Dragon Age RPG

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

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Anonimous000
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#1 » 25 Out 2010, 11:44

MagoCego escreveu:Se existe um sistema para criar personagens (de qualquer nível), pra que vai existir um sistema para criar NPC?


Possivelmente uma critica usando D&D4 como referência, que tem regras diferentes para NPCs e PCs.
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Diegorenzi
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#2 » 11 Nov 2010, 17:36

Dragon Age tem uma historia muito bacana. O jogo é sensacional.

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Joshua_Crow
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#3 » 11 Nov 2010, 17:49

Sinceramente, não gostei muito do sistema de DA RPG. Me lembrou do sistema do Senhor dos Anéis. Meio...Travoso. Se bem que sem um playtest, não vou por uma opinião definitiva.
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Rain
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#4 » 10 Fev 2011, 03:53

Dragon Age tem certas diferenças para o d&d padrão e fica difícil jogar no cenário de DA com as regras da 4th!
Da pra adaptar, mais vai dar um trabalho filho da mãe e algumas mecânicas do d&d não casam bem com o cenário proposto pelo game!!

Exemplos:

Não existem clérigos em DA e sim Magos especializados em magia de cura, alem disso a cura necessita de ser magica (O conhecimento magico e divido em 4 escolas do conhecimento, são elas: Criação, Primitiva, Entrópica e Espiritual) Não ha uma certeza sobre a existência de um deus ou mesmo de um panteão em DA

O lírio (lyrium) e muito importante, tanto em termos de jogo/mecânica como em fluff do cenário (É o lírio que recupera a mana dos usuários de magia e permite que os mesmos viajem até o Faith conscientes. Esta mesma substancia e usada pelos templários da capela andrastiana para que eles mantenham suas habilidades anti-mágicas e pelos anões na confecção de armas mágicas)

O lirio e tão importante na temática do mundo de DA que de maneira alguma pode ser colocada em 2º plano!
O cenário está extremamente interligado ao sistema de mana, principalmente quando temos os chamados Blood Mages/Lyrium (isto inviabiliza em parte o sistema de powers da 4e)

Existem problemas em termos cosmológicos do d&d/metafísica da magia:
A Magia em DA esta interligada com um plano conhecido como o Faith (um plano onde todos os humanos vão quando dormem este é o lar dos espiritos, criaturas criadas pelas idéias e sonhos das pessoas do plano físico.)
Só existem três classes em DA: Mago, guerreiro e ladino (Lembra um pouco a divisão de classes do True20...Usurario de Magia, Combatente e Especialista)
Os personagens no lugar de classes são especialistas em um tipo de oficio, Logo um Bardo sempre será um Ladino especializado, um Beserker sempre será originalmente um Guerreiro

Só por estes exemplos já da pra se ver que o sistema de jogo foi criado visando a historia e o universo sugerido, isso implica em uma difículdade imensa de adaptação para o d&d sem que modifiquemos por completo algumas das regras mais básicas do sistema.

PS: Dragon Age = The best game ever!!!!! (pelo menos se tratando de RPGs elçetronicos)
Quem não jogou, trate correndo de ir jogar

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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#5 » 10 Fev 2011, 05:53

O lírio (lyrium) e muito importante, tanto em termos de jogo/mecânica como em fluff do cenário (É o lírio que recupera a mana dos usuários de magia e permite que os mesmos viajem até o Faith conscientes. Esta mesma substancia e usada pelos templários da capela andrastiana para que eles mantenham suas habilidades anti-mágicas e pelos anões na confecção de armas mágicas)


Os Templários não precisam de lyrium para manter suas habilidades mágicas, algo que é demonstrado pelo Alistair que não usa tal substância desde que saiu da Chantry e demonstra possui toda a gama de habilidades mágicas. E eu achei a implementação da magia em Dragon Age RPG algo que beira o desastroso, porque no jogo a magia não funciona com restrições diárias e lyrium é usado para "Quick Time Boost", não a única forma de recuperar mana (e woo, recuperar Mana dormindo/descansando por longos períodos de tempo (1 horas para recuperar 1d6 + Magic de Mana) ? O RPG "D&Dificou" algo que não precisava ser D&Dificado).

Aliás, em geral, o Dragon Age RPG comete a besteira de ser fiel ao "Lore" de Dragon Age - enquanto o próprio jogo é muito inconsistente com isso (Em jogo, Magos, Guerreiros e Ladinos usam basicamente a mesma estrutura de poder e recuperação dela. No RPG, woo, Magos tem que pensar em seu mana diário e os Guerreiros tem poderes "infinitos" vindo dos Stunt Points).
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Rain
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#6 » 11 Fev 2011, 18:00

Uma pergunta Virtual
Tu Jogou Dragon Age Origins?

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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#7 » 11 Fev 2011, 19:03

Dragon Age é completamente diferente de D&D 4e.

Do tipo, COMPLETAMENTE DIFERENTE. Em caps.


Curiosamente, eu não consigo ver tanta diferença. O tratamento igual tanto em progressão de poderes quanto em estrutura de avanço do personagem, além da mesma mecânica de limitação ao uso de poderes em todos os personagens faz com que eu me simpatize mais com D&D 4e do que com Dragon Age RPG para emular o Dragon Age: Origins (e Awakening).
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#8 » 15 Fev 2011, 11:17

Um mago de cura (Spirit Healer) não tem absolutamente nenhuma semelhança com um clérigo...
Só pra se ter uma idéia, você faz uma construção (build) de mago em DA assim

Magias de relâmpago da escola primitiva
Golpes psíquicos e selos amaldiçoados da escola entropia
Metamorfose (Transforma-se em aranha, ou urso)
E Magias de Cura
Logo, você é um Wizard, metamorfo com magias de cura

Perguntei, se você jogou o game por que fica complicado discutir algo sem ao menos conhecê-lo
E reparei no seu ultimo post que você não conhecia DA (logo, estas respostas)

PS: Não acho impossível adaptá-lo para a 4e só acho trabalhoso... Alem disso muita coisa deveria ser mudada para alcançar o que o universo de DA nos propõem
PS2: tentem adaptar a Morrigan para a 4e basica e vejam se os poderes, vão cobrir o estilo da personagem (Magias congelantes, metamorfose em animais, magias de pesadelo e quem sabe magia de sangue)
PS3: Sem a mana, a magia de sague (um dos pontos principais da historia) não faz o menor sentido

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Advogado de Regras
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#9 » 15 Fev 2011, 18:12

Tu jogou o jogo?


Claro, Oda - tanto Origins (Humano Nobre Guerreiro e Elfo Mago) quanto Awakening e algumas dos add-ons e standalones (Witch Hunt, Leliana´s Song, Return to Ostagar e Warden´s Keep). Caso duvide, faça sua listinha de perguntas :b

Um mago de cura (Spirit Healer) não tem absolutamente nenhuma semelhança com um clérigo...
Só pra se ter uma idéia, você faz uma construção (build) de mago em DA assim

Magias de relâmpago da escola primitiva
Golpes psíquicos e selos amaldiçoados da escola entropia
Metamorfose (Transforma-se em aranha, ou urso)
E Magias de Cura
Logo, você é um Wizard, metamorfo com magias de cura


Well, Clérigo ou Shaman Híbrido/Multiclasse com Druida - faz tudo isso desde o nível 1. E tecnicamente o melhor "golpe psíquico" é Mind Blast que está em Spirit (e mais estranho ainda, é um ataque telecinético. Que drogas usaram nessa classificação?), enquanto em Entropia tem os feitiços de sono/pesadelo.
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Matheus Borges Ziderich
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#10 » 16 Fev 2011, 02:55

Verdade. Além disso um cenário com um clima sombrio como esse não é exatamente algo para iniciantes.
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shido_vicious
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#11 » 16 Fev 2011, 15:05

Matheus Borges Ziderich escreveu:Verdade. Além disso um cenário com um clima sombrio como esse não é exatamente algo para iniciantes.


E o que exatamente é apropriado para iniciantes, Matheus?
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#12 » 16 Fev 2011, 15:39

O cara que escreveu Dragon Age é o mesmo cara que escreveu Warhammer Fantasy.

Eles queriam originalmente, uma versão para iniciantes do Fantasy, em um cenário reconhecivel.

Digamos que o resultado foi um tanto diferente do esperado.


Certo Oda, mas... e daí?

Eu não me interesso pela história de fundo de Dragon Age RPG e se ele seria um Warhammer for Dummies ou um "Madre Teresá de Calcutá RPG", mas sim em um RPG que emule o Jogo de PC - algo na qual eu não vi em Dragon Age RPG.

PS3: Sem a mana, a magia de sague (um dos pontos principais da historia) não faz o menor sentido


O meu problema não é com Mana, é com Mana diário. Além da ausência de Stamina e poderes que a utilizem. De qualquer forma, emular Blood Magic em D&D 4e não me parece muito difícil. Como ela é uma opção para qualquer Mago com um mínimo de treinamento (vide Jowan no Circle of the Magi) seria uma opção similar á Defiling de Dark Sun 4e.

PS2: tentem adaptar a Morrigan para a 4e basica e vejam se os poderes, vão cobrir o estilo da personagem (Magias congelantes, metamorfose em animais, magias de pesadelo e quem sabe magia de sangue)


Okaydokay. Mas antes, você tem alguma progressão de níveis da Morrigan como é no jogo? Eu tenho a inicial, que aparece na Dragon Age Wiki (Morrigan Nível 6-7), mas não faço idéia como é a progressão de níveis dela "oficialmente" (ou mesmo se existe isso).
Última edição por Advogado de Regras em 16 Fev 2011, 16:02, editado 1 vez no total.
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Rain
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#13 » 16 Fev 2011, 15:58

O meu problema não é com Mana, é com Mana diário. Além da ausência de Stamina e poderes que a utilizem. De qualquer forma, emular Blood Magic em D&D 4e não me parece muito difícil. Como ela é uma opção para qualquer Mago com um mínimo de treinamento (vide Jowan no Circle of the Magi) seria uma opção similar á Defiling de Dark Sun 4e.

