Dwarf Fortress

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Torneco
Contato:

Dwarf Fortress

Mensagem#1 » 09 Mar 2011, 19:48

Bem, conversando com o Pichu esses dias atrás ele me deu a idéia de abrir um tópico para falar um pouco de Dwarf Fortress por aqui. Apesar de já existir um tópico sobre o assunto, o let´s play do Kyu está morto a eras e achei que como a proposta do tópico é diferente, caberia fazer um tópico novo.

Bem, pra começar, Dwarf Fortress é um jogo de simulação que lembra um bocado Knights and Merchants, Crusader e até Sim City. O jogo requer que você cuide de uma fortaleza de anões temperamentais que necessitam de grandes quantidades de álcool para sobreviver. Você tem que cuidar de todos os aspectos da produção de alimentos, móveis, armamentos, gerenciar soldados, fazer comércio e agradar nobres. Como o jogo não tem objetivo final, apenas cuidar da sua fortaleza até que por algum motivo ela seja destruida por goblins, elfos loucos, anões depremidos ou uma espiral crescente de caos e confusão. Como você joga até perder, e jogar é diversão, então perder é diversão.

Devido a complexidade do jogo (que não para de crescer, o responsável não para de trabalhar nele), coisas estranhas costumam acontecer, basta caçar na internet (o TV Tropes e a sua página sobre a Comunidade do DF sãp um bom começo). Aliás, ouso dizer que a complexidade do DF supera a da esmagadora maioria de jogos de ultima geração, o que gera muitos momentos interessantes (Outro jogo complexo é Nethack, mas isso é pra outro tópico).

As duas principais características que, na minha opinião, desinteressam um novo jogador, são, primeiro, a interface em ASCII e os controles pouco intuitivos. Quanto aos gráficos, há bons pacotes de imagens que deixam o jogo com uma aparência bem jogável, eu recomendo muito o Mike Mayday`s combined pack, deixa o jogo bem aceitável e confortável de se jogar. Quanto aos controles, infelizmente não acho que teremos suporte a mouse por um bom tempo, então, todos os controles são por comandos de teclado (b pra construir, s para esquadrões de anões, etc).

Pra quem quiser começar a jogar e não se preocupar com muita coisa, sugiro que baixem esse aquivo:

Lazy Newb Pack - Contém o jogo, 3 pacotes gráficos (incluindo o que eu citei), um menu de configuração fácil para o jogo, o Dwarf Therapist (Programa para gerenciar os anões, necessário) e alguns programas de trapaça.

Outros links úteis para começar são:

Magma Wiki: Guia Inicial - Embora eu discorde de alguns detalhes desse guia, ele é muito bom pra te guiar no começo, onde é muito fácil ter muita "diversão".

Guia para Noobs de DF - Apesar de ser para uma versão antiga, contém muitos detalhes úteis pra quem está começando. Mas, só pra avisar, fazenda subterrânea não funciona mais assim.

Bem, por enquanto é isso, se o pessoal se interessar posso dar algumas dicas do que eu já experimentei com o jogo, e podemos até fazer um lets play em conjunto, como fazem por ai. Até mais.

EDIT: Usem o pacote gráfico mayday com fonte true type, é o que fica melhor na minha opinião.
Última edição por Torneco em 09 Mar 2011, 23:18, editado 1 vez no total.

Armitage

Re: Dwarf Fortress

Mensagem#2 » 09 Mar 2011, 21:10

O jogo requer que você cuide de uma fortaleza de anões temperamentais que necessitam de grandes quantidades de álcool para sobreviver

To baixando AGORA. :mrgreen:
A "boa arte" nada mais é do que a "modinha da vez", ditada pelos atuais diretores do clube da luluzinha da vez. Troca-se os diretores (ou o clube da luluzinha), e troca-se a definição de "boa arte".

Torneco
Contato:

Mensagem#3 » 09 Mar 2011, 23:03

Então, uma modalidade que fazem muito por ai é uma pessoa começa o jogo. Depois de um determinado período de tempo (normalmente 1 ano no jogo), você passa o save pro próximo da lista. Depita até que a diversão aconteça.

Lumine Miyavi
Contato:

Mensagem#4 » 14 Mar 2011, 08:41

Dracoboy jogava DF, falem com ele!
ImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!]
Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Lumine, Mega Man X
[lumine]Nível de fabulosice[/lumine]: >[lumine]8000[/lumine]
Não, suas opiniões não estão certas. Não são as minhas. ♥

Torneco
Contato:

Mensagem#5 » 22 Mar 2011, 21:03

Bem, eu não joguei as versões antigas, mas, eu notei que a skill aumenta mais quando eles enfrentam oponentes de verdade. Assim, eu to usando todos os macacos e goblins que atacam a minha base como sacos de pancada.

Bem, não sei até onde vai ser útil, mas to preparando um mini tutorial pra quem quer começar o jogo. Vou postar a primeira parte agora.

BAIXANDO E CONFIGURANDO O JOGO

Primeiro, baixem esse arquivo aqui Lazy Newb Pack. Esse programa eu recomendo a vocês baixarem caso queiram começar a jogar. Ele é muito bom, ajuda a configurar o jogo e traz vários programas de apoio. É só descompactar na pasta que quiser.

Imagem

Na primeira aba, pra quem está começando, eu recomendo desligar os invasores (INVADERS: NO) e remover os aquíferos (AQUIFERS: NO, mais sobre isso depois). Isso vai ajudar você a ter tempo pra aprender o funcionamentodo jogo antes de ter que lidar com coisas "divertidas" como goblins. Se vc usa um laptop, mude a configuração das teclas para a lazynewb, que é própria para eles.

A segunda aba você escontra os gráficos. Eu recomendo o pacote do Mayday, que tem um conjunto muito bom de imagens para o jogo, melhor que os outros na minha opinião. Habilite também a fonte truetype (O programa pode não fazer a mudança direito, qualquer coisa, procure o arquivo init na pasta data/init e mude o TRUETYPE: NO para YES), vai diminuir o tamanho da forte no jogo para uma fonte comum e deixar o texto mais claro e elegante. Mas experimente os gráficos para achar o que melhor te agrada. É só clicar em install graphics e o programa faz tudo sozinho.

Na terceira aba, utilities, tem os programas de trapaça e o Dwarf Therapist. Esse ultimo é um utilitário obrigatório para facilitar a distribuição de empregos ativos para cada anão, assim com aplicar apelidos. Fazer isso pelo jogo é horrivel. Os hacks podem precisar da instalação de um programinha que faz rodar alguns códigos em C++, mais informações nesse link: DF Hacks.

Na ultima aba, tem algumas configurações a mais. Eu recomendo tirar a introdução e o som, são meio desnecessários no jogo.

COMEÇANDO O JOGO

Para entrar no jogo, basta clicar em Play Dwarf Fortress. Assim que você entrar no jogo, você vai precisar criar um mundo novo para poder jogar. Vá em Create a New World e você vai encontrar essa tela.

Imagem

A primeira categoria é o tamanho do mundo. Mundos maiores tem mais espaço possivel para você encontrar um local bom, mas possuem mais civilizações e problemas. Medio é bom o suficiente.

Na parte de história também não faz muita diferença, quanto mais, mais eventos serão usados nos artefatos. Não notei muita diferença aqui, só que com pouca história tende a ter mais presença as megabestas nos eventos do jogo.

O terceiro passo define o número de civilizações, tanto humanas, anãs, elficas e goblinóides. Denovo, médio é bom.

Mesma coisa no ítem quatro, que define o número de locais distintos, como cavernas, vilas, torres, etc. Médio.

Se você está começando, Number of beasts e natural savagery são bons colocados no baixo, vai evitar que monstros muito fortes sejam gerados e que os monstros normais sejam muito agressivos.

O ultimo controla a quantidade de metal existente no mundo. Aumentar isso é bom, porque te dá mais metal para trabalhar. Só evite o parametro máximo, talvez faça com que o número de pedras úteis para outras tarefas (Flux) diminua.

Terminando as escolhas, aperte y e o mundo está gerado.

ENCONTRANDO UM BOM LOCAL PARA COMEÇAR

Com um mundo criado, você pode ir em Start Playing e procurar um bom lugar pra começar. Você vai ser levado ao mapa do mundo. Aqui, você vai querer encontrar um local com as seguintes características:
- Árvores, madeira é extremamente necessário pra muita coisa, e camas só podem ser feitas de madeira. Áreas com Trees: Heavy Forested ou Woodland são boas.
- Temperatura Warm, garante que a água não congele no inverno, mas não é quente demais para causar desconforto aos anões.
- Metais, tanto Deep quanto Shallow, vai ajudar muito o seu começo. E Flux Stone é essencial para a criação de aço (Steel), o segundo melhor material para armas e armaduras, só perde para adamantina, que é raro e causa muita diversão. Creio Deep seja melhor.
- Evite Aquiferos, são rios subterrâneos com água infinita. Abra um da maneira errada e você pode inundar seu forte fácil fácil.
- Surroundings, escolha qualquer uma que não seja malígna (Em roxo normalmente). É bem difícil se estabelecer nesses locais. Untamed Wilds tem mais animais selvagens, pode ser um problema caso tenha elefantes (Procure por Boatmurdered, e tenha medo).
- De resto, um rio por perto ajuda a conseguir alimentos e matériais para artesanato (Crafts). Solo de argila (Clay) pode ser útil para fazer potes de argila. Um ambiente benígno tem animais mais calmos e plantas mais valiosas para coletas (Ganho bem com artesanato de ossos de unicórnio).
- Com tab, você pode ver outras informações. Aproveite para evitar zonas de guerra, assim não será atacado por cercos de goblins tão cedo.
- Se puder, um local com mais de um bioma (Teclas f1 a f3 mostram biomas diferentes quando tem) pode ser bom, quando há uma diferença de características entre cada um. Você pode ter um bioma rico em minerais e sem árvores e um cheio de árvores, argila e solo na mesma zona, o que facilita muito.

Resumindo, você quer metal, flux, árvores e paz pra não tornar o jogo divertido tão cedo. Apertando f pode ajudar a achar um local. Quando terminar, aperte "e" e embarque.

Na tela de embarque você pode escolher as skills dos anões e os objetos que quer levar. Há alguns pacotes já prontos, ou você pode só clicar em play now. Vou deixar aqui o meu pacote de embarque, basta substituir o arquivo na pasta init e usar o meu pacote. Vem com o melhor da nova edição, perus e ovos!

Perfil do Torneco

Bem, dai pra frente, o jogo começa. Qualquer coisa, monto um tutorial de começo, se for necessário. Até mais.
Última edição por Torneco em 22 Mar 2011, 22:07, editado 1 vez no total.

Torneco
Contato:

Mensagem#6 » 22 Mar 2011, 22:52

Kyu, acho que sei de uma maneira de treinar anões seteiros mais fácil. Só transformar eles em caçadores. O meu mapa é cheio de unicórnios e eles morrem fácil pros meu caçador. E ele tá quase lendário em arquearia.

Handel

Mensagem#7 » 21 Ago 2011, 20:41

Alguma sugestão de jogos no estilo do dwarf fortress? Eu gosto do jogo, já joguei antes, mas agora estou procurando algo menos complexo.

Voltar para “Video Games”