D&D 4e - O que presta?

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

Advogado de Regras

D&D 4e - O que presta?

Mensagem#1 » 14 Ago 2013, 08:58

Não é nenhum segredo na Spell que D&D 4e é um RPG que não cativou os corações daqui. Contudo, como é estatisticamente impossível que a Wizards of the Coast tenha errado em tudo que fez e conquistou seu fãs por pura sorte, deve haver Trigo para se separar do Joio. Então, na opinião de vocês, que mudanças positivas e novas criações D&D 4e teve?

Uma nota: Eu não espero "bashing" de D&D 4e aqui. Os outros tópicos na Spell servem para isso. Esse tópico é inspirocopiado em um tópico anterior que fiz aqui. ;)
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Joaosacs

Re: D&D 4e - O que presta?

Mensagem#2 » 14 Ago 2013, 11:07

HEHEHEEHE
Olha só, nosso amigo volta a ser o "Advogado de Regras".... ok, bem, eu pessoalmente tentei jogar a quarta edição, comprei dois livros e meu grupo se aparelhou.
Não curtimos muita coisa, o que na balança pendeu para não jogarmos o sistema.

Mas o que me chamou a atenção de forma positiva e aceitável foram duas coisas principalmente: O Ajuste de Nível terminando o que possibilitou que as raças de monstros possam ser jogadas, mas com um nível de poder reduzido equivalente a uma raça de personagens jogadores.

E a simplicidade dos testes de resistência com a jogada direta do 1d20 ( 10 para cima você encerra um efeito sobre você)

:sobrancelha:

Advogado de Regras

Mensagem#3 » 14 Ago 2013, 11:18

Olha só, nosso amigo volta a ser o "Advogado de Regras"....

É porque mudar de nickname nesse fórum não é particularmente fácil. Caso contrário, eu já teria tido uns 5-6 nicknames nesse período de tempo. :b
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Yoda

Mensagem#4 » 14 Ago 2013, 11:27

Opa Elven, eu voto em algo que me agradou mesmo.
s tieflings e os draconatos como raças jogáveis.

Uma pequena confusão no inicio se deu quando se percebeu que os queridos gnomos e os meio-orcs haviam sumido do LJ. Assim como causaou estranheza os aasimars sendo substituídos pelos Devas.
Mas depois com o LJ 2 as coisas se acalmaram.

Bozo

Mensagem#5 » 14 Ago 2013, 13:25

A Quarta edição recebido com paus e pedras , mas na minha opinião por pré-conceito de muitos, possui alguns pontos que eu gosto de manter nos jogos:

- Combate em três ações básicas: uma padrão, uma de movimento e uma mínima.

- Sucesso Decisivo causando dano máximo.

- As miniaturas são fortemente recomendadas. Amo isso. :haha:

- Para novatos a facilitação em cinco tendências: Leal e bondoso, Bondoso, Imparcial, Maligno e Caótico e Maligno.

Leprechau

Mensagem#6 » 14 Ago 2013, 17:51

O que presta para nós aqui pe o que dá certo nas mesas de jogo.
Muita coisa de ocmbate e perícias, agora reduzidas agradaram a uns mas não a outros jogadores.
A mim especialmente transformar 37 em 17 agora foi bom, mas nego na minha mesa odeia.
Cada um no seu quadrado (que agora aliás não custa mais movimento diagonal). :hmmm:

Advogado de Regras

Mensagem#7 » 15 Ago 2013, 01:24

- Combate em três ações básicas: uma padrão, uma de movimento e uma mínima.

Isso não é algo novo da 4e - vem desde o D&D 3.5, vide o Expanded Psionics Handbook (e que se repetia e praticamente qualquer livro posterior a ele), que introduziu não só a Swift Action quanto as Immediate Actions (que na 4e foi separada em Immediate Reaction e Immediate Interrupt) e Star Wars: Saga faz o uso de algo bastante similar ao XPH.

Joaosacs

Mensagem#8 » 15 Ago 2013, 12:35

Livros de expansões e extensões são eternas correções.
Me baseio sempre em livros básicos porque poucos são os caras que podem adquirir e ler os demais.

Neste ponto só analisamos e usamos alguns básicos pois a tendência de TODOS OS SISTEMAS D&D é ir se modificando com o passar do tempo.

ArqueiroVerde
Contato:

Mensagem#9 » 15 Ago 2013, 12:54

O que nos chamou a atenção e usamos ainda são as alterações para raças como já citado. Ainda, o +2 em dois valores de habilidade. Deu um bom equilíbrio.

Combate não usamos nada.
Mas caras, ainda usamos a regra de velocidade.... :tsc:

Advogado de Regras

Mensagem#10 » 15 Ago 2013, 13:59

Livros de expansões e extensões são eternas correções.
Me baseio sempre em livros básicos porque poucos são os caras que podem adquirir e ler os demais.

Mas isso não vale para o XPH - quase todo material dele era disponível na SRD.

O que nos chamou a atenção e usamos ainda são as alterações para raças como já citado. Ainda, o +2 em dois valores de habilidade. Deu um bom equilíbrio.

Um detalhe curioso é que eu passei a desgostar de qualquer ajuste racial em atributos, embora a 4e seja a opção menos ruim nisso. Tanto que consegui convencer meu grupo de RPG a praticamente deixar de lado os ajustes raciais em atributos (foi usado só o +2 em qualquer um dos atributos e ajustar de leve no Humano - mas por mim, eu eliminaria esse ajuste também) na segunda campanha de 4e e pretendo fazer algo similar caso volte a mestrar D&D e similares.

Otherwise
Contato:

Mensagem#11 » 15 Ago 2013, 16:42

Eu digo que sou fã de D&D 4E sem me preocupar com as reações alheias. Tanto que o Ohmtar foi feito originalmente para esse sistema.
E olha que eu joguei o Ohmtar com Pathfinder e até com o AD&D!
Mas estou de volta à 4E feliz da vida, mestrando firme e forte.

Pra mim o principal ponto favorável da 4E é o equilíbrio entre as classes, entre os PCs e os oponentes, o tesouro, etc...
Com algumas mudanças (como os bônus inerentes trazidos pelo DarkSun 4E), fica melhor ainda.
E usando esse sistema eu tenho muito, mas MUITO menos trabalho para elaborar uma aventura do que num Pathfinder, por exemplo. Com isso posso focar grande parte do meu esforço no fluff do jogo.

E meu grupo prefere miniaturas. Nem reclamo. Gosto delas também.

Mas tem gente que fala que D&D 4E é videogame. Se for pela matemática, concordo e não vejo problema. Agora se for pra falar que não tem roleplay, aí é de quem teve essa impressão, pq nas minhas mesas nunca foi um problema. Pelo contrário; a "facilidade" do sistema permitiu aos jogadores aprofundarem a personalidades dos seus personagens, ao invés de ter que gastar séculos pra pensar nos próximos 17 níveis do PC...
Alexandre Sarmento
Autor e Primeiro Mestre de Ohmtar
http://www.ohmtar.com.br

TimeMaster

Mensagem#12 » 16 Ago 2013, 02:32

Other, você que testou os sistemas , mesmo sendo um cara meio imparcial pela construção do Ohmtar e tal, e o combate cara?
Seus jogadores realmente preferem ele do que o 3.5?

:tsc:

Advogado de Regras

Mensagem#13 » 16 Ago 2013, 08:03

Other, você que testou os sistemas , mesmo sendo um cara meio imparcial pela construção do Ohmtar e tal, e o combate cara?
Seus jogadores realmente preferem ele do que o 3.5?

Se existe um motivo para jogar D&D 4e, é o sistema de combate dele. Como todas as classes foram construídas para serem funcionais dentro dele (com graus variados de sucesso, mas em geral, mesmo classe vistas como fracas na 4e tem um desempenho aceitável em um jogo normal) e cooperarem entre si, assim como o design de monstros é feito pensando que eles representam desafios diferentes a cada personagem (contudo, a primeira leva de monstro pecava por ter uma quantidade muito grande de PVs e capacidade ofensiva em geral, baixa, fazendo com que alguns combates fossem lentos devido a isso - mas é algo consertado a contento a partir do Monster Manual III), a tendência é que os combates na 4e sejam muito bons se você gosta de opções táticas e pensamento de grupo.

Bozo

Mensagem#14 » 16 Ago 2013, 21:24

O que me atrai verdadeiramente no combate são as regras boardsgames para miniaturas,

FoxMountain

Mensagem#15 » 17 Ago 2013, 17:35

Para ser perfeito deveriam apenas recolocar sim a velocidade das armas....
E o suo de miniaturas sempre dá um toque lindo as sessões....

Bem, mestre GG já falava isto lá no D&D...

Voltar para “Dungeons & Dragons”