SUPERNOVA - Sistema de RPG Genérico e Gratuito - ver.: 1.7

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderador: Moderadores

batosay

Mensagem#31 » 13 Jan 2010, 23:39

Brave Samurai Warrior escreveu:Caro Lair,

Há alguns anos eu jogava o RPG D&D com um grupo de amigos, porém com o tempo o grupo foi separado e desde então não tive mais a oportunidade de desfrutar desse hobby magnífico que é o mundo do RPG.

Gostaria de manifestar aqui a minha gratificação ao conhecer o sistema de RPG por ti desenvolvido, pois achei um sistema interessantíssimo e muito simples e fácil de ser compreendido (visto que quando jogava D&D com meu grupo, tínhamos algumas dificuldades no decorrer das sessões devido à complexidade do sistema e perdíamos algum tempo procurando informações no material que tínhamos disponível.)
Acredito que se dispuséssemos de um sistema tão mais simples e agradável de jogo, poderíamos ter desfrutado ainda mais das nossas sessões (embora tenhamos nos divertido bastante com o D&D)

Ainda não terminei de ler o manual do SUPERNOVA, mas até onde eu li, gostei bastante, e esse sistema até me deu uma grande motivação para montar um grupo de RPG novamente.

Bom, apesar de não ser criador so sistema, divido da mesma opinião do bahamute, venho acompanhando a evolução so Sistema Supernova com o passar dos tempos, e é stupidamente gratificante saber que um colega jogador retomou o interesse(nem que seja apenas um pouquinho), pelo mundo do RPG após à experiência com o Supernova, pra mim tem sido mais do que um jogo nos ultimos 7 anos, e espero que pra você tambem seja!

Enfim, surgem outras dúvidas, que agora não me vêm à mente (vou terminar de ler o manual e vou anotar as dúvidas que surgirem), mas desde já gostaria de parabenizá-lo pelos excelentes trabalho e iniciativa para o desenvolvimento deste sistema.

Ja vi que uma delas foi solucionado pelo Baha, mas qualquer outra duvida é só perguntar, tambem ficarei feliz am ajudar.Ou ajudar o baha a lhe ajudar xD pelo menos.

Ao correr os olhos por este tópico, acho que vi alguém dizer algo semelhante à (e eu digo o mesmo): É de pessoas com esse tipo de iniciativa que o RPG - principalmente no cenário nacional - está precisando.

Digo mais, qualquer um com interesse suficiente em baixar, ler, comentar e botar em pratica o uso do sistema, é tão importante quanto o idealizador do mesmo!Pois se houvessem mais pessoas assim,com tanto interesse em produções independentes, talvez pudessemos vivenciar o apogeu da criação e da evolução do RPG aqui no brasil.
Enfim, bem vindo a bordo!(E caso alguns de seus jogadores mostrem interesse em participar do forum citado pelo bahamute, que sejam bem vindos de ante-mão!)

e então ela decidiu caminhar no túnel... afinal, o túnel é um ótimo lugar para se caminhar...

Bahamute
Moderador
Contato:

Mensagem#32 » 14 Jan 2010, 15:10

Olá Bravo Samurai!

Brave Samurai Warrior escreveu:Primeiramente, achei o sistema de ciclos muito bom.
Gostei também do enfoque que o sistema traz na questão de o jogador ter de optar pela esquiva ou pela defesa na hora de receber um ataque.
Outro ponto interessante que gostei bastante foi a exploração em redor do atributo Chi: Uma inovação.
O esquema de utilizar os pontos conquistados com a subida de nível para adquirir melhorias para o personagem também ficou bom, pois parece bem pensado para que seja de um modo bem simples, mas que deve funcionar.
Achei o sistema de vantagens e desvantagens bem cirativo.

Mais uma vez, obrigado pelos comentários e elogios!
O esquema de evolução ficou assim para facilitar a vida do mestre.
Quando ele for criar um NPC, ele não precisa calcular pontos com contas intrincadas ou nada do tipo. Basta ele saber que, para cada nível, ele possui 5 pontos, +52 do primeiro nível.

