[D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompimento)

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
CaioRughar
Mensagens: 188

[D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompimento)

Mensagem#1 » 05 Mar 2013, 17:06

Forgotten será o cenário principal para o D&D Next. Isto foi anunciado na Gencon de 2012. Mas o que esperar?

Imagem

Inicialmente uma série de romances (que eu acho que sempre funciona melhor do que qualquer coisa para quem realmente quer saber mais sobre qualquer cenário) que mostrará todas as transformações que Faerun passará após as novas perturbações.

A série se chamará Forgotten Realms – The Sundering (O Rompimento)
O autor máximos do cenário, o Ed Greenwood, já disse que irá criar novas ações que visam corrigir vários desastres ocorridos durante a Spellplague (Praga Mágica) que mudaram especialmente o suo de magias em Forgotten.

O legal é que ainda de acordo com as palavras dele toda a “Abeir-Toril” será influenciada. A orbe do mundo que envolve Maztica, Karatur, Forgotten Realms (Faerun), Al-Qadim e Terra da Horda sofrerá conseqüências.

Os romances que chegam com as novidades se iniciam com a obra “The Companions" de autoria de R.A. Salvatore (um dia ainda converso com este cara longamente) que chega as lojas em agosto, durante a GenCon 2013.

A cada dois meses um novo livro trará mais informações totalizando seis edições iniciais:

1. The Companion (R.A.Salvatore)
2. The GodBorn (Paul S. Kemp)
3. The Adversary (Erin M. Evans)
4. The Reaver (Richard Lee Byers
5. The Sentidel (Troy Denning
6. The Herald (Ed Greenwood)

Para quem acompanha a trajetória de Forgotten em Romances será mais fácil entender a cronologia dos fatos que se seguem já que muitos farão menção ao passado.

The Sumdering, título da série (e que pode ser lido como a chamada do FR D&D NEXT) é a terceira parte de um apocalipse previsto pelo conselho élfico no passado remoto de Faerun. Tudo isto está bem escrito e previsto nas “Tablets of Fate”, há muito perdidas e procuradas.

Nos eventos descritos pelas Tábulas do Destino foram descritas:

1. A Primeira Fase: Quando os seres Primordiais conseguiram atravessar o Realmspace (para mais detalhes ver o livro de mesmo nome ligado a Spelljammer) afim de invadir o planeta de Abeir-Toril fazendo uma viagem digna dos Spelljammers. Desta tentativa sobrou para o planeta uma imensa lua gelada que foi colocada em sua rota de colisão o que originou o cataclismático “Tearfall”. O primordial Asgoroth foi o responsável pelo ataque. Entre os mortais ganhou destaque como o Deus Primordial dos Dragões. Gerou adoradores entre os mortais habitantes do planeta que ainda o veneram em pequenos templos abertos. Muito de sua mitologia está descrita no livro Book of the World descoberto na cidade flutuante de Asram (Do reino lendário de Netheril) aproximadamente no ano de 1254 DR. Acredta-se que o livro foi escrito por criaturas humanóides que habitavam a região no ano de 854DR como forma de contar os segredos sobre a origem do Deus, aprendidos com a ordem de Dragões Vermelhos.

2. A segunda Fase: Ou o segundo grande cataclisma começa com Bhall (Entidade dos assassinatos e traições) Bane (O Tirando) e Myrkul (Mensageiro e Deus da Morte) roubando a Tábula afim de que com isso consigam romper laços e obrigações ampliando seus poderes. Na tentativa de destruir o controle e ordem dos deuses em Toril ambos os três morrem (Na verdade foi aparente). Ao perceber que os deuses não estavam levando a Tábula com a devida ordem e respeito que deviam, resolve puni-los e jogar todos na terra como mortais. Caídos no planeta com os poderes reduzidos a Avatares, deram origem ao famoso “Tempo das Perturbações”. Muitos jogadores de RPG rolaram seus dados neste período entre os anos de 1357 e 1486 CV (Cômputo dos Vales). Foi nesta fase que morreu o Rei Azoun IV, os Dragões voltaram em revoada, Cyric retornou em força assim como a cidadela temida de Myth Drannor. Esta época terminou com a morte de Mystra, (Deusa da Magia) que jogou Abeir e Toril, agora unidos, na chamada “Praga Mágica”. O mundo agora remodelado dá lugar ao cenário visto na Quarta Edição do D&D.

3. a Terceira Fase, ou o terceiro cataclisma será o próximo. AO está procurando mais uma vez dividir Abeir-Toril reconstruindo a Tábula do Destino e desta forma definir o papel de cada entidade. Como isto recairá entre os mortais é o que saberemos com os romances.

Uma idéia muito bacana mostrada na GENCON 2012 foi a de que, os acontecimentos que alguns grupos narrassem como ocorridos em suas mesas de jogo através do fórum da Wizards dariam origem a novos artigos e ajudariam até a remodelar o mundo.

