D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available!

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

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Nighwalker
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D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available!

Mensagem#1 » 13 Ago 2012, 23:50

Bem, a coisa avança.

New Playtesting Packet Available!
http://www.wizards.com/dnd/DnDNext.aspx

E na boa, a coisa anda ficando boa.
Muitas manobras, talentos, e tal estão apenas com nomes diferentes mas incorporações semelhantes as anteriores,.
Ma está ficando legal.

Aliás, acho que já é hora de abrir-mos um tópico dedicado passo a passo.
Farei isso.

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Joaosacs
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#2 » 14 Ago 2012, 00:55

Bem, há bastante coisa boa no material. Aliás mas interessante que necessariamente boa..
Não curto as tais habilidades diárias por raça... mas, veremos.

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Jetrix
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#3 » 14 Ago 2012, 22:20

Material bem legal, super completinho na proposta dada.
Mas há sim semelhanças diretas com o material do D&D 4.0.

Têm uma mega cara de OldSchool e no conjunto parece retornar ao D&D 3. O que na prática deixou os jogadores de AD&D mais felizes.

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Erick-Ruivo
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#4 » 14 Ago 2012, 23:43

Claro que é isso. Para os designers de forma oficial a escola clássica é ligada a qualidade narrativa e as mais novas são mais porradeiras e tal.
Lendo isto com calma percebo que no fundo esta idéia que foi alvo de tanta discussão em listas afora no fundo é meio que um consenso mundo afora, especialmente nos EUA onde a coisa nasceu. Então caros há razão nisto de alguma forma?
Boas questões.

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JacareTroll
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#5 » 21 Ago 2012, 10:06

É... muita coisa discutida no fórum da wizards.
E no geral a galera tá empolgadaça.

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Hibernando
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#6 » 23 Ago 2012, 02:33

Ok, testamos domingo e tudo nos pareceu fluir bem demais. Palmas para o Rogue no contexto rapaziada.

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Advogado de Regras
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#7 » 23 Ago 2012, 07:28

De fato, ocorreram algumas mudanças bem decentes na estrutura de classes que outrora soavam ou meio quebradas (Clérigo) ou incrivelmente chatas e repetitivas (Guerreiro). Ainda mantenho uma pitada de ceticismo, mas estão recuperando alguns aspectos decentes da 4e na estrutura geral do Next.

Contudo, adorei o fluff e execução do Feiticeiro (embora ainda não sei estimar o poder dele), só vendo esse playtest eu tenho a mesma sensação de ver o Factotum 3.5 ou o LazyLord da 4e, duas classes que eu adoro. E o Warlock parece muito decente, vê-lo como um Ritualista com "Poderes à Vontade" é algo incomum.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

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Pedroplanes
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#8 » 23 Ago 2012, 15:43

Você parece forçar que a contratada edição possui coisas decentes que deveriam estar presentes, certo? Deve ser um defensor da nova estrutura.
Eu também acho que até dá para salvar algo desta versão mais rápida do D&D, mas eu acredito que uma lavagem geral, baseada nas versões mais antigas deveria prevalecer.
Até acho que eles estão indo por ai mesmo.
Andando e rolando dados.
http://blogdoandarilho.blog.uol.com.br/

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Advogado de Regras
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#9 » 23 Ago 2012, 17:23

Você parece forçar que a contratada edição possui coisas decentes que deveriam estar presentes, certo?


Não - eu apenas me preocupo com equilíbrio mecânico entre classes e sou um entusiasta da ideia que personagens marciais sejam tão variados mecanicamente e com impacto em jogo tão grande quanto personagens com poderes divinos, arcanos e psiônicos. Eu já gostava disso desde GURPS: Martial Arts, Star Wars: Saga (em menor escala) e Iron Heroes (uma variante incrível de D&D 3.5), mas como a 4e é o caso mais recente de como conseguir isso, uso-a como exemplo.

Deve ser um defensor da nova estrutura.


Só que funciona bem nela. Não sentiria a menor falta do sistema de perícias da 4e, por exemplo - embora ainda ache que as Skill Challenges precisem de mais amor.

Eu também acho que até dá para salvar algo desta versão mais rápida do D&D


Como o quê? Adoraria ler uma lista de exemplos.
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Digimundo
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#10 » 23 Ago 2012, 23:19

Não - eu apenas me preocupo com equilíbrio mecânico entre classes e sou um entusiasta da ideia que personagens marciais sejam tão variados mecanicamente e com impacto em jogo tão grande quanto personagens com poderes divinos, arcanos e psiônicos


Ok, esotu nessa ae também. Mas no fundo via aquelas coisas esdrúxulas bancadas aos personagens com lutas fantásticas como algo trash. Aquelas regras dos livros voltados a personagens orientais por exemplo saca? Tipo regras para uso de artes marciais...

Os guerreiros e suas especializações sempre me deixaram encucado. Não gostei das facilidades po exemplo ao se agruparem armas em um mesmo "aprendizado". Neste quesito vou pela mecânica que tratava cada arma e todos os seus níveis de dificuldade de uma forma. Me parecia mais justo pois deixava os jogadores super esforçados em querer escolher bem. Não sei se me entendem...

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Advogado de Regras
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#11 » 23 Ago 2012, 23:59

Mas no fundo via aquelas coisas esdrúxulas bancadas aos personagens com lutas fantásticas como algo trash. Aquelas regras dos livros voltados a personagens orientais por exemplo saca? Tipo regras para uso de artes marciais...


Abra mais sua mente, existem diversos sistemas combativos ocidentais (apenas citando o relativamente mais famoso,Flos Duellatorum/Flor da Batalha escrito por Fiore dei Liberi) cujas descrições de nomes e manobras praticadas são tão exóticas quanto de qualquer "personagem oriental". Uma das melhores introduções para isso é o próprio GURPS: Martial Arts (seja da 3e, seja da 4e) que mostra diversos estilos de combate históricos (tanto de forma "realista" quanto "cinematográfica"), sendo pelo menos 1/3 dele dedicado a estilos europeus (Savate, Jogo do Pau, Landsknecht, Hoplomachia, La Verdadera Destreza, Escola Italiana de Esgrima, Capoeira).

O próprio Tome of Battle do D&D 3.5 é uma mescla de abordagens - tem desde estilos de combate que vão de "Relativamente Realista" ou "Excepcional, mas Contido" (Diamond Mind, Iron Heart e Tiger Claw), passando por "Excepcional com elementos Sobrenaturais" (Stone Dragon) e chegando a "Obviamente Sobrenatural` (Shadow Sun, Devoted Spirit, Desert Wind).

Os guerreiros e suas especializações sempre me deixaram encucado. Não gostei das facilidades po exemplo ao se agruparem armas em um mesmo "aprendizado". Neste quesito vou pela mecânica que tratava cada arma e todos os seus níveis de dificuldade de uma forma. Me parecia mais justo pois deixava os jogadores super esforçados em querer escolher bem. Não sei se me entendem...


Eu acho que "agrupar diversas armas" como se fossem iguais para fins mecânicos é algo normal - da mesma forma que um Mago consegue se focar em diversas magias meios dissimilares com igual competência (pense nos Magos Especialistas em escolas como Conjuração de D&D 3.5), um Guerreiro trata diversos grupos de armas como igualmente proficientes e quando se foca, "Todos os Machados" é algo tão natural para um personagem excepcional quanto "Toda Escola de Evocação" é para um Mago.
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Tutubarão
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#12 » 25 Ago 2012, 19:52

Agrupar as armas me soa estranho também. Como jogador fico até quietinho saca pois acho que estou me dando bem mas é a maior forçassão do cacete.Tipo Remo, Desarmado e Perigos, o caô dos caôs.
Nade com os tubarões, se for apenas um deles.

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Advogado de Regras
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#13 » 26 Ago 2012, 13:35

Agrupar as armas me soa estranho também. Como jogador fico até quietinho saca pois acho que estou me dando bem mas é a maior forçassão do cacete.


Em um RPG onde você tem Magos que tratam as leis universais como meras sugestões, Clérigos que entram que tem uma Hotline com divindades, Lagartos gigantes que voam e cospem qualquer elemento clássico ou não-clássico, Humanos capazes de ter filhos com elfos, dragões, elementais, anjos (e todo grupo de celestiais), demônios, fadas e gigantes e mais sub-raças élficas do que sorvetes da Kibon - você acha que é "forçar a barra" que um combatente treinado profissionalmente possa manusear um grupo de armas relativamente similares com igual perícias?

Caramba, que miopia seletiva. :b
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EagleSky
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#14 » 26 Ago 2012, 21:29

Não se trata de miopia, mas é evidente que o RPG é um mundo de fantasia mas a dosagem desta cabe a cada grupo. Conheço grupos que não aceitam criaturas do MM achando fantástico demais e outros que tropeçam em dragões. Vai de cada um. O fato de os livros trazerem criaturas e opções demais não obriga ninguém a usar cara. Você entende isso?

Bem jogamos este fim de semana com as ferramentas dadas pela Wizards para este PT 02 e tudo pareceu funcionar bem, lembrando que o foco parece ser os jogadores novos que chegam ao mesmo tempo que a 4 edição é deixada no passado.
Funciona bem.

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Advogado de Regras
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Re: D&D Next: PlayTest II - New Playtesting Packet Available

Mensagem#15 » 26 Ago 2012, 23:56

Você entende isso?


Agora leia o que eu escrevi acima e encontre algum trecho onde escrevi algo que implique em uma prescrição de como jogar.
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