Games old school difíceis?

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

kira_shaolin
Contato:

Games old school difíceis?

Mensagem#1 » 28 Mar 2011, 20:45

Gostaria de conhecer e discutir alguns games antigos e, bem... extremamente difíceis de zerar.
Começo com essa dádiva:
Imagem

Battletoads in Battlemaniacs
Produtora: Rare
Distribuidora: Tradewest
Data de Lançamento: 20 de Dezembro de 1991
Numero de Jogadores: 1/2 (simultâneos)
Plataforma: NES
Outras versões: Amiga, Amiga CD32, Game Boy, Game Gear, Mega Drive, Master System.

Jogo mais filho de uma meretriz que eu já joguei. Conhecem?
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor" - Provérbio Budista

Lumine Miyavi
Contato:

Re: Games old school difíceis?

Mensagem#2 » 28 Mar 2011, 21:02

A foto que tu colocou é da versão Snes, que é bem mais fácil. Eu mesmo cheguei no final dessa, quando era mais novo.

Meu irmão mais velho zerou o do Nes, na época. Já eu não passava da fase de descer pendurado, hoje em dia consegui chegar no final (com o save states entre as fases XD).
ImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!]
Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Lumine, Mega Man X
[lumine]Nível de fabulosice[/lumine]: >[lumine]8000[/lumine]
Não, suas opiniões não estão certas. Não são as minhas. ♥

kira_shaolin
Contato:

Mensagem#3 » 28 Mar 2011, 21:26

Lumine Miyavi escreveu:A foto que tu colocou é da versão Snes, que é bem mais fácil. Eu mesmo cheguei no final dessa, quando era mais novo.

Meu irmão mais velho zerou o do Nes, na época. Já eu não passava da fase de descer pendurado, hoje em dia consegui chegar no final (com o save states entre as fases XD).

A do Master System era o diabo encarnado em código binário. A tela do jet ski não dá pra passar. Simplesmente não dá.
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor" - Provérbio Budista

Ken-Ohki

Mensagem#4 » 29 Mar 2011, 18:35

Antigamente, eles tinham pouco espaço pra ter jogos interessantemente grandes (algum jogo que fosse jogável durante um dia inteiro). Então, a dificuldade era aumentada pra que o jogo durasse mais.
Editado: Mas vamos manter uma lista de jogos old school legais e difíceis. Sempre tem alguém (eu) querendo rejogar grandes clássicos de plataformas antigas (nes, snes, mega drive, etc)

kira_shaolin
Contato:

Mensagem#5 » 29 Mar 2011, 19:09

Quem conhece esse?
Imagem

Berzerk, para Atari.
O game de Third Person Shooter que mais dá medo: Nunca mais verá Smileys da mesma forma.
Imagem

Armitage

Mensagem#6 » 29 Mar 2011, 22:19

Ultima 4 do Master System.

O jogo é dificil até hoje no emulador e com save state.
A "boa arte" nada mais é do que a "modinha da vez", ditada pelos atuais diretores do clube da luluzinha da vez. Troca-se os diretores (ou o clube da luluzinha), e troca-se a definição de "boa arte".

kira_shaolin
Contato:

Mensagem#7 » 29 Mar 2011, 22:40

Madrüga escreveu:Mas não é um daqueles jogos de Atari com loop infinito? Se for, nem dá para falar em "terminar".

Digamos que tem dois loops, mas o difícil é passar até o loop 2.

O loop 1 é sair chutando bundas e atirando legal. Se vc fizer isso até certa pontuação (impossível) o smiley demoníaco Evil Otto vem te buscar para a felicidade eterna. Aí sim vira loop supremo.

Armitage

Mensagem#8 » 30 Mar 2011, 00:58

Madruga, teu caso é exatamente o meu: alugava Ultima 4 na época do Master System, porém seu o livreto de magias. Então me ferrava. (se não me engano pra pegar a runa do valor tem que ter uma magia que desfaz os campos de força de Jhelom). E sim, o jogo é mais trabalho do que dificil. O problema é que é trabalhoso DEMAIS - sentamos eu e meu colega da epoca do colégio (jogávamos juntos Ultima 4 noite afora na adolescência), e resolvemos tentar finalizá-lo num emulador, a uns 2 meses atrás. Conclusão: impossível. É mantras, runas, agir de acordo com cada virtude, invadir os 8 dungeons, pegar as 8 pedras, pegas os 3 itens (vela do amor, livro da justiça, sino da coragem), etc. É MUITO coisa, e fazer isso é LENTO pra chuchu. Conclusão: desistimos. E o pior: descobrimos que o jogo é chato. Chato mesmo. Pra quem pega de primeira (ainda mais há 20 anos atrás) é lindo, a sensação de descoberta, de desbravar um mundo novo, e com toda aquela filosofia do avatar fodástica e tal... mas a jogabilidade em si é fraca e monótona. Parece que o jogo não envelheceu bem.

A titulo de comparação, Phantasy Star 1 do Master System continua perfeitamente jogável hoje em dia, assim como o Ultima 7 pra PC (através do emulador Exult). Peguei ambos no ano passado e só não zerei por que cansei.

Eltor Macnol escreveu:Sei que minha contribuição nesse tópico tá se resumindo a links externos, mas esse link se encaixa tão perfeitamente com esse post que não dá pra deixar passar:

http://www.brainygamer.com/the_brainy_g ... yable.html

Sensacional o artigo, e o papo que vem depois. Valeu o link, Eltor. :victory:
A "boa arte" nada mais é do que a "modinha da vez", ditada pelos atuais diretores do clube da luluzinha da vez. Troca-se os diretores (ou o clube da luluzinha), e troca-se a definição de "boa arte".

Armitage

Mensagem#9 » 30 Mar 2011, 08:30

Mas Madruga, a jogabilidade não te impulsiona a realizar as coisas que o jogo pede. O grind é extremamente raso (eu diria VAZIO mesmo) e monótono - não tem considerações táticas, não tem progressão dos personagens interessante/nos termos que conhecemos hoje. E sem falar que não tem um "plot" a ser desenvolvido. É disso que estou falando. Você meio que joga "à esmo" nesse sentido, indo de um lado pra outro pra conseguir informações.

Por isso concordo com o cara do artigo do Eltor: Ultima 4 é "injogável" por um consumidor da geração atual - e nem estou falando de gráficos ou interface, estou falando de jogabilidade/gameplay mesmo. Só os grognards que conheceram o jogo na sua época conseguem sentar pra jogar aquilo.

Compare com Phantasy Star do Master System, que saiu 4 anos depois (1988, acho) e já tem toda uma interação tática muito melhor nas batalhas (que te obriga a fazer escolhas taticamente relavantes), a progressão dos personagens já é bem elaborada, os equipamentos e armas fazem mais diferença, etc.. Isso resulta numa jogabilidade mais rica, mais agradável. Inclusive o grind passa a ser interessante por si só, pois te dá um retorno mais tangível em termos de jogo (poderes, magias, armas, armaduras, itens, equipamentos, etc)

Lumine Miyavi
Contato:

Mensagem#10 » 30 Mar 2011, 08:59

...falando em Phantasy Star, a segunda entrada (e minha segunda favorita da série, depois do IV), considero um dos jogos mais difíceis até hoje.

Imagem

Phantasy Star 2 (subtítulo japonês: Kaerazaru Toki no Owari ni, O fim da época perdida)
Produtora: Sega AM7, Distribuído pela própria Sega
Lançado em 21 de Março de 1989, para Mega Drive / Genesis
Port Melhorado pra Playstation 2 em 2005, relançado na íntegra para o console virtual do Wii em 2009,

Até onde sei, PS2 foi o primeiro jogo de RPG grande a sair pro Mega Drive no ocidente. Aumentando ainda mais a veia tática começada em PS1, Phantasy Star 2 é um jogo dificil. Não dificil no sentido de "preciso grindar para derrotar o mestre" mas sim no de "dei um passo pra fora da nova cidade que achei e o primeiro encontro aleatório matou 2/3 do grupo e envenenou o resto".

O design do jogo parece ser feito para frustrar o jogador intencionalmente. É um dos jogos com mais dungeons com caminhos sem saída, aliados a uma perspectiva diabólica de câmera e encontros aleatórios letais. Até mesmo a ordem normal de "magia de cura, ataque, saída e teleporte" que o Dragon Quest colocou como normal é subvertida aqui: a primeira magia que você aprende é... fuga. E teleporte. E ataque. Pra depois de vários níveis você aprender sua primeira cura básica. Eta Lelê.

É quase como se o jogo falasse pra você "fuga não é uma opção, é um meio de vida".

Algum dia eu expando isso num artigo. XD
ImagemImagemImagem
Cidadeando o Tarrasque!

Armitage

Mensagem#11 » 30 Mar 2011, 11:05

Pichu, Exult é um emulador feito unicamente pra rodar Ultima 7 nos PCs atuais. Inclusive suporta altas resoluções. basta pegar o jogo original, e depois instalar o Exult e voi-lá!

Dá uma olhada..

http://exult.sourceforge.net/download.php

kira_shaolin
Contato:

Mensagem#12 » 30 Mar 2011, 13:40

O Fantasy Star 2 não está no X360 tbm? (Sonic`s Ultimate Genesis Collection)

Armitage

Mensagem#13 » 31 Mar 2011, 20:28

..falando em Phantasy Star, a segunda entrada (e minha segunda favorita da série, depois do IV), considero um dos jogos mais difíceis até hoje.

Cara, Phantasy Star 2 é um projeto secreto dos greys para abduzir certos seres humanos. Se você finalizar é levado pra Plutão, onde eles vão te dissecar vivo pra estudar seu cérebro extraordinário.

Alguem aqui conhece alguem que tenha finalizado "na moral", sem cheats ou emuladores ?

Lumine Miyavi
Contato:

Mensagem#14 » 31 Mar 2011, 20:37

Eu. Tinha pra Mega Drive, quarto jogo que ganhei na vida pra esse videogame. =P
ImagemImagemImagem
Cidadeando o Tarrasque!

Lumine Miyavi
Contato:

Mensagem#15 » 31 Mar 2011, 22:19

Nope, em inglês. Papai comprou lá nos EUA (ou foi europa? Sei lá).
ImagemImagemImagem
Cidadeando o Tarrasque!

Voltar para “Video Games”