A primeira aventura com a remodelagem proposta pelo “The Sundering” será lançada em 20 de agosto e está disponível em pré-venda na AMAZON titulada “Murder in Baldurs Gate”
http://www.amazon.com/Murder-Baldurs-Ga ... k127986-20

O mais legal será o mapa que virá junto à aventura com os detalhes da cidade!

Notas:

Tablets of Fate – Leis escritas pela suprema divindade AO para ordenar e regrar o papel de todos os deuses. Para evitar uma guerra total entre as entidades pelo poder de “Abeir-Toril” AO dividiu o planeta em dois. Com isto dividiu também poderes e deveres. Tudo está descrito na Tabula.

Realmspace – Acessório lançado em 1991 de autoria de Dale "Slade" Henson traz uma mapa celestial do céu de Forogtten Realms, com a Realmspace crystal sphere e todos os planetas.

O Tempo das Pertubações – [i]Período de cerca de três mese
s em que os deuses andaram entre os mortais. Com conseqüências graves:
- Todos os usuários de magias divinas não conseguiam mais utilizá-las se não estivessem a menos de UMA MILHA de distância de seus Avatares..
- Magos morreram devido ao uso da magia já que coma morte de Mystra esta se tornou caótica. A ‘Trama” da magia ficou abalada. Magos poderosos do cenário evitaram lançar qualquer magia.
- Os dias tornaram-se caóticos. Haviam noites intermináveis e dias inteiros não viram sol. Assim como inverso. Neve e calor se alternavam em um mesmo local sem razão aparente. Em alguns locais apareceu mais de um sol no céu.
- O rio Ashaba que cruza a Terra dos Vales passou correr ao contrário. 9Uma homenagem a famosa dica do Mestre dos Magos em “Caverna do Dragão”: “Sigam o Rio que corre ao contrário.”
- Qualquer criatura viva podia se transformar sofrendo mutações imediatas. Plantas falavam do nada, árvores se levantaram da terra a saíram andando. Uma marcha delas foi até Suzail e atacou com força as muralhas de Cormyr. As árvores deixaram uma imensa planície em Eveningstar com crateras apenas.
- Os peixes enlouqueceram e em uma manhã surpreenderam os habitantes da Costa da Espada e saltaram do mar tentando seguir aterra adentro da terra o mais longe que podiam.
- Assustador foi saber que com a morte aparente de Myrkhul milhares de almas dos que morriam não sabiam onde ir. Ficaram vagando por Faerun como fantasmas.
Uma das passagens mais marcantes diz que muitos mortos saíram de seus túmulos quando uma ventania terrível atingiu os cemitérios e campos de batalha antigos em Hlintar fazendo com que os habitantes fugissem horrorizados.

E por ai vai....

Para maiores informações leiam a trilogia incrível “AVATAR TRILOGY (Shadowdale, Tantras e Waterdeep) que conta o que aconteceu no famigerado ano de 1358C, O Ano das Sombras, quando os deuses andaram em Toril. A série mostra as peripécias de quatro heróis mortais entre os deuses. Muito bom. Os fatos mais marcantes estão relatados em Tantras
Obs: Obrigado Planes e Allef pelas lembranças e dicas dos textos. :victory:

Até mais,
[/i]
Última edição por CaioRughar em 05 Mar 2013, 17:29, editado 1 vez no total.

Avatar do usuário
Yoda
Mensagens: 532

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#2 » 05 Mar 2013, 17:19

Sensacional Caio

Vou até ler mais a respeito.
E vou te contratar para resenhar algo da historicidade de Star Wars.

:victory:

Avatar do usuário
FocaBranca
Mensagens: 160

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#3 » 05 Mar 2013, 17:21

Putz.. quantos ganchos caras!!!
Conhecer profundamente o cenário dá outra dimensão a qualquer jogo.
Imagina o Caio mestrando FR.
Deve ser assim com o Aleff captain em alqadim né?

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#4 » 05 Mar 2013, 17:23

Caio, recomendo-o fortemente a escrever isso tudo em formato de artigo, o que achas?
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
TimeMaster
Mensagens: 121

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#5 » 05 Mar 2013, 17:24

Genial cara!
E nos mantenha informado. :tsc:

Avatar do usuário
CaioRughar
Mensagens: 188

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#6 » 05 Mar 2013, 17:27

Opa senhores, obrigado. Meu problema é tempo mesmo.
Yoda é uma honra ouvir isto de você cara. Mas temo não saber quase nada a não ser o que os filmes trazem.
Nem as Crônicas eu vi. Sorry.

Foca, a ideia é esta mesmo, fornecer ganchos. Mas cara, tempo de mestrar é um problemão. Até tenho um fiel grupo, mas jogamos umas cinco vezes ano passado só. E no Tempo das Pertubações. Vamos sim migrar para este enredo.

Rona eu estou apenas esperando umas notas que o allef e o planes me prometeram passar hoje à noite em chat. Já prometi que darei mais conteúdo para que formatem.

Mantenham Forgotten vivo.
Até mais,

Avatar do usuário
DragonSun
Mensagens: 466
Contato:

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#7 » 05 Mar 2013, 17:32

Caio você PRECISA escrever mais.
Aprendi mais neste tópico em que toda a minha vida de Forgotten. Huahuauhauhauhuahuha

martivir thurirl

Avatar do usuário
Bozo
Mensagens: 302

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#8 » 05 Mar 2013, 17:36

Tõ ouvindo o Roberto cantando...

"O cara que pensa em FORGOTTEN toda hora
Que conta os ANOS EM CÔMPUTOS DO VALE se você demora
Que está todo o tempo querendo TE LER
Porque já não sabe ficar SEM SABER..."

Esse cara é VC!

:hmmm:

Avatar do usuário
Nighwalker
Mensagens: 126
Contato:

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#9 » 05 Mar 2013, 22:31

Quanta informação maneira!!!!
Valeu Caio.

Avatar do usuário
GenghisRei
Mensagens: 78
Contato:

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#10 » 06 Mar 2013, 10:12

Excelente atualização e recapitulação.
Espero que algo seja dito sobre as terras da Horda que para quem não sabe são as planícies espalhadas de Faerun a Karatur.

Avatar do usuário
Pedroplanes
Mensagens: 144
Contato:

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#11 » 06 Mar 2013, 11:28

Isso aí. Entender o que aconteceu no Tempo das Pertubações é primordial para se saber o que acontece em Forgotten.

De todos os Panteões de Toril o de Faerun esteve mais diretamente ligado aos acontecimentos. Seus Deuses desceram todos para caminhar entre mortais em suas formas AVATARES bem descritas no Powers & Pantheons.
Apenas o misterioso semi-deus Jergal pareca não ter participado do Tempo das Pertubações.
Poucas divindades não são citadas por na época ainda não terem se tornado Deuses: Finder e Aguilhão de Wyvern.

O Panteão de Mulhorand esteve presente nos eventos mas de forma até agora desconhecida. Seus Deuses, Hathor, Isis, Nephthys, Osiris, Sebek, Set e Thoth andaram por Toril mas talvez não tenham saído do império.

O Panteão Untherico foi exterminado de vez nesta época.
Gilgeam e Tiamat são representantes deste espaço. Tiamat aliás matou Gilgeam acabando com 2000 anos de domínio sobre o Reino de Unthalass. Após este fato a Velha Dragoa se uniu espertamente ao Panteão de Faerun.

Além disto tudo vários poderes considerados `não-humanos" como por exemplo a Rainha Drow Lolth (Laracna :b ), andaram soltos mas seus paradeiros foram pouco verelados. Pouco se sabe sobre alguns deles nesta época. (Allef... manda ai)
Andando e rolando dados.
http://blogdoandarilho.blog.uol.com.br/

Avatar do usuário
Hugo-Justo
Mensagens: 111

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#12 » 07 Mar 2013, 11:13

Por isso Forgotten possui tantos fãs. As tramas paralelas ao que os jogadopres m ais comuns conhecem apenas de ler o livro básico fazem com que hajam milhares de ganchos possíveis.

Nos EUA principalmente o cenário é super utilizado com os romances presentes nas mesas dos jogadores. Basta dar uma pequena olhada no fórum da Wizards que você logo percebe isto.

Aqui ainda há um engatinhamento no que diz respeito aos romances. Pelo desaparecimento dos livros das trilogias de Forgotten e de Dragonlance traduzidos, podemos deduzir que houve sim um grande sucesso. Porque não manter esta pegada ao menos para as coleções de luxo que reunem trilogias juntas?

Talvez porque aqui o jogador seja imediatista e meio que perdido entre tantas opções.

O que com o cerscimento do mercado indie se torna ainda mais presente.
Aliás, bem vindo demais este movimento de ressurgiemnto completo do RPG.

Avatar do usuário
Raconn
Mensagens: 198

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#13 » 07 Mar 2013, 11:29

É isto mesmo Hugo. Dos grupos que eu conheci nos EUA a grande parte jogava FR.
E todos os caras liam os romances. Realmente é outra pegada cultural.

Avatar do usuário
Own_mystical
Mensagens: 448

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#14 » 07 Mar 2013, 11:40

Forgotenn É O Cenário.
E claro será o ponta de lança para qualquer lançamento.
E todo este movimento é mais um atestado "esqueçam a QUARTA EDIÇÃO" ok?

:tsc:

Avatar do usuário
Trogo
Mensagens: 248

Re: [D&D Next] Forgotten Realms - The Sundering (O Rompiment

Mensagem#15 » 07 Mar 2013, 12:21

Lendo o que o Planes e o Caio colocaram até agora fica mesmo claro como é difícil seguir atento aos desdobramentos de um cenário este porte. Não dá para ter a mínima idéia do que anca acontecendo se não se acompanhar tudo bem de pertinho. Lendo os romances discutindo nos fóruns específicos. A mitologia é imensa e os caras como Salvatore e Ed não param de criar. Estamos anos luz de distância deste mercado e ainda desta cultura. Pena.

Voltar para “Dungeons & Dragons”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes