COMO TER UM SUBFÓRUM PARA PBF

São movidos para cá os posts ou tópicos que seriam excluídos do fórum.
dingos
Contato:

Re: COMO TER UM SUBFÓRUM PARA PBF

Mensagem#1 » 18 Nov 2010, 15:23

Não sei se aqui é o local mais adequado para tal questão mas gostaria de saber se existe algum tópico no fórum com dicas para quem quer começar a mestrar via fórum.

Na verdade já mestro RPG tem muitos anos, mas sempre presencial. Estou experimentando organizar uma campanha de GURPS 4 via forum e estou perdido. Não sei nem por onde começar.
Die Vecna Die!

dingos
Contato:

Mensagem#2 » 22 Nov 2010, 09:32

oculto escreveu:Tenho pouca experiência com PbF`s. Acho que o membro mais apto para dar umas dicas (ou até criar um artigo sobre isso) é o Lumine.
Ilumina a gnt aí, Lumine. XD

Pois é grande oculto. Eu estou com bastante tempo livre durante a semana e gostaria de muito de algumas dicas para começar a mestrar uma campanha de D&D4 via fórum.
Die Vecna Die!

Lumine Miyavi
Contato:

Mensagem#3 » 22 Nov 2010, 09:38

Oi, o que eu fiz?! XD

Ah, cara, isso é relativamente simples. Pra abrir um PbF, você vai ali na área de inscrições e posta o "panfleto" do seu jogo. Depois disso (e tem muita gente aqui que quer jogar, acredite em mim).

Alguma dúvida em especial?
ImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!]
Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Lumine, Mega Man X
[lumine]Nível de fabulosice[/lumine]: >[lumine]8000[/lumine]
Não, suas opiniões não estão certas. Não são as minhas. ♥

dingos
Contato:

Mensagem#4 » 22 Nov 2010, 16:22

Olá Lumine

Basicamente estou procurando por regras de conduta no PbF. Como por exemplo, falas dos personagens, pensamentos, rolador de dados, descrição de ações... tudo isso deve seguir um padrão acredito eu. Gostaria de saber se você tem um "manual" para isso ou foi desenvolvendo tudo? Já procurei na net e encontrei alguns modelos mas não me agradei.
Die Vecna Die!

Lumine Miyavi
Contato:

Mensagem#5 » 22 Nov 2010, 19:26

dingos escreveu:Olá Lumine

Basicamente estou procurando por regras de conduta no PbF. Como por exemplo, falas dos personagens, pensamentos, rolador de dados, descrição de ações... tudo isso deve seguir um padrão acredito eu. Gostaria de saber se você tem um "manual" para isso ou foi desenvolvendo tudo? Já procurei na net e encontrei alguns modelos mas não me agradei.

Se segura pra parede de texto.

Cara, teu primeiro objetivo é panfletar o jogo, pra atrair atenção. Explique a premissa, mundo de jogo, sistema e objetivos, para evitar problemas futuros.

Nunca tive um manual, geralmente é um consenso entre jogadores.

Em todos pbfs que eu já participei e/ou mestrei, há um consenso sobre falas e pensamentos; normalmente o jogador posta ambos com uma cor diferente (por exemplo, falas em verde claro, e pensamentos em azul) ou outras combinações, ou através de travessões como numa redação ou texto, em conjunto com as ações normais.

Por exemplo:
[box="white"]"CADÊ MINHA CERVEJA?" - Fulano gritou, enquanto brandia seu taco de baseball. - "Ciclano me paga" - Fulano pensa silenciosamente enquanto dava tacadas no ar, em fúria.[/box]

Sobre rolagens, acho que o mais importante é decidir o método. Eu conheço os três seguintes, cada um com sua vantagem e desvantagem:
  • um rolador online com log (existem vários desse tipo, só procurar)
  • Um rolador em html, como o disponível no site da Wizards.
  • rolagem normal de dados fora do pc, anotando os resultados

A maior desvantagem do primeiro método é a incapacidade do mestre em trapacear pra ambos os lados; aquela rolagem de Saltar com falha crítica pode fazer o jogador heróico morrer de bobeira ou situações do gênero.

As desvantagens desse segundo e terceiro método é que as rolagens serão feitas apenas pelo mestre, e os jogadores podem não acreditar no resultado se houver uma discrepância grande entre descrições, resultados e um certo padrão (por exemplo, npc nunca erra, tal jogador sempre falha, etc).

A descrição de ações depende da intensidade da cena; uma cena de luta intensa e climática pode ter uma descrição vívida das ações e diferentes nuances, enquanto que uma cena relativamente comum, como uma conversa entre personagens e npcs pode resumir-se apenas as falas e descrições gerais. Um combate trivial pode ficar apenas na "mecânica" com um mínimo de fluff, enquanto que o climax da aventura merece um cuidado especial por parte de todos.

Alias, eu sou fã do método de descrever o que importa, deixando com que o pano de fundo fique apenas no fundo, enquanto o foco da cena tem todo destaque.

Enfim, não existe um manual certo (pelo menos não que eu saiba), apenas são as dicas que eu posso te passar, advindas da experiência de vários jogos em PbF. Acima de tudo, o PbF, mais que um RPG convencional depende bastante da interação e até uma sinergia entre jogador / mestre. Um conflito de interesses, como o mestre deixar um dos jogadores de lado a favor de um NPC, ou então eliminar as escolhas do jogador em um único caminho correto pode acabar com a vontade do jogador em participar e deixar uma vaga na história.

Normalmente, como PbF são mais restritos / pessoais em sua criação (afinal, cada jogador costuma ter uma idéia individual do que faria um personagem funcionar, seja mecânica ou interpretação), nem sempre é possível que outros jogadores entrem para suprir um personagem deixado de lado por algum motivo, ou não se sintam confortáveis para tal.

Mais alguma dúvida?
ImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!]
Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Lumine, Mega Man X
[lumine]Nível de fabulosice[/lumine]: >[lumine]8000[/lumine]
Não, suas opiniões não estão certas. Não são as minhas. ♥

dingos
Contato:

Mensagem#6 » 23 Nov 2010, 09:17

Muito esclarecedor. Vou adiantar algumas idéias e em breve estarei me arriscando por aqui.

Grande abraço.
Die Vecna Die!

Voltar para “Arquivo Morto”