Inteligência e Sabedoria

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

Jones

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#1 » 20 Dez 2007, 13:34

É o seguinte pessoal, em termos de interpretação, como seia a atitude de um personagem que possuem Inteligência 25 e Sabedoria 10?

^^ vlw

CF
Contato:

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#2 » 20 Dez 2007, 13:38

Alguém que acumulou conhecimentos além do que qualquer reles humano seria capaz de compreender. Mas que é tão sagaz quanto qualquer outra pessoa.

É bem aquela pessoa que você acha que não tem muito senso prático. Não porque ela tenha mesmo. Mas ela é tão inteligente que você simplesmente esperaria uma maior esperteza por parte dela.

Pelo menos é como eu imagino.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org

WillDice

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#3 » 20 Dez 2007, 13:42

Jones escreveu:É o seguinte pessoal, em termos de interpretação, como seia a atitude de um personagem que possuem Inteligência 25 e Sabedoria 10?

...

Seria diferente de acordo com o histórico e experiências vividas, como acontece com uma pessoa real. Ele nasceu de uma família rica ou pobre? Como eram seus pais? Como é a cultura do seu país/reino/região natal? Aliás, já que é D&D, qual a raça dele, humano, elfo, anão, tiefling, elan, gigante das nuvens, centauro meio-dragão dourado? Etc, etc, etc.
Imagem

Jones

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#4 » 20 Dez 2007, 13:46

Bom, esse personagem é um Ladino, a raça é o Duende... uma raça que colocamos no cenário proprios que jogamos, nasceu em uma cidade grande, em uma familia digamos de classe média... mas depois acabou que vivendo a maior parte da sua vida sozinho, bom essa é a base, mexe com tecnologia, esse tipo de coisa.

Deicide
Contato:

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#5 » 20 Dez 2007, 13:56

COmo disseram aí, ele é Inteligente. Faz cálculos rápido, lembra-se facilmente das coisas, guarda informação facilmente, sabe aplicar lógica para definir resultados.

Mas seu bom senso e percepção não são superiores ao da média. Ele não é especialmente perceptível, nem cauteloso, nem para muito para pensar antes de agir. Ele pode ter idéias extremamente complexas, mas nem sempre pára para avaliar todas as conseqüências.

Eu gosto muito de uma comparação que tinha no velho Dragon Quest:
"Inteligência te diz que um dragão é perigoso"
"Sabedoria te diz que lutar com um dragão não é uma boa idéia".

Em outras palavras, a Inteligência faz seu cara entender bem as coisas, mas a Sabedoria é que vai dizer se ele sabe avaliar as conseqüências de seus atos.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Jones

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#6 » 20 Dez 2007, 14:01

Bom vlw pessoal... eu tava fanzendo desse jeito que vocês explicaram mesmo, Brigadão

ShinRyuu
Contato:

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#7 » 20 Dez 2007, 15:29

Mas com sabedoria 10 ela serah meio lerdinha. Digamos que ela demora pra juntar 2+2 e chegar a 4, mas ela chega e não erra a resposta no caminho! Ela pode ter dificuldades em explicar aos outros, mas eh capaz de aprender coisas e, com o devido tempo, deduzir coisas que estão além da compreensão de pessoas comuns.

Sabedoria 10 não é lerdo, é comum. Acho justamente o contrário sobre a velocidade do cálculo: ele é resolvido em uma fração mínima de segundo, assim que o personagem bate o olho na operação. Se vacilar, consegue fazer cálculo diferencial e integral de cabeça em menos de um minuto. Sabedoria 10 não indica vantagem nem prejuízo em nada.

Agora, realmente, é difícil imaginar uma pessoa com Int 25 e Sab 10. Na vida real, geralmente existe uma proporção razoável entre as duas habilidades. Pra mim é mais fácil imaginar Int 16 com Sab 6, que é aquele verme de livros com grande raciocínio lógico, memória e capacidade de associação, mas que é tão distraído que não lembra onde largou os óculos, capaz até mesmo de estar com eles na face e pensar que os perdeu. E, quando você faz uma pergunta a ele, ele é capaz de divagar sobre os mais variados assuntos relacionados e não se dar conta que não respondeu a pergunta que foi feita. Outro exemplo típico é o cara se perder em um projeto complicadíssimo, que está fazendo com o objetivo de realizar o próprio projeto, sem nem considerar qual será a sua utilidade real e as consequências do seu uso.

Cak

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#8 » 20 Dez 2007, 15:34

Cara sabedoria não tem anda haver com o nome. Tá muito mais pra percepção do que sabedoria. Belo trabalho de tradução hein!!!
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.

Deicide
Contato:

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#9 » 20 Dez 2007, 16:04

Wisdom = Sabedoria.
Não tem erro de tradução aí não.

E Sabedoria engloba Percepção no sistema d20, mas não se resume a percepção. Envolve bom senso, atenção, instinto, autocontrole, compostura, foco, moderação e praticidade.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Cak

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#10 » 20 Dez 2007, 16:30

Qu são todas formas de percepção(tirando o auto-contole talvez). Mas ainda sim, o que tem haver sabedoria com atenção??? Com bom-senso???

Obrigado por me corrigir.

Deicide
Contato:

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#11 » 20 Dez 2007, 16:44

Cak escreveu:Qu são todas formas de percepção(tirando o auto-contole talvez). Mas ainda sim, o que tem haver sabedoria com atenção??? Com bom-senso???

Obrigado por me corrigir.

Pode-se dizer que Sabedoria é capacidade de parar, prestar atenção no ambiente, analizar tudo isso e só então chegar a conclusões. Logo, envolve:

- Atenção: Como você tem maior costume de analizar a situação antes de agir, você aprende a dar mais atenção às coisas. Sua atenção se torna mais natural e ágil como conseqüência.

- Bom-Senso: Se você para e presta atenção antes de agir, isso ajuda a tomar melhores decisões, pois você deixa de lado a impaciência e a impulsividade.

- Auto-Controle: Como você costuma analizar melhor antes de agir, significa que dá menos atenção a seus impulsos e tende a questiona-los mais.

Bom, essas são minhas interpretações. No texto oficial:

Wisdom describes a character’s willpower, common sense, perception, and intuition. While Intelligence represents one’s ability to analyze information, Wisdom represents being in tune with and aware of one’s surroundings. Wisdom is the most important ability for clerics and druids, and it is also important for paladins and rangers. If you want your character to have acute senses, put a high score in Wisdom. Every creature has a Wisdom score.

Traduzindo: Sabedoria representa a força de vontade, bom senso, percepção e intuição de um personagem. Enquanto Inteligência representa sua habilidade de analizar informação, Sabedoria representa estar em contato com e consciente do ambiente ao redor. Sabedoria é a habilidade mais importante para clérigos e druidas, e é também importante para paladinos e rangers. Se você quer que seu personagem tenha sentidos aguçados, ponha um alto valor em Sabedoria. Toda criatura tem um nível de Sabedoria.

(Nota: Outra interpretação é que o "Sexto Sentido", que representa nosso bom senso e intuição, é um sentido como outro qualquer. Logo, se você quiser interpretar Sabedoria como Percepção, tem que levar em conta também o "sexto sentido")

CF
Contato:

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#12 » 20 Dez 2007, 18:10

Eu resumo isso que o Deicide disse (muito bem dito, por sinal) como "sagacidade". Aliás, para mim este poderia ser o nome do atributo. É um erro, ao meu ver, da própria Wizards, a tradução não está errada.

Acho que um bom exemplo de arquétipo de alta inteligência e baixa saberia é o do cientista maluco. Ele tem uma incrível capacidade de raciocínio. A "fraqueza" dele está mais no senso prático mesmo. Pense nas engenhocas dos gnomos. Elas são bons exemplos de como uma mente extremamente inteligente mas não tão sagaz funcionaria.

Claro. Sabedoria 10 é a média humana. Não deveria ser fraca. Mas eu acho que o jogador poderia interpretar como se fosse um pouco abaixo da média para dar maior destaque à disparidade dos dois atributos. Obviamente, se o jogador não quiser, não precisa.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org

Cak

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#13 » 20 Dez 2007, 18:43

Locke Winchester escreveu:Como assim, o que tem a ver sabedoria com bom senso?

O que é sabedoria pra ti?

Bom vou pegar o conceito da wikipéia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabedoria

Está relacionada, mas não seria exatamente sabedoria. Seria uma espécie de percepção, de analisar uma situação e agir de acordo.

Mas vou dizer porque eu teimo com isso: porque no começo eu tinha uam visão meio equivocada sobre esse atributo justamente por causa do nome.

Cak

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#14 » 20 Dez 2007, 18:55

Difere um pouquinho sim. Porque bom senso sempre vai estar atrelhado a um senso comum(óbvio) e nem sempre esse senso comum será o correto, logo não seria algo sábio.

Fëanor

Inteligência e Sabedoria

Mensagem#15 » 21 Dez 2007, 14:05

Digamos que com inteligência absurda e sabedoria proxima a 1, o cara seria um daqueles supergenios autistas.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com

Voltar para “Dungeons & Dragons”