Não elven, não são todos os magos que possuem o conhecimento da magia de sangue (Outra coisa blood magic e muito diferente do Defiling magic de Darksun)
O conhecimento e secreto e não esta acessível facilmente (Apenas o Jowan pode te ensinar como usar magia de sangue no jogo)
Morigan por exemplo não conhecia a magia de sangue

O codex fala que magos de sangue extraem o mana do seu próprio sangue e até de outras pessoas, como se a vida/vitalidade humana substituísse o lírio.
E no jogo acontece exatamente assim, quando sua mana acaba, se você tiver blood magic, você poderá executá-las (as magias normais) gastando pontos de vida.
Dizem que em Tevinter os magos sacrificavam inúmeros escravos para que uma enorme quantidade de mana pudesse ser acumulada e uma magia de absurdo poder pudesse ser usada

A uma suposição de que foi por este tipo de magia que os magos chegaram a cidade dourada e a corromperam
Achei suas combinações de classes muito estranhas e não emula o mago apostata

Matheus Borges Ziderich
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#14 » 16 Fev 2011, 16:30

shido_vicious escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Verdade. Além disso um cenário com um clima sombrio como esse não é exatamente algo para iniciantes.


E o que exatamente é apropriado para iniciantes, Matheus?


Não falei sobre apropriado. Apenas que um cenário com um clima mais leve, com histórias mais "inocentes" tem um potencial de público maior do que um cenário sombrio com histórias de possessão demoníaca e massacres étnicos.
Tbm não sei se foi a estratégia da GR lá fora, como a Jambô aqui que inseriu a box em lojas de jogos e brinquedos, mas normalmente quem compra o produto é um pai ou mãe que vai dar um presente, e vai considerar mais saudável dar um Strategos (um Combate com temática medieval) do que um DARPG.
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Advogado de Regras
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Re: Dragon Age RPG

Mensagem#15 » 16 Fev 2011, 17:14

Não elven, não são todos os magos que possuem o conhecimento da magia de sangue (Outra coisa blood magic e muito diferente do Defiling magic de Darksun)

O conhecimento e secreto e não esta acessível facilmente (Apenas o Jowan pode te ensinar como usar magia de sangue no jogo)


E de onde você tirou que eu falei que que todos os magos conhecem Blood Magic? Eu falei que conhecer Blood Magic não é algo muito difícil e tal conhecimento é tão secreto que os Templários assumem que praticamente todo apóstata é um maleficar (o que não é verdadeiro, mas parece ser comum a ponto de justificar essa postura) e o Circle of the Magi está infestado deles.

E não há muita diferença de Blood Magic e Defiling Magic - ambos drenam a força vital do personagem e daqueles em volta para realizar feitos mágicos incomuns (no caso da Defiling, a re-rolagem serve para não perder um poder mágico ou ter seu efeito assegurado - algo mecanicamente equivalente a ter "outro uso").

E na verdade, não é o Jowan e sim o Desire Demon enquanto você está na Fade para salvar o Connor que te ensina a virar um Blood Mage.

Morigan por exemplo não conhecia a magia de sangue


Porque a Flemeth - a única pessoa na qual ela mantinha contato até o momento que encontra o Warden - não ensinou a ela (e talvez sequer poderia ensinar ou aprender isso devido à simbiose dela com um demônio - e é deixado claro na Witch Hunt que Flemeth é uma exceção a "n" pressupostos do jogo).

O codex fala que magos de sangue extraem o mana do seu próprio sangue e até de outras pessoas, como se a vida/vitalidade humana substituísse o lírio.
E no jogo acontece exatamente assim, quando sua mana acaba, se você tiver blood magic, você poderá executá-las (as magias normais) gastando pontos de vida.
Dizem que em Tevinter os magos sacrificavam inúmeros escravos para que uma enorme quantidade de mana pudesse ser acumulada e uma magia de absurdo poder pudesse ser usada

A uma suposição de que foi por este tipo de magia que os magos chegaram a cidade dourada e a corromperam


Eu sei disso e tenho que colocar o mesmo que coloquei ao Oda: "E daí"? (Sobre Blood Magic/Defiling, vide o trecho acima). Quase tudo que você colocou é sobre "Lore" (o mesmo "Lore" que diz que lírio é viciante e perigoso. Viu algum viciado nele entre os Magos do grupo? :b )

Achei suas combinações de classes muito estranhas e não emula o mago apostata


Er... qual delas? Eu citei Clérigo ou Shaman Multiclasse/Híbrido com Druida como um exemplo rápido para um possível Spirit Healer/Shapeshifter e não para a Morrigan. Se quer uma progressão completa, avisa-me que eu coloco.
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