[Literatura] O Espadachim de Carvão

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderadores: ronassic, Moderadores

Bozo

[Literatura] O Espadachim de Carvão

Mensagem#1 » 19 Ago 2013, 00:30

Galera, li o O Espadachim de Carvão e curti bastante.

Para quem não leu, O Espadachim de Carvão, é um livro do desenhista e autor brasileiro Affonso Solano publicado pela editora Fantasy/Casa da Palavra (Leya Brasil).

A história se passa em Kurgala, um mundo abandonado por Quatro Deuses.
Adapak é filho de um deles. E hoje ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas.

Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.ark

Alguns podem lembrar de Drizzt e sua saída de Menzoberranzam em Underdark, mas a lembrança -para por aí.

Gostei bastante da narrativa e estilo de escrita.
A narrativa detalhada dos personagens e cenários no inpicio do livro ajudam demais a imersão.

Há também referências a mitologia suméria e o uso de flashbacks é bem colocado durante a obra toda. Têm bastante ação que os rpgistas vão se amarrar.
A única coisa que não gostei pe que achei que o livro acabou cedo demais. ^_^

Taí a dica povo.

Yoda

Re: [Literatura] O Espadachim de Carvão

Mensagem#2 » 19 Ago 2013, 19:49

O livro é bom mesmo e divertido demais.
Também me pareceu rápido pacas e o melhor momento chagou tão rápido quanto se foi. O que parecia ser um mega batalha pré final ERA o fim.
Mas bem, pelo que sei é promessa de uma sequência.
E se fosse nos EUA, já estava vendido para a TV.

MumiaAncia

Mensagem#3 » 20 Ago 2013, 17:52

Muito do que vemos hoje por aí é esforço da Editora Fantasy – Casa da Palavra e do Raphael Draccon, coordenador do selo, que anda jogando no mercado nacional obras de ficção destinadas a um público nerd / geek.

Neste contexto um cara como o Solano, que já vinha sendo elogiado pelo seu trabalho no PodCast Matando Robôs Gigantes (MRG), acaba virando um produto.

Aí bem, qualidade é outra história.

Mas vejam, eu li o livro do Solano e gostei. E olha que sou meio chato com estas obras literárias de fantasia meio RPGistica...
Tá, eu também associei na HORA ao Drizzt, mas depois vemos que a história têm seu mérito próprio.

Adapak, um ser de pele negra e olhos brancos, filho de um dos Quatro Deuses de Kurgala, pode até ser chamado de "elfo negro" logo de cara, mas todos os rpgistas acabam encontrando similariedades em tudo que leêm.

O livro é leitura rápida e a aventura repleta de ação mesmo. Parece uma ou duas sessões de um bom RPG de mesa.

Para quem gosta de processos descritivos a primeira parte dá conta. O mundo é detalhado.
O personagem é apresentado como único no universo criado pelo autor, e aí eu vejo algumas caracteristicas recorrentes aos nerds de carteirinha.
A prossibilidade de se enxregar "único em seu mundo próprio" cativa e permite que nada seja muito conhecido, sendo o leitor acometido pleos tons de descoberta que o personagem também desenvolve ao explorar o vasto mundo.

Eu recomendo; pois me pareceu diversão garantida sem que precisemos ficar analisando a obra com o mimimi intelectualizado de alguns.

Tolkien, Lewis e Martin são uma coisa queridos, os outros, são sempre os outros; mas podem sempre ser divertidos.

EagleSky

Mensagem#4 » 20 Ago 2013, 18:12

Me convenceram. Vou comprar e ler.
:tsc:

Hibernando

Mensagem#5 » 20 Ago 2013, 23:49

Pra mim é O Drizzt. :hmmm:

Voltar para “Off-Topic”