[BLOG] D&D Next em português pela Devir?

Aqui serão postadas as entradas do Blog e podemos criar discussões sobre elas.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

[BLOG] D&D Next em português pela Devir?

Mensagem#1 » 06 Ago 2014, 10:11

This is a blog post. To read the original post, please click here »

Aproveito antes de tudo para elogiar a iniciativa da REDE RPG que está traduzindo o BASIC RULES do D&D. E gostaria de fazer uma pequena reflexão sobre uma possível versão "oficial" dos novos livros em português tupiniquim.

Imagem

Bom, comprei hoje na pré-venda o novo Player's Handbook e a primeira aventura da campanha Tyranny of Dragons, Hoard of the Dragon Queen. Comprei um PH pra mim (porque também sou colecionador) e dois para meu grupo, que eles vão rachar entre eles.

Para quem espera por uma versão tupiniquim do livro, vale lembrar que nenhuma editora oficialmente anunciou ainda a tradução da nova edição do D&D. Além disso, teoricamente, a Devir ainda possui os direitos de tradução no Brasil dos livros da marca Dungeons & Dragons. Tanto que estão traduzindo (já foi traduzido, leiam mais aqui) uma nova trilogia de Dragonlance, Lendas, cujo primeiro livro já saiu.

Porém a Devir DEMORA. Com D&D, por ser uma "marca forte", normalmente procuram se apressar, mas ainda assim lançam os livros básicos depois de cerca de um ano ou um ano e meio após o lançamento dos originais em inglês. Com a 4ª edição o Livro do Jogador saiu exatamente um ano depois, os outros dois básicos saíram alguns meses após o Livro do Jogador, o que considerei bem aceitável.

A Devir fez um belo trabalho com a 4ª edição, pelo menos no início... Lançou livros num intervalo curto de tempo, porém depois desandou. Não publicou mais nada... Publicou menos livros do que na edição 3.0/3.5. Porém a diagramação, tradução e papel dos livros lançados em português eram de boa qualidade. Mas o problema foi com a continuidade do trabalho.

Faz tempo que a Devir não lança nada do Mundo das Trevas também. Tinha dois livros a ser lançados, Arsenal e Sexto Sentido, mas sem novidades (talvez até tenham cancelado esses lançamentos). Tinham prometido também uma versão nacional do V20 (a edição de 20º aniversário do muito bem sucedido Vampiro - A Máscara), mas por enquanto nada. O Pathfinder, prometido pra este ano, no início do ano, também está parado, sem novidades e nem sei mais se vai ser lançado, com a 5ª edição do D&D aí. Aliás só soubemos do lançamento do Pathfinder pelo site da própria PAIZO, mas não há NADA ainda no site da devir.

A Devir teve vários livros que ficaram só "na promessa", como todos sabem, a citar Hunter - The ReckconingExalted 2ª ediçãoArcana Evolved e Call of Cthulhu. No caso de Call of Cthulhu foi falta de vontade mesmo. Parece que tinham 90% do livro traduzido. Agora o livro básico da 6ª edição do Call of Cthulhu vai ser lançado pela Terra Incógnita, que está fazendo um trabalho espetacular (recebo sempre e-mail deles avisando dos progressos, pois participei da campanha de financiamento coletivo).

Arcana Evolved parece que estava 100% traduzido, mas não puderam lançar porque já estava em vigor o D&D 4ª edição e na época tinha uma cláusula contratual da Wizards que proibia qualquer editora estrangeira que tivesse os direitos de publicar o D&D 4ª edição de publicar qualquer outro RPG baseado nas regras da 3ª edição, e o Arcana Evolved era um deles.

Imagem

Além disso, vale lembrar também a demora em publicar alguns títulos como Changeling -  O Sonhar e os dois Livros Básicos de GURPS 4ª Edição (o do Jogador e do do Mestre). Com Changeling fizeram um bom trabalho com o livro básico, de fato, mas publicaram somente o livro básico. Com GURPS fizeram um trabalho porco com o "Livro do Jogador", o "Personagens". Publicaram ele em preto e branco com a desculpa de baratear o custo final do livro e ser mais acessível (enquanto que o original era todo colorido). Foram duramente criticados e lançaram depois o "Livro do Mestre", o "Campanhas", 100% colorido. Ou seja, quem comprou os dois tem o Personagens em preto e branco e o Campanhas colorido. Além disso, o GURPS 4ª Edição ficou só nesses dois livros mesmo. Nada mais foi lançado. Nenhum suplemento de regras nem nenhum cenário. Trabalho porco. Nem me animei em comprar os livros da 4ª edição de GURPS por causa disso.

Ainda na época que a Wizards publicava o RPG de Star Wars, vários fãs brasileiros clamaram à Devir por uma versão em português, nunca lançada, sempre com a desculpa de que a "licença da marca era muito cara e inviabilizaria uma versão nacional". Puro papo furado, pois agora a Galápagos Jogos, uma editora ainda pequena, está publicando os novos RPGs de Star Wars aqui. O Livro Básico do Fronteira do Império sai no fim do ano. O que leva a crer que foi pura lorota do pessoal da Devir e novamente, falta de vontade em trazer um RPG de Star Wars para o Brasil.

Imagem

Claro que com D&D é diferente. D&D é praticamente "sinônimo" de RPG. É uma marca forte, foi o 1º RPG do mundo e vende bem, mesmo no Brasil. A Devir deve lançar certo, porém teremos pelo menos o lag de um ano (sendo bem otimista, a Devir tá meio "lerda" ultimamente com lançamentos, e isso me preocupa com o futuro de sua linha de RPGs).

Ainda assim, não confio muito na Devir. Com a edição 3.0/3.5 fizeram um belo trabalho, admito, trouxeram muitos suplementos, foi bem traduzido, etc. Publicaram até o Draconomicon em português, um livro que jamais achei que iriam publicar. Mas na 4ª edição decepcionaram. Uma campanha pronta, que levava os jogadores do 1º ao 30º nível (o nível máximo da 4ª edição), que era dividida em 9 aventuras, só teve as duas primeiras lançadas em português. Maior desrespeito com os jogadores. E as aventuras nem eram tão caras. Eles poderiam ter publicado todas as 9. O Livro do Jogador 3 ficou só na promessa (sem monges em português na 4ª edição, para desgosto dos fãs dos artistas marciais do D&D), só tivemos um único Manual dos Monstros, os livros de "Poder" (o mais perto dos "livros de classe") só tivemos um, o Poder Marcial, das classes Guerreiro, Patrulheiro, Senhor da Guerra e Ladino, e cenário só Forgotten Realms, com dois livros básicos (o Forgotten da 4ª edição na verdade teve 4 livros, o Guia do Jogador, o Guia de Campanha, uma aventura pronta e Neverwinter, um livro só da cidade de Inverno Remoto).

Acredito que a Devir vá traduzir os 3 livros básicos certo. Acredito que a Devir vá traduzir o livro básico principal do cenário de Forgotten Realms também, atualmente o principal cenário de campanha do D&D. Mas já não sei dizer sobre as aventuras. Não sei dizer sobre os suplementos. Não sei dizer quando nem o valor (mas devem sair caros, todos os livros, como todos os atuais da Devir).

Então eu não espero mais a Devir. A Devir é uma decepção atrás da outra. Quando lançarem, provavelmente eu vá comprar também, como fiz com os livros da 4ª edição. Mas não irei esperar por eles. Não irei esperar por eles por mais nenhum RPG. Se voltarem a fazer um trabalho como fizeram com o D&D 3.0/3.5, como fizeram com o Vampiro - A Máscara em seu auge, ou mesmo como fizeram com a 4ª edição no início, bom daí talvez.


Parabéns novamente à REDE RPG por estar traduzindo o Basic Rules. A Devir que deveria estar fazendo isso. Mas parece que eles não estão nem aí para os jogadores de RPG e fãs do D&D. 

Por Carlos Eduardo da Silva Leal.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 2235

Re: [BLOG] D&D Next em português pela Devir?

Mensagem#2 » 06 Ago 2014, 14:32

A Devir não lançará D&D Next, já que até o momento, não há indícios de que nenhuma editora estrangeira irá traduzir D&D Next, incluindo em locais onde D&D é lançado continuamente (Itália, Espanha, Japão, Alemanha).

O motivo exato dessa medida não é clara, mas ao que tudo indica a própria Wizards of the Coast será responsável pela tradução de D&D em outros países (como é feito com Magic, por exemplo). A Wizards of the Coast deve soltar mais notícias sobre a tradução/licenciamento de D&D Next, além da OGL, após o lançamento do DMG em Novembro.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

Re: [BLOG] D&D Next em português pela Devir?

Mensagem#3 » 06 Ago 2014, 16:56

Será? Se assim for, creio que será até melhor, pois ela sendo uma empresa grande, irá priorizar a qualidade da tradução, contratando profissionais altamente gabaritados. É esperar pra ver.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Voltar para “Blog”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante