[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Doug_a_l

Mensagem#61 » 09 Fev 2009, 21:25

Isso é mais um história triste sobre o abandono do RPG:

Vamos lá... quando eu tinha mais ou menos uns 15 anos (eu acho) um colega meu apareceu com um livro do 3D&T, ele tinha pegado emprestado de um colega dele e como eu sabia fazer umas boas cópias de desenhos, ele pediu para eu copiar umas imagens do livro pro caderno dele. Ok, sem problema.
Enquanto copiava as imagens, corria os olhos pelo livro e como sempre gostei de (quase) qualquer coisa medieval, a coisa me chamou a atenção. Perguntei se ele sabia jogar, e ele negou. Uma semana depois ele voltou com mais 2 livros e disse que tinha aprendido a jogar e perguntando se nós (Diego, Thiago, Rodrigo, Cristhian, Gustavo e eu) não estávamos a fim de aprender... 3 pularam fora, e 3 ficaram. 2 semanas depois (cada um ficava com o livro do jogador um pouco pra fazer o personagem) fizemos nossa 1º partida.
Caraio, rimos muito e o Alexandre (o cara que trouxe os livros) se mostrou um mestre muito bom, nos conduzindo por uma aventura para entregar uma mensagem para uma elfa (que era um cartão de feliz aniversário), antes passando por um mago over fodão e um Dragão Branco. Mesmo sendo oponentes totalmente fora de nosso alcançe, ele conduziu a história de maneira facinante e no final nós nunca confrontamos diretamente nem o mago nem o dragão. Isso exigiu bastante raciocinio de nossa parte na época.
Bom, com todos devidamente introduzidos ( :hmmm: ) os jogos foram se desenvolvendo e com o tempo Arton e seus NPC`s encheu o saco. E o grupo se desfez.
Me mudei pro RS (Porto Alegre). Tinha esperança de encontrar um grupo aqui (Pô, é a capital!!!).
Comprei o D&D 3.5 do Jogador e do Mestre, estudei pra caraio e por pura preguiça de procurar e por um pouco mais de receio de me socializar não fui a caça de um grupo... Até coloquei um anuncio na DB e fui atendido, mas arrumei desculpa pra não participar.
O tempo(implacável e cruel) passou e os livros e min ha memórias criaram pó... esqueci todo o sistema e acabei vendendo os livros.
Pois é, hoje o RPG que jogo se limita a jogos eletrônicos no PS2 ou no PC. Mas lá no fundo :hmmm: , não, nem no fundo é...´tá na cara que eu gostaria de jogar denovo, mas como me livrei dos livros e esqueci tudo, não tenho mais motivação...
É isso... que tristeza :triste:
O Eterno Mercador Vigilante

Ultimamente mais Vigilante do que Mercador, devido a restrições ao comércio livre.

XD

Doug_a_l

Mensagem#62 » 10 Fev 2009, 17:39

Não leve muito a sério o que eu disse depois do primeiro parágrafo

Nem a parte do biscoito???? :pidao:
O Eterno Mercador Vigilante

Ultimamente mais Vigilante do que Mercador, devido a restrições ao comércio livre.

XD

Batousa

Mensagem#63 » 12 Fev 2009, 10:55

Kra o D&D 4 é tudo isso msm?
tenho o livro la em casa, comecei a ler ( ta tudo em ingles) umas 15 paginas depois, comecei a ficar com preguiça e entao parei XD

E eu sou fanatico por 3.5
Imagem

Batousa

Mensagem#64 » 26 Fev 2009, 15:28

Bem vale a pena testar.
Tipo, dia 21 agora tem Gameday do RPGA aki em BH (eu axo)
la vou experimentar
Imagem

Allefcapt
Contato:

Mensagem#65 » 26 Fev 2009, 17:24

Olá a todos,

Convoquem seus amigos para virem aqui contar suas histórias.
AMO ESTAS NARRATIVAS! :victory:

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Twitter: @allefcapt / @spell_net
Diários do Capitão Allef: https://www.facebook.com/rodrigoallef.nunes
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire

JulioBritannia
Contato:

Mensagem#66 » 02 Mar 2009, 13:41

Bem... comigo tudo começou quando minha irmã ganhou um "pacote" de aventuras já prontas. Não creio que sou capaz de lembrar nomes pois devia ter cerca de oito anos. Após uma breve leitura, minha irmã me convocou para jogar e eu prontamente aceitei, principalmente por estar jogando com meus primos mais velhos, o que me dava um certo sentimento de maturidade.

Acho que não tinha nenhuma noção do que estava fazendo, mas aquilo me fascinou. Lembro até hoje do meu primeiro personagem: um anão guerreiro armado com um machado. Sim, bastante clichê, mas para uma criança como eu, parecia fantástico. E como jogamos aquelas aventuras! As sessões ficavam cada vez mais frequentes, mas como eram poucas aventuras que possuíamos e minha irmã (que atuava como o que eu hoje chamaria de mestre) não estava disposta a criar coisas novas, foi ficando meio repetitivo. Ainda assim eu gostava bastante, mas acho que esse foi o principal motivo para o fim do grupo pouco tempo depois. Jogamos tanto que até hoje creio ser capaz de me lembrar de alguns detalhes.

Esse grupo acabou e o assunto RPG foi esquecido. Pouco depois começou a minha fase "video-games", que posso dizer que dura até hoje. Aí vieram novamente os RPGs, mas com outra cara, de forma que eu não liguei o que eu jogava com minha irmã e primos com o que estava jogando naquela fase. Final Fantasy, Breath Of Fire e especialmente Chrono Trigger marcaram minha infância.

Algum tempo depois, meu primo (que inclusive já havia jogado RPG comigo no inicio) ganhou livros de D&D e me convidou para participar de uma campanha em que ele seria o mestre. Eu aceitei, obviamente, e já fui ler os livros para aprender as regras e buscar um personagem que fosse de meu agrado. Dessa vez criei o personagem da forma que queria: era um halfling ladino. Gostava muito dele, talvez porque dentre o grupo fosse o único personagem que não era voltado para combate e interpretá-lo era fascinante. Foi um dos personagens mais marcantes que já joguei e tenho recordações muito boas com ele.

Desde então, joguei em diversas campanhas, porém quase todas com as mesmas pessoas. Muitas vezes apenas o antigo mestre virava jogador e um dos jogadores, mestre. Um grupo bem legal, com bastante sinergia.

Em 2006 entrei no CEFET-MG e conheci muita gente interessada em RPG. Lá não faltavam grupos e campanhas. Além disso, foi a primeira vez que experimentei a posição de mestre e observei o quão trabalhoso isso pode ser. No entanto, foi interessante, principalmente no momento de criar o cenário por onde a campanha correria.

No ano passado, fui forçado a dar uma parada no RPG, por causa de vestibular. Foi ruim, mas foi um sacrifício válido. Agora posso voltar ao RPG! =D
"Alguns cientistas acreditam que hidrogênio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo. Eu questiono este pensamento. Existe mais estupidez do que hidrogênio. Estupidez é o elemento básico do universo." - Frank Vincent Zappa

Allefcapt
Contato:

Mensagem#67 » 01 Fev 2010, 15:49

Olá a todos,

Quero mais relatos!!!!

:bwaha:

Lorde da Dança

Mensagem#68 » 01 Fev 2010, 15:56

Tudo começou com o desenho caverna do dragão, que estranhamente me afastou do RPG. Então eu estava lendo sobre megaman em um blog no wordpress, quando de repente achei uma matéria sobre uma tal de webcomic chamada "order of the stick", eu procurei pela versão em portugues, que acabei achando no site da spell. Após algum tempo eu comecei a procurar pelo livro do jogador e.... bem, o resto é óbvio.
Soares S/A, novo formato, novo estilo, mesmos incompetentes de sempre.

Terra de Hienas; nem eu sei mais

"Você não entende!!! Se morrer no Canadá você morre na vida real!"

E então a história termina.

Allefcapt
Contato:

Mensagem#69 » 03 Fev 2010, 12:06

Olá a todos,

LORDE DA DANÇA,
Quer dizer que você começou a jogar RPG através da ORDEM DO PALITO?
Cara, sensacional.

É a primeira vez que leio algo a respeito.
Coloquei no FOTOLOG inclusive.

Você iria gostar da SENSACIONAL mesa que jogamos na RPGCON 2009:

Imagem

Quem sabe não a repetimos em 2010?

Um abração,

Ka Bral o Negro
Contato:

Mensagem#70 » 07 Mai 2010, 19:31

Hm... tentarei serei sucinto.

Desde sempre eu já apreciava quadrinhos e livros de fantasia, antes mesmo de aprender a ler. Videogame veio cedo também, nunca deixei de lado.

Caverna do Dragão foi um marco na minha vida.

Daí que em 92, quando eu era um moleque nerd preto e tímido, apresentaram-me o tal Dungeons & Dragons.

"Nossa, o jogo do desenho! Que legal!!!"

Era o livro vermelho de Portugal. Em vez de jogar bola e correr atrás das menininhas, passava o recreio inteiro jogando D&D. Eu tinha uns 11, 12 anos.

Nunca mais larguei.

Daí que aos 13 eu adquiri GURPS e decorei todas suas regras em poucas semanas!

E veio Tagmar, Toon, Paranoia, etc.

Dragão Brasil eu colecionei desde a nº1, em 94, não foi isso?

Bom, 18 anos se passaram, muitas sessões de jogo e livros e convenções e eventos e emoções e enfim depois. Não dá pra contar tudo aqui, é MUITA COISA.

Bom, RPG moldou forte a pessoa que sou hoje, minhas convicções e tudo mais.

RPG é VIDA.

Oh, minha "Tríade Sagrada" consiste em D&D, GURPS e Storyteller (Mago: a Ascensão e Changeling: o Sonhar).

DragonSun
Contato:

Re: [Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua histór

Mensagem#71 » 15 Mai 2011, 17:02

como prometido, chego aqui para tentar relembrar meu passado.

Bem, tudo começou comigo quando o irmão de minha ex namorada me apresentou durante uma viagem de família o maravilhoso mundo dos livrinhos verdes do Steve Jackson: A Nave Espacial Traveller. (Até hoje a palavra "faseador" só me vêm a cabeça por causa do livro) :laugh:

foi amor a primeira vista. Ele aí me disse que aquilo era RPG mas que havia uma maneira de jogar muito melhor. Na época ele me apresentou o Shadowrun o qual joguei quatro aventuras mas o jogo logo morreu com o fim do namoro.

Depois arrumei um grupo de AD&D mas logo fui para o Vampiro, mas especialmente o Vampire Dark Ages o qual joguei miutos anos. Na crônica narrada eu fui um Tremere das Cruzadas. Uma campanha que me deixou imensas saudades. Tentei jogar dois Lives Actions com o grupo Camarilla e não consegui manter o ritmo.

Hoje estou as voltas com o Tormenta o qual venho tentando descobrir se é realmente a solução para nossos problemas por aqui já que um grande amigo têm tudo do cenário desde os primórdios.
é isso gente

martivir thurirl

Own_mystical

Mensagem#72 » 25 Mai 2011, 10:55

Bem, foi assim:

Cheguei um dia em Guarapari na casa de amigos de meus pais para passar a páscoa de 2005. Lá um primo meu disse que os filhos do dono jogavam um "jogo maneiro” que usava papel, lápis e dados.

Conheci o Defensores de Tóquio e o logo depois (no dia seguinte mesmo) o Lobisomem. Achei de imediato muito fod*** e me apaixonei.

Um dos caras acabou me deixando seguir no grupo dele de Lobisomem ao longo do ano e dentro dês te grupo conheci o Diogo que me apresentou o D&D 3.0.

Aí eu me amarrei de vez. Os magos e dragões eram ainda mais legais que a matilha. Com o tempo resolvi tentar mestrar e escolhi a quase dois anos o Tormenta da Jambo, em parte porque ganhei o módulo básico e também porque queria ver se este conhecido cenário era legal. Um dos amigos que jogam comigo já era super fã do trabalho de um dos caras do trio desde os gibis, que eu não acompanhei muito no começo.

Isso foi uma mão na roda.

Hoje estamos jogando direto Tormenta e gostando bem.
E por influência do Tio Nitro e do Allef eu comprei um livro jogo da Jambo e vou meter a cara nele porque dizem que a diversão é garantida.

Valeu.

javo
Contato:

Mensagem#73 » 07 Jul 2011, 20:51

vamos ver como eu comecei,
lá pelo meio do ano passado não sei de onde nem por que deu vontade de saber o que era rpg, acho que deve ter sido algo a ver com eu gostar bastante de coisas medievais, eu procurei um pocado no google até a terça-feira, quando eu fui na minha fonoauldiologa que fica em cima de um sebo, e lá no sebo tem algumas DB`s, eu olhei bastante elas e escolhi a que vinha com o gurps lite que eu devorei. No sabado eu fui a biblioteca fazer meu curso de hqs em xilogravura, e peguei emprestado o gurps 3° edição( da cabeça roxa) que eu já sabia que tinha lá fazia um tempo, só não me lembro se eu tinha pesquisado rpg no pc de lá (não sei por que) ou se eu só tinha visto em minhas andaças pela prateleira. Eu só me lembro que na primeira vez que eu o vi eu achei que era um livro muito estranho com um monte de numeros.
Depois que eu li ele joguei a aventura solo uma noite de trabalho em dupla com um amigo e foi muito legal, mas ele não quis jogar a outra aventura :queixo:, mas eu continuo tentando fazer ele jogar :haha:.
Quando o MB personagens foi lançado em dezembro eu pedi ele de natal, depois comprei o fantasy 3 ed, o Mutantes e malfeitores e mais recentemente o rpg quest 2 e em breve quero comprar o mini gurps, o MB campanhas e o D&D essencials.
lá por fevereiro eu abri o meu blog, mas até agora não consegui arumar nenhum jogador :parede:.

nesse quase um ano tiveram algumas curiosidades:
1) justo o MB de gurps era o que tinha na biblioteca que eu ia.
2) o filho da minha fonoaldiologa também curte rpg mas ele também não tem com quem jogar, ele tem o livro do jogador de D&D 3.5 e acabou de comprar o MB personagens de gurps, acho que por influencia minha e:
3) o ex-marido da minha fono que tambem é pai do filho dela jogava gurps quando era mais novo mas teve que parar.
Acho que é isso
[b][size=150]VISITEM:[/size] [/b]
http://arenagurps.blogspot.com/

Yaholy

Mensagem#74 » 15 Jul 2011, 12:37

Como eu comentei no tópico de apresentação o primeiro rpg que joguei foi o saqueador de charadas, eu era bem criança, joguei porque um amigo da irmão mais velha de uma amiga apareceu com o livro e recrutou a gente pra jogar junto. Não me pergunte como, o livro acabou nas minhas mãos, e é bem capaz dele ainda existir em alguma gaveta perdida aqui em casa.

Achei super divertida a idéia do rpg, acho que foi nesse ponto que eu me apaixonei pelo jogo. Depois vieram os jogos mega improvisados na escada do colégio de cavaleiros do zodíaco. É... todos temos um passado.

Acho que depois disso eu fiquei bem afastada do D&D, só fui voltar um pouco antes de sair a 3°edição. Mas passei por algumas poucas aventuras de AD&D mesmo. E uma aventura traumática de 3dt, que por um acaso foi meu primeiro contato com tormenta. E nesse momento achei o cenário bem galhofa e confuso. Opinião que eu mudaria alguns anos depois.

