mas mesmo assim não é o suficiente. Este benefício é algo visível somente por quem vivenciou diversas partidas de RPG. Não é algo que se veja com poucas partidas. Portanto o RPG deve prender seu publico inicialmente por outra razão. Para tanto, o RPG deveria se diferenciar como jogo e parar de tentar bater de frente com video-games.

Ou seja: acho que o futuro é o oposto do que se tentou fazer com o D&D 4E. Acredito que o RPG deva focar no aspecto narrativo, oferecendo sistemas que façam a ligação entre a tradição da narrativa com os elementos de jogos de mesa, sem grandes traumas. Que se tire o peso dos ombros do Mestre de Jogos, que se exija menos preparação e que parem de tentar explicar a "física" do universo imaginário. Essas coisas não tem mais espaço hoje.

Se o publico vai ser grande o suficiente para justificar uma GenCon nos EUA ou um EIRPG por aqui, eu acho que não. Mas pensem bem: joga-se xadrez até hoje, e nenhum dos jogadores se preocupa se algum grande evento vai sustentar o hobby dele.

Gostaria de acreditar que "pequenas grandes editoras" como a RedBox, Retropunk, EvilHat são o futuro. Feita por players para os players. As facilidades tecnologicas estão aqui para ficar e apoiar empreendimentos de nicho e que os reais amantes de jogo nos presenteiem com seus jogos. Todos os nomes que eu citei aqui são excelentes títulos e vieram para ficar.
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll

DragonSun
Contato:

Mensagem#8 » 04 Jul 2013, 10:59

Mas a questão aqui é SE O PÚBLICO ESTÁ SENDO RENOVADO nas gerações mais novas caras.
Moleques de 13 - 17 anos JOGAM RPG DE MESA?

Alguém vê mesmo isso?

martivir thurirl

taverneiro

Mensagem#9 » 04 Jul 2013, 11:47

Alguém vê mesmo isso?

Sim, eu vejo. Aqui na cidade em que eu moro tem uma gibiteca com encontro local. Aparece uma molecada. Mas nao é D&D que eles estão jogando. Mesmo assim o número é pequeno e o encolhimento do nosso hobby é um fato.

E, parando para pensar, nem mesmo eu aguento mais o RPG tradicional, onde tudo vai para a mão do mestre e tem uma quantidade absurda de modificadores.
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll

JacareTroll

Mensagem#10 » 05 Jul 2013, 17:35

Onde você mora e o que esta galerinha está jogando?

Trogo

Mensagem#11 » 08 Jul 2013, 09:51

Em rápida conversa com os parceiros neste fim de semana, uma observação direta: Ninguém viu adolescentes jogando mais.
Nem em casa, na família, no bairro.

DragonSun
Contato:

Mensagem#12 » 09 Jul 2013, 00:09

Vou fotografar TODAS AS MESAS NOS EVENTOS.
Vocês verão.

:bwaha:

martivir thurirl

Leprechau

Mensagem#13 » 10 Jul 2013, 16:19

Apenas um exercício: Vejam a cara dos pais de família que comentam algo como o fim de Dragonslayer no site da JambÔ.
Na boa, em breve só coroas jogando.

http://jamboeditora.com.br/1617/a-busca ... r-perdida/

UHhuahuahuahuahuauhauhauhauhahua

EagleSky

Mensagem#14 » 10 Jul 2013, 20:37

A razão é: tudo que RPGs tradicionais fazem, um video-game faz melhor.

Não vejo Mesmo isto.
Realmente não acredito em nada neste sentido e acho que o RPG de mesa é muito mais sedutor que o eletrônico PARA pessoas mais velhas e experientes.
Claro que os mais novos, não acham.... hihihihihihihihihhihiii

ArqueiroVerde
Contato:

Mensagem#15 » 11 Jul 2013, 12:10

SÃO COISAS BEM DIFERENTES PELAMORDEDEUS.

Se bem que a 4.0 é parecida.. quaquauquauquauquuauquauquauqa
:sparta:

Voltar para “Dicas & Ideias”