Hit 'n' Run DnD 3.5

Venha trocar idéias sobre o sistema de RPG mais conhecido e jogado do mundo! Assim como os outros sistemas que usam a licença aberta D20 / OGL.

Moderador: Moderadores

Bonnin

Hit `n` Run DnD 3.5

Mensagem#1 » 08 Abr 2014, 22:23

Saudações pessoal, Estou aqui para pedir auxílio a vocês em regras, então é possível que o Advogado me seja bem útil.
Bem em uma seção que mestrei o grupo estava atraindo um grupo de caçadores para uma armadilha, mas os caçadores, como bons caçadores, tinham arcos!
Daí vem a confusão, minha ideia era que eles(os caçadores) andassem e atirassem, mas como as regras se aplicariam nesse caso? Pois friamente, eu andaria e depois atacaria, fazendo o uso das minhas ações de Movimento e Padrão, logo não teria penalidades, e quanto a CA do defensor( que no caso era um monge) deveria ser reduzido, já que ele está correndo? Eu acabei me perdendo nessa, cês podem me ajudar?
We do not forgot!
We do not forgive!

Cavaleiro de Nikiti - Niterói

ronassic
Administrador
Contato:

Re: Hit `n` Run DnD 3.5

Mensagem#2 » 09 Abr 2014, 10:01

Olá, como vai Bonnin?

Creio que não haverá redução de CA do defensor. Atacar com um arco estando dentro da distância normal do incremento, não há problema. Somente se o arqueiro andar acima do incremento da arma, aí no caso ele vai ter uma penalidade, não será o defensor que irá ganhar um bônus.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Bonnin

Mensagem#3 » 09 Abr 2014, 13:05

Opa, Ronassic, vou bem, jogado muito pouco, estou estudando muito os livros pra não ter mais decepções.. háháhá :laugh:
Mas voltando ao tópico, sobre ter a redução na CA do defensor, diz no livro que, se o defensor estiver correndo há uma redução de CA( tira-se o bônus de DES, ou algo assim...)como o monge estava correndo para, justamente, não ser atingido não sei como aplicar essa regra. Num surto de risos o responsável pelo monge me disse que iria correr em zigue-zague para não perder CA, mas acabei que relevei essa parte da aventura por motivos de cansaço geral do grupo(estávamos virados e já era umas 4 da matina...). Mesmo assim, querendo botar mais pano pra manga, existe um talento, no livro do 3.5 que se chama "Ataque em movimento" esse talento permite só separar a movimentação do personagem? Se aplicaria nessa situação?
We do not forgot!
We do not forgive!

Cavaleiro de Nikiti - Niterói

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#4 » 09 Abr 2014, 14:26

Entendo... Então podemos interpretar que o defensor estava usando a manobra chamada Lutar na Defensiva (+2 no CA durante 1 rodada), ou mesmo Defesa Total (+4 no CA durante 1 rodada), ao invés de correr em zigue-zague. Mas olha que legal, se um personagem tiver 5 graduações em Acrobacia recebe +3 de bônus de esquiva na CA quando estiver lutando na defensiva, em vez de +2, e +6 de bônus de esquiva na CA em Defesa Total, em vez de +4. Aí sim poderíamos dizer que ele estava andando (ou mesmo correndo) em zigue-zague, afinal, está usando sua manobra de Acrobacia como movimento defensivo.
Dá pra fazer um personagem sem armadura nenhuma de segundo nível ser mais difícil de acertar do que um guerreiro numa armadura de batalha.

Dessa fora ele ganharia bônus sim, apenas dessa forma. Mas não importa se o atacante se move ou não, mesmo usando uma arma de ataque à distância, o defensor não ganhará nenhum bônus no seu CA por conta do atacante se mover, nesse caso. A não ser que ele tenha algum talento que eu desconheço que o beneficie dessa forma. Se o defensor na verdade estivesse Caído no chão, ganharia +4 de bônus no CA contra ataques à distância, ou se estivesse ajoelhado ou sentado, ganharia +2.

