Tablet ou Livros?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico, ou se aplicam a vários sistemas.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Tablet ou Livros?

Mensagem#1 » 03 Jul 2013, 10:13

Vocês que são espertos me digam: Tablet ou livro físico?

Eu não tenho tablet, nem laptop, mas uso o meu computador quando vou mestrar para consultar algumas coisas, e mostrar alguns mapas e figuras aos jogadores, pra isso uso a minha TV conectada ao PC.

Então ontem e hoje conversei com alguns amigos e eles levantaram uma questão, será que não seria melhor ter um tablet na mesa? Preferencialmente um pra cada jogador? Se isso fosse possível, cada um poderia ter uma versão de sua ficha e livros em formato digital.

Encontrar informações poderia ser facilitado caso os livros tenham OCR (Reconhecimento ótico de caracteres), assim com uma simples busca é possível encontrar uma magia, ou descrição de uma perícia.

Porém nem todo mundo tem dinheiro pra comprar um tablet, um simples tá entre R$ 200 e R$ 400.

Será que vale a pena? Sem saudosismos, pois sei que muitos vão dizer que é muito melhor folhear um livro, e tal. Porém isso é discutível, embora possa ter um fundo de razão, afinal nem todos os livros tem OCR, como o Livro do Mestre D&D 3.5.

O importante é listar os prós e contras e ver se vale a pena o investimento, se valer, pretendo pegar meu primeiro tablet, e pretendo estimular que meus jogadores também peguem, nem que seja um baratinho, como esses:

http://www.netserv19.com/ecommerce_site ... -Wifi-e-3G
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ghz-3g-_JM

Se for considerar dinheiro, e não contando com a pirataria (e se você já tiver um livro pode muito bem ter a versão scanneada dele, é só você mesmo digitalizar, embora sei que poucos se dariam ao trabalho podendo baixar no 4shared), um livro em PDF é muito mais barato que um livro impresso, e se alguém resolve migrar pra futura versão do D&D, e queira comprar tudo que sair de livro em PDF (creio que a WotC vai entrar de vez na era digital), vai com certeza sobrar grana pra comprar um IPad ou um Samsung Galaxy Tab com a grana que irá economizar só comprando material digital.

Se for considerar Usabilidade, livros são muito bons, mas nem todo mundo sabe encontrar rapidamente uma informação, mesmo usando índice, e conheço muita gente que nem sabe usar o índice, prefere procurar, procurar e procurar até não encontrar. Com o tempo qualquer um pode até decorar onde é a página de tal magia (conheço um cara que dorme com o Livro do Jogador em baixo do travesseiro), porém isso não serve para todos, agora encontrar uma informação num livro digital é muito mais rápido, mesmo que o livro digital não esteja aberto (foi tempo que um leitor de pdf demorava séculos pra abrir um arquivo).

Se for considerar Disponibilidade, um livro pode não estar facilmente ao seu alcance, você pode ter emprestado para algum amigo, ou ele pode ter rasgado alguma página, ou a versão dele pode estar desatualizada. E você não pode fazer nada em relação a isso, já um livro digital você pode sempre que quiser dar um jeito de ter a versão digital mais atual, ou mesmo a errata, e ele nunca vai rasgar, ou ficar "emprestado" com um amigo (para sempre).

Se for considerar Leitura, ler num tablet não depende nem da luz ambiente, e você pode colocar o tamanho que quiser do texto. Já no livro não temos nada disso, mas dizem que a vista cansa ao ler muito tempo num tablet, desconheço esse problema, mas como os livros são somente para consulta, e ninguém irá ficar lendo toda vida durante uma sessão de RPG, serve bem para sua função mais importante, que é a boa leitura.

Atualmente chegamos a 9 milhões de pessoas lendo livros digitais só no Brasil. Então isso parece ser realmente uma tendência. Resta saber se o investimento realmente vale a pena. Como eu estou montando um grupo que é praticamente de novatos e a maioria é gente bem jovem (abaixo dos 30 anos), então não creio que haverá algum problema de rejeição da ideia, porém com certeza será algo gradativo.

E será que isso serve para todas as mesas?

Uma coisa que não troco por nada é o uso de dados físicos, disso não abro mão!
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
Yoda
Mensagens: 532

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#2 » 03 Jul 2013, 12:09

Claro que a mobilidade é muito mais dinâmica em meios eletrônicos.

Mas os livros são essênciais nas mesas. E eu ainda tenho a impressão que para certas consultas são mais rápidos.

Avatar do usuário
Frida_RPG
Mensagens: 11

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#3 » 03 Jul 2013, 12:33

Eu acho melhor os livros... Mas talvez o tablet seja o futuro mesmo. Pois diminui o espaço na mesa, ao invés de 3 livros ou mais. E concordo que procurar no livro seja mais rápido. :)

É isso. ^_^
"Quero que a estrada venha sempre até você
E que o vento esteja sempre a seu favor
Quero que haja sempre uma cerveja em sua mão
E que esteja ao seu lado, seu grande amor"

Avatar do usuário
Goukar
Mensagens: 24

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#4 » 03 Jul 2013, 15:05

Nunca se vendeu tantos livros no mundo.
Apesar de pregarem o contrário, a chefada dos e-books nada alterou.

http://acortedoslivros.blogspot.com.br/ ... -bate.html

Aliás, acho que a impessoalidade de se usar somente estes tablets não ajuda.

Avatar do usuário
taverneiro
Mensagens: 65

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#5 » 03 Jul 2013, 18:43

Eu importei um livro em uma loja especializada de RPG. Apesar dos caras fazerem um bom trabalho, por algum motivo, o livro ficou preso no aeroporto e não chegou na loja. Tive que cancelar a compra. Meses depois comprei o mesmo livro em PDF e tenho ele em três aparelhos: meu Laptop, smartphone e e-reader. Sem burocracia, entrega imediata, mais barato e posso ler onde quiser.

Desde então só compro PDF, é bem mais prático para quem curte RPG importado. Tablets (ou seu equivalente daqui a alguns anos) serão o futuro? Creio que sim.

Agora, o que eu prefiro? Não sei, os dois lados possuem vantagens e desvantagens.

Mas para mim está claro que o livro eletronico precisa ser mais bem feito. Por que não figuras animadas? Sons? Disposição do texto que facilite a leitura no visor? Se querem inovar, eu realmente espero que as editoras façam algo a mais do que simplesmente me apresentar um texto que eu poderia ler no papel.

E esse lance de DRM é um lixo, me prende a ter o livro em UM único aparelho, mas nao pensam que: o aparelho pode quebrar, eu posso querer ler em outro lugar com outro dispositivo. Afinal, eu levo um livro tranquilamente no EIRPG num trem ou metrô que eu sei que o bandido vagabundo nao vai dar bola pra ele. Mas um tablet? Nem a pau.

Essa privação/limitação imposta sobre um arquivo virtual que é MEU (afinal, eu comprei) me enfurece. Por conta deste detalhe eu fico com o livro impresso, obrigado.
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#6 » 04 Jul 2013, 09:15

Bem vindo de volta taverneiro!
Eu já sofri isso que você passou e sei bem como é complicado.
O livro eletrônico pode e deve ter recursos extras, como sumário (atalhos), ser OCR, estar atualizado, e compatível com diferentes dispositivos, não exigindo nenhum aplicativo obscuro para visualizá-lo.
DRM é um saco mesmo, mas nunca esbarrei nesse problema.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
Own_mystical
Mensagens: 448

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#7 » 04 Jul 2013, 09:39

Tablets deveriam , quando baratearem claro, ser usados nas mesas como apêndicas aos jogadores; uma forma de se guardar fichas, detalhes importantes, etc...

E eu acho que o uso deles deveria ser restrito pelo mestre. Eu explico..
No mundo de hoje onde tudo está na internet, as vezes antes mesmo de existir oficialmente, os jogadores podem ficar buscando informações meta jogo que acabem influenciando os desdobramentos. Mesmo que o grupo seja experiente e tal, há sempre a possibilidade de termos que lidar com os chamados espertinhos.

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#8 » 04 Jul 2013, 09:43

Hum, então, é só o narrador esperto se ligar nos jogadores espertinhos e mandar eles desligarem wifi e 3g. Até porque o bom é fazer isso mesmo pra bateria durar mais.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
Raconn
Mensagens: 198

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#9 » 04 Jul 2013, 10:02

Nem jogador meu pode sequer estar com celular ou outros dispositivos em mesa durante o jogo. É antes de tudo questão de respeito com os demais.

O uso de tablets, lap tops, etc... me parece mais aquelas composições de cenas nerds horrorosas que vemos no Facebook como uma idéia errada de "estarmos descolados e antenados". Fica sim ridículo com aqueles pançudos com caras de nerd atrás de suas maquininhas estilizadas.

RPG DE MESA é o que o nome já diz cacete! Tradição é aquilo, mesas com livros, fichas, dados, minis espalhados.

Acho que mestyres devem usar ferramentas que facilitem a rapidez na fluidez dos atos e ações e aí imagens e textos múltiplos com consulta rápida fazem todo sentido. Talvez sim, com o tempo os aparelinhos digis acabem tomando a smesas mas com estas caracteristicas lembradas ai acima. Com movimento e som, porque estático por estático, não compensa.

Talvez quando batarear mesmo, seja algo mais diário. Um exercício normal, mas estou com esta visão mostrada ai acima. O E-book não vingou porque o ser humando possui relações de afeto com os livros. Há vários estudos na área aliás. N~çao sou especialista para ficar aqui dando alter ego de filósofo de fórum ou de face porque isto é chato para caralho (colem aqui uma figura de papel de carta fofinho com uns dizeres famosos colados)

Não acredito que estas ferramentas subsituam livros nas mesas mesmo.

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#10 » 04 Jul 2013, 11:08

Raconn... Tipo isso?

http://flyinghelmetgames.com/eonaltar/

Eu creio que realmente o uso de ferramentas tem que vir pra somar, então o bom senso sempre tem que falar mais alto, mas acho besteira se prender ao passado apenas porque é mais cult, ou algo do tipo, talvez ainda não seja o momento de passar a usar tablet ao invés do papel, afinal nem sempre os jogadores poderão andar com tablets dentro de suas mochilas, e aí podem acabar sem ficha se não existir uma versão impressa. Fora que anotar coisas na ficha é mais rápido que num tablet, mas em se tratando de livros, acho que é muito legal quando o tablet tem uma tela de pelo menos 10", já manuseei alguns e a leitura é muito boa mesmo, existem tablets até com 12 polegadas, são muito legais, mas são maior que isso vira um trambolhão.

Na mesa de jogo ter pelo menos um tablet, nas mãos do mestre, ao meu ver não gera um problema, pelo contrário, se possível pode ser uma mão na roda, você pode consolidar informações: livros, fichas de npcs, notas, mapas, imagens e etc, em um espaço contido e controlado pelo mestre. Já geral de tablet não sei se é o ideal mesmo, pelo menos não na cultura atual.

Pesquisei casos de uso de tablets e em sua maioria apontam para o Ipad 2 como o melhor na mesa de jogo. E inclusive na busca de informações, quem usa tablet encontra mais rapidamente. Indicam também o uso de Dropbox caso queira armazenar mais do que 16gb de informações, além de permitir o uso compartilhado entre todos dessas informações num lugar centralizado.

Vejam essas páginas:
http://www.story-games.com/forums/discu ... -a-game/p1
http://forum.rpg.net/showthread.php?613 ... droid-iPad
http://forum.rpg.net/showthread.php?623 ... n-the-ipad
http://forum.rpg.net/showthread.php?600 ... on-Tablets
http://www.rpgblog2.com/2011/07/using-t ... -pdfs.html
http://pieterzen.blogspot.com.br/2011/0 ... aming.html
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
Guilhotina
Mensagens: 56

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#11 » 04 Jul 2013, 11:17

A questão é essa ai mesmo.
Funcional x Só legal

Usar tablets ás beça porque é só mais legal? Pô... na boa, passa.
Eu uso um IPad para mestrar porque ele me dá livros para caraio que eu não tenho e sói.

Mas não temos ainda um sistema de busca eficiente que agregue todo o material entendem?

É mais rápido mesmo usar papel, e ainda mais legal também. Não vejo mesmo nada haver com ser cult ou se prender ao passado. é só mesmo funcionalidade;

Tablets só servem para ajudar a organizar conteúdo grande comm são usados em universidade. São bibliotecas de bolso.
Eu ainda acho trash aquelas pessoas batendo foto com tablets na rua. quauquauquauquauuquauquauquauquauqa. :duh:

Nas mesas aionda parece meio... sei lá.. forçado demais.
Fichas são rápidas e eficientes.

Computadores ligados em TVs são legais para mostrar lugares, gravuras, criatiras, cenários.. etc.

Por mim é ainda por aí.
[i]“as pálpebras e os lábios… moveram-se em
contrações rítmicas irregulares por cerca de cinco ou seis segundos”[/i]
[b]Gabriel Beaurieux - Médico Francês[/b]
Testemunhando a degola de Charlotte Corday, executada pela guilhotina pelo assassinato de Jean-Paul Marat em julho de 1793.

Avatar do usuário
taverneiro
Mensagens: 65

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#12 » 04 Jul 2013, 12:00

Bem vindo de volta taverneiro!

Valeu cara, é bom voltar a jogar RPG tbm (to sem namorada agora! :dança: ).

Bom, uma coisa interessante aconteceu aqui. A discussão começou com a pergunta "livros ou tablets", mas é impossível mencionar tablets sem mencionar os recursos multimídia que ele pode oferecer. Ou seja é bem mais que só um gadget pra estocar seus PDFs. Usar tablet permite que você coloque sons, imagens e até vídeos em jogo. Você não precisa de um aplicativo que faça isso: um navegador tipo safari ou chrome é o suficiente.

Então, acho que esse é o futuro sim. Se a tecnologia está ali dando sopa, vamos usá-la. Eu não proíbo celulares na mesa de jogo, desde que eles usem isso para o jogo. Jogamos FATE por aqui e é praticamente impossível encontrar dados Fudge no Brasil, então temos um aplicativo que simula a jogada de dados deste tipo. Cada um tem ele instalado no seu smartphone e todos levam à mesa. Isso é sensacional, digo... em outros tempos a falta de dados podia até ser um impedimento para um jogo.

Então, concluindo o que eu quero dizer: talvez tablets tenham sua utilidade em jogo se eles forem corretamente explorados. O PDF, por si só é apenas um dos recursos. Para a maioria das pessoas que eu conversei só o PDF não é um substituto "digno" do livro impresso (talvez eu concorde com isso), mas quando se coloca outros recursos ae a praticidade do tablet é inegavel.
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll

Avatar do usuário
Leprechau
Mensagens: 151

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#13 » 05 Jul 2013, 14:18

Aplicatico0s que simule jogadas de dados parece mesmo legal SE os dados forem impossíveis de se achar porque na minha visão são aprte essêncial de um jogo de RPG.

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#14 » 05 Jul 2013, 14:37

Sei como é isso Taverneiro, lembro que fiquei alguns meses jogando eu várias mesas pra "aproveitar" a vida de solteiro...

São sim Leprechau, eu inclusive amo meus dados, nunca deixaria de usá-los a não ser que não estivessem por perto, o que acho difícil, pois muitas vezes já mantenho um set de dados na mochila. ;)
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
EagleSky
Mensagens: 187

Re: Tablet ou Livros?

Mensagem#15 » 05 Jul 2013, 15:13

Fica muito difícil imaginar uma mesa de RPG sem os dados físicos. Controverso isto? Sei não...

No fundo não acho que isto seja realmente importante pois nem vejo como não usar. Acho mesmo tosco jogar sem eles.
Usar rolagens de internet é frio demais e até desproposital salvo jogos em sistema PBF ou na ausência total de dados físicos.

Mas hoje em dia sei lá, nem se o cara morar no Nepal.

Não acho legal mesmo não usá-los.
E fico nesta linha ae de que tables e afins servem para guardar conteúdo.

Voltar para “Dicas & Ideias”

Quem está online

Usuários neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes