RPG Virtual... Isso funciona mesmo?

Moderador: Moderadores

ronassic
Administrador
Contato:

RPG Virtual... Isso funciona mesmo?

Mensagem#1 » 11 Ago 2012, 10:17

Já joguei algumas aventuras e mestrei outras tantas via E-mail, Fórum, Taulukko, RRPG Firecast, NBRPG, MSN, Skype e etc, e posso dizer que vale a pena sim.
Mas é claro, que essa modalidade de RPG, nunca irá substituir a contento uma bela mesa de RPG, com amigos, coca-cola, pizza e dados de verdade.

E mesmo pra quem já joga também em mesa, um não substitui o outro, você pode já estar participando de uma mesa de RPG, e se quiser, e tiver tempo, poderá jogar normalmente via internet, mas geralmente jogam mais pela internet, quem não consegue uma mesa de jogo presencial.

Só que você não pode achar que vai escrever apenas uma linha de texto por post. A maior reclamação dos mestres e jogadores que vejo é esta, pessoas monossilábicas querendo jogar RPG pela internet.

Por isso requer um tempo que talvez as pessoas não tenham para dedicar. Geralmente se posta uma ou até 3 vezes ao dia, não muito mais que isso. Acho exagero mais que isso, seria melhor então pegar um Taulukko ou um RRPG Firecast da vida e jogar online com quem mora longe, ou mesmo perto, pois até quem mora perto, às vezes não tem condições de se reunir numa mesa de jogo, mas daria pra jogar umas duas a três horinhas pela internet.

Se é mais frio? O contato humano é importante sim, mas isso a gente pode ter mais quando estamos com nossos amigos, quando você se propõe a jogar pela internet, em teoria é exatamente porque você gosta e quer jogar RPG, não porque quer socializar de forma completa, que acaba ocorrendo com o tempo, pois acaba unindo as pessoas por trás do teclado e quebrando qualquer gelo.

Gostaria de ouvir as opiniões de vocês sobre esse tema, e se já jogaram, e se não jogaram se tem curiosidade de jogar, se houver interesse, poderia até abrir uma mesa (virtual), com compromisso de postagens ocasionais, não exatamente diárias, pois não tenho mesmo muito tempo, enquanto o jogador faz uma postagem de 4 a 10 linhas ou até mais, pro mestre isso se multiplica pelo número de jogadores.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

darkwes
Contato:

Re: RPG Virtual... Isso funciona mesmo?

Mensagem#2 » 24 Ago 2012, 17:29

Nos últimos anos só tenho jogado virtualmente por falta de tempo mesmo.

Perdem-se algumas coisas, mas ganha-se em comodidade e praticidade. Não precisa tentar reunir todo mundo no mesmo lugar e na mesma hora. No máximo se combina um horário e cada um na sua casa participa.

Já tive vários fóruns com jogos pbf, pois costumo criar um fórum para cada rpg que faço. Gosto de fazer assim pelo fato de que dá pra eu personalizar todo o espaço pra tratar daquela temática específica e assim, melhor envolver os jogadores.

Todos os meus fóuns tiveram bons e maus momentos, isso não é novidade em nenhum pbf, tem gente que quer jogar, mas como não tem experiência, não sabe muito o que fazer a princípio. Posts de uma linha as vezes surgem, assim como aqueles que escrevem um livro em cada post. Há uma grande liberdade nesse sentido, pois a pessoa está respondendo no seu tempo. Diferente de em uma mesa onde se o cara começa a falar demais a gente corta ele e passa pro próximo.

Mas para isso tudo vale definir regras de postagens para orientar os jogadores, se você deixa livre demais, cada um faz do jeito que achar melhor. E, essa forma, um determinado jogador pode começar a incomodar outro. De repente o que escreve pouco ganha a mesma experiência do que escreve muito, daí este último fica indignado, etc.

Cabe ao mestre perceber estas situações e orientar seus jogadores.

A quem quiser experimentar como funciona um rpg via pbf, convido a participar do meu atual fórum que já postei em outro tópico.

Digimundo

Mensagem#3 » 15 Jul 2013, 12:42

TÔ cedendo a este mundo ai. A distância e a falta de tempo tá fod.
:sobrancelha:

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#4 » 15 Jul 2013, 13:53

É o jeito Digi, já vivi assim por alguns anos, quando me mudei para Teresópolis, sem isso não teria aprendido muito do que sei do D&D 3.5, foi o que me ajudou na transição do AD&D, quase parei de jogar por completo, sorte minha existir este recurso.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Voltar para “Campanhas Online”