[BLOG] Legend of the Five Rings em português! E o mercado de

Aqui serão postadas as entradas do Blog e podemos criar discussões sobre elas.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

[BLOG] Legend of the Five Rings em português! E o mercado de

Mensagem#1 » 08 Ago 2014, 12:03

This is a blog post. To read the original post, please click here »

Lembro muito bem de alguns anos atrás falarem que o mercado de RPG estava encolhendo, principalmente no Brasil. Lembro quando alguns "profetas" disseram que os MMORPGs e outros RPGs eletrônicos iriam substituir o RPG de mesa gradualmente... Bom, eu cheguei a me preocupar mesmo, houve um "boom" de MMOs e muitos títulos "free" no mercado.

ImagemMas o RPG de mesa está mais vivo do que nunca!!! Lá fora a White Wolf revitalizou a linha do seu antigo Mundo das Trevas, agora chamado simplesmente de Mundo das Trevas Clássico, com novos suplementos saindo a cada ano. Mais suplementos do outro Mundo das Trevas, e um Exalted 3ª edição "no forno". D&D chega em sua 5ª edição e ainda no bom formato livro, sem uma versão 100% eletrônica como alguns previram, através do D&D Insider. Call of Cthulhu ganha uma 7ª edição. Star Wars ganha toda uma nova linha de RPGs pela Fantasy Flight Games, que já publica de forma magnífica Warhammer Fantasy e a linha de RPGs de Warhammer 40k. Fora isso temos muitas outras coisas boas saindo toda hora. E o RPG de mesa está morrendo? Acho que nunca esteve tão forte!

E no Brasil? Ah o Brasil... Quem disse que brasileiro não joga RPG? Sim, começamos bem mais tarde que os gringos, mas jogamos, e é um hobby forte em nosso país, ainda é!

Imagem

Qual minha surpresa quando vi no site da Rede RPG o anúncio da publicação de Legend of the Five Rings em português?  Bom, já tinham tentado trazer numa campanha de financiamento coletivo, fracassada duas vezes. Então não acreditei até ler o artigo no site oficial.

Agora sim!! Agora levo fé que o famoso e tão premiado/elogiado RPG de Fantasia Oriental, Legend of the Five Rings, em sua 4ª edição (a atual) será lançado em português!! O anúncio foi do site oficial do Legend of the Five Rings, da editora AEG. A 4ª edição de Legend of the Five Rings será publicado no Brasil pela New Order Editora, que está trazendo também Yggdrasil e fará uma campanha de financiamento coletivo para trazer o NUMENERA, do Monte Cook.

Mas Lot5R não será lançado via financiamento coletivo! Seu lançamento é CERTO!!! De acordo com a REDE RPG, a AEG publicou a seguinte nota em seu site oficial:"A AEG tem o prazer de anunciar que firmou uma parceria com a New Order Editora para produzir os produtos de RPG de Legend of the Five Rings em português. Sediada no Brasil, a New Order Editora demonstrou uma grande paixão pelo jogo de interpretação de L5R e desejamos que tenhamos um relacionamento forte com eles para levar nossa marca para mais jogadores ao redor no mundo!"

ImagemCom o lançamento de Yggdrasil (Um RPG sobre a mitologia nórdica), Numenera e agora o Legend of the Five Rings, não seria exagero dizer que a New Order Editora tem tudo para se tornar uma grande editora no Mercado Nacional de RPG.

Acredito que nem na "Era de Ouro" do RPG no Brasil (entre 1995-2000) tivemos tantos títulos e opções no Mercado Nacional. Pela primeira vez teremos um RPG de Star Wars em português (pela Galápagos Jogos), temos Savage WorldsDragon AgeMutantes & Malfeitores (em breve a 3ª edição), Guerra dos TronosGURPS 4ª edição (ok, só os dois básicos, mas temos), Um AnelMundo das Trevas, provavelmente o D&D 5ª edição/Next muito em breve (assim esperamos), Call of Cthulhu 6ª EdiçãoRastro de CthulhuDust DevilsBlood & HonorShotgun DiariesYggdrasil e as ótimas promessas da New Order, como Numenera e Legend of the Five Rings 4ª edição. Fora outros. Cada vez mais o RPGista brasileiro tem mais opções de curtir seu hobby. E isso que deixei de fora os RPGs nacionais, vou falar deles agora.Imagem
O RPG 100% nacional (criado no Brasil), começou com Tagmar, ainda no início dos anos 90. Tido como "cópia barata" do D&D na época, ele angariou uma legião de fãs, e evoluiu. Hoje temos muitas opções de RPGs nacionais no mercado. O manual básico mais atual do 3D&T Alpha é disponível DE GRAÇA na loja virtual da Jambô! Está lá para você baixar se quiser. Apesar de muitos terem preconceito com o 3D&T, ele ajudou a ensinar e divulgar o RPG para muita gente, hoje jogadores veteranos do nosso querido hobby, alcançado pontos distantes do país quando era vendido em bancas. E cá entre nós, apesar de simples, ele cumpre MUITO BEM SEU PAPEL, que é ser um RPG sem muito compromisso e para campanhas e aventuras estilo anime/mangá. Excelente para iniciantes, é ainda muito divertido! Não sou "puxa saco" do Cassaro, mas devo admitir que o 3D&T deu certo e funciona muito bem até hoje!

ImagemE para quem quer um pouco mais de interpretação e complexidade, Alexandre Lancaster mostrou isso de forma magistral com seu cenário Brigada Ligeira Estelar! Ele mostrou que 3D&T também pode ter história e interpretação!!! É um belo cenário, fiz questão de comprar todos os 3 livros já lançados.

Além disso temos Tormenta RPG, Old Dragon e Ohmtar! Ok, eu sei. Muitos vão dizer que não são "100% nacionais" pois se baseiam nas regras do D&D. De fato. Utilizam como "esqueleto" de regras o famoso sistema D20, sendo Tormenta mais voltados para a edição 3.x, já o Old Dragon para um D&D mais "old school" e o Ohmtar é uma ambientação que usa regras da 4ª edição do D&D, além de aceitar regras de outras versões, assim como o próprio Old Dragon.
ImagemMas são criações nacionais sim. Não deixam de ser "D&D" em essência, mas são modificados para atingir seus objetivos. Tormenta cumpre muito bem seu papel como um "D&D 3.75" nacional, e o Old Dragon também cumpre muito bem seu papel como um excelente D&D "Old School". Tormenta é também provavelmente o cenário nacional de fantasia mais jogado no país.

Não vamos nos esquecer também de Terra Devastada, um bom RPG de sobrevivência ao apocalipse zumbi, e o Abismo Infinito, um excelente RPG de horror psicológico no espaço profundo!!! Achei ambos meio "deixados de lado" e injustiçados. Talvez faltou uma melhor campanha de divulgação. Mas são boas obras e rendem horas de diversão!!!

ImagemE por último, e não vamos esquecer dele, o TAGMAR II !!! Tagmar, o primeiro RPG nacional, voltou com tudo em sua 2ª edição. Mas ele não é apenas importante por ter sido o 1º RPG nacional, mas também por ser 100% GRATUITO!!! A "iniciativa Tagmar II" não visa o lucro, apenas a divulgação do hobby. E não é apenas o livro básico que é gratuito, todos os seus suplementos e aventuras também o são e podem ser baixados gratuitamente do site em PDF. Além disso qualquer um pode colaborar com o projeto, seja ajudando em diagramação, ideias de aventuras, novos suplementos, ilustrações, etc. O fato de ser livre e aberto, contribui para uma maior divulgação do hobby além de ajudar novas mentes criativas a colaborarem com a evolução e expansão do jogo e do cenário.

ImagemCalma, não esqueci dos livros da Daemon!!! Acontece que não estão sendo feitas novas reimpressões que eu saiba. Mas a Ademon também possui um sistema de qualidade e bons cenários! Tormenta já teve uma versão para Daemon. Invasão é um bom RPG sci-fi e de conspiração. Além das duas grandes obras de horror, Arkanun e Trevas! Arkanun e Trevas iriam ganhar uma nova edição, mas parece que o projeto foi cancelado, o que é uma pena. A Daemon também publicou um RPG de supers, de anime e um de guerra, o Cães de Guerra, muito bom! Além disso no projeto Tagmar II existe uma versão do livro básico do Tagmar com as regras do sistema Daemon. Mas mesmo com o cancelamento de uma nova edição de Arkanun e Trevas, outro RPG querido pelos fãs tupiniquins está voltando: RPGQuest! Ele funciona muito bem para iniciar novos adeptos ao nosso hobby mas também não deixa de ser um sistema funcional, simples e divertido para quem gosta de fantasia medieval.

Então, será que o nosso hobby "está morrendo"? Será que o RPG de mesa está "definhando"? Acho que não! Acho que nunca tivemos tantas opções, lá fora e aqui no mercado nacional. Quem domina o inglês tem uma infinidade de opções, e mesmo que não lê nada em inglês, ainda tem MUITAS OPÇÕES no mercado nacional de RPG.

Vocês concordam?

Por [url=mailto:seshomaru.sama@gmail.com]Carlos Eduardo da Silva Leal[/url].
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
JBGaleao
Mensagens: 1

[BLOG] Legend of the Five Rings em português! E o mercado de

Mensagem#2 » 08 Ago 2014, 16:05

Parabéns pelo site.
Está muito bem feito...

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: [BLOG] Legend of the Five Rings em português! E o mercad

Mensagem#3 » 08 Ago 2014, 16:08

Obrigado João! São seus olhos... Ops!
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: [BLOG] Legend of the Five Rings em português! E o mercado de

Mensagem#4 » 16 Mar 2015, 11:17

João, me diz se recebe notificação sobre essa mensagem.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Voltar para “Blog”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes