DICAS PARA SE JOGAR UMA CAMPANHA ONLINE

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
ronassic
Administrador
Mensagens: 1776
Contato:

DICAS PARA SE JOGAR UMA CAMPANHA ONLINE

Mensagem#1 » 07 Ago 2012, 10:48

DICAS PARA SE JOGAR UMA CAMPANHA ONLINE



1- GM, exponha sua idéia:
[spoilerbox]Você precisa ser coerente e consistente com sua proposta de jogo. Não precisa criar um clima imediato, mas pelo menos um resumo de cinco linhas sobre o que se trata a campanha/crônica é necessário para dar início ao garimpo de jogadores.

  • Defina os horários das sessões. Não espere que os jogadores possam jogar mais de uma vez por semana, então o ideal é escolher um dia, ou negociá-lo com os jogadores, e deixá-lo como oficial. Sessões extras podem ocorrer conforme o grupo for se entrosando.
  • Defina que sistema será utilizado e qual a ambientação. Algumas regras iniciais são necessárias, como limites para fichas de personagens e (poucas) regras da casa. Não seja muito criterioso, evite apenas os exageros. Com isso os possíveis jogadores já terão idéia do que podem criar, de acordo com a proposta.
  • Defina quais os recursos digitais serão utilizados. Dependendo do jogo e da conexão, programas como hamachi e team speak podem ser usados, além dos programas necessários para o jogo, que serão discutidos abaixo.
[/spoilerbox]

2- GM, defina os recursos digitais:
[spoilerbox]Busque na internet os recursos que deseja usar para jogar. E citarei alguns necessários à uma boa campanha, nem todos são obrigatórios:

  • Foruns / Blogs / Orkut -> Básico. Você precisa de algum lugar para ser o ponto de encontro do grupo. Sem um espaço em um forum, um blog ou uma comunidade no orkut você já não vai começar muito bem, pois é justamente nestes locais onde você vai vender seu peixe e manter as coisas organizadas.
  • Virtual Tabletop -> Ou Mesa de Jogo Virtual. São programas que simulam uma mesa de jogo. Os dois que recomendo são os seguintes:
    • Fantasy Grounds -> É o atual supra-sumo das mesas de jogo virtuais. Ele é pago, mas vale cada centavo. Ele possui uma interface própria, com recursos a mapas e fichas de personagens, porém é limitado a D&D 3.X. Existem outros rulesets para os demais sistemas (D&D4, Gurps, etc), mas são experimentais e sempre em atualização, feito por fãs do sistema. Se você quer jogar RPG online seriamente e tiver condições, opte por este.
    • NBRPG -> Utilizem a versão 0.62. Este programa é gratuito e bastante simples, baseado na mesma interface do mIRC (pra quem se lembra), sendo bastante estável . Ele possui recurso de mapa, fichas de personagens, chat privativo e um rústico compartilhamento de trilha sonora. O fato contra é que algum membro do grupo necessita ter uma conexão real com a internet, um "IP verdadeiro", para servir de host para os demais jogadores. Se todos no grupo acessam a internet por meio de algum gateway ou firewall, será necessário que todos utilizem algum programa para criação de uma rede virtual, como o Hamachi abaixo.
      • Hamachi-> Esse programinha é pequeno e leve, mas é pago. Ele serve para você criar uma rede privada virtual (VPN). Basicamente você cria uma conta e cria uma rede. Depois todos os demais no grupo acessam esta sua rede criada com suas próprias contas. Pronto, agora basta apenas você hostear a conexão do NBRPG ou outro programa para jogar. O contra é que por ser um programa pago, se você não adquirir uma licença só poderá utilizá-lo por 30 dias.
  • Suporte de Voz: -> Com o advento de conexões banda larga e a tecnologia VoIP ficou bem mais fácil dar continuidade em uma campanha online. O suporte de voz é excelente para tomar decisões rápidas na mesa de jogo e ideal para dar um alô naquele jogador que esqueceu de digitar sua ação. Embora seja bom ter este suporte, ele ainda é bastante limitado e não é aconselhável utilizá-lo para o jogo em si.
    • Team Speak -> O team speak é um programa gratuito que atende muito bem esta necessidade. Basicamente crie uma conta, conecte-se a um servidor e crie uma sala para bate-papo. Chame os demais jogadores para esta sala.
    • Skype -> Comparado ao de cima, este não precisa de se conectar a um servidor e a qualidade de som é melhor, porém o consumo de banda de internet é muito superior, chegando a causar lag na mesa de jogo.
    • Tabletop Forge -> O Tabletop Forge transforma um simples Hangout – aquelas vídeo-conferências do Google Plus – em uma experiência fantástica de roleplay.
  • Existem vários outros recursos disponíveis na internet. Outros programas para mesas online, editor de mapas e imagens, videoconferência (como o Koala EVO). Procure aquilo que vá ser útil em sua campanha e ponha em produção. Restando dúvidas, consulte os jogadores que você sabe que jogam há mais tempo. Eles podem lhe mostrar ferramentas que você nunca havia visto antes.
[/spoilerbox]

3- GM, garimpe jogadores:
[spoilerbox]Tente convencer um ou dois amigos a jogar online em seu jogo. Negocie com aqueles que se dispuseram a jogar, de forma que todos possam ficar satisfeitos com o inicio do jogo.
Se você é novo e ainda não formou um grupo não vai querer perder os valiosos jogadores com regras ou restrições excessivas. Procure manter as regras do sistema em foco, pois isso fará com todos saibam aonde se encontram seus limites.
Se você possui ou frequenta algum blog ou é asíduo em um ou mais foruns, então não terá dificuldade de encontrar jogadores esporádicos. Seu trabalho é fazer alguns destes jogadores fiéis à sua mesa.[/spoilerbox]

4- GM, seja organizado:
[spoilerbox]Alguns pontos são necessários para manter os jogadores interessados na campanha/crônica:

  • Se você marcou um dia e horário específicos para sua sessão, seja o primeiro a estar disponível para o grupo. Abra a mesa virtual e a sala de bate papo, deixe os mapas prontos e um arquivo do word com os dados da aventura para um efetivo "ctrl+C <-> ctrl+V". Aguarde os demais jogadores chegarem.
  • Mantenha o tópico/sub-forum de seu jogo sempre atualizado. Poste curiosidades sobre o cenário, informações sobre NPC's, resumos das sessões, etc. Faça o possível para manter os jogadores entretidos no período entre as sessões, de forma que não esqueçam seu personagem.
  • Troque msn/icq/google talk, o que for necessário para manter um contato rápido com os jogadores durante a semana. Envolva-os na campanha e procure torná-los próximos de vc. Assim não só a campanha será motivo para estarem jogando, sua presença também será um fator considerável.
[/spoilerbox]

5- Jogador, seja coerente:
[spoilerbox]Alguns pontos são necessários para manter o DM focado na campanha:

  • Evite exageros e tente agir de acordo com o clima da campanha. Não adianta você dizer que quer jogar com aquele ninja-acrobático-assassino se a campanha rola em um ambiente selvagem. Não tem sentido. Pode até ser feito e o GM pode permitir por não querer perder o jogador, mas ele tera trabalho em dobro para alocá-lo corretamente na campanha. Se o GM teve o trabalho de escrever o que ele quer para sua campanha/aventura, não custa nada você seguir a proposta dele.
  • Evite faltar ou avise com antecedência. Regra básica de etiqueta no RPG, independente se online ou não. O GM se deu o trabalho e passou horas de sua semana construindo a aventura para VOCÊ jogar. Faltar a esta é o mesmo que dizer que o trabalho do GM não valeu a pena. (nota pessoal, isso me dá uma raiva!!)
  • Esteja alinhado com os recursos da campanha. Se você não conhece as ferramentas ou sistema de jogo, procure conhecê-las. Peça a algum outro jogador ou o próprio GM para acessar o recurso pra você treinar, em pouco tempo suas limitações estarão dissipadas.
[/spoilerbox]

Todas essas dicas se aplicam a uma camapnha séria e uma boa parte a uma sessão simples, no melhor estilo "vale tudo". Apliquem as que vocês acreditam que valha a pena.

Saudações a todos.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Voltar para “Campanhas Online”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante