[D&D 4E] OHMTAR: Tópico Oficial

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

Erick-Ruivo

Re: [D&D 4E] OHMTAR: Tópico Oficial

Mensagem#376 » 01 Jul 2013, 18:18

Já falei ao Allef que estou disposto a mestrar!
Ok?

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#377 » 02 Jul 2013, 10:39

Mandou bem Erick, eu já mestrei, e foi até na última RPGCON, foi muito legal.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Goukar

Mensagem#378 » 02 Jul 2013, 11:58

Somos dois.
Me coloco a disposição.

Mas e aí? Minhas perguntas... cadê o Other?

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#379 » 02 Jul 2013, 13:56

Avisei a ele que há mensagens pra ele aqui.

Zumbiwalker

Mensagem#380 » 02 Jul 2013, 14:30

Só lembrando ao capitão e ao other: eu quero um livro lá na EIRPG.
Até me predisponho a mestrar mesmo não sendo muito bom nisso. Acho o material digno disto.

Otherwise
Contato:

Mensagem#381 » 02 Jul 2013, 17:36

Saudações, amigos.

Até o fim da semana eu devo publicar algo no site do Ohmtar fechando melhor esse enredo, mas como vcs são "da casa", na mais justo que passar por aqui antes pra dar uma satisfação geral. E não precisamos de romantismo para falar de algumas coisas, certo?

Indo direto ao ponto, primeiramente: o "Projeto Ohmtar" morre. O site deixará de ser atualizado e o cenário deixará de ter suporte oficial. Com o fim da Noite Mais Longa, as trevas vencem e o produto como um todo encontra seu fim. Mas o site continuará lá, com as coisas para serem baixadas (inclusive o Guia dos Sete Mundos, que ainda liberarei o link, e os trocentos artigos para download).

(Desde o início eu convoco as pessoas para se juntarem, porque Ohmtar precisava de heróis. A Noite Mais Longa veio, e onde estavam os heróis? Só os Agentes do Destino não conseguiram impedir O Fim. Novos heróis não vieram e, então, as trevas venceram. Simples assim. ;-) )

Eu não preciso repetir tudo aqui, mas vocês sabem muito bem os motivos pelos quais isto está acontecendo. Há dois anos eu tenho me desdobrado para manter o Ohmtar "vivo", sem contar o tempo investido (não considero "gasto", pq valeu a pena, de qq forma) para desenvolvê-lo. Um trabalho hercúleo e eu fico muito orgulhoso de tudo o que foi feito. Minhas expectativas eram baixas, mas eu estava disposto a "lutar" contra um mercado que claramente não favorece.

Muitas pessoas falam que o Ohmtar é fantástico, que não tem cenário igual, que o trabalho ficou foda e tal... Eu desenvolvi um cenário com a ideia de que fosse o mais rico possível para as pessoas jogarem, interagirem com ele e no qual, se fosse o interesse dos grupos, poderiam influenciar o destino das coisas, os eventos do cenário, seus heróis, divindades, etc. No começou as coisas até aconteceram, mas depois a onda passou... E não foi por causa do sistema. Os jogadores de um dos meus grupos já jogavam D&D 4E antes de me conhecerem e eles nunca leram blogs de RPG ou participaram de fóruns. E como eles têm um monte por aí.

Talvez o mercado esteja mais voltado para suplementos menores, mais BARATOS, que permitam jogos rápidos e divertidos, ou simplesmente opções que fogem do padrão fantasia medieval. E o Ohmtar é um cenário FODA de fantasia medieval.

Talvez eu não tenha divulgado direito. Mas o Ohmtar não é o meu trabalho, minha fonte de renda. Eu não tenho uma editora nem nada do tipo. Minha vontade era disponibilizar material de qualidade e aproveitar o boca a boca. Algumas pessoas me ajudaram, sim, e tenho muito a agradecer, mas não foi o suficiente.

Outro ponto. Eu escrevi uma série de contos para Ohmtar, desde o início. Algumas pessoas acompanharam, mas em geral não houve retorno, e sem retorno não tem como continuar. Eu não digo retorno financeiro; digo retorno mesmo do público, com opiniões, ideias, desejos...

Em suma: muita gente acompanha, lê alguma coisa, até pode ter o livro embelezando uma prateleira, mas não se manifesta, não joga, não participa.
E o Ohmtar não é o tipo de produto pensado para ser vendido num financiamento coletivo com um monte de brindes e adendos... É um produto de conteúdo, pensado para isso.

Será que as pessoas não estão consumindo esse tipo de conteúdo? Só a galera old school gosta de livros densos de cenários, cheios de informações a respeito do mundo, reinos, etc? Ou será que a galera old school está tão mergulhada sem seus clássicos cenários que não teve interesse de explorar o Ohmtar um pouquinho?

Não é meu perfil ficar escrevendo coisas pra alimentar meu ego, pra dizer que tenho um monte de coisas publicadas. Eu gosto de contar histórias que acredito que as pessoas gostariam de ler. E o Ohmtar é o cenário que eu acredito que as pessoas gostariam de jogar. E o livro todo era cheio de ganchos de aventura, e eu estava sempre aberto para levar as experiências dos grupos para o cânone do cenário. Mas se o interesse não aparece, para que gastar mais energia? O que vai me motivar a continuar? Contar acessos ao site? :sobrancelha:

Chega uma hora que bate um cansaço e a vida começa a te exigir priorização das coisas. Eu já não sou nenhum garoto, tenho que priorizar coisas há bastante tempo, mas agora é a hora em que eu precisa realmente fazer escolhas mais profundas e me desapegar de alguns pesos. E o Ohmtar, enquanto fonte para publicação de material de RPG, deixou de ser prioridade para mim.

Vale deixar registrado que, obviamente, uma vez colocada no mundo, publicada, a ambientação não morre. Cada mesa de Ohmtar é uma "realidade alternativa" dos Sete Mundos. O Ohmtar "1" termina na Noite Mais Longa. E os outros? Cada grupo (se eles ainda existem) vai decidir o que fazer, o que é normal. Eu mesmo vou continuar mestrando o Ohmtar para dois grupos, usando inclusive o protótipo do que seria um sistema próprio para ele. Um trabalho caseiro, de entretenimento, porque todos nós amamos o cenário e não queremos abandoná-lo. E ainda temos muitas histórias para contar.

Os últimos exemplares do Guia dos Sete Mundos serão colocados na Gibiteria e, provavelmente, serão levados pelo Allef para o EIRPG. Talvez novos grupos surjam a partir daí, ou um ou outro se aventure a jogar o Ohmtar.

O Allef me disse que eu fui corajoso pacas por lançar o Ohmtar. Coragem, a emoção que moldava o "Mundo Material", pensei. E eu disse para ele que, da mesma forma, estava usando essa coragem para fechar o caixão dos Sete Mundos.

Quem sabe no futuro o Ohmtar não volta? Não tão cedo, mas vai saber.

Um grande abraço!
Alexandre Sarmento
Autor e Primeiro Mestre de Ohmtar
http://www.ohmtar.com.br

Tutubarão
Contato:

Mensagem#382 » 02 Jul 2013, 17:47

Em suma: muita gente acompanha, lê alguma coisa, até pode ter o livro embelezando uma prateleira, mas não se manifesta, não joga, não participa.
E o Ohmtar não é o tipo de produto pensado para ser vendido num financiamento coletivo com um monte de brindes e adendos... É um produto de conteúdo, pensado para isso.

Diz tudo.
E cara o mercado nacional é uma bosta.
No fundo acho que o mercado não estava preparado e não o inverso.

Que foi coragem, pqp. Mais que isso.
Parabéns demais. :haha:
Nade com os tubarões, se for apenas um deles.

EagleSky

Mensagem#383 » 02 Jul 2013, 17:50

Era visível isso.
A dimensão de Ohmtar perto dos outros lançamentos em 2011 lá na IERPG era muito maior. Capa, conteúdo, papel, mega mapa...

O tamanho assustava e eu mesmo pensei.
`Caraio, como este cara vai vender isso? Como esse cara PAGOU isso?"

SDe fizesse formatinho, 50 páginas, etc... ai nego, era outra história.
Foda demais o cenário. Foda demais o livro. Foda demais o trabalho.
Isso sim foi acerto crítico.
Tomara que um dia volte.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#384 » 03 Jul 2013, 08:33

É uma pena mesmo. Realmente não é uma boa notícia, e estou triste com ela. Você lutou bastante, mas não realmente não é um projeto que pode ser tocado sozinho pela sua grandeza. Sucesso aí nas suas empreitadas amigo e parabéns por tudo!
Mas seria ótimo se futuramente este projeto tivesse continuidade, nem que a comunidade resolvesse participar efetivamente agora com esse susto.

Yoda

Mensagem#385 » 03 Jul 2013, 12:12

País mesquinho de coisinhas mais ou menos.
No fundo tenha esta visão aí. Não estava era preparado para o tamanho de Ohmtar,

Mas mesmo assim há tanto material vivo na coisa toda que dá anos e anos de jogo para quem desejar.

Zen-monge

Mensagem#386 » 03 Jul 2013, 16:11

Uma foda isso.
Mas me ´parece que há mesmo material demais já.
Se levarem lá eu compro ok?

Preço spell, claro.

Bozo

Mensagem#387 » 03 Jul 2013, 16:23

Que merda cara. Material excelente mesmo e também cacete, se tivesse diminuido aquela bíblia sei lá e fizesse em papel mais barato, dava para vender. Formatinho saca?

E cara, coragem é pouco porra! Não fez FINANCIAMENTO COLETIVO!!! PQP
Coragem +20

FocaBranca

Mensagem#388 » 04 Jul 2013, 09:41

Os últimos exemplares do Guia dos Sete Mundos serão colocados na Gibiteria e, provavelmente, serão levados pelo Allef para o EIRPG. Talvez novos grupos surjam a partir daí, ou um ou outro se aventure a jogar o Ohmtar

Centro do Rio né?
Aquela loja centenária?

Raconn

Mensagem#389 » 04 Jul 2013, 10:07

Notícia ruim demais.

Realmente o mercado nacional é podre e se arrasta em produtos que devem ser baratos e reduzidos. A cara do planeta dos macacos.

Otherwise
Contato:

Mensagem#390 » 04 Jul 2013, 19:12

Foca, é a clássica GIbiteria, mesmo.
Pois é Raconn.

Senhores, segue a publicação no site do texto publicado aqui e, também, o link para download do Guia dos Sete Mundos em PDF.

http://www.ohmtar.com/play/destaque/ohmtar-o-fim-do-projeto/

http://www.ohmtar.com/play/destaque/ohmtar-gratis-para-download/

Abraço!

Alexandre Sarmento
Alexandre Sarmento
Autor e Primeiro Mestre de Ohmtar
http://www.ohmtar.com.br

Voltar para “Dungeons & Dragons”