RPG usado na educação ambiental em Santo André

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Allefcapt
Mensagens: 2340
Contato:

RPG usado na educação ambiental em Santo André

Mensagem#1 » 21 Jul 2009, 03:07

Olá a todos,

SHOW MADRUGA!!!
TÔ falando... este é o caminho.... :victory:

Segue a íntegra do texto existente no endereço que você apontou:

RPG vira “estratégia” para Educação Ambiental em Santo André

Em um projeto-piloto intitulado “Vamos cuidar juntos do Meio Ambiente”, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Departamento de Gestão Ambiental (DGA), inicia já no segundo semestre novas atividades com escolas municipais utilizando jogos de RPG (Role-playing Game). Preocupada com a formação de futuros cidadãos do município, a autarquia, que desenvolve trabalhos de educação ambiental desde 1998, implementará no Parque Natural do Pedroso, uma atividade lúdica voltada para o público infantil, em idade pré-escolar de 5 a 7 anos.

"Nossas ações sempre giraram em torno de públicos pertencentes a diversas faixas etárias, incluindo o público de educação infantil. Porém, temos desenvolvido atualmente um trabalho pioneiro, pois a proposta é agir por meio de jogos interativos, estimulando a imaginação das crianças”, diz a gerente de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, Eriane Justo Savóia. A principal intenção do projeto é despertar o interesse das crianças em manter uma convivência equilibrada com o meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento social, psicológico e ético. Assim, as atividades no Parque do Pedroso visam desenvolver a percepção ambiental ao permitir que os alunos vivenciem o local como parte integrante daquele meio, pelo desenvolvimento de uma visão crítica, opinativa e investigativa.

O trabalho será realizado pelas equipes técnica e de agentes ambientais da Gema (Gerência de Educação e Mobilização Ambiental) com grupos de 30 a 40 alunos.

A abordagem central será voltada para a importância dos Recursos Hídricos, focando também nos temas Resíduos Sólidos e Fauna da Mata Atlântica. As crianças percorrerão um circuito na área de visitação do Parque e conhecerão a nascente do manancial do Pedroso.

Durante a ação educativa, os alunos receberão jogos, cartilhas e botons, para que deem continuidade aos conteúdos abordados em sua casa e na escola. Por se tratar de um projeto-piloto, os resultados deste trabalho serão acompanhados nos primeiros meses com o intuito de avaliar a viabilidade da ampliação das atividades para todo o município.

No RPG (Role-playing Game, traduzido como “Jogo de Interpretação”), os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas em conjunto.

O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras pré-determinado dentro das quais os participantes podem improvisar livremente. As escolhas dos participantes é que determinam a direção que o jogo irá tomar.

Um dos motivos da aplicação do RPG no projeto “Vamos cuidar juntos do Meio Ambiente” é a interação dos participantes nos jogos, que são mais colaborativos e sociais do que competitivos, situação que raramente determina perdedores e ganhadores.



Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Twitter: @allefcapt / @spell_net
Diários do Capitão Allef: https://www.facebook.com/rodrigoallef.nunes
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire

Voltar para “RPG & Sociedade”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante