Fate Core

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderador: Moderadores

taverneiro

Fate Core

Mensagem#1 » 03 Jul 2013, 19:08

Gostaria de sugerir pra galera que deem uma olhada rápida na nova encarnação do sistema Fate, o Fate Core. Ele é, basicamente, um sistema genérico mais conhecido pelos jogos Dresden Files e Espírito do Século. Com as inovações que estes e outros títulos trouxeram ao sistema, o pessoal da Evil Hat tratou de trabalhar no projeto de forma que o sistema genérico antigo, conhecido como Fate 2.0 recebesse as mudanças que o sistema sofreu em títulos diversos.

O resultado pode ser apreciado na página oficial do sistema:

http://www.faterpg.com/2013/the-new-era ... e-is-here/

Lá você pode já baixar o PDF, gratuitamente. O livro está em pré-venda (ao menos que você tenha participado do kickstarter, neste caso as cópias físicas já estão sendo distribuídas para os "backers").

O motivo pelo qual eu escrevo este tópico é dividir a informação, mas também porque foi ele que me fez voltar ao hobby. Não jogava RPG há um bom tempo e o motivo era a pura falta de interesse. Eu tenho tempo livre, posso jogar on-line no skype/taulukko ou com meus amigos do bairro. Sem desculpas desta vez.

Eu estava cansado das mecânicas que tentavam emular a física de um mundo imaginário. Além disso, nenhum título novo realmente me fez retomar o interesse. De repente, se você estiver na mesma situação que eu estive, FATE Core pode ser uma boa opção.

Se você nunca ouviu falar em Fate, nem nunca jogou sistemas narrativos, eu aconselho que você comece sua leitura pelo Fate Accelerated Edition, que é uma versão condensada das regras do Fate Core de maneira a ensinar o sistema rapidamente. Ambos os títulos estão disponíveis no link acima, tudo de graça e não é pirataria.

Fate é um sistema que busca emular a ficção de um gênero, aventura ou história. Os personagens não são compostos por atributos e números e sim por Aspectos. Um Aspecto é uma palavra, frase ou sentença que permite que o personagem influencie o curso da história que está sendo contada. Além disso perícias e abordagens complementam a caracterização do personagem.

Então, por exemplo, um personagem pode ser um Ranger dos Ermos e também Rei Exilado com um Inimigo Poderoso. Estes aspectos, quando vantajosos podem ser invocados para alterar a cena. Pontos de Destino são gastos e você ganha algum bônus nas jogadas.

Quando um Aspecto causa alguma complicação, você ganha pontos de destino, mas naquela cena oponentes podem tirar vantagem disso.

Este é um resumo bem rústico, para mostrar que algo aparentemente subjetivo (não existem listas de aspectos aqui, você mesmo cria) tem um papel importante e muito bem amarrado com o jogo.

Estou trabalhando em uma tradução do Fate Accelerated. Para os interessados que não manjam de inglês, vocês podem ver um rascunho da tradução aqui:

http://nereusrpg.wordpress.com/2013/06/ ... rsao-beta/

Finalmente, estou abrindo o tópico para discussões sobre o Fate Core. Como vocês o utilizam em jogo? Que tipos de aventuras jogam? Quais suplementos e jogos são os seus favoritos?

Abraços!
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll

ronassic
Administrador
Contato:

Re: Fate Core

Mensagem#2 » 04 Jul 2013, 09:19

Bacana, baixei aqui e vou ler, sei que Fate existe mas nunca dei uma olhada, obrigado pela dica!
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

FocaBranca

Re: Fate Core

Mensagem#3 » 04 Jul 2013, 09:42

Ei legal.
Vou verificar!

Voltar para “Outros Sistemas”