O RPG está renovando seus jogadores?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

Digimundo

Re: O RPG está renovando seus jogadores?

Mensagem#46 » 28 Jul 2013, 08:34

E ainda mais, não há pelo que parece novos grupos dispostos ajudar neste sentido.
O que vemos muito por ai sao grupos de jogos on line, em suas tosqueiras dentro de PBFs.

FocaBranca

Mensagem#47 » 30 Jul 2013, 08:22

Imagino que eventos como a WRPG e a EORPG servem direitnho para tal certo?
O que se percebeu? Vai haver alguma estratégia? O Greg, o gringo, falou algo neste sentido?
Eu queria saber como a mamãe Wizards está olhando isso.
:blink:

Joaosacs

Mensagem#48 » 30 Jul 2013, 16:47

Boa.... porque este público deve estar na cabeça dele$$$$$$$$

:hum:

Bozo

Mensagem#49 » 30 Jul 2013, 21:49

A renovação acontece no mundo eletrônico.
Veremos o que a Wizards aprontará.
:triste:

Own_mystical

Mensagem#50 » 31 Jul 2013, 12:04

Uma coisa que todo deveriamos fazer era mestrar para grupos novos, de carinhas novos.
Um mutirao de incentivo ao Hobbie, desde que acreditemos mesmo nele.

Para quem vai nestes eventos regulares acho que isto0 deveria ser obrigação.
As editoras estão super felizes neste movimento e querem mais é ver as coisas funcionando assim.

Não sei como as ediotras grandes estão vendo esta questão, de como trazer gente nova (na casa dos 13 - 17 anos) para as mesas.
Até mais novos.

Até mesmo porque estamos atravessando um momento excelente dos BoardGames.

Digimundo

Mensagem#51 » 31 Jul 2013, 17:08

O RPG só renovará seus fás se acompanhar as transformações do planeta.
Ou seja, se "eletronificar" as coisas.
Isto é preciso ser entendido.

Infelizmente para alguns. Mas necessário.

Tutubarão
Contato:

Mensagem#52 » 03 Ago 2013, 13:29

Então chegamos alue NÃO, não está HAVENDO RENOVAÇÃO certo?
E o que fazer?
Ou é preciso fazer?
Nade com os tubarões, se for apenas um deles.

Own_mystical

Mensagem#53 » 04 Ago 2013, 22:12

Uma das coisas que terá que ser pensada é a utilização de ferramentas eletrônicas e APPS no RPG.
É questão de sobrevivência mesmo.
Não dá mais para manter aplicativos longe.

Seja para construir personagens, ajudar em rodadas de combate, sei lá;

Trogo

Mensagem#54 » 06 Ago 2013, 17:56

Tutubarão, chego a cada dia a conclusão de que realmente é preciso aproximar com os aplicativos eletrônicos.
Não gosto a idéia mas é preciso costume.
Acho que apenas o tempo vai nos dizer e mostrar de forma natural até.

FocaBranca

Mensagem#55 » 06 Ago 2013, 20:44

Uma coisa a se fazer é levar e convidar novatos para as reuniões dos velhos marmanjos.
Ou seja, levar novatos aos eventos. O que eu acho um saco é aquela velha fórmula de só se jogar entre velhos conhecidos, meio que cão correndo atrás do rabo e não adianta de nada para as novas gerações.

Zumbiwalker

Mensagem#56 » 07 Ago 2013, 10:37

Esse trabalho de catequizar (no bom sentido) é o que mais me parece faltar aos caras que organizam estes eventos regulares país afora. O que mais me parece é só a reunião dos mesmos caras de sempre, um grupo de amigos que só vai envelhecendo.
Pode até manter a chama acesa dentro destes segmentos mas não ajuda muito a divulgar nada, certo?

Até mesmo as compras que se realiza em eventos como a EIRPG e a WRPGFest mais me parece estar ligada a curiosidade do que a realidade da renovação necessária.

Em todos os lugares isto está visível, nas listas, blogs e eventos.
Eu prevejo um muro de lamentações de velhos senhores fantasiosos em seus mundinhos coloridos.
Estou quebrando a cabeça para tentar mudar algo. Tenho medaço deste panorama.

Kalladeron

Mensagem#57 » 07 Ago 2013, 18:30

Eu vejo isto como um conjunto de pequenos problemas, não tem um único motivo e pelo contato que eu tenho com alguns rpgistas de fora do Brasil esse problema de "renovação" não parece ser exclusivamente nosso.

De cara o que vejo que nos falta é um pouco de união, e boa vontade, para mudar certas coisas. Adoramos bater no peito dizendo que apoaiamos alguma coisa, mas no fim poucos fazem algo. Não dá para esperar que os "grandes" façam alguma coisa quando os "pequenos" não estão com muita vontade de cooperar. :laugh:

Eu acredito que o RPG já deu bons passos em termos tecnológicos, hoje em dia o contato consegue ser bem mais fácil do que há alguns anos atrás. Atrair em definitivo que talvez seja o problema, vi alguns tópicos no rpg.net (o internacional) de pessoas relatando como o rpg mudou ao longo dos anos e em termos pessoais a maioria dizia que hoje não tem a mesma disposição para aprender um sistema pesado, por isto estavam migrando para sistemas mais leves, mas não necessáriamente simplórios) ou permanecendo alguma versão de um sistema mais pesado e ignorando parcialmente as mudanças de edições.

EagleSky

Mensagem#58 » 07 Ago 2013, 21:26

Kalladeron, vejo que acaba de chegar, vai lá no quem é vc e se apresente.

Bem, quem seriam os grandes e pequenos? Se isto se refere a empresas, ora, atualmente o RPG só está sendo renovado diante do que os "novos" andam fazendo, ou seja, o que os indies andam criando.

E lembre-se de que tentar comparar a realidade do rpg lá fora, seja nos EUA ou Europa com o que se vive aqui leva ao erro ok? São anos luz de distância.

Kalladeron

Mensagem#59 » 07 Ago 2013, 22:53

Opa!

Na verdade eu sou um pouco antigo aqui na spell, acho que os posts que eu fiz há um tempão atrás desapareceram, de qualquer forma acabei ficando um tempo fora dos fóruns brasileiros. :)

Eu me expressei mal com relação aos "grandes" e "pequenos". Não estava me referindo necessariamente a empresas, mas aqueles que tomam iniciativas para fazer algo e aqueles que apoiam. É fato que hoje temos bem mais empresas do que tínhamos há cinco anos atrás, mas sempre tenho aquela sensação de que estou vendo os mesmos rostos/nomes na maioria dos encontros que eu vou. O que tornar a situação um pouco complexa é que não temos dados muitos concretos sobre a nossa realidade (me lembro de ter visto algumas iniciativas para um "censo", mas nunca vi os resultados), talvez até estejamos nos renovando, mas acabamos não tendo esta percepção justamente porque estamos sempre atentos aos rostos conhecidos.

Em termos de produção, estamos de fato bem atrás dos EUA ou da Europa, mas parece que em termos de renovação a sensação do envelhecimento é bem similar. Vira e mexe surge algum tópico do rpg.net sobre este assunto.

Joaosacs

Mensagem#60 » 08 Ago 2013, 01:13

Talvez veja os mesmos rostos (e são mesmo) porque esta é a galera que cresceu dentro do RPG brasileiros e que hoje faz algo de novo, tenta ao menos e luta para manter o hobbie.
A questão é exatamente esta levantada aqui no post, ou seja, há gente NOVA na questão?
Onde estão os moleques novatos?

Voltar para “Dicas & Ideias”