Perícias e o uso de ferramentas (kits) apropriados

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Nerun
Mensagens: 19

Perícias e o uso de ferramentas (kits) apropriados

Mensagem#1 » 13 Jan 2013, 20:11

No d20 Modern (MSRD), diz que o uso de um kit (de disfarces, de demolições, médico etc) é necessário para realizar o teste normalmente (sem modificadores). O uso de ferramentas improvisadas tem -2 de penalidade. E a falta da ferramenta acarreta uma penalidade de -4 de penalidade.

No D&D (SRD 3.5), diz que o uso da ferramenta "perfeita" para o trabalho concede +2 de bônus de circunstância nos testes daquela perícia. O uso de ferramentas improvisadas tem -2 de penalidade.

Os dois tem mecânicas distintas, como se vê, mas o d20 Modern se cala quanto ao uso de uma ferramenta "perfeita" para o trabalho, e o D&D se cala quanto à falta da ferramenta.

Quanto ao uso da ferramenta temos:

Sistema: perfeita / normal / improvisada / não tenho
D&D (SRD 3.5): +2 / ? / -2 / ?
d20 Modern (MSRD): ? / 0 / -2 / -4

Como resolvo as omissões (se é que entendi certo)? Sugestões?

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 2235

Re: Perícias e o uso de ferramentas (kits) apropriados

Mensagem#2 » 13 Jan 2013, 21:21

d20 Modern tem os Mastercraft Objects, cujo bônus oscila entre +1 até +3, de acordo com o CD de Compra, além de existirem diversos equipamentos que já acarretam um bônus em algumas perícias (geralmente +2).

E quanto a D&D, ele não especifica em momento algum a necessidade de ferramentas para a maioria das perícias, o sistema pressupõe que você sempre terá ferramentas (improvisadas) para a realização dos testes, salvo a menção que algumas perícias de Ofício não podem ser realizadas sem eles. Salvo casos incrivelmente excepcionais, eu assumiria que os personagens sempre tem ao menos ferramentas improvisadas para utilizar qualquer perícia que sejam proficientes.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Avatar do usuário
Otherwise
Mensagens: 555
Contato:

Re: Perícias e o uso de ferramentas (kits) apropriados

Mensagem#3 » 13 Jan 2013, 21:34

Nerun, essas omissões existem porque olhando bem o funcionamento dos bônus/penalidades varia de kit pra kit, de perícia para perícia, se o item é obra-prima ou não é...

Por exemplo, Craft (Ofícios). Existem as ferramentas de artesão. Para realizar um ofício ele precisa de ferramentas, invariavelmente. Sem as ferramentas adequadas, ele recebe uma penalidade de -2 (o que equivale ao uso de ferramentas improvisadas, mesmo que seja o improviso das mãos). Se ele tem a ferramenta "perfeita" (obra-prima/masterwork), recebe um bônus de +2.
No caso dos Instrumentos de Ladrão o funcionamento é o mesmo. Imagine um ladrão tentando abrir uma fechadura sem ferramenta alguma; nesse caso, nem um teste deveria ser permitido, certo? Ou ele improvisa algo (-2) ou usa a ferramenta apropriada. Se a fechadura está trancada, simplesmente abrir de um jeito diferente não vai funcionar ;-)

Para o kit de Disfarces, no 3.5, ele não te obriga a ter um kit. Você pode improvisar um disfarce sempre. O mesmo vale para o kit de Escalada. Sem o kit vc não tem penalidade; você pode escalar mesmo assim. O kit vem como plus, dando um bônus no teste...

No caso do D20 Modern, também varia de kit pra kit, e também existem alguns casos de itens básicos e "deluxe".

Em suma: o item só dá bônus ou penalidade nos casos em que as regras para tal são apresentadas. Se ele diz "se não usar uma ferramenta apropriada sofre penalidade de -2", então se ele usar não sofre penalidade nenhuma e, provavelmente, existirá uma versão obra-prima que dá +2. Se a versão básica da ferramenta fornece +2 de bônus (geralmente de circunstância) e não diz que há penalidade se não usá-la, então não há penalidade se não usá-la.

Veja se a omissão no texto se dá pelo fato de que o que já foi apresentado cobre todas as possibilidades daquele caso.
Alexandre Sarmento
Autor e Primeiro Mestre de Ohmtar
http://www.ohmtar.com.br

Avatar do usuário
Nerun
Mensagens: 19

Re: Perícias e o uso de ferramentas (kits) apropriados

Mensagem#4 » 14 Jan 2013, 13:11

Muitíssimo grato, vocês sempre ajudam :laugh: .

[EDIÇÃO]

Eu estou unificando as regras do SRD do D&D 3.5 e do d20 Modern num único documento OGL. Por isso traduzi na seção de perícias, o trecho sobre uso de ferramententas (parágrafo presente apenas no d20 Modern), adaptando conforme a explicação de vocês:

Ferramentas
Algumas perícias requerem o uso de ferramentas. Nesse caso, os itens específicos necessários são mencionados na descrição da própria perícia. Se o personagem não tiver as ferramentas apropriadas, ele ainda pode tentar usar a perícia. Caso o Mestre permita, um personagem pode ser capaz de improvisar algumas ferramentas para fazer o teste. Demora algum tempo (vários minutos a uma hora ou mais) para improvisar ferramentas, o que pode exigir um teste de perícia também.

Há quatro situações, conforme a qualidade das ferramentas empregadas para o trabalho. As ferramentas ou são: perfeitas (alta qualidade), adequadas (normais, medianas), improvisadas (baixa qualidade) ou nenhuma (sem ferramentas). Na maioria dos casos improvisados, o improviso significa usar as próprias mãos nuas, em outros casos é simplesmente impossível usar a perícia apenas com as mãos.

Em NP 4-, o uso de uma ferramenta perfeita concede +2 de bônus de circunstância nos testes daquela perícia. O uso de uma ferramenta adequada não tem modificadores, é a situação normal. O uso de uma ferramenta improvisada terá -2 de penalidade, seja esta ferramenta algum item encontrado no local, sejam as próprias mãos nuas do personagem. Quando não for possível usar as mãos como ferramentas, o uso da perícia é impossível.

Em NP 5+, o uso de uma ferramenta perfeita concede bônus de circunstância variáveis de +1 à +3 nos testes daquela perícia (veja Itens de Alta Qualidade no capítulo de Equipamentos). O uso de uma ferramenta adequada não tem modificadores, é a situação normal. O uso de uma ferramenta improvisada terá -2 de penalidade. E a falta da ferramenta (uso das mãos nuas) acarreta uma penalidade de -4 quando for possível usar a perícia apenas com as mãos nuas, quando não for possível usar apenas as mãos, então será impossível usar a perícia.

Avatar do usuário
Yoda
Mensagens: 532

Re: Perícias e o uso de ferramentas (kits) apropriados

Mensagem#5 » 14 Jan 2013, 14:14

Queria uns amigos assim para Star Wars.
:roll:

Voltar para “Dungeons & Dragons”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes