Warmachine. Alguem ?

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Warmachine. Alguem ?

Mensagem#1 » 13 Abr 2009, 15:45

Bom, warmachine é um wargame produzido pela privateer press, que se passa no cenário "Reinos de Ferro", aonde robôs enormes movidos a vapor e contrlados por magos militares combatem com outros robôs e seus magos militares.

[spoilerbox]
De tempos em tempos um novo jogo aporta no universo dos jogos de estratégia com miniaturas. Alguns com grande estardalhaço e gerando grande expectativa, outros chegam devagar, sem muito barulho ocupando seu espaço no mercado. A não muito tempo atrás, sem grande alarde, apareceram no mercado miniaturas para um novo jogo de uma companhia até então desconhecida chamada Privateer Press.

O que chamava minha atenção naquela linha era a semelhança de algumas delas, que eu descobriria depois serem Warjacks, com os golems de batalha de um outro universo ficcional que me era muito querido: Battle Chasers, criado por ninguém menos que o mago dos quadrinhos Joe Madureira e, segundo ele, inspirado nas aventuras de RPG que o mesmo jogava quando jovem.

Instigado pela já mencionada semelhança procurei saber mais sobre aquelas miniaturas e acabei descobrindo que as mesmas eram produzidas pela já mencionada Privateer Press (PP de agora em diante) para um jogo de combate de miniaturas sugestivamente chamado “Warmachine”. A PP descreve o jogo em seu site da seguinte maneira:

“Em Warmachine o próprio chão treme durante as ferrenhas batalhas onde construtos de seis toneladas feitos de ferro temperado e aço colidem com a força destrutiva de uma locomotiva; onde canhões cospem chumbo que penetram placas de armadura tão facilmente quanto homens e onde uma tempestade de magias arcanas ateiam fogo ao campo de batalha de maneira tão apocalíptica que os próprios deuses temem caminhar por solo tão tortuoso” (tradução livre).

Ambientado em um universo de fantasia a vapor, os chamados Iron Kingdoms, o jogo nos coloca no comando de uma das facções que batalham pela supremacia nos reinos. Advirto desde já o leitor para que não se fie em minha visão simplista da ambientação do jogo. Os Reinos são exaustivamente detalhados e tem uma história riquíssima cheia de sabor para aqueles que curtem um bom background para as partidas que disputa.

Cabe lembrar que a PP possui ainda uma linha de RPG chamada Iron Kingdoms, traduzida no Brasil como “Reinos de Ferro” pela Jambô Editora que acreditou no material até então “alternativo” mas muito promissor. Definitivamente uma boa pedida para conhecer um pouco mais sobre o universo ficcional do jogo.

Existem cinco opções de exércitos para o comandante disposto a ingressar nas batalhas de Warmachine:

Cygnar: Os “caras bonzinhos” do jogo. Os Cygnaranos habitam o mais central dos reinos de ferro sendo acossados em todas suas fronteiras por exércitos inimigos. Cygnar possui a mais avançada tecnologia bélica e arcana resultando em uma força taticamente balanceada mas com certa predominância de poder de fogo a distância.

Khador: O reino humano mais ao norte de Immoren é lar dos Khadoranos. Um povo frio como o inverno daquela região e extremamente expansionista que busca reconquistar a terra de seus antepassados que julgam ter sido deslealmente tomada deles. Os Khadoranos não são tão avançados tecnologicamente mas compensam isso com pura força bruta no campo de batalha.

Protetorado de Menoth: Um reino de fanáticos religiosos dissidentes de Cygnar. O protetorado é a mais nova força a emergir na conturbada arena de poder de Immoren tendo a pouco se desvencilhado de Cygnar e fundado um estado religioso fanático. O protetorado destaca-se por ser o único reino que faz amplo uso de foguetes em batalha deliciando-se em ver os infiéis sendo purificados pelo fogo em batalha.

Cryx: Criados pelo dragão Toruk os desmortos de Cryx atendem a todos os desígnios de seu deus e general. Ambicionando nada mais do que coletar as almas de todos os seres vivos de Immoren os mortos vivos de Cryx são uma força a ser temida em todos os reinos de ferro.

Mercenários: Além dos exércitos já mencionados existem os mercenários. Homens que vendem seus serviços a quem paga mais os estas unidades podem ser utilizadas por qualquer dos exércitos já mencionados ou podem se organizar em exércitos formados exclusivamente por mercenários.

É inegável o apelo de um jogo que contenha tantos elementos de interesse não? Combate visceral, diversas facções, um universo ficcional envolvente, tudo conspirava para o sucesso do Warmachine. Mesmo assim o jogo foi relegado a segundo plano já que na época haviam poucos, ou nenhum, jogadores de Warmachine no Brasil, ainda mais onde mora este escriba, tendo assim me contentado à época em adquirir algumas miniaturas no intuito de ao menos jogar RPG com elas.

“Fast Forward” alguns anos para os tempos atuais. A alguns meses alguns amigos do fórum brasileiro de Warhammer (Warhammer Brasil) descobriram o Warmachine e comentavam acerca do mesmo e de sua jogabilidade.

Assim quando estive no Rio de Janeiro, por intermédio dos amigos da RoninTM, acabei experimentando uma boa partida de Warmachine e posso afirmar de pronto: O jogo é sensacional e uma excelente adição à coleção de qualquer aficionado de jogos de estratégia.

Tendo anunciado bombasticamente que o jogo é bom teço alguns comentários sobre a partida e minhas impressões sobre o jogo:

Para alguém acostumado com outros jogos de estratégia como Warhammer ou o Warhammer 40K, como eu, a primeira coisa que chama a atenção, e na verdade causa até certa estranheza, é a quantidade de miniaturas envolvidas em uma partida. Jogando-se com o mínimo necessário, o conteúdo das caixas básicas de cada exército por exemplo, teremos embates entre cinco miniaturas para cada jogador, dez no total, o que de cara tem como vantagem o fato de propiciar que com o investimento de pouco tempo se tenha miniaturas pintadas e prontas para jogar.

Outra coisa que chama bastante a atenção é a fluidez com que o jogo transcorre. Grande parte desse mérito tem que ser atribuída as regras do jogo que não recorrem a formulas complexas ou nada do gênero. As regras resumem-se a rolar 2D6 (dois dados de seis faces para os não iniciados) e comparar esse resultado com algum atributo. Essa simplicidade permite que o jogo transcorra em um passo agradável, até mesmo para iniciantes, e como conseqüência acarreta partidas mais rápidas.

As batalham envolvem invariavelmente um warcaster (um “mago de batalha” em uma tradução livre) e seus soldados. A peça fundamental no arsenal de qualquer warcaster são os Warjacks, imensos robôs de combate movidos a vapor e especializados em uma única coisa: destruir adversários. Os jacks (como são chamados afetuosamente) são combatentes extraordinários porém a grande habilidade dos mesmos é trabalhar em uníssono com seu warcaster, que pode melhorar a performance em combate dos jacks melhorando a capacidade destes em batalha.

Além dos warcaster e warjacks existem ainda os solos, indivíduos poderosos que como apontam o nome atuam sozinhos e tem a capacidade de virar o jogo se usados com sabedoria em momento oportuno, e as unidades propriamente ditas compostas por soldados “comuns” que agem em conjunto.

Outro diferencial do jogo são os “ataques especiais” dos quais algumas unidades, warjacks em especial, podem lançar mão no decorrer do jogo: chaves de braço e de cabeça, encontrões, arremessos e desmembramento são algumas das opções colocadas a disposição dos generais para que possam fazer o mais divertido do jogo: obliterar o exército inimigo.

Não bastassem a mecânica do jogo e as miniaturas merece destaque ainda o suporte dado pela PP ao seu “filhote”. Do lançamento de novos suplementos e miniaturas ao sistema de campeonato em ligas organizado pela companhia a atenção dada pela PP ao consumidor final de seu produto é irrepreensível e é sem dúvida nenhuma um bônus bem vindo para os amantes do jogo.

Se você se interessou pelo jogo mas ainda esta temeroso em gastar seu suado dinheiro em mais um jogo de bonequinhos a PP disponibiliza gratuitamente para download uma versão resumida das regras as “quickstart rules” (esta versão das regras acompanha cada uma das caixas de facção direcionadas aos iniciantes) assim como alguns cards de demonstração (Demo Cards) que permitem que você experimente o jogo usando algumas peças “substitutas” (peças de ludo, tampinhas de garrafa, qualquer coisa vale na hora do aperto) antes de investir na aquisição de algumas peças.

Devidamente fisgado por este jogo? Deixe seus comentários sobre o mesmo por aqui. Quem sabe nos encontremos em breve nos campos da batalha de Immoren?

Grande abraço e até a próxima pessoal.

Essa entrada foi postada em Quarta-feira, Novembro 28th, 2007 às 4:15 pm sob a(s) categoria(s) Resenha / Review, Warmachine. Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0feed. Você pode responder, ou rastrear de seu próprio site.
[/spoilerbox]

Bem, alguém aqui joga/ Curte o jogo? Coleciona as miniaturas? Sabem quem vende aqui no brasil?
Última edição por Lorde da Dança em 13 Abr 2009, 18:06, editado 1 vez no total.
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Mensagem#2 » 13 Abr 2009, 17:43

Nem sabia que existia, mas estou interessado.
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Mensagem#3 » 13 Abr 2009, 18:02

Meu deus, eu escrevi warmcahine :rolando:

Lune, caso queira saber mais: site da privateer press, a empresa que produz warmachine, wikipedia, dowload das regras básicas,fichas de algumas miniaturas,review da rpg.net.

E não nos esqueçamos do jogo irmão do warmachine: hordes.

Eu encontrei de tudo, exceto uma loja brasileira vendendo as miniaturas.
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Mensagem#4 » 15 Abr 2009, 16:58

Aqueles que estiveram na lua nos ultimos tempos, ou que começaram a acompanhar o warmachine agora, devem ter ouvido falar de algo chamado "MK 2". Bem, para os leigos, uma explicação do que é mk :

MK 2 é uma nova edição de Warmachine, que virá com novas regras e novas cartas de facção para suas miniaturas. Resultado de 6 anos de feedback dos fâs do jogo. algumas regras serão mudadas, como os warjacks que não terão mais "disabled wrecks", e várias miniaturas serão fortalecidas/enfraquecidas para melhor equilibrar e simplificar o jogo.
O livro de regras de mk 2 será lançado em 2010.

FAQ sobre MK 2 da privateer press

resumo das mudanças de mk 2 mostrados na revista No Quarter* 23

*revista sobre reinos de ferro e warmachine/hordes, trazida aqui ao Brasil pela jambo com o nome de Sem Trégua.
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Mensagem#5 » 05 Mai 2009, 18:45

Eu pessoalmente prefiro cygnar, mas isso é assunto para depois, pois, teremos uma fação de elfos.


A RETRIBUIÇÃo DE SCYRAH.
SPOILER: EXIBIR
Bellevue WA. May 4, 2009—Privateer Press, Inc. is pleased to announce details on the first new faction to be introduced in its award-winning WARMACHINE tabletop miniatures game: The Retribution of Scyrah.


Releasing in September, Forces of WARMACHINE: Retribution of Scyrah will provide everything players will need to field the new faction, including model statistics, background material, and a modeling and painting guide. The book will be written for use with the upcoming new edition of game rules, WARMACHINE Mk II, which releases early 2010. Privateer Press’ bimonthly No Quarter Magazine will feature articles in issues #25 and #26 that will allow players to use their Retribution of Scyrah models with the current WARMACHINE rules.

When asked about the new faction Privateer Press Chief Creative Officer Matt Wilson said, “Retribution of Scyrah will be the first real look at the long-secluded and mysterious elven kingdom of Ios. The very first thing people should note is that these aren’t your standard tree-hugging elves.” In fact, Wilson went on to explain, the faction will include highly disciplined troops outfitted with some of the most advanced technology in the Iron Kingdoms, backed up by the never-before-seen sleek and powerful myrmidon warjacks. “The Retribution of Scyrah will bring amazing new depth and feeling to the WARMACHINE game in terms of play style and abilities,” Wilson concluded.

For more information on Retribution of Scyrah, including special previews of upcoming releases, visit http://www.privateerpress.com.


Sera que chegaremos em um ponto em que warmachine terá tantos excércitos quanto warhammer?
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Mensagem#6 » 06 Mai 2009, 09:18

Kra as miniaturas sao lindas

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Editado: imagem errada


Adoro esse tipo de jogo, mais é tao dificil encontrar jogadores.
Aqui em BH por exemplo, mal encontro jogadores de warhammer, tem uns gatos pingados com 40k.

mais vou ler as regras, adoro mecanicas de jogos.
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Mensagem#7 » 06 Mai 2009, 12:26

Adoro esse tipo de jogo, mais é tao dificil encontrar jogadores.
Aqui em BH por exemplo, mal encontro jogadores de warhammer, tem uns gatos pingados com 40k.



Faça como eu digo: tenha dois exércitos, assim você poderá ensinar novas pessoas a jogar, e jogar com os jogadores mais experientes que tenham faltado com o excercito.

E essa imagem? é de qual exécito?
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Mensagem#8 » 11 Mai 2009, 21:34

Adoro esse tipo de jogo, mais é tao dificil encontrar jogadores.
Aqui em BH por exemplo, mal encontro jogadores de warhammer, tem uns gatos pingados com 40k.

mais vou ler as regras, adoro mecanicas de jogos.


meu maior interesse é pelas minis para usá-las nas partidas de rpg, elas são muito bem feitas
gostaria de jogar numj cenário steampunk, vai ter iron kingdons na 4e ?
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Mensagem#9 » 12 Mai 2009, 11:06

gostaria de jogar numj cenário steampunk, vai ter iron kingdons na 4e ?

Com as novas regras para a OGL e o fato do principal desenvolvedor de IK estar agora na Wizards, me parece improvável. Mas pergunta pro pessoal nas seções de RPG, talvez eles saibam de algo.
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Mensagem#10 » 12 Mai 2009, 12:27

vai ter iron kingdons na 4e ?


A privateer press já anunciou que não vai atualizar os reinos de ferro para a quarta edição.

Ah, e no site da privateer, e clicar na barra da retribuição de scyrah, você vai para uma página onde há uma caixa grande e verde, todo dia útil um pedaço da caixa dá lugar para uma imagem do excército da retribuição.

ou pode simplesmente clicar nesse link.
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Mensagem#11 » 12 Mai 2009, 13:27

Lorde da Dança escreveu:
Adoro esse tipo de jogo, mais é tao dificil encontrar jogadores.
Aqui em BH por exemplo, mal encontro jogadores de warhammer, tem uns gatos pingados com 40k.



Faça como eu digo: tenha dois exércitos, assim você poderá ensinar novas pessoas a jogar, e jogar com os jogadores mais experientes que tenham faltado com o excercito.

E essa imagem? é de qual exécito?


Foi mal Lorde pela demora.
esse exercito ai é o Horgenhold Forge Guard.
Adoro anoes.
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Mensagem#12 » 16 Mai 2009, 09:54

Senhoras, senhores e indescisos, eu lhes apresento o exercito elfíco, a quinta facção de warmachine, a RETRIBUIÇÃO DE SCYRAH.

[spoilerbox][imagemlarga]http://img.photobucket.com/albums/v735/cybogoblin/PrivateerPress/Ret-Cover.jpg[/imagemlarga][/spoilerbox]

sim, tem um pirata como conjurador de guerra :linguinha: .
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Mensagem#13 » 21 Mai 2009, 12:38

E a melhor parte é que a retribuição cumpriu uma das minhas expectativas, parece alienígena. Logo no guia dos personagens foi descrito como a Arkânica era extranha e avançada em relação a mekânica, e estavam falando a verdade.

em ultimas notícias, a privateer deu a arte de conceito do dawnguard (ele tem uma espada-pistola) e uma imagem da miniatura do conjurador pirata (a miniatura tem duas pernas, o que é extranho pois na imagem ele aparecia com uma).

EDIT:[imagemlarga]http://privateerpress.com/images/news2/dawnlord-vyros.jpg[/imagemlarga]

[imagemlarga]http://privateerpress.com/images/news2/dawnguard-invictors.jpg[/imagemlarga]
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Mensagem#14 » 24 Mai 2009, 17:48

em ultimas notícias, a privateer deu a arte de conceito do dawnguard (ele tem uma espada-pistola) e uma imagem da miniatura do conjurador pirata (a miniatura tem duas pernas, o que é extranho pois na imagem ele aparecia com uma).


a outra perna esta por baixo da capa, acho só que não deu pra perceber muito
porra que elfos massas, esses sim ficaram legais

existe algum canto legal pra comprar minis de warmachine aqui no brasil pela internet? (além do mercado livre)
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Mensagem#15 » 24 Mai 2009, 18:55

Infelizmente não, Art, e eu já procurei bastante. Nínguem está querendo trazer o jogo aqui para o Brasil (talvez alguém traga após o lançamento da segunda edição), para dizer a verdade nem no mercado livre eu achei.

Mas, se quiser experimentar as regras do jogo,sugiro baixar as regras iniciais no site da privateer, e depois as cartas de demonstração das unidades, imprimir tudo e jogar usando peças de xadrês.
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