d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

brunocezarqc
Mensagens: 6

d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#1 » 02 Abr 2014, 15:43

Boa tarde pessoal!

Sou novo aqui, e irei iniciar uma campanha de 3.5 no nivel 1.
Se não for incomodo, aqueles que entendem poderiam me ajudar?
Gostaria de uma build legal para meu Ranger Arqueiro. Sei que muitos falam que arqueiro fica melhor pra Warrior (devido aos inúmeros talentos), mas acho que perde a essência para o estilo de personagem que desejo (batedor, vive em florestas, ágil, esperto..não somente um matador). Dou mto valor ao roleplaying, acho q nem tudo é matar, destruir e pilhar.
Tenho dúvidas tb sobre a classe batedor do Completo do Aventureiro. Será que é melhor que o Ranger? (São parecidos, mas me parece que o batedor é um tanto quanto mais poderoso em combate).
Li algo sobre a build Ranger/Scout(batedor), ou vice versa, porém não entendi direito. Sou novo no sistema d&d, mas li que fica legal.
E as Classes de prestígio?
Talentos?

Não sou fã de builds com varias classe. Acho legal até no máx 2, dependendo 3, mas que sejam compatíveis com o estilo do personagem. Ex: ranger4/batedor6/atirador da floresta10 (somente um exemplo, nem sei como ficou isso ai hahaha), ou batedor10/iniciado do arco 10 e etc.

Agradeço o auxilio de vocês desde já.
Fico no aguardo!

Obrigado!

Bruno

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#2 » 02 Abr 2014, 17:01

Olá Bruno, seja bem vindo!
Não é incomodo algum, eu e o Allef mantemos esse espaço justamente para isso, ajudar os mestres e jogadores em suas mesas de RPG.

Tenho certeza de que o Advogado de Regras saberá dar melhores dicas do que eu. Mas eu posso tentar te ajudar.

Achei essa build, e ela parece interessante:
http://www.dandwiki.com/wiki/Shower_of_ ... cter_Build)

Ela é apenas Scout(batedor) 4º e Ranger 16º. Mas talvez você já tenha lido sobre ela.

Uma dica, escolha bem a raça. Cada raça pode vir a ser um bom ranger, mas dependendo de qualquer escolher, isso pode afetar que tipo de ranger você será. Como você quer ser um arqueiro, recomendo elfo, halfling, ou mesmo humano.
Se o seu ranger for baseado em habilidades mais sociais, muito parecido com um detetive; meio-elfos e humanos são bons para este tipo.

Outra coisa importante, é sabermos como ficou suas habilidades, força é importante também para o arqueiro, pois certamente você irá querer colocar o dano da força no seu Arco Longo Composto +4, mas não adianta nada ter esse arco se você tiver uma Força 16.
Os Rangers precisam de muitas habilidades altas, Destreza obviamente deverá ser o mais alto valor possível, uma Constituição de no mínimo 14 ou melhor, inteligência e sabedoria de no mínimo 12 ou melhor. Se você quer ser um personagem mais social, como um detetive que rastreia os criminosos, então você vai querer dar um pouco mais de ênfase nas habilidades mentais e menos nas habilidades físicas.

Escolher talentos é um pouco difícil para um ranger, porque há muitas boas escolhas e eles não têm acesso suficiente como um guerreiro para aprender todas os talentos úteis.

Se você deseja perseguir sua presa como um predador, então você vai precisar de Esconder-se, Furtividade, Observar e Ouvir. Se você deseja fazer uso do rastreamento do ranger, então você terá que focar na perícia Sobrevivência. Se você deseja obter informações de outros humanóides, então você vai precisar de Blefar, Obter Informação, Diplomacia e Sentir Motivação. Se você pretende ter um companheiro animal no quarto nível, então você terá que maximizar a perícia Adestrar Animais para controlá-lo bem. Seus talentos afetam principalmente a sua capacidade de combate. Talentos como Foco em Arma, Iniciativa Aprimorada, Ataque Poderoso, e Trespassar são mais para combate corpo-a-corpo, tenha isso em mente. Em vez de Ataque Poderoso e Trespassar, arqueiros vão querer talentos como Tiro Preciso e Tiro Rápido. Certifique-se de que você não tomar uma Talento que você ganhe por ser Ranger ao subir de níveis.

Escolha bem o seu inimigo favorecido. Todos os rangers se especializam na busca de um pequeno número de tipos de criatura. Nos níveis 1, 5, 10, 15, 20 você começa a adicionar um novo inimigo predileto. Faça a escolha baseada na personalidade do seu personagem. Por exemplo, um trauma de infância envolvendo um cadáver animado pode levá-los a caçar e destruir os mortos-vivos. Alternativamente, você pode basear a escolha no mundo do jogo. Você pode perguntar ao Mestre se existem criaturas que são particularmente problemáticas na região de origem do seu personagem, ou talvez alguns que são caçados para o ganho monetário. Isso é muito válido, uma conversa franca com o Narrador nesse momento é muito importante.

Escolha bem seu equipamento inicial. Você vai precisar de uma arma primária e uma arma secundária, não se garanta somente no seu arco. Para arqueiros sua arma backup é uma arma branca e para os especialistas em combate corpo a corpo é uma arma de longo alcance. O arco longo é a melhor arma de longo alcance para um arqueiro, eventualmente você terá um arco longo composto, que é melhor. Todos os rangers precisam de armaduras, couro batido é bom no primeiro nível, e equipamento de sobrevivência (saco de dormir, ração, cantil, corda de seda, etc.). Não esqueça nada.

Entender suas habilidades de classe e talentos. À medida que você subir de nível terá certas habilidades de classe. Certifique-se de que leu sobre cada uma delas. Se você não usar todos os seus poderes corretamente irá incomodar os outros jogadores ou enfraquecerá seu personagem, possivelmente ambos.

Conheça as suas magias. Nos níveis mais altos, um Ranger recebe algumas magias menores. Suas magias são semelhantes as de um druida e principalmente lidam com sobrevivência na natureza e em lidar com plantas e animais. Você deve rever suas magias no livro do jogador quando você for pegá-las para que você saiba como usá-las. Retarda muito o jogo se você tentar usar uma magia sem entendê-la. Lembre-se que como ranger, você tem que preparar suas magias para o dia depois de cada vez que eles dormirem, como faria um mago.

Selecione seu companheiro animal sabiamente. Você escolhe um companheiro animal como se fosse um druida de três níveis menos do que você, por exemplo, um ranger 6 º nível e um druida de nível 3 obterão o mesmo tipo de animal. Se você optar por ter um companheiro animal, você deve preparar uma pequena ficha de personagem para ele, incluindo sua classe de armadura, ataques, testes de resistência, e assim por diante, de modo que você possa usá-la facilmente durante o jogo. Mas saiba, você não tem que ter um companheiro animal.

Conheça o seu papel no grupo. Suas escolhas durante a criação do personagem moldam o seu papel no grupo. Se você tem mais habilidades furtivas, poderá ser um grande batedor, sempre à frente. As habilidades sociais podem deixá-lo a ser o porta-voz do grupo. Durante o combate direto você é um lutador de apoio. Você pode ajudar o guerreiro flanqueando em combate corpo a corpo ou possivelmente atacando arqueiros inimigos com suas flechas.

Posteriormente voltarei aqui e tentarei trazer mais dicas, espero poder ajudar por hora.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

brunocezarqc
Mensagens: 6

Re: d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#3 » 02 Abr 2014, 17:23

Obrigado Ronassic!

Esclareceu agumas coisas sim, e agradeço tb nas dicas de pericias, talento e interpretação.
Tenho dpuvida tb na talento de Batedor, Skirmish(algo assim) rsrs! Falam que com a build Scout/Ranger, tem um talento chamado SWIFT Hunter que deixa mto legal tb..mas não sei pra q serve direito. A build scout/ranger, me parece que serve mais p atacar na distancia de até 9m, devido ao Skirmish do Scout. Fica ruim a longa distância? Queria um arqueiro que atacasse de longe, certeiro..mortal...muuuahahahaha! rsrsrs

Referente a build que me indicou, realmente é interessante. É ao estilo hit and run. Vou pesquisar mais sobre essa mescla de Scout/Ranger.

Ahhh..duvidas duvidas duvidas! rsrs

Não coloco os status do personagem, pq ainda não rolei os dados. Qndo eu souber, informo p vcs.

Fico no aguardo de mais dicas!

Obs:. Falando em dica, se gostarem de Ranger (conceito, estilo, idéias e etc), e se gostarem de livros, não deixem de Ler a série Ranger: A Ordem dos Arqueiros. Estou lendo, e é simplesmente fantástica. Da mais vontade ainda de jogar D&D.

brunocezarqc
Mensagens: 6

Re: d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#4 » 02 Abr 2014, 18:43

Na verdade eu gostei desse esquema scout/ranger hein! Possui o mesmo conceito, só preciso entender certinho como funciona esse tal SWIFT Hunter e a movimentação do Skirmish.

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#5 » 03 Abr 2014, 09:27

Por nada, é um prazer. :victory:

No Livro do Aventureiro Completo tem a classe Batedor, que segundo o livro, é aquele que vai à frente, descobrindo o que está além das planícies que seu grupo pretende percorrer ou depois dos planaltos que um exército inteiro tem que cortar antes de chegar ao local da batalha. Como vimos, essa classe possui como principal habilidade a Escaramuça, que são bônus no dano e CA depois de percorrer 3 metros. Essa classe seria uma mistura de ladino e ranger, principalmente com habilidades para Movimento Livre em terrenos difíceis, Mimetismo, Encontrar Armadilhas, Evasão e Sentido Cego.

Sobre o talento swift hunter, você pode ver no link abaixo, que alguns benefícios das classes se empilham, como por exemplo em relação ao Inimigo Predileto. Ou até mesmo o dano extra e bônus de competência para CA quando em escaramuças:

http://dndtools.eu/feats/complete-scoun ... ter--2868/

Acho que é muito válido.

No link abaixo, você encontra mais informações sobre a classe de prestígio scout:
http://dndtools.eu/classes/scout/

Escaramuça (Ext): Um batedor depende de mobilidade para causar dano adicional e melhorar sua defesa. Ao se mover ao menos 3 metros, essa habilidade concede um dano extra de 1d6 pontos de dano de todos os ataques feitos durante qualquer rodada em que se movimente pelo menos 3 metros de distância (dois quadrados) de onde estava, no início de seu turno. O dano extra só se aplica aos ataques feitos após o Batedor andar pelo menos 3 metros. A habilidade escaramuça não pode ser usada enquanto estiver montado. O dano extra aplica-se apenas a ataques feitos durante o turno do batedor. Este dano extra aumenta em 1d6 para cada quatro níveis acima do 1º (2d6 no 5 º, 3d6 no dia 9º, 4d6 no 13º, e 5d6 no 17 º nível).

O dano extra aplica-se apenas contra criaturas vivas que têm uma anatomia discernível. Mortos-vivos, construtos, limos, plantas, criaturas incorpóreas e criaturas imunes à dano extra de acertos críticos não são vulneráveis ​​a esse dano adicional. O batedor deve ser capaz de ver o alvo bem o suficiente para escolher um ponto vital e deve ser capaz de chegar a tal ponto. Batedores pode aplicar este dano extra aos ataques à distância feitas enquanto em escaramuças, mas somente se o alvo está dentro de 9 metros.

No 3 º nível, um batedor ganha um bônus de +1 competência para a Classe de Armadura durante qualquer rodada em que ele se mova, pelo menos, 3 metros. O bônus aplica-se assim que o batedor se moveu 3 metros, e dura até o início do seu próximo turno. Este bônus aumenta em 1 para cada quatro níveis ganhos acima de 3 (2 no 7º, 3 no 11º, 4 no 15º, e 5 no 19º nível).

Um batedor perde essa habilidade quando estiver usando uma armadura média ou pesada ou quando estiver carregando uma carga média ou pesada. Se ele ganhar a habilidade escaramuça de outra classe, os bônus se acumulam.

Conheço o livro A Ordem dos Arqueiros, mas ainda não encontrei o primeiro para comprar... Deu vontade de buscar novamente por ele. :laugh:
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

brunocezarqc
Mensagens: 6

Re: d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#6 » 10 Mai 2014, 04:04

Ronassic, desculpa pela demora em responder. Fiquei um tempo fora.

Por incrível que pareça, ainda não começamos a mesa hahaha!

Meu personagem vai ser humano.
Então vc acha que essa combinação scout/ranger fica legal? Não ligo se não vai ficar OP ou algo do tipo...só quero um personagem bem feito, e que possa me divertir matando alguns monstros por ai!

Preciso estudar muito sobre o sistema. Fico totalmente perdido. Não sei se escaramuça é uma boa mesmo...me parece que vale mais a pena pelo bônus em competência na CA do que pelo próprio dano da mesma, se eu não estiver enganado.

Se souberem mais alguma combinação legal, agradeço! rs

Já li que atirador da floresta é bem legal tb, mas não sei como fica a combinação com Ranger.
Alguém conhece?

Agradeço a atenção!

Grande abraço e desculpas pela demora de resposta.

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#7 » 27 Mai 2014, 22:03

Sem problema Bruno, desculpa eu, pois o site sofreu uma migração e ainda não terminei de modificar o site, agora é Wordpress no lugar do Joomla.

Não começaram? Espero que iniciem logo. Acho válido sim essa combinação, mas não conheço bem a cdp Atirador da Floresta, vou procurar saber...

Boa sorte aí!
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#8 » 16 Mar 2015, 11:18

Olá Bruno, tudo bem? Já começaram a jogar?
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

brunocezarqc
Mensagens: 6

Re: d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#9 » 17 Mar 2015, 23:06

Boa noite Ronassic!!

Cara...eu ainda não consegui entrar na mesa! Meus amigos estão jogando já! Estão no nível 7..não sei em qual iniciaram!

O problema agora, é que disseram p eu fazer Paladino! Acham q vai ajudar mais o grupo...maaass..sei q eles não tem um personagem ranged na mesa, o q faz uma certa falta! O q VC acha? Maiores danos e etc.. Archer ou Paladino?

Se eu for de arqueiro, vai ser scout/ranger! Falando nisso, VC viu a CDP Atirador da Floresta?

Dei uma olhada em Paladino TB, e vi a CDP Fist of Raziel, caso eu faça um palada né! Rsrs. Ele tem q ser exalted! O que eh isso?

Quanta dúvida, e preciso decidir rápido, já q jogo no próximo sábado! Irrrraaaaa

Grande abraço e desculpa por tanta dúvida! Eu realmente joguei pouco D&D! Vim do Storyteller, ou seja, milhares de dúvidas e questoes!

Abraaaasss

brunocezarqc
Mensagens: 6

Re: d&d 3.5 Ranger Arqueiro

Mensagem#10 » 30 Mar 2015, 19:27

Boa noite pessoal!

Finalmente vou começar mesmo a mesa. E vai ser Scout 4 /Ranger 16 mesmo, talvez uns 2 nives de Atirador da Floresta 3.5, ficando Scout 4 / Ranger 14 / AdF 2!

Estamos usando uma versão criada pelo mestre. As regras são as mesmas, porém o mundo é outro e as raças tb são outras.

Começarei nível 8.

Gostaria de um auxílio com a build, por exemplo, talentos, magias e etc, para fazer esse arqueiro bom e eficiente.

Estou em dúvida entre duas raças, e gostaria da opnião de vocês.

Lembrando que os atributos serão utilizados com 30 pontos, e as características postadas não estão contando com nenhum item ou nível extra, ou seja, estão nível 1.

1 - Humanos

Deslocamento: 9 metros

Especiais: Ganham 1 talento extra no primeiro nível e também podem escolher +1 de bônus em qq atributo. Ganham 4 pontos de perícias iniciais e 1 extra por nível, além de poderem escolher duas perícias para tratar como classe.

Artes: +5 de bônus em musica e instrumentos

Atributos: for 10 / des 18 / con 14 / int 12 / sab 10 / car 8 (O que acham?)


2 - Pantros (Felinos Bípedes)

Deslocamento: 12 metros

Especiais: Ganham +2 em Des/ +1 em For/ -2 Con/ -2 Car. Visão 180º de campo, somente acizentado e visão noturna de 15m.

Natureza Felina: Recebe +3 em testes de saltar, furtividade e resiste a queda de até 6m.

Artes: +5 de bônus em criação de arcos e flechas.

Obs: Esta classe não fala idioma comum, e devido as suas cordas vocais, não conseguem aprender outros tipos de idiomas se não o próprio racial. (Imaginem grunhidos, rugidos e etc). Inclusive, aceito dicas de interpretação, caso o mestre não deixe utilizar o idioma comum para interagir com os outros personagens da mesa, já que se for o caso, serei o único a utilizar essa raça.

Atributos: for 9 / des 17 / con 14 /int 14 / sab 10 / car 10 ( O que acham?)


Li sobre a magia de Ranger do Spell Compendium chamada Hunter's mercy, O que acham?

Tenho dúvidas sobre o Talento Tiro em movimento, com relação a movimentaçao e ataque.

Bom, agradeço aos interessados em me ajudar, e peço desculpas por terem que ler tanto. rs

Abraços a todos.

Voltar para “Dungeons & Dragons”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes