Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Moderador: ronassic

ronassic
Administrador
Contato:

Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagem#1 » 17 Nov 2010, 08:43

Eu estava lendo hoje o Meiobit e gostaria de transcrever um trecho do texto, pois achei relevante:

"Liberdade Sim, Bagunça Não

Existe uma ilusão de que é possível ser anônimo na Internet, que é possível destilar todos os ódios e frustrações de uma adolescência ruim, sem qualquer consequência.

Não é assim que a banda toca. Liberdade de Expressão não é imunidade diplomática. É um direito pelo qual você PODE se expressar, não que você está isento das consequências.

Claro, muita gente não pensa assim, acham que estão protegidos pelo monitor. Que o diga a Mayara Petruso."

Agora o que venho notando ultimamente é que as pessoas aqui na Spell tem se tratade de forma agressiva, mas o mais estranho é que elas sabem que não podem fazer isso, pois serão punidas, mas mesmo assim o fazem. Liberamos o uso de palavrões não foi para que saíssem usando, vocês entenderam errado. Vamos parar com essa animosidade, pois já tá ficando chato.

Ninguém é obrigado a concordar com a sua opinião. Se não gostou da resposta de alguém, pra que ir pra agressão? O que ganha com isso? Tô ficando muito decepcionado com a atitude de alguns por aqui, pessoas que eu achava que mereciam meu respeito, agora vejo que são apenas garotos atrás do teclado achando que podem jogar merda no ventilador e que vai ficar tudo por isso mesmo, se continuar assim vamos ter que tomar algumas medidas, aumentar a punição será uma delas.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

Lumine Miyavi
Contato:

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não!

Mensagem#2 » 17 Nov 2010, 09:04

Nome aos bois, exemplos de atitude, e motivos dessa mudança de postura.
ImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!]
Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Lumine, Mega Man X
[lumine]Nível de fabulosice[/lumine]: >[lumine]8000[/lumine]
Não, suas opiniões não estão certas. Não são as minhas. ♥

Ken-Ohki

Mensagem#3 » 17 Nov 2010, 09:31

Eu entendo perfeitamente o que você quer dizer, Rona, mas pra quê o desabafo como tópico fixo? As regras ainda existem e as punições ainda são aplicadas, então...

Lumine Miyavi
Contato:

Mensagem#4 » 17 Nov 2010, 10:46

metalsonic escreveu:Sei lá, babaca ainda é xingamento?

Assim como panaca. =P
ImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!]
Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Lumine, Mega Man X
[lumine]Nível de fabulosice[/lumine]: >[lumine]8000[/lumine]
Não, suas opiniões não estão certas. Não são as minhas. ♥

Advogado de Regras

Mensagem#5 » 17 Nov 2010, 11:57

Agora o que venho notando ultimamente é que as pessoas aqui na Spell tem se tratade de forma agressiva, mas o mais estranho é que elas sabem que não podem fazer isso, pois serão punidas, mas mesmo assim o fazem. Liberamos o uso de palavrões não foi para que saíssem usando, vocês entenderam errado. Vamos parar com essa animosidade, pois já tá ficando chato.

Parafraseando Penn Jillette em Bullshit!(Sorry, esse é o nome do show): Fuck No.

Esse mesmíssimo discurso era feito na época onde houve um surto de "Ursos Carinhosos" e a visão da Spell como um fórum decadente, recheado de flamers e trolls, que isso afastava novatos e o fórum iria "PARA O BURACO" caso não mudasse drasticamente seu modo de agir e caso a moderação não interferisse seriamente. E pela graça do Deus Inexistente na qual eu Não Creio, as medidas sugeridas não foram implementadas. O resultado? A Spell é consistentemente um dos sites mais movimentados do Brasil (e provavelmente não é o mais movimentado devido aos mais que constantes problemas com o servidor) e esse ano eu sei de ao menos uns 10 ou 15 novatos consideravelmente ativos por aqui.

E fazendo coro ao Lumine e LuizTroll: Nome aos bois, exemplos de atitude, e motivos dessa mudança de postura.

Ninguém é obrigado a concordar com a sua opinião.

Eis o único trecho na qual eu concordo mais do que explicitamente nessa mensagem.

Mas sim, o trabalho da moderação anda insatisfatório.

Moderação decente é aquela que interfere o mínimo possível e que mal se nota sua existência, e essa é uma das melhores características da Moderação da Spell.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

Allefcapt
Contato:

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagem#6 » 17 Nov 2010, 12:38

Olá a todos,

Muitos dos pontos de vista aqui expostos possuem sim suas verdades e outros parecem ser análises pessoais e individuais. De qualquer forma todas são válidas.

Inicialmente, conhecendo o Rona como conheço, somente o fato dele ter vindo aqui se abrir desta forma já é por si só alarmante. Não de forma drástica e apocalíptica mas sim servindo como um alerta de que há por aí um limite sendo perigosamente rompido.

O Madruga E O Nibe fazem observações interessantes e que devem ser levadam em conta sempre. O “conhecimento” do comportamento do “outro” dentro das linhas do fórum, principalmente.

Para os de fora da comunidade, digamos assim, realmente alguns usuários parecem caóticos e ciclicamente perturbadores. O que não se observa de imediato é que estes usuários, ou boa parte deles, se relacionam de forma direta e constante dentro do fórum e nos chats decorrentes e de certa forma já definiram e mapearam os limites dos tratamentos entre si. Onde as liberdades podem ser alcançadas e devem parar.

Alguns Nicks são interpretados de forma superficial demais, e quase sempre de forma negativa. Mas é certo que alguns tratamentos ultrapassam o bom senso.

Talvez sejam estes acessos de cólera, estrelismo, TPM. ( OU UM MAU DIA) que acabem sendo visualizados e rotulados.

Claro, sabemos bem quem se comporta como.
Ou seja, os que alfinetam por serem assim em suas tendências, os que propositalmente tumultuam, os que tentam simplificar e reduzir todos os assuntos, os que se acovardam, os que tentam ser coerentes, os que querem contribuir, os que são receosos, ciumentos, rancorosos, invejosos, talentosos.. é possível creditar adjetivos ao lados de vários Nicks.

E certamente alguns com margens de erro consideráveis. :hmmm:

Algumas vezes as antipatias veladas surgem caóticas em mensagens destruidoras e carregadas de uma catarse violenta calculadas para atingirem alvos específicos. O tempo acaba gerando um campo de força nos que trafegam dentro dos tópicos. É natural. É preciso apenas muita paciência.

Entendo a preocupação do Rona por o conheço bem como ser humano. E sei que ali há um cara realmente zeloso dos “bons costumes da corte” como diriam em uma das cadeiras da Grande Universidade de Huzuz (AL- Bidir Sallah) e acho que os esforços para manter a serenidade dos tópicos válida sempre. ^_^

Mas escrever isto aqui seria “chover no molhado” como a morfossintática nos ensina. Minha carta “Panos quentes” no sensaiconal Magic spell anuncia o óbvio.
A discussão por si só é meio que repetitiva e vez ou outra retorna com cores modificadas ao fórum como um exemplo de que há uma preucupação com estas questões por aqui. Sem sermos radicais demais.

Como o VA relembra, e isto é quase um mantra não só na SPELL mas em todas as ferramentas e “mídias sociais”, há que prevalecer o bom senso. :venera:

Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Twitter: @allefcapt / @spell_net
Diários do Capitão Allef: https://www.facebook.com/rodrigoallef.nunes
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire

Lanzi
Contato:

Mensagem#7 » 17 Nov 2010, 13:17

Só vou dizer o que acho depois de ver ao que o Rona está se referindo.

Não dá pra medir a intensidade da "agressividade" enquanto ele não der nome aos bois.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#8 » 17 Nov 2010, 13:18

Eu já ia tirar o aviso Global para não ficar muito agressivo, mas obrigado Eltor, e obrigado pelo aviso Argh. E peguei o gancho naquele trecho de texto apenas, é que mesmo os rebeldes sabendo que são cadastrados, mesmo sabendo que serão punidos, eles continuam passando dos limites, parece que fazem de propósito mesmo, não há desculpa de já se conhecerem pessoalmente para se tratar de forma grosseira.

Pessoal, eu não consigo deixar de notar que há algumas pessoas trocando mais farpas do que normalmente, e pelo visto não fui somente eu que notei, e não podemos deixar isso continuar, não vejo solução sair banindo ou algo do tipo, só quero que entendam que precisam mudar a forma como alguns estão se tratando.

Aqui não é lugar de lavar roupa suja. Frase batida, eu sei, mas é verdade. :hum:

É bom lembrar que não é o fórum da Spell que “possui uma má fama” entre outros, mas sim alguns usuários. Membros conhecidos que são citados sempre que este tipo de postura agressiva e aparentemente descompromissada surge no fórum. Estes são sempre citados de forma direta pelos críticos de fora. Por isto sei que eles possuem clareza em relação a isto.

Não preciso dar nome aos bois :blink: , vocês que acompanham o fórum sabem que é verdade o que estou falando. Ninguém aqui é inocente, incapaz ou mau observador. Não preciso apontar o dedo acusador pra ninguém, não estou aqui pra julgar os motivos de cada um, mas elas não podem afrontar o outro sem que isso tenha alguma conseqüência. Há muita tolerância na SPELL em relação ao que muitos consideram comportamentos ofensivos, infantis e descabidos, o que já foi citado aqui mais de uma vez, chega a ser motivo de cobrança e constante citação por parte daqueles que observam o fórum de fora, e não são poucos, e por conta disso não se sentem á vontade de participar.

Não devemos confundir liberdade com anarquia e falta de respeito. Este é apenas meu apelo.

Preciso enfatizar que punição não é suficiente, bloquear por alguns dias só vai fazer o indivíduo voltar com mais raiva, ou nem voltar, antes é preciso ser feito uma conscientização.

O que não podemos permitir é que o NOME DA SPELL seja empurrado junto ao descrédito por estas pessoas. :what:

Todos precisam saber que serão punidas dependendo de qual atitude tomarem, e por qual motivo. Ninguém aqui é sádico, não gostamos de punir, mas infelizmente isso se faz necessário, mas seria melhor que isso não fosse preciso.

Eu sou uma pessoa extremamente acessível, gosto de ouvir a opinião de vocês, mas quando a coisa chega num nível desses nós ficamos preocupados, eu pessoalmente não gosto de ver o clima que está se instaurando à meses aqui na Spell.

Assisti nos últimos anos a dois fóruns e uma lista se extinguirem por completo devido ao cansaço e desânimo dos organizadores dedicados em relação a usuários descompromissados e convenientemente incômodos. Estes são amigos nossos, e não acreditam que nós ainda toleramos alguns comportamentos aqui.

Gosto da comunidade e gostaria de ver as coisas funcionando melhor, mas pra isso as pessoas precisam se conscientizar que cada um aqui é importante, e se alguém está com algum problema, e resolve vir aqui pra desabafar, precisa fazer de forma clara e concisa, sem agredir ninguém, eu mesmo tenho dificuldades de me expressar, mas nem por isso ataco ninguém quando sou criticado, deixo o nível de testosterona abaixar, conto até 10, respondo-a (ou nem isso) na boa e levo aquilo como aprendizado, seja por ter concordado com o que a pessoa disse ou não.

Eu me exponho demais às vezes, não só aqui no fórum, mas também em outras mídias (blog, grupos de discussão) e até na vida pessoal, mas nesse caso são meus amigos e me conhecem e me entendem, mas na internet ninguém tem obrigação de me entender, eu serei criticado quando exponho minha opinião, então tenho que ter responsabilidade por minhas palavras, estando eu certo ou não, mas não tenho direito de tratar ninguém mal por discordar de mim ou por eu achar que ela falou alguma grande besteira.

Agora mesmo com minha mensagem estou me expondo, pois estou abrindo o verbo com vocês, quero tentar entender o que se passa, pois a coisa está desandando, e não é de hoje. Só não enxerga quem não acompanha o fórum, ou quem não quer admitir. Não estou dizendo que as pessoas não estão sendo punidas, estou dizendo que a forma como isso está sendo feito não está adiantando, é melhor as pessoas se conscientizarem (ou serem conscientizadas) para não tenham que ser punidas.

Lanzi
Contato:

Mensagem#9 » 17 Nov 2010, 13:35

Vamos parar com esse papo burocrático? Dê logo os exemplos pra sabermos qual é o seu conceito de "ofensa" ou "falta de respeito".

Allefcapt
Contato:

Mensagem#10 » 17 Nov 2010, 13:47

Madruga,

Você realmente têm problemas com isso. :hmmm:
Tá na cara que ele se refere a "NÓS, ADMINISTRADORES,SUPERVISORES, MODERADORES, USUÁRIOS", e toda a fauna e flora da SPELL. Sei lá.. algo como um "espírito Spelliano`.

Tô errado Rona?
Desencana nazigramatical.

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Twitter: @allefcapt / @spell_net
Diários do Capitão Allef: https://www.facebook.com/rodrigoallef.nunes
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#11 » 17 Nov 2010, 13:49

http://spell.net.br/forum/viewtopic. ... 62#p218862

Originalmente, a mensagem dizia "vai tomar no cu, vai?"

http://spell.net.br/forum/viewtopic. ... 77#p219452

Ainda está escrito "Ok agora você esta apenas sendo babaca."

E aí? O que acham?

A Spell não é de ninguém, e é de todo mundo, mas se deixar como está vai ficar impraticável participar dessa comunidade.

Advogado de Regras

Mensagem#12 » 17 Nov 2010, 14:03

http://spell.net.br/forum/viewtopic. ... 62#p218862

Originalmente, a mensagem dizia "vai tomar no cu, vai?"

http://spell.net.br/forum/viewtopic. ... 77#p219452

Ainda está escrito "Ok agora você esta apenas sendo babaca."

E aí? O que acham?

2 exemplos isolados? `kay, o Oda de fato tem um histórico razoável de descontroles (isso é um eufemismo para "violações contínuas de regras") por essas (e outras) bandas, mas até onde eu saiba, o caso do Kear é isolado.

Sério, se você acha que o clima de diálogo por aqui está perfeito e não tem nada a melhorar, é porque você passou tempo demais na Spell ou precisa frequentar lugares mais amigáveis.

Exclusão do Meio-Termo.

Se MESMO depois de passar algum tempo em outros fóruns mais civilizados (recomendo ler os comentários de artigos no The Escapist, por exemplo) você continuar achando que o clima tradicional de "patadas" que às vezes predomina por aqui é ótimo, por favor, saia da Spell e vá pro 4chan em tempo integral.

Oh.

Não venham com essa palhaçada de "ursinhos carinhosos". Se não houve até agora tantas atitudes corretivas quanto deveria, não é porque o problema desapareceu, é porque os trolls de fim de semana têm um certo talento por vencer no cansaço, ou se aquietam por um tempinho até as coisas se acalmarem e darmos atenção a outras prioridades.

É algo muito plausível, mas convenhamos que aqui o erro recai justamente na Moderação - algo que é resolvido simplesmente aplicando as regras do fórum, não com anúncios globais, visões apocalípticas, desabafos emotivos genéricos. Ou seguir o exemplo do post do Cebolituz que caso fosse feito por um Administrador, seria muito mais relevante do que as outras mensagens colocadas no tópico.

Afinal, eu creio que você concorda que dizer "Pare de floodar desnecessariamente, Usuário X e Y" é muito mais produtivo do que "Você estão floodando e destruindo a Spell, homens dissimulados movidos a testosterona e post counting elevado", certo?
Última edição por Advogado de Regras em 17 Nov 2010, 14:15, editado 2 vezes no total.
"Powergaming: Por que você não pode interpretar se está morto" por Morrowner Fórum da WotC.

"The fear of munchkins, I have found, is a much greater threat to game integrity than actual munchkins." por Black Hat Matt, freelancer da White Wolf.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#13 » 17 Nov 2010, 14:06

Allefcapt escreveu:Madruga,

Você realmente têm problemas com isso. :hmmm:
Tá na cara que ele se refere a "NÓS, ADMINISTRADORES,SUPERVISORES, MODERADORES, USUÁRIOS", e toda a fauna e flora da SPELL. Sei lá.. algo como um "espírito Spelliano`.

Tô errado Rona?
Desencana nazigramatical.

Abraços,

Só agora vi sua mensagem, eu acho que é bem por aí, quando falamos nós, eu creio que falo pelas pessoas que demonstram interesse e responsabilidade, sejam por suas atitudes ou palavras zelozas, creio que falo em nome destas pessoas que se importam sim com um bom ambiente, uma boa imagem. Nada melhor do que frequentar um lugar que você tem prazer de voltar, mais e mais vezes, mas pra isso é preciso afinal limites, e as vezes as pessoas esquecem que eles exquem é que gosta de limites? Mas eles se fazem necessários, e estamos aqui para lembrá-las, não para mandar ou desmandar, não para parecer o topo-poderoso, somente para servir de guia, é isso, estamos aqui para servir, essa é a verdade, só que está sendo difícil servir ultimamente.
E prefiro desabafar do que simplesmente sair fora, abandonar o barco, pois como eu já disse, e o VA já comentou, a punição somente não está dando conta.
Não é vergonha Cebolituz, é que acho desnecessário, mas como muitos pediram, é melhor falar logo mesmo, para deixar as coisas bem esclarescidas.

ronassic
Administrador
Contato:

Mensagem#14 » 17 Nov 2010, 14:22

Madruga, deixa eu te explicar, esses foram os mais recentes, entende? Não é de hoje, Cebolituz disse bem quem está no meio e você é um deles, então só peço a vocês uma coisa, por favor, tente nos ajudar nessa questão, ok? E não vejo porque polemizar mais esse assunto, já deixei meu recado. Não é o fim do mundo, mas é o princípio, pelo menos pra mim, mas não vai ser isso que vai me fazer desfalecer, creio que é uma fase passageira, que vira e mexe volta, mas vamos tentar diminuir as agressões, pode ser? Peço encarecidamente para todos.

Advogado de Regras

Mensagem#15 » 17 Nov 2010, 15:09

Engraçado. Porque do meu lado me incomodam mais as perguntas à administração ficarem semanas sem resposta, artigos opinativos preconceituosos feitos sem pesquisa na página inicial (sujando o mesmo nome que o "mau comportamento" dos usuários supostamente suja), artigos jogados no Google Translator sem cuidado nenhum (afinal, será "caminho mais confortável" jogar Fable III), frequentes quedas de servidor, o uso do nome DOS OUTROS para apoiar projetos que eles desconhecem (se alguém esqueceu do "cenário misterioso" que a Spell ia apoiar sem saber)...

Por coerência: Dois erros não fazem um acerto.

Depende de ponto de vista. Acho essas incompetências administrativas mais graves do que DUAS OCORRÊNCIAS de ofensa em alguns dias. Até porque, estranhamente, a Spell era o segundo site brasileiro de RPG mais acessado em outubro e NESSE MOMENTO está a menos de duzentas posições do primeiro lugar, o Paragons.

Isso é melhor explicado pelas flutuações que ocorrem naturalmente. Mas até onde eu me lembre, a Spell teve sim uma queda grande de movimento devido aos "Paradoxo Temporal" e as dificuldades de muita gente em entrar no site que ocorreu por essas bandas recentemente.

Voltar para “Linha Direta”