[OGL] Old Dragon

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

sarego

Re: [OGL] Old Dragon

Mensagem#271 » 11 Mar 2012, 15:12

Oi Gente,

Além de ficar sem tempo estou há 40 dias sem computador, hehehee.

Como vcs perguntaram sobre o que vem por aí, recomendo ficarem de olho na nossa página de acompanhamento dos nossos projetos. Alí vcs tem conhecimento sobre tudo no que estamos trabalhando e as datas prováveis

Ela fica na nossa página inicial, na parte de baixo do site: http://redboxeditora.com.br/

Nosso próximo lançamento é o Space Dragon, que já está engatilhado pro próximo mês.

Abraços e obrigadão pelos elogios e pela força que vcs tem dado à Redbox!
Venda de livros semi-novos (aceitamos todos os cartões de crédito) http://goo.gl/dBM49

Lojinha do OD, dados importados, miniaturas e toda a linha de jogos Old Dragon: http://loja.olddragon.com.br/

Own_mystical

Mensagem#272 » 11 Mar 2012, 16:28

Valeu POP.

Leprechau

Mensagem#273 » 12 Mar 2012, 00:30

Mais novidades?
Legaues demais!!!!
Allef!!! Captain!!! Idéias para promoção!!! :bwaha:

sarego

Mensagem#274 » 12 Mar 2012, 22:06

Ó um dos motivos da minha ausência forçada!

http://www.spell.net.br/portal/noticias ... ragon.html
Venda de livros semi-novos (aceitamos todos os cartões de crédito) http://goo.gl/dBM49

Lojinha do OD, dados importados, miniaturas e toda a linha de jogos Old Dragon: http://loja.olddragon.com.br/

Advogado de Regras

Mensagem#275 » 12 Mar 2012, 22:23

Como coloquei em alguma parte do tópico, meu interesse é bem pequeno em Old Dragon. Mas como um fã de ficção científica B e de Spelljammer, Space Dragon vai ter sua chance. Nem que seja só pela descrição que há ali. :b
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Yoda

Mensagem#276 » 12 Mar 2012, 22:30

Não preciso nem falar... o espaço... é tudo.
Viva OLDRAGON SPACE!

Hibernando

Mensagem#277 » 13 Mar 2012, 15:09

Li a chamada aqui na Spell e cara que capa maneiraça.
A arte é demais e as aventuras terão Lasers!!!

CaioRughar

Mensagem#278 » 13 Mar 2012, 18:46

POP, Um belo trabalho. Um toque realmente de saudade de Spelljammer com toques de sci-fi 60`.
Estou bem curioso e vou adquirir. Certamente será um belo pano de fundo para quem desejar fazer qualquer aventura neste sentido.
Uma idéia POP: Faça miniaturas sci-fi rapaz. Ou no estilo do título produzido.

Até mais,

ArqueiroVerde
Contato:

Mensagem#279 » 17 Mar 2012, 13:26

Sou bem ligado em sci-fi e vou dar uma bela olhada neste livro.

Nerun

Old Dragon, problemas na licença

Mensagem#280 » 17 Mar 2012, 15:12

Pessoal,

Estou trazendo uma discussão que criei nesse tópico para cá, é que o Moderador DragonSun recomendou botar aqui.

01) Nerun:
Acho que o Old Dragon não pode usar a licença Open Dragon (que é a CC BY-SA 3.0), somente a OGL:

2. The License: This License applies to any Open Game Content that contains a notice indicating that the Open Game Content may only be Used under and in terms of this License. You must affix such a notice to any Open Game Content that you Use. No terms may be added to or subtracted from this License except as described by the License itself. No other terms or conditions may be applied to any Open Game Content distributed using this License.

2. A Licença: Esta licença se aplica a qualquer Conteúdo de Jogo Aberto que contenha um aviso indicando que o Conteúdo de Jogo Aberto só pode ser usado sob abrigo e nos termos desta Licença. Você deve apor um aviso em qualquer Conteúdo de Jogo Aberto que você usar. Nenhum termo pode ser adicionado ou subtraído desta Licença, exceto conforme descrito pela própria licença. Não podem ser aplicados quaisquer outros termos ou condições a qualquer Conteúdo de Jogo Aberto distribuído usando esta licença.

O que vocês acham disso? Não me venham com "eles devem ter pensado nisso", porque nenhum escritor de RPG indie nesse país se preocupa muito com a lei. Vide 4D&T e os livros do Primeira Aventura que copiaram a OGL no final e esqueceram de atualizar o aviso de copyright no fim da licença.

02) Elven Paladin:
Provavelmente Old Dragon usa um dispositivo já usado por Pathfinder, que é lançar seu material (de Old Dragon) pela Open Game License e permitir que outros lancem algo anunciando sua compatibilidade com Old Dragon usando a Licensa Open Dragon. Eles usam a seção 7 da OGL que:

You agree not to indicate compatibility or co-adaptability with any Trademark or Registered Trademark in conjunction with a work containing Open Game Content except as expressly licensed in another, independent Agreement with the owner of such Trademark or Registered Trademark."

Dessa forma, se você quiser lançar algo e dizer "Isso é compatível com Old Dragon" (que é marca-proprietária dos seus autores), você usa a Licença Open Dragon. Os autores de Old Dragon não precisam cumprir a Licença Open Dragon porque já são donos de Open Dragon - que é publicado usando a OGL.

03) Nerun:
Infelizmente não. No site do Old Dragon eles dizem:

Como já dito e divulgado aos quatro ventos, o Old Dragon foi criado com a premissa de ser um jogo comunitário, ou seja, um jogo que além de ser tocado pelo seu grupo de autores, que abrigue os leitores, colaboradores e suas criações dentro do projeto.

Desta forma, fomos buscar na Creative Commons todo o aparato legal que precisávamos por questões simples. A CC é simples, de fácil entendimento para os leigos, gratuita e maleável o suficiente para que consiguíssemos uma licença que se encaixasse no projeto com perfeição! Veja abaixo a íntegra do texto da licença. É TUDO o que você precisa saber para criar seu material, seja ele gratuito ou não! Com o Open Dragon você:

E mais adiante:

P1: Open Dragon e Creative Commons são a mesma coisa?
R: Não. Open Dragon é como chamamos extra-oficialmente o fato de termos aberto do Old Dragon. A Creative commons foi a forma que usamos para fazer isso.

A licença foi usada para difundir as regras! Na OGL seção 1(g), USAR inclui criar material derivado e distribuir esse material. E na Seção 2 diz que só pode ser feito apenas pela OGL.

A única permissão de uso de logo e marcas é feito no FAQ do Open Dragon, no site deles.

Embora a CC BY-SA 3.0 permita usar outras licenças compatíveis, a OGL não permite!

Acho que eles deveriam tirar a CC BY-SA 3.0 de lá...

04) Elven Paladin:
Hum, parece um problema (ao menos para mim) para a RedBox. O engraçado que ao ver mais sobre o assunto, encontro esse texto, de sua autoria. Bom, isso é uma questão que entra na minha zona de POP (Problema de Outra Pessoa - retirado da série Mochileiro das Galáxias), mas fico curioso quanto ao resultado. E à parte da conversa, belo site. ;)

05) Nerun:
Valeu, eu perguntei aqui justamente por conta daquilo que escrevi no blog Fundação OGL Brasil que você citou.

Eu sou advogado e me interesso por esses problemas jurídicos. Perguntei porque queria saber a opinião de outras pessoas.

No texto que escrevi, eu achei a seguinte solução, se você realmente quer combinar as duas licenças:

1º) O que você definir na OGL como Identidade do Produto, não se submete às regras da OGL pois, segundo a OGL, continua sendo propriedade intelectual sem licenciamento.

2º) Portanto, defina TODAS as suas próprias alterações e adições como Identidade do Produto, deixando o que é puramente d20, aquilo que é exatamente igual ao SRD 3.5, como Conteúdo Aberto.

3º) Libere essa sua Identidade do Produto pela licença que você quiser.

Me parece o único jeito.

No caso do Old Dragon, eles disseram que tudo é Conteúdo Aberto, exceto logo e imagens. Daí que não seria possível aplicar a CC BY-SA 3.0 ou qualquer outra sobre esse Conteúdo Aberto.

Trogo

Mensagem#281 » 17 Mar 2012, 22:15

Rapaz já escreveu para o Mr. POP?
Se há alguém capaz de lhe explicar evitando os achismos é ele.

Nerun

Mensagem#282 » 18 Mar 2012, 21:17

Pra deixar vocês inteirados, o Mr. POP me deu a seguinte resposta por e-mail:
Olá Nerun,

Nosso entendimento é um pouco diferente do que vc apresenta e por um motivo simples.

Os termos que a CC apresenta não diferem em nada do apresentado pela OGL portanto não há "outros termos ou condições" que sejam novos aos da OGL.

O que a CC faz, e bem, e neste caso muito melhor para o entendimento didático (no caso do OD) do que a OGL é tornar as condições mais claras, simples e diretas.

Por fim também não entendemos que haja conflito, já que a CC usada não:

Adiciona nem subtrai termos: "Nenhum termo pode ser adicionado ou subtraído desta Licença, exceto conforme descrito pela própria licença".

Nem aplica novos termos e condições: "Não podem ser aplicados quaisquer outros termos ou condições a qualquer Conteúdo de Jogo Aberto distribuído usando esta licença."

Neste caso pelos motivos expostos acima e pensando única e exclusivamente na facilidade de entendimento (visto que a presença de ambas as licenças em conjunto não nos trás nenhum favorecimento ou prejuízo) do público em geral optamos por usar as duas pela ausência de concorrência entre elas.

Att,
Antonio

O que é uma excelente argumentação.

Na tese deles: não é nem adição nem subtração, nem outros termos. São praticamente os mesmos. Como não há dano real aos termos da OGL elas poderiam coexistir. Além disso ela explica melhor o que pode ser feito com o jogo.

Uma bela resposta. Estou satisfeito! :b

Não concordo muito, porque a CC BY-SA 3.0 também obriga a que qualquer Obra Derivada seja também compartilhada pela mesma licença. O que impede que uma criação sua sobre o Old Dragon (uma parte da Obra Derviada) possa ser designada como Identidade do Produto. E isso é subtrair direitos.

Mas enfim, a posição deles é agora bem mais defensável.

Gil-Galad

Mensagem#283 » 20 Mar 2012, 10:12

Cara, sem pre foi certo?
O Mr. POP sabe melhor do que ninguém o que anda fazendo. Aliás, muito bem.

Abcs,

Joaosacs

Mensagem#284 » 22 Mar 2012, 22:41

Eu hein. Não sei porque não tinha ido logo nele.
OLDDRAGON é maneiro demais. Tô esperando alguém fazer algo daquele jeito com aquela qualidade toda (minis, fichas, aventuras)

Own_mystical

Mensagem#285 » 24 Mar 2012, 22:54

Muito estranho mesmo.
Mas... bom que todos buscaram suas dúvidas.
E viva OldDragon.

Voltar para “Dungeons & Dragons”