Brave Samurai Warrior escreveu:Agora, tenho duas dúvidas sobre as regras:
1ª Quando o jogador está na vez de atacar, para verificar se obteve sucesso ou falha, basta realizar um teste sucessivo de habilidade, rolando 1d6 e comparando o resultado com os ciclos de habilidade - menor ou igual = sucesso, maior = falha. (esta é para ver se compreendi essa parte da regra) Está certo?

Exato!
É assim mesmo!

Brave Samurai Warrior escreveu:2ª A barra de Ataque Especial só esvazia quando o jogador utiliza o ataque ou existe alguma ocasião especial em que ela também se esvazia ou diminui?

Sim, ela só esvazia quando o personagem utiliza ela. Ela pode ficar cheia "eternamente" por assim dizer (a não ser que o personagem possua uma certa Desvantagem, que faz a barra se esvaziar naturalmente, mas isso é um caso específico).

Brave Samurai Warrior escreveu:Tenho aqui também uma sugestão para futuras atualizações:
- Poderia ser criado um guia com fichas de montros NPC`s para uso do mestre, a fim de poupar trabalho deste na elaboração de uma campanha, por exemplo. (embora talvez isto seja complicado, devido ao fato de que o sistema pode ser utilizado para diferentes épocas no espaço do tempo.

Ótima idéia!
Já tenho um material desse tipo, nesse suplemento, que são fichas de NPCs mais voltados para o terror.
Com sua idéia, pode ser criado vários tipos de livrinhos com NPCs temáticos, um para cada tipo de cenário. Gostei da idéia!

Brave Samurai Warrior escreveu:Bom, acredito que, por hora, é isso.
Acho que o sistema está bem elaborado e bem entrelaçado.
Ainda não identifiquei nenhuma falha grande no sistema, embora ainda não o tenha jogado. Além do mais, não sou um grande conhecedor dos outros sistemas de RPG. Conhceço razoavelmente bem apenas o D&D, e alguns outros conheço muito superficialmente.

Espero logo estar compreendendo bem as regras e conseguir montar um novo grupo de jogo para utilizar e testar o SUPERNOVA.

Salve e até mais!

Mais uma vez obrigado, e espero que você possa aproveitar bem esse sistema!
Abraços,

Lair José
Aquele abraço!

Bahamute
Moderador
Contato:

Mensagem#33 » 29 Jan 2010, 01:29

Pois é.

Demorou, mas saiu!
Imagem

Com vocês, o mais novo suplemento para SUPERNOVA ADVANCED, o livro Terra & Ar.
Ele traz uma idéia legal de como montar personagens temáticos, novas Magias, Vantagens e Desvantagens totalmente baseadas em tais focus.

É uma nova gama de possibilidades e habilidades, enfim, vale o download!

BAIXA AÍ MEU! (1,10 mb)

http://www.4shared.com/document/gLN5mao ... _-_La.html

E, num futuro próximo, o último livro dessa série, Água & Fogo.
Última edição por Bahamute em 11 Ago 2010, 10:02, editado 1 vez no total.
Aquele abraço!

Brave Samurai Warrior

Mensagem#34 » 31 Jan 2010, 00:04

Ei Baha!

Tu já pensou em mestrar uma mesa de SUPERNOVA on-line?
Uma hora dessas poderíamos trabalhar nessa idéia, não acha?
Quero ver esse sistema em ação =D
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.

Pedro Guagliano

Mensagem#35 » 31 Jan 2010, 13:00

Acredito que o RPG de vcs tenha uma bela equipe de propaganda. LOLZ Pq eu tbm me interessei. Só não pude ler o manual com mais cuidado até pq estou devorando meu GURPS 4th e o meu Warhammer Boxset, mas jah tenho os três livros aqui comigo. Quem sabe eu mestro ele em alguma convenção.

Uma pergunta sobre os "concorrentes" XD

Assim o que vc acha de M&M e GURPS 4th...

Bahamute
Moderador
Contato:

Mensagem#36 » 31 Jan 2010, 16:37

Brave Samurai Warrior escreveu:Ei Baha!

Tu já pensou em mestrar uma mesa de SUPERNOVA on-line?
Uma hora dessas poderíamos trabalhar nessa idéia, não acha?
Quero ver esse sistema em ação =D

Nunca pensei nisso, mas o faria com o maior prazer!

