Dreamscarred Press anuncia um novo "Tome of Battle"

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Bozo
Mensagens: 302

Re: Dreamscarred Press anuncia um novo "Tome of Battle"

Mensagem#16 » 08 Set 2013, 23:21

Que o Next traga tudo de volta.
Quanto mais opções melhor.
E ae cabe a cada um escolher o que mais curte.

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: Dreamscarred Press anuncia um novo "Tome of Battle"

Mensagem#17 » 09 Set 2013, 10:57

Esses lançamentos para Pathfinder como o Tome of Battle que é da WoTC são legais? Como eles conseguem lançar um livro dessa forma? Não são passíveis de serem processados? É por isso que a Wizards mudou sua política com o D&D 4.0 e o Next para evitar concorrência com produtos usando o SDR e OGL?

Afinal, da forma que eles fizeram isso, você sermpre irá precisar dos livros básicos do D&D para poder jogar pathfinder ou não? Se eles publicarem regras de criação de personagem, li aqui que não poderiam usar o selo de compatível com D&D 3.5.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 2235

Re: Dreamscarred Press anuncia um novo "Tome of Battle"

Mensagem#18 » 09 Set 2013, 12:13

Esses lançamentos para Pathfinder como o Tome of Battle que é da WoTC são legais? Como eles conseguem lançar um livro dessa forma?


Releia a notícia que eu postei. O Path to War não é literalmente um Tome of Battle e nenhum dos autores clama que é isso - ele só é uma imensa inspiração.

É por isso que a Wizards mudou sua política com o D&D 4.0 e o Next para evitar concorrência com produtos usando o SDR e OGL?


Sim.

Afinal, da forma que eles fizeram isso, você sermpre irá precisar dos livros básicos do D&D para poder jogar pathfinder ou não?


Não. Vide abaixo o motivo.

Se eles publicarem regras de criação de personagem, li aqui que não poderiam usar o selo de compatível com D&D 3.5.


Você está confundindo duas formas de publicação que existiam na Era d20 - OGL e Licença d20.

A Licença d20 era aquela que impedia os autores de lançar livros com as regras de criação de personagens. Ela era uma licença um pouco mais estrita, mas que permitia a quem seguia ela a colocação do logo do Sistema d20 e anunciar que tal material era compatível com ele. Contudo, a Licença d20 foi revogada com o lançamento de D&D 4e e da GSL. Nada mais pode ser lançado para ela.

Por outro lado, a OGL ainda existe e é irrevogável. A Wizards of the Coast não pode dar um fim a ela e suas exigências são muito menores (basicamente, deixe todo material mecânico e que não seja identidade do produto como OGL) - e é usando essa licença que a Paizo publica Pathfinder e a Green Ronin publica Mutants&Masterminds. Na verdade, a OGL é tão aberta que outras empresas podem criar sublicenças baseadas nela, como novamente, a Paizo faz com a Pathfinder Roleplaying Game Compatibility (que é basicamente, a versão da Paizo da extinta Licença d20).

E aí está a situação do Path to War - ele será um lançamento OGL e também Compatível com Pathfinder - mas não será Licença d20.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Voltar para “Dungeons & Dragons”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes