[Anima] Criando Proezas para Aventureiros

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Mensagem#16 » 11 Abr 2010, 17:16

Deicide escreveu:Estou precisando de uma ajudinha com proezas de Intimidação. Alguém quer dar sugestões?


Eu acho que o clássico domínio no uso de duas espadas é uma boa forma de intimidar, lembro que havia uma classe de prestígio chamada Sword Saint que tinha a habilidade Dual Terror.

O pior de tudo é que ele ganha um ataque extra sem penalidade, e isso poderia se refletir num bônus de intimidação, pois ele domina tão bem uso de duas espadas que isso até intimida. Mas somente ao chegar no 8º lvl que ele ganha essa habilidade.

http://www.dandwiki.com/wiki/Sword_Sain ... e_Class%29

Só teria que adaptar.
"O topo da inteligência é alcançar a humildade."

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Deicide
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Mensagem#17 » 13 Abr 2010, 08:17

Não tenho estado muito presente ultimamente, e o tempo de desenvolvimento anda curto, mas finalmente terminei as Proezas de Intimidação! As ideias dadas aqui foram boas, mas são muito específicas. Eu prefiro criar um poder que cada personagem pode usar diferente, mas o efeito mecânico é o mesmo. Aqui vão algumas das Proezas criadas:

• O Terror Inexorável [Evasão]
Você percorre o campo de batalha, desferindo golpes e urrando triunfante para manter os adversários longe de você.
Evasão Heróica – Pericial, Medo
Custo: Um ponto de ação.
Ação Movimento, Pessoal
Efeito: Mova-se sua Velocidade +2. Durante este movimento, adicione seu modificador de Carisma às suas defesas contra ataques de oportunidade. Qualquer inimigo que errar o ataque de oportunidade contra você ou que puder fazer tal ataque e escolher não fazê-lo ficará abalado (resistência anula).

• Urro Feroz [Ataque]
Você emite um brado de guerra que renova sua confiança e força um recuo cauteloso dos inimigos.
Ataque Heróico – Pericial, Cura, Medo
Custo: Um ponto de ação.
Ação Padrão, Explosão Contígua 3
Alvos: Inimigos na área que possam ouvir você.
Ataque Presença vs. Vontade
Adicione +2 ao ataque se você for Adepto em Intimidação ou +3 se for Mestre em Intimidação.
Acerto: O alvo é empurrado 2q e fica imobilizado até o fim do próximo turno dele.
Efeito: Você pode usar um Pulso de Cura. Se já tiver usado esta técnica durante este encontro, reduza os PVs recuperados pela metade.

• Intocável [Evasão]
De peito aberto e cabeça erguida, você expurga seus medos e esconde suas fraquezas, tornando-se invencível aos olhos dos adversários.
Evasão Lendária – Pericial, Precisão
Custo: Três pontos de ação.
Ação Imediata (Interrupção), Pessoal
Gatilho: Você sofre dano causado por um ataque.
Efeito: Você ganha PVs temporários iguais ao seu Dano de Precisão normal mais seu modificador de Carisma. Após resolver o ataque que provocou esta ação, adicione seu modificador de Carisma como bônus de precisão em todas as suas defesas até o fim de seu próximo turno.

• Onda de Terror [Ataque]
Sua presença aterrorizante paralisa os oponentes e anuncia a intensificação de seus ataques.
Ataque Mítico – Pericial, Medo
Custo: Cinco pontos de ação.
Ação Menor, Explosão Contígua 3
Alvos: Inimigos na área de efeito que possam vê-lo ou ouvi-lo.
Ataque Presença +3 vs. Vontade
Acerto: O alvo fica aterrorizado e imobilizado até o fim do próximo turno dele.
Falha: O alvo fica abalado e lento até o fim do próximo turno dele.
Efeito: Até o fim de seu próximo turno, você adiciona seu modificador de Carisma às jogadas de dano de seus ataques armados e ganha vantagem de combate sobre oponentes abalados, aterrorizados ou enfraquecidos.
Sustentar Menor: Você sustenta o efeito deste poder por mais um turno.

------------------------

O próximo Foco em Perícia é Ladinagem, que vai se basear em truques de prestidigitação e saques rápidos...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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Deicide
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Mensagem#18 » 13 Abr 2010, 13:41

Smaug escreveu:
Efeito: Mova-se sua Velocidade +2. Durante este movimento, adicione seu modificador de Carisma às suas defesas contra ataques de oportunidade. Qualquer inimigo que errar o ataque de oportunidade contra você ou que puder fazer tal ataque e escolher não fazê-lo ficará abalado (resistência anula).

Eu achei meio...suicida...

Não é tão suicida. Você precisa ter Carisma 15+ para ter esses poderes, então você se move com bônus e adiciona +2 nas defesas contra ataques de oportunidade. Se o oponente errar o ataque, ele fica abalado (resistência anula). Abalado deixa oponentes imprecisos (-2 em ataques) e com -2 em testes de Perícias e Atributos. A lógica é: você avança com tanto destemor que quem não consegue te "impedir" fica apavorado.

Mas se estiver achando fraco, eu aceito sugestões.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#19 » 30 Set 2010, 13:26

Preciso de ideias para poderes de ataque e defesa baseados em Ladinagem (que imagino como sendo truques sujos e uso de prestidigitação), Percepção e Tolerância.

Alguem tem ideias legais?

Aí vão alguns poderes de Ladinagem que já criei, para dar uma ideia do que quero:

• Defesa de Último Instante [Evasão]
No último instante, você bloqueia um ataque fatal usando uma arma, escudo ou qualquer objeto próximo.
Evasão Heróica – Pericial
Custo: Um ponto de ação.
Ação Imediata (Interrupção), Pessoal
Gatilho: Você é alvo de um ataque.
Efeito: Você ganha Proteção 2 + mod. Des. contra o dano provocado pelo ataque, independente de tipo.

• Ataque Célere [Ataque]
Você saca sua arma e ataca antes que seus oponentes tenham tempo de reagir.
Ataque Heróico – Pericial
Custo: Um ponto de ação.
Ação Menor, Corpo-a-corpo ou Distância (Arma)
Alvos: Uma criatura.
Especial: Como parte desta ação, você pode sacar a arma usada no ataque. Se for uma arma de projéteis, você pode também recarregá-la como parte desta ação, desde que a arma use normalmente uma ação menor para recarga.
Ataque Arremesso (Arma) ou Corporal (Arma) ou Mirado (Arma) vs. Reflexos
Você faz este ataque com vantagem de combate.
Acerto: Dano [A] + mod. For. (arma branca ou de arremesso) ou [A] + mod. Des. (arma à distância).

• Passo Imprevisto [Evasão]
Num movimento rápido, você se aproxima do adversário antes que ele se prepare para se defender.
Evasão Heróica – Pericial
Custo: Um ponto de ação.
Ação Menor, Pessoal
Efeito: Ajuste-se 1q. Até o início de seu próximo turno, você ganha vantagem de combate sobre os inimigos que estiverem adjacentes a você no fim deste ajuste.

• Truque de Batalha [Ataque]
Numa velocidade espantosa, você faz um ataque rápido que pega seu adversário de surpresa, seguido por um golpe feroz contra o mesmo ou um segundo inimigo.
Ataque Heróico – Pericial, Precisão
Custo: Um ponto de ação.
Ação Padrão, Pessoal
Efeito: Como parte dessa ação, você pode fazer um ataque básico de derrubar ou desarmar contra um alvo válido. Você ganha vantagem de combate neste ataque.
Em seguida, ajuste-se 2q e realize um ataque armado básico contra o mesmo ou outro alvo. Adicione o seu Dano de Precisão ao causado por este segundo ataque.

• Controle de Multidões [Ataque]
Diante de vários oponentes, você se move eles, ferindo-os de maneira eficiente e particular.
Ataque Lendário – Pericial, Precisão
Custo: Três pontos de ação.
Ação Padrão, Corpo-a-corpo ou Distância (Arma)
Alvos: Uma, duas ou três criaturas.
Especial: Antes de cada ataque, você pode sacar ou recarregar as armas usadas como ação livre.
Ataque Arremesso (Arma) ou Corporal (Arma) ou Mirado (Arma) vs. Reflexos, um ataque por alvo
Você pode alternar entre ataques corpo-a-corpo ou à distância como preferir.
Acerto: Dano [A] + mod. For. (arma branca ou de arremesso) ou [A] + mod. Des. (arma à distância) e adicione seu Dano de Precisão.
Efeito: Você pode ajustar-se 1q após cada ataque. Em adição, para cada alvo, escolha entre derrubá-lo, deslizá-lo 2q ou deixá-lo lento ou impreciso até o fim do próximo turno dele.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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Deicide
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#20 » 01 Out 2010, 16:30

Poxa... Ninguém?

(Alguém tem alguma ideia do que pode servir pra chamar atenção nesse fórum? Já tentei de tudo... Criar um sistema não é tão divertido sem críticas/alguém pra discutir...)
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#21 » 01 Out 2010, 16:57

Smaug escreveu:Se descobrir me avisa, nem minha adaptação de reinos de ferro pra 4e que achei que ia chover criticas em cima dos poderes das classes foi pra frente...


Só não participei dela porque não li Reinos de Ferro... =/

O que mais gosto de discutir aqui é regras. Cenário é coisa muito subjetiva, depende de gosto. Mas regras dá sempre de melhorar com feedback.

Acho que estou fazendo a maior adaptação de d20 desde o True 20, mas ninguém está interessado... :triste:
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Lumine Miyavi
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#22 » 01 Out 2010, 17:27

Já li Anima e não gostei muito: a forma de apresentação dele acho que é uma das menos agradáveis: ao invés de apresentar o sistema e cenário, faz muitas comparações ao que ele NÃO é em relação a 4e; mesmo que diga que é pra "mostrar identidade", é simplesmente uma forma de elevar as expectativas.

No mais, eu não gostei das decisões de design de muitas coisas que você. Ainda que, você poderia ajudar em outras iniciativas também do fórum, né? Uma mão lava a outra. :haha:

Além de QUE: As vezes, o próprio fórum e chat(s) não são o bastante pra passar uma ideia pronta: Smaug só entendeu minha crítica à adaptação quando falei pessoalmente com ele no RPGcon.
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Deicide
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#23 » 01 Out 2010, 18:29

Lumine Miyavi escreveu:Já li Anima e não gostei muito: a forma de apresentação dele acho que é uma das menos agradáveis: ao invés de apresentar o sistema e cenário, faz muitas comparações ao que ele NÃO é em relação a 4e; mesmo que diga que é pra "mostrar identidade", é simplesmente uma forma de elevar as expectativas.


A questão é que não é um texto final. E parei de apresentar o cenário por falta de interesse, então resolvi seguir só com o sistema por enquanto.

No mais, eu não gostei das decisões de design de muitas coisas que você. Ainda que, você poderia ajudar em outras iniciativas também do fórum, né? Uma mão lava a outra. :haha:


Eu tenho ajudado onde posso, mas não costumo sair da área de d20. Pelo menos o que vejo aqui na área de d20 e Design e Desenvolvimento, eu tenho participado.

Mas qual decisão de design, por exemplo, você não gostou?
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Lumine Miyavi
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#24 » 01 Out 2010, 20:49

Primeiro e mais importante: Não é trollagem e flame explícito. É MINHA opinião; espero que consiga analisa-la como tal. Não sei se qualquer pessoa aqui concorda comigo OU não. Nem ligo pra eles. :haha:

Deicide escreveu:Mas qual decisão de design, por exemplo, você não gostou?

Respondo no quote abaixo, Dei.

Deicide escreveu:A questão é que não é um texto final. E parei de apresentar o cenário por falta de interesse, então resolvi seguir só com o sistema por enquanto.

Considerando que o sistema ainda é apresentado como parte do cenário (cujo estilo de humor / drama não me agradam com seu excesso de trocadilhos e tal), não dá pra evitar um certo nojinho por ele. Parece algo, sei lá, bobo querendo ser pretensioso demais ao mesmo tempo.

Fora que como eu impliquei acima, há uma supervalorização do seu próprio trabalho. Isso é bom até certo ponto, mas simplesmente não é algo que atraia leitores ou cabeças pra te ajudar, como não me atraiu.

Quer um exemplo? Faço um "Necroquote" da página anterior.
Deicide escreveu:Acho que estou fazendo a maior adaptação de d20 desde o True 20, mas ninguém está interessado...

Isso não ajuda, muito menos se vangloriar como a maior iniciativa indie do Brasil. Sim, eu li. :p

Deicide escreveu:Eu tenho ajudado onde posso, mas não costumo sair da área de d20. Pelo menos o que vejo aqui na área de d20 e Design e Desenvolvimento, eu tenho participado.

Bom, ainda é o seu pet project e não está postado na íntegra no fórum, só no seu blog. Você só coloca aqui coisas que quer input, não dá pra ter uma discussão "saudável" sobre o sistema como um todo só com colocando como algo `editável` algo que tu não saiba / queira fazer sozinho.

Na área de sistemas, temos dois sistemas da casa: E8 (encabeçado pelo Madruga) e S3/2 (reformulado pelo Oda e por mim).

Sobre sair da área de d20, bem... saia. O fórum é mais que isso. É uma comunidade também; socialize, fale merda, xingue o Balth e chame a Sakura de (reverse?)trap. Contribua.
--

Novamente, é a minha opinião.
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#25 » 01 Out 2010, 21:54

Lumine Miyavi escreveu:Considerando que o sistema ainda é apresentado como parte do cenário (cujo estilo de humor / drama não me agradam com seu excesso de trocadilhos e tal), não dá pra evitar um certo nojinho por ele. Parece algo, sei lá, bobo querendo ser pretensioso demais ao mesmo tempo.


A maneira como eu apresentei o cenário originalmente foi tremendamente errada e passei uma imagem diferente da que eu queria. Por isso, parei de falar do cenário e me concentrei só nas regras. Algum dia eu volto ao cenário, mas não é agora.

Fora que como eu impliquei acima, há uma supervalorização do seu próprio trabalho. Isso é bom até certo ponto, mas simplesmente não é algo que atraia leitores ou cabeças pra te ajudar, como não me atraiu.


Olha, eu estou apenas tentando chamar atenção pra meu trabalho, e por mais que você ache que estou supervalorizando-o, eu nunca disse que ele sequer é "bom", apenas chamo atenção para no que ele se difere. Não tenho como saber se ele é bom ou ruim se ninguém me disser o que acha, e ele nunca vai melhorar se não me disserem o que está errado com ele.

Isso não ajuda, muito menos se vangloriar como a maior iniciativa indie do Brasil. Sim, eu li. :p


Bom, ACN foi a maior. Pra você ver quanta iniciativa indie se tem por aqui... Não quer dizer que meu trabalho é fenomenal, apenas que não se tem muito com o que comparar.

Deicide escreveu:Bom, ainda é o seu pet project e não está postado na íntegra no fórum, só no seu blog. Você só coloca aqui coisas que quer input, não dá pra ter uma discussão "saudável" sobre o sistema como um todo só com colocando como algo `editável` algo que tu não saiba / queira fazer sozinho.


Você está errado, estou postando o projeto aqui. Quer prova?

viewtopic.php?f=83&t=5405

Este tópico contém os links pra baixar o projeto, sem nem passar pelo meu site. Nele também estou pondo todas as atualizações, minuciosamente. Mas preciso de críticas, pelo menos. Adoraria que criticassem o que faço como criticam Tormenta; pelo menos eu saberia no que posso melhorar.

Por exemplo, você disse que não gostou de algumas decisões de design minhas, mas não falou quais. Eu tenho impressão que leu os primeiros posts sobre o cenário e parou por ali mesmo. Eu realmente queria saber quais decisões de design do sistema você não gostou.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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Lumine Miyavi
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#26 » 01 Out 2010, 22:27

Bom, ACN foi a maior. Pra você ver quanta iniciativa indie se tem por aqui... Não quer dizer que meu trabalho é fenomenal, apenas que não se tem muito com o que comparar.


Tagmar e Tagmar 2 mandaram um oi. :haha:

Este tópico contém os links pra baixar o projeto, sem nem passar pelo meu site. Nele também estou pondo todas as atualizações, minuciosamente.


E isso faz do sistema tão pertencente da spell quanto a minha Wikia com link direto ou outras wikias, como a do GGW e do Madruga.

Eu realmente queria saber quais decisões de design do sistema você não gostou.


Algumas coisas não batem; parece um 3.x com "emulador" de 4ª edição; tenta o máximo possível pra ser o mais perto dela, mas disfarçando que não é. E as jogadas (...quase todas) somando atributos não foi algo que me agradou.
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#27 » 01 Out 2010, 22:40

Lumine Miyavi escreveu:Tagmar e Tagmar 2 mandaram um oi. :haha:


Tá, você tem razão. Vamos dar o mérito a quem merece.

E isso faz do sistema tão pertencente da spell quanto a minha Wikia com link direto ou outras wikias, como a do GGW e do Madruga.


Você tinha questionado se eu só estava colocando aqui as coisas que precisava de ajuda, e que o resto tinha que ir no meu site, o que não é verdade. Nem no meu site tem descrições completas do sistema; o único lugar que as tem é nos arquivos pra download.

Eu nunca disse que o projeto é "pertencente à Spell", especialmente porque não é. É um projeto pessoal.
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#28 » 02 Out 2010, 09:03

oculto escreveu:
parece um 3.x com "emulador" de 4ª edição; tenta o máximo possível pra ser o mais perto dela, mas disfarçando que não é

Isso tem sido uma tendência bem forte em vários sistemas OGL. Até aqueles que repudiam a 4e costumam aplicar vários conceitos dela em seus próprios sistemas 3.X. Não sou colaborador aqui do sistema, mas o pouco que eu li me deu essa impressão também.


O Anima é baseado na 4e com elementos da 3.X, não o contrário. Eu gosto muito de vários elementos da 4e, e o sistema está bem mais próximo dessa edição do que da 3, mas como a GSL não permite você alterar a 4e, a gente tem que fingir que parte da 3.

Lumine Miyavi escreveu:E as jogadas (...quase todas) somando atributos não foi algo que me agradou.


Mas... o que isso tem de diferente em relação a qualquer edição de D&D? A grande diferença é que em geral você soma dois Atributos, ao invés de um, o que permite mais variações de personagem (personagens com Força 16 e Destreza 14, ou Força 18 e Destreza 12, ou Força 12 e Destreza 18, batem igual, sem precisar de talento pra isso). Não entendo o problema nisso.
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Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagem#29 » 02 Out 2010, 09:57

oculto escreveu:
Deicide escreveu:O Anima é baseado na 4e com elementos da 3.X, não o contrário. Eu gosto muito de vários elementos da 4e, e o sistema está bem mais próximo dessa edição do que da 3, mas como a GSL não permite você alterar a 4e, a gente tem que fingir que parte da 3.

hum... entendi.
Se a proposta é efetivamente essa, então nada contra.