Podemos usar o Maptools pra isso.
Se quiser jogar, podemos achar um grupo de 2-4 jogadores.

Estou mestrando (fisicamente) duas mesas de SUPERNOVA atualmente, e, tenho bala na agulha pra uma terceira.

As duas estão interligadas, e tem algumas pontas que eu gostaria de amarrar, numa nova campanha, daria pra fazer algo legal.
Brave, estou com você nessa!

Pedro Gaugliano escreveu:Acredito que o RPG de vcs tenha uma bela equipe de propaganda. LOLZ Pq eu tbm me interessei.

Acho que a equipe de propaganda sou eu (e o batosay que vem me apoiar aqui as vezes), deve ser meu vicio em divulgação, graças ao meu diploma de Publicidade e Propaganda...
:bwaha:

Pedro Gaugliano escreveu:Só não pude ler o manual com mais cuidado até pq estou devorando meu GURPS 4th e o meu Warhammer Boxset, mas jah tenho os três livros aqui comigo. Quem sabe eu mestro ele em alguma convenção.

Opa!
Me avise em qual, eu estarei lá pra jogar! (E, cara, também namorei durante muito tempo o boxset de Warhammer, ele é lindo, mas estou mais focado nos livros da 4E atualmente).

Pedro Gaugliano escreveu:Uma pergunta sobre os "concorrentes" XD

Assim o que vc acha de M&M e GURPS 4th...

M&M eu conheço bem pouco, então não tenho autoridade pra falar.
GURPS 2th foi o primeiro RPG que eu joguei, e a 4th eu li de cabo a rabo a versão fastplay que foi distribuida gratuitamente. Achei um sistema bem enxuto, mas como nunca joguei, não pude fazer um test drive.

SUPERNOVA, de início, tem a mesma premissa de GURPS, ser adaptável. O cenário pouco importa, você pode fazê-lo enquanto monta sua aventura (tem regras de tudo lá, desde como montar as raças, até uma base pra adptar os mais variados cenários. Estou mestrando uma campanha Survival de Zumbis, num cenário pós Steam-Punk, e está saindo legal o resultado).

Gosto de sistemas com classes e raças, como D&D, mas prefiro a liberdade de montar personagens exatamente como eu quero (distribuindo pontos e comprando Vantagens e Desvantagens).

Não acho que SUPERNOVA seja um concorrente direto de Gurps, dado a fácilidade de se adaptar jogos heróicos com SUPERNOVA e a fácilidade (ao meu ver) de jogos mais realistas com GURPS.

Jogo a camisa pra quem já leu sobre os três sistemas, dar a opinião.
Aquele abraço!

Brave Samurai Warrior

Mensagem#37 » 31 Jan 2010, 16:58

Bahamute escreveu:Nunca pensei nisso, mas o faria com o maior prazer!

Podemos usar o Maptools pra isso.
Se quiser jogar, podemos achar um grupo de 2-4 jogadores.

Estou mestrando (fisicamente) duas mesas de SUPERNOVA atualmente, e, tenho bala na agulha pra uma terceira.

As duas estão interligadas, e tem algumas pontas que eu gostaria de amarrar, numa nova campanha, daria pra fazer algo legal.
Brave, estou com você nessa!

Então, quando tu estiver pronto, com idéia montada e tal
Abre um tópico lá no RPG via internet e a gente vê o que rola
Eu já sou candidato .o>
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.

Bahamute
Moderador
Contato:

Mensagem#38 » 31 Jan 2010, 16:59

Estou indo lá agora!
=D

Abraços,
Aquele abraço!

Pedro Guagliano

Mensagem#39 » 01 Fev 2010, 14:10

Opa to dentro. Bahamute eu me candidatio a jogar como um Witchunter em um cenário moderno. XD

Só que como vc manda eu vejo como posso me adaptar.

Estou indo lá agora também.

Bahamute
Moderador
Contato:

Mensagem#40 » 01 Fev 2010, 14:24

Estou no aguardo!
O Tópico é Campanha do Bahamute
Aquele abraço!

Pedro Guagliano

Mensagem#41 » 01 Fev 2010, 14:59

Então Bahamute. Eu acabei de postar minhas opç]ões de personagens lá. Gostaria de saber sua opinião sobre cada um deles dentro do cenário e aventura propostos. Não há discussão serei Humano ou no máximo um Elfo.

Bahamute
Moderador
Contato:

Mensagem#42 » 22 Fev 2010, 23:07

SUPERNOVA ADVANCED ver.: 1.7

Imagem

Pois é.
Não demorou, mas saiu!

SUPERNOVA está agora em sua versão 1.7
Várias regras foram corrigidas, algumas falhas foram retiradas e novidades foram implantadas.

Regras adicionais como Ataques de Oportunidade, Mão Livre, Criação de Máquinas e Itens Alquímicos foram adicionadas. O sistema de Ataque a Distância foi re-trabalhado, deixando agora mais evolutivo e equilibrado do início ao fim do jogo. Não bastasse isso, o sistema de perícias foi totalmente refeito, deixando-as agora, mais enxutas, acessíveis e úteis. Agora está mais barato para investir nas perícias, e elas podem ser usadas inclusive dentro do combate, dando uma gama maior de opções, estratégias e manobras para o mesmo.

Novas Vantagens, Desvantagens e Magias foram adicionadas. Uma nova categoria de armas e, por fim, uma revisão geral de todo o manual foi feita, corrigindo erros de gramática e formatação.

Também foi implantado um sistema livre de Vantagens e Desvantagens Raciais, e dicas de como criar vantagens para raças customizáveis.

Enfim, o sistema está mais complexo e completo. Não perdeu sua simplicidade, mas agora está muito mais abrangente!

Baixa aí meu! (3,52mb)

http://www.4shared.com/file/229616444/8 ... Jos_-.html (LINK CORRIGIDO)

Para quem quiser baixar as fichas, fiz um arquivo separado:
Ficha de Personagem (em alta definição)
http://www.4shared.com/file/228153957/7 ... RNOVA.html

Ficha Modelo
http://www.4shared.com/file/228157826/c ... 1dot7.html
Última edição por Bahamute em 28 Fev 2010, 18:34, editado 1 vez no total.
Aquele abraço!

Bahamute
Moderador
Contato:

Mensagem#43 » 25 Fev 2010, 12:57

Corrigi o link e troquei o arquivo! O arquivo anterior estava com o índice errado. Agora está certo!

Abraços,
Aquele abraço!

Bahamute
Moderador
Contato:

Mensagem#44 » 12 Mai 2010, 13:44

Imagem

Artefatos lendários, armas mágicas poderosas, Orbs destrutivas.
Sempre quis ter um item único, com poder para mudar o rumo do mundo? A resposta está aqui!

O suplemento Itens Maravilhosos traz uma mecânica simples e amigável, pra você montar os mais variados itens para sua campanha. Desde uma orb de fogo, até a lendária espada de sua divindade.

O sistema de RPG SUPERNOVA sempre teve uma alta gama de customização, oferecendo liberdade para se criar os mais variados personagens e criaturas, mas, no livro básico, há apenas regras para itens mágicos simples, e não há menção sobre itens mais poderosos e até mesmo artefatos.

Pensando nisso, desenvolvi este suplemento, que vai trazer regras completas para a confecção dos mais variados artefatos. É um suplemento indispensável pra todos que querem dar um brilho a mais em suas campanhas!

Baixa aí!

http://www.4shared.com/document/FMTFPfg ... _Jos_.html

------------
E, pra manter o tópico atualizado, os suplementos Trevas & Luz e Terra & Ar foram atualizados pra versão 1.7 do sistema.
http://www.4shared.com/document/Em89YOD ... _-_SU.html

http://www.4shared.com/document/gLN5mao ... _-_La.html
-------------

Abraços,

Lair José
Aquele abraço!

dingos
Contato:

Mensagem#45 » 19 Jun 2010, 16:01

Baixando os livros :hum:

Adoro novos conceitos de sistemas. Depois de ler passo aqui para trocar uma idéia.
Die Vecna Die!

Voltar para “Outros Sistemas”