Acho que em 2004 estava grande parte dos meus amigos de férias e ninguém havia viajado, e um dia um amigo chama a gente (eu e mais três) pra jogar. Eu lembro bem que foi uma campanha pra começar a libertação de Valkária. Esse foi meu contato com a 3°ed e com o mundo de Tormenta. Dessa vez o contato foi bem mais agradável. O mestre emprestou as HA pra gente ler, pra rolar uma melhor ambientação com o sistema, de desde então aos trancos e barrancos, estamos mantendo uma base de grupo jogando junto.

Acho divertido porque desde então RPG virou uma coisa constante, alguns entraram na faculdade nesse tempo, outros formaram fizeram mestrado, outros mudaram de curso duas vezes, namoros começaram e terminaram nesse tempo. Mas nossos encontros de domingo à tarde permanecem com certa freqüência.

Hoje eu passei de jogadora pra mestre, por pressão da galera. E confesso que estou gostando. E foi ter começado a mestrar que me fez começar a procurar mais sobre o jogo, tentar entender melhor as regras.

Ainda jogamos Tormenta, por mais que a gente tente jogar outros sistemas, mas eles lançam coisa nova, alguém compra, e a gente acaba jogando pra ver como fica.

Trogo

Mensagem#75 » 30 Dez 2011, 00:18

Bem, minha iniciação foi por amor...
Vamos a história.
Lá na década de 90, no início, eu passei a namorar uma menina que amava o RPG. Ela tinha encontros regulares com amigos na casa dela em Ipsnema no Rio onde jogavam madrugada adentro.
Eu ia as vezes leva-la ou esperá-la, quando os jogos eram domingos a tarde, para depois sairmos. E eu me lembro de ver uma galera animada lá na mesa dela. Na época eu nem imaginava o que era o RPG. Naquela mesa já estavam jogando caras que eu depois iria conhecer como o Allef, Emerson e Dan.
Com o tempo ela me aproximou daquele jogo e eu então conheci o AD&D, mas especificamente Forgotten Realms e AlQqadim.
Joguei por uns 3 anos com ela e os amigos em dois grupos diferentes. Um jogava durante a semana de noite e outro nos domingos de tarde. Era RPG na veia.
Depois jogamos por dois anos Dragonlance, a paixão maior de minha namorada.

Quando rompemos, continuei bem amigo de alguns jogadores e conheci e joguei TAGMAR, GURPS, ROLEMASTER, SdA e por último Shadowrun.
Fiquei muito animado com o RPG e joguei até casar. Aí meu nego a casa cai. Fica mais difícil e tal.
Hoje eu vejo caras jogando e me dá aquela saudade. Vejo camopanhas quase inacreditáveis como a do Captain Allefcapt que ainda joga com os mesmos livros que eu vi lá na década de 90. Isso deve ser mágica.

Tagmar eu curti demais. Joguei a "cabeça roxa" por um bom tempo até migrar com o grupo todo para Gurps Supers e um poquinho do Conan.
Depois encontrei um mega mestre das antigas e o cara me inseriu em um grupo já formado de Rolemaster que eu sei ter jogado até 2006 quando dois tiveram filhos e aí babou. SdA veio em 2000 já em uma época em que eu queria jogar por teimosia e saudosismo. Foi bom demais. No rastro da expectativa do lançamento do filme mergulhamos em uma mistura de ediçoes novas com MERP. Os livros de MERP são demais.
Shadowrun fechou meu ciclo. Joguei com uma galera das antigas que estava também a svoltas com LIVES de Vampiro, sistema que eu nào experimentei. Ainda... :b

Bem, essa é minha pequena história. Nada sobrou desta época salvo dois pequenos livros-jogo do Steve Jackson.
Bom ler as histórias aqui e ver que as geraçoes antigas e novas estão sempre em contato.

Vida longa ao RPG sempre. Não o deixemos morrer.

Abraços a todos,

Voltar para “RPG & Sociedade”