Para ter uma ideia:

Elementos que Anima "puxa" da 4e:

- Níveis e patamares de Poder (levemente alterado);
- PVs fixos por nível, Pulsos de Cura, Segundo Fôlego (levemente alterado);
- Ataques baseados em atributos (levemente alterado);
- Defesas fixas (levemente alterado);
- Sistema de Perícias (levemente alterado);
- Testes de Resistência;
- Apresentação de poderes;
- Estatísticas de armas (bônus no ataque, danos, propriedades);
- Condições padronizadas que afetam personagens (levemente alterado);
- Sistema de ações (Padrão, Movimento, Menor, Imediata, Oportunidade);

Elementos que "puxa" da 3.X:

- Mais opções de ataques básicos (Atacar com Duas Armas, Derrubar, Encontrão, Finta, etc.);
- Algumas influências no sistema de Perícias ("tirar 10", "tirar 20", possuir graduações [levemente alterado], ter opções para Perícias voltadas a interpretação [Aptidões como Atuação, Avaliação, Ofícios, Profissão, etc.]);
- Algumas leves mudanças no sistema de PVs;
- Ação de Rodada Completa (chamada de Ação Total para simplificar);
- Existência de defesa de "Toque" e Normal;
- Classificação das armas em leves, uma mão e duas mãos;

Elementos do SW Saga:

- CA e Reflexos foram fundidos numa só defesa.

Principais elementos diferenciais (o que muda em relação a outras edições):

- Progressão de personagem é mais lenta, com bônus se acumulando a cada cinco níveis, ao invés de a cada dois (4e) ou variando por classe, mas podendo chegar a evoluir a cada nível (3.X);
- Ataques e Defesas se baseiam em dois Atributos, ao invés de um. Por exemplo, um ataque "Corporal" (que você usa ao brandir uma arma branca) se baseia em Força + Destreza. Um ataque místico se baseia em Inteligência + Sabedoria. Seus Reflexos se baseiam em Destreza + Inteligência;
- Ataques possuem "tipos" diferentes: Arremesso (autoexplicativo), Corporal (ataques com armas brancas ou com o corpo), Mirado (ataques à distância), Místico (ataques que exigem concentração e atenção), Mental (ataques que manipulam mentes) e Presença (ataques de intimidação). Um poder define ataques como, por exemplo: Corporal (Arma) vs. Reflexos;
- Três defesas: Fortitude, Reflexos, Vontade. Reflexos tem um valor total e um de "toque";
- Não tem classes predefinidas. As "classes" são grupos de talentos que exigem um talento-base para serem pegos, e cada "classe" tem também diversos poderes (Habilidades) ligados a ela. No primeiro você tem um grande número de talentos para gastar e montar seu personagem;
- Você ganha talentos nos níveis ímpares e poderes nos níveis pares;
- Poderes usam "pontos de ação", que representam o vigor do personagem. Enquanto você tiver pontos de ação, pode continuar a usar seus poderes, mas as habilidades de nível maior consomem pontos mais rapidamente. Existem alguns poderes de uso diário, mas esses estão ligados a Talentos e representam "medidas desesperadas".

Bom, é isso. Toda decisão de design tem um motivo, e se quiserem discutí-las, terei prazer em explicar o porquê de cada elemento do sistema.

Por exemplo, esse tópico é pra criar ideias para a "classe" Aventureiro, que é um conjunto de talentos/poderes para simular tanto ladinos como personagens mais exóticos. Foi relativamente fácil criar poderes baseados em Acrobacia, Atletismo, Blefe e Furtividade, e já completei outras Perícias, como Diplomacia e Intimidação. Atualmente estou andando em território mais exótico, então uma ajudinha seria legal.

Não precisam conhecer o sistema, é só dar ideias de algo que um aventureiro poderia fazer, e aí eu tento converter isso pra sistema. Por exemplo, em Blefe tem poderes para você faz um inimigo atacar outro, ou o inimigo se ferir se ele atacar você e falhar. Em Furtividade tem habilidades para você atacar e sumir de vista. Em Intimidação tem formas de você afastar oponentes próximos para "parar" o combate por um instante. Agora preciso de ideias para Ladinagem, Percepção e Tolerância.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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