Como jogar com exércitos?

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

marcoslza

Como jogar com exércitos?

Mensagem#1 » 29 Out 2013, 22:06

Apresentação:
Olá, primeiro post nesse fórum necessita uma apresentação de minha parte. Sou novato no RPG, joguei algumas partidas em D&D 3.5, mas como o número de jogadores é pequeno e os mestres tem que seguir a vida, o grupo para qual fui chamado carecia de mestre e me aventurei nessa.
Já mestrei algumas vezes para alguns grupos, e conforme depoimentos, estou indo bem. Porém, com toda a leitura que tive, não foi muita, eu precisava saber como colocar na minha campanha uma guerra entre 2 exércitos.

A dúvida.
Como colocar guerras grandes no D&D 3.5? Como se calcula, como mestrar isso, como faço a batalha, enfim, como é que se faz isso?

Alguém já fez isso? ou tem alguma leitura para recomendar?

Allefcapt
Contato:

Re: Como jogar com exércitos?

Mensagem#2 » 30 Out 2013, 11:23

Ola Marcos,
Bem vindo a nosso fórum.

Temos um tópico extenso sobre o assunto no Dicas e Ideias.
Visite: Ajuda sobre exércitos, populações, reinos e etc...

Abcs,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Twitter: @allefcapt / @spell_net
Diários do Capitão Allef: https://www.facebook.com/rodrigoallef.nunes
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire

Advogado de Regras

Mensagem#3 » 30 Out 2013, 22:47

Isso depende muito sobre qual a função narrativa desses exércitos e dos seus jogadores. Você pretende que seus jogadores participem de uma batalha em massa? Ou que eles liderem tais exércitos? O exército é o foco da campanha ou é parte do ambiente?

De qualquer forma, tradicionalmente quando se pede esse tipo de informação, alguém quer regras de combate em massa. Uma opção acessível e legal é o sistema de combate em massa do Ultimate Campaign da Paizo, que é feito pensado para Pathfinder, mas é suficientemente parecido para ser usado em D&D 3.5. Outra opção é o uso do Heroes of Battle da própria Wizards of the Coast, que não tem sistemas para isso (felizmente), mas se foca em como militarizar uma campanha comum de D&D.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

marcoslza

Mensagem#4 » 10 Nov 2013, 23:53

Advogado de Regras escreveu:Isso depende muito sobre qual a função narrativa desses exércitos e dos seus jogadores. Você pretende que seus jogadores participem de uma batalha em massa? Ou que eles liderem tais exércitos? O exército é o foco da campanha ou é parte do ambiente?

De qualquer forma, tradicionalmente quando se pede esse tipo de informação, alguém quer regras de combate em massa. Uma opção acessível e legal é o sistema de combate em massa do Ultimate Campaign da Paizo, que é feito pensado para Pathfinder, mas é suficientemente parecido para ser usado em D&D 3.5. Outra opção é o uso do Heroes of Battle da própria Wizards of the Coast, que não tem sistemas para isso (felizmente), mas se foca em como militarizar uma campanha comum de D&D.

Sim, era mais sobre as regras, a narrativa e colocar os jogares como parte do exército.
A ideia era que durante a campanha acontecesse uma guerra entre reinos e os jogares auxiliassem o exército, aí veio toda a questão de como lidar com os jogadores no meio da batalha, os soldados aliados e os inimigos.

Advogado de Regras

Mensagem#5 » 11 Nov 2013, 14:10

Eu continuo com as perguntas - como você quer utilizar a Guerra em sua campanha?

Você quer que os jogadores liderem exércitos e participem de grandes batalhas campais? Nesse caso, você quer um sistema de batalhas em massa.
Você quer que os jogadores participem do combate, mas nos bastidores? Nesse caso, é só utilizar as regras normais de D&D - a Guerra é só o cenário onde isso passa.
Você quer que os jogadores estejam em guerras campais, mas como soldados, não líderes? Mesmo caso acima. Deixe os combates um pouco mais anárquicos, com oponentes entrando em combates após começarem, inimigos abandonando ele, alguma unidade de elite aliada conjurando magias para apoiá-los.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

marcoslza

Mensagem#6 » 12 Nov 2013, 13:27

3ª alternativa: Os jogadores estejam em guerras campais, mas como soldados, não líderes.

Seguirei o que disse :victory:

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#7 » 12 Nov 2013, 15:23

Oi Marcos, tudo bem? Bem vindo!

Inspirado por este tópico que você abriu, resolvi criar este artigo:

http://www.spell.net.br/portal/index.ph ... Itemid=114

Espero que ajude de alguma forma.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

marcoslza

Mensagem#8 » 12 Nov 2013, 21:51

ronassic escreveu:Oi Marcos, tudo bem? Bem vindo!

Inspirado por este tópico que você abriu, resolvi criar este artigo:

http://www.spell.net.br/portal/index.ph ... Itemid=114

Espero que ajude de alguma forma.

Muito bom e bem completo.
Obrigado a todos.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#9 » 13 Nov 2013, 08:33

Obrigado! Por nada! Sempre que surgem essas dúvidas eu sentia vontade de escrever sobre o assunto, já participei como jogador e como mestre em batalhas assim, então acredito ter algo a passar para quem pretende lidar com batalhas grandes na sua mesa, ele foi feito exclusivamente para narradores, isso meio que fica claro no texto, mas acho que seria legal também fazer um só para jogadores, pois tem muitos jogadores que acham que vão matar exércitos inteiros sozinhos, quando isso é praticamente impossível, mesmo estando em high-level, sempre tem alguém mais forte que você, e num combate assim, um reino vai fazer de tudo para te parar.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Voltar para “Dungeons & Dragons”