[Sociedade] Eram os celtas overpowers?

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Taybor Kartsh

Mensagem#1 » 21 Nov 2008, 17:47

muitos reclamam que os RPG andam se afastando de suas origens mitológicas, virando cada vez mais videogame onde o que vale é o acúmulo de poder e a possibilidade de se fazer o impossível...

... mas, bem, as mitologias na verdade não são muito diferente disso:

"(...) Um aspirante ao Fianna Eirin [grupo de guerreiros literados pelo rei Fin, também conhecidos como Fenianos], dizem-nos, tinha de primeiro ficar de joelhos num buraco cavado para ele, tendo apenas os braços como escudo e uma vara de aveleira, enquanto nove guerreiros, cada um com uma espada, situados à distância de nove palmos de terra, arremessavam-lhe suas armas, todos ao mesmo tempo; se ele não conseguisse repelí-las, era rejeitado. Se tivesse êxito nesse primeiro teste, davam-lhe a distância de partida do comprimento de uma árvore, e era perseguido através de uma floresta por homens armados; se algum o pegasse e ferisse, ele não pode fazer parte dos Fenianos. Se escapasse ileso, mas com uma única madeixa de seus cabelos presos numa trança solta, ou se partisse um único galho na fuga, ou se, no final da corrida, suas armas tremessem nas mãos, era recusado. (...), além desses testes, ele ainda era obrigado a saltar um galho da altura de sua testa, passar por baixo de um da altura de seu joelho, correndo a toda a velocidade, e arrancar um espinho do calcanhar sem retardar a corrida (...)"

Fonte: SQUIRE, Charles. Mitos e lendas celtas: Rei Artur, deuses britânicos, deuses gaélicos e toda a tradição dos druidas. Rio de Janeiro: Nova Era, 2005.

Mirallatos
Contato:

Mensagem#2 » 21 Nov 2008, 18:41

Já vi algumas provações de guerreiros indígenas bem estranhas também. Bom, acho que isso aí possui um certo exagero, mas os guerreiros devia passar por testes sim.
Imagem

Bahamute
Moderador
Contato:

Mensagem#3 » 21 Nov 2008, 19:34

Cara;

Essa era uma verdadeira provação.

Pode não ser de toda verdadeira, mas, eu realmente achei muito interessante saber que a premissa para tornar-se um guerreiro era algo tão penoso.
Aquele abraço!

Dinobot
Contato:

Mensagem#4 » 01 Jun 2009, 23:35

Lembrem-se que William Wallace tinha 3 metros de altura, e soltava fogo pela boca e relâmpagos pelo furico.

Gente exagerando nas histórias de poder dos grandes guerreiros é lugar comum. Taí os Chuck Norris facts que não me deixam mentir. (todo mundo fala que Chuck Norris é o cara maos fodão do mundo quando a ciência já provou que o cara mais fodão do mundo é o Charles Bronson)
SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lumine Miyavi
Contato:

Mensagem#5 » 03 Jun 2009, 23:54

Certos detalhes em histórias como o mito irlandês de Cú Chuláin podem ser extremamente fodas, ainda mais considerando o escopo e a época em que foram desenvolvidos.

Cú Chuláin pode, num paralelo rudimentar, virar "super saiyajin".

(mas Jesus também, dependendo de certas interpretações... =P)
http://www.ninjapirate.com/returnofjesus.html
ImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!]
Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Lumine, Mega Man X
[lumine]Nível de fabulosice[/lumine]: >[lumine]8000[/lumine]
Não, suas opiniões não estão certas. Não são as minhas. ♥

Voltar para “RPG & Sociedade”