Não sei se seria o caso, mas se o defensor efetuou uma manobra "Corrida", além dele usar uma ação de rodada completa, ele perderia seu bônus
de Destreza na CA, pois seria incapaz de se esquivar de qualquer ataque. Então acredito que o defensor estava apenas andando se afastando, ele poderia recuar até o dobro do deslocamento dele, sendo assim, ele poderia se afastar por até 18 metros, pois uma criatura média anda 9 metros. Veja a página 125 do livro do jogador falando sobre Movimento Tático.

Vamos agora pensar se um deles tivesse o Talento Fintar Aprimorado, poderia assim com uma ação padrão tentar confundir o outro durante um combate à distância, para que ele não consiga se esquivar com eficácia do próximo ataque. É preciso um teste resistido entre a perícia Blefar do atacante e a perícia Sentir Motivação do defensor. O defensor adiciona seu bônus base de ataque no teste de Sentir Motivação. Se o resultado do teste de Blefar superar o teste de Sentir Motivação do alvo, o próximo ataque do personagem contra esse alvo não permitirá que ele considere seu bônus de Destreza na CA (se houver). Este ataque deve ser realizado antes ou durante o turno subseqüente do atacante.

São muitas manobras, e se o jogador souber todas elas, pode deixar o Narrador em maus lençóis, pois eles costumam ser muito criativos...
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Advogado de Regras

Mensagem#5 » 14 Abr 2014, 00:41

Vamos agora pensar se um deles tivesse o Talento Fintar Aprimorado, poderia assim com uma ação padrão tentar confundir o outro durante um combate à distância, para que ele não consiga se esquivar com eficácia do próximo ataque. É preciso um teste resistido entre a perícia Blefar do atacante e a perícia Sentir Motivação do defensor. O defensor adiciona seu bônus base de ataque no teste de Sentir Motivação. Se o resultado do teste de Blefar superar o teste de Sentir Motivação do alvo, o próximo ataque do personagem contra esse alvo não permitirá que ele considere seu bônus de Destreza na CA (se houver). Este ataque deve ser realizado antes ou durante o turno subseqüente do atacante.

Lembre-se que Fintar só beneficia o próximo ataque corpo-a-corpo do personagem que fintou. É algo bem explícito no texto [url=the next melee attack you make against the target does not allow him to use his Dexterity bonus to AC (if any).]da manobra[/url].

Entendo... Então podemos interpretar que o defensor estava usando a manobra chamada Lutar na Defensiva (+2 no CA durante 1 rodada), ou mesmo Defesa Total (+4 no CA durante 1 rodada), ao invés de correr em zigue-zague. Mas olha que legal, se um personagem tiver 5 graduações em Acrobacia recebe +3 de bônus de esquiva na CA quando estiver lutando na defensiva, em vez de +2, e +6 de bônus de esquiva na CA em Defesa Total, em vez de +4. Aí sim poderíamos dizer que ele estava andando (ou mesmo correndo) em zigue-zague, afinal, está usando sua manobra de Acrobacia como movimento defensivo.

Só lembrando - Lutar Defensivamente só pode ser utilizado como parte de uma ação de ataque., seja comum ou total. Da descrição dela: You can choose to fight defensively when attacking.. O personagem pode se deslocar (normalmente) e usar Total Defense, mas está restringido ao seu deslocamento normal.

Mas voltando ao tópico, sobre ter a redução na CA do defensor, diz no livro que, se o defensor estiver correndo há uma redução de CA( tira-se o bônus de DES, ou algo assim...)como o monge estava correndo para, justamente, não ser atingido não sei como aplicar essa regra. Num surto de risos o responsável pelo monge me disse que iria correr em zigue-zague para não perder CA,

Sim, ele terá a redução na CA e Corrida só é feita em linha reta. Da maneira como descreveu, ele usaria Movimento Dobrado, que não tem penalidade na CA.

Mesmo assim, querendo botar mais pano pra manga, existe um talento, no livro do 3.5 que se chama "Ataque em movimento" esse talento permite só separar a movimentação do personagem? Se aplicaria nessa situação?

Sim e Não, Respectivamente.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Voltar para “Dungeons & Dragons”