[D&d Next] A Arte Conceitual

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

Raconn

[D&d Next] A Arte Conceitual

Mensagem#1 » 23 Jan 2013, 11:39

Como fã do D&D e das gravuras artísticas, estrei d eolho na arte do D&D Next.

A intenção aqui é perceber a simpressões de todos sobre o tema e como isto reflete nas mesas de jogo.

O estúdio Conceptopolis ( http://www.conceptopolis.com/) parece estar trabalhando em algumas linhas de RPG, entre eles o D&D Next, Legends of the Five Rings e Marvel.

O que até foi apresentado parece bom mesmo.
Vamos acompanhar.

Galeria da Conceptopolis no DevianArt: http://conceptopolis.deviantart.com/

Imagem

DragonSun
Contato:

Re: [D&d Next] A Arte Conceitual

Mensagem#2 » 23 Jan 2013, 12:32

Meio.... infantil demais, não?
Irmãos Grimm?

martivir thurirl

Pedroplanes
Contato:

Mensagem#3 » 23 Jan 2013, 15:15

Os desenhos estão bem mais redondos e fugiu daquela visão futurística que meio que incomodava a todos os mais velhos jogadores.
A estética meio video game futurama está meio que dando lugar a linhas mais retas trazem mais conforto em relação a fantasia proposta a uma faixa etária pré e adolescente.

O caminho é este aí.
Andando e rolando dados.
http://blogdoandarilho.blog.uol.com.br/

Erick-Ruivo

Mensagem#4 » 23 Jan 2013, 18:36

Bom.... confortável pacas.
Acho que é uma boa para apresentar a crianças, parentes imbecis religiosos fervorosos, ignorantes do RPG, fans fervorosos....

Vai agradar a galera.

Advogado de Regras

Mensagem#5 » 24 Jan 2013, 03:41

Bom, é só a amostra de conceitos de um estúdio mas é uma mudança bastante inesperada da direção de arte da Wizards - eu esperava algo mais próximo do fotorrealismo que era comum na arte do Larry Elmore, dado a essa guinada incomum ao Old School. Mas não, eles usaram um estética cartunesca que tem pouca relação com o que é usado para D&D em qualquer edição, salvo algumas imagens de humor usadas ocasionalmente em AD&D 1e e especialmente os desenhos do começo de carreira do Tony Diterlizzi (o meu desenhista favorito em todas edições de D&D, que definiu quase toda a arte de Planescape).

Eu ainda quero ver que artistas vão estar inclusos, mas gostei do que vi no Conceptopolis. Embora eu tenha um gosto bastante pronunciado também por Dungeonpunk (o tipo de arte usada especialmente pelo Wayne Reynolds, que ilustra os livros mais importantes de Pathfinder e boa tanto da arte quanto do visual de Eberron 3.5), ele já está associado com Pathfinder e não gosto da ideia de ambos RPGs terem identidades visuais similares.

A estética meio video game futurama

O uso de arte cartunesca, moderadamente estilizadas e com cores bem fortes remete muito facilmente a diversos jogos de sucesso atual, como League of Legends e World of Warcraft. O que é estranhamente irônico, dado que acusavam a arte da 4e de ser inspirada em WoW.

Meio.... infantil demais, não?

Algumas raças ficaram um pouco infantilizadas, mas em geral, não muito.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Pedroplanes
Contato:

Mensagem#6 » 24 Jan 2013, 12:03

Gostei bastante do resultado final, mesmo com as comparações diretas e claras que farão ao longo dos anos em relação ao mundo isométrico e dos ppersonagens nos jogos eletrônicos.

É uma real necessidade a se adequar ao coelho da modernidade, mas também mantendo algum passo lá nos primórdios, nas bases do D&D.

Eu também acredito que vá agradar a gregos e troianos.

Evidente que trabalhos como o de Tony Diterlizzi para Dragonlane e Planescape serão lembrados como "arte conceitual espetacular" mas o mesmo desenhista criou artes que lembram as promovidas ao Next como as desenvolvidas para "Spiderwick Chonicles Giclee Prints", onde as formas arredondadas e o jogo com sombras em 2 e 3d ficam aparentes. Esta imagem meio "destacada" do papel em que as cores possuem uma fluidez quase que saltando do papel é o que será mais lembrado junto aos detratores da quarta edição junto aos jogos eletrônicos.

Eu acho que quando apresentados dentro da arte do livro impresso ficarão lindas.
Andando e rolando dados.

GenghisRei
Contato:

Mensagem#7 » 24 Jan 2013, 15:43

Arte bela mesmo. Deve agradar sim pois remete a pontos de infãncia e parece mais ligado a fantasia do que os traços marcantes futuristas e cheios de pontas do 3.0. Concordo que deverá agradar a grande parte e com certeza ficará lindo em produtos agregados.

Eu estou bem feliz com o resultado, não só para o meu gosto pessoal como para perpetuar o hobbie entre filhos e amigos.

Boa sacada dos caras.

Raconn

Mensagem#8 » 27 Jan 2013, 13:16

Uma simbiose perfeita entre as gerações.
Achei uma acerto crítico.
Evidente que haverão aqueles trollzinhos ranzinzas, mas no geral está excelente.
Concordo que em todos os demais vetores saídos desta linha de design haverá sucesso.

Pedroplanes
Contato:

Mensagem#9 » 28 Jan 2013, 15:20

Bela arte mesmo.
Acho que eles acretaram a mão o que procuraram a séculos. A Arte meio futurista demais e cheia de pontas e cores da 3.0 está dando um ar mais "vintage" em busca dos desenhos infantis e digitalizados.
Também acho que ficará espetacular nos livros. Até mesmo dando um apleo a eles de "obras de arte".
Andando e rolando dados.

DragonSun
Contato:

Mensagem#10 » 28 Jan 2013, 15:41

Tá bem legal mesmo. Até porque se o negócio é fazer coisas novas ou seja apresentar uma NOVA VERSÃO então que a arte seja novidade.
O interessante é ver mesmo estas diferenças entre todas as edições.
E apenas se acostumar. Muita gente ae reclamando dos anões e halflings e tal. Ora, é questão de se acostumar e as mudanças são legais. :tsc:

Curti alguns monstros e esta idéia de visão "eletrônica" do tipo, "construa seu personagem na planilha do NeverWinter" é natural.
"O mundo está munando..." já dizia a experiente elfa.

Claro que a "mocorolândia" que conhecemos deve estar dando chiliques como sempre. Mas na boa, quem conhece de verdade as mudanças locais e curte o D&D vai entender e apenas opinar com alguma substãncia sem ser radical.

Da minha galera Draconiana (Danielle, Andrei, Flavio, Cosmos, Eraldo, Luiza) todos curtiram.

martivir thurirl

GenghisRei
Contato:

Mensagem#11 » 28 Jan 2013, 15:46

A Arte meio futurista demais e cheia de pontas e cores da 3.0 está dando um ar mais "vintage" em busca dos desenhos infantis e digitalizados.

Tá me sacaneando né?
:tsc:

GhostWalker

Mensagem#12 » 06 Fev 2013, 17:32

Tá.. hehehehehe, mas é pór aí mesmo.
Tava Cavaleiros do Zodíaco total.

DragonSun
Contato:

Mensagem#13 » 07 Fev 2013, 10:04

A partir do que se fazia no passado, os caras podiam colopcar pôsteres nos livros atualmente. :pidao:

martivir thurirl

MumiaAncia

Mensagem#14 » 25 Mar 2013, 12:43

Quanto aos livros, alguma novidade?

DragonSun
Contato:

Mensagem#15 » 25 Mar 2013, 14:41

Aliás têm coisa nova lá de Fortgotten Realms viu gente?

http://conceptopolis.deviantart.com/art ... -349011624

Vale dar uma olhada.

martivir thurirl

Voltar para “Dungeons